SEO: Como elaborar uma estratégia com os 4 objetivos mais comuns?

SEO
  • Save

Você já pensou em trabalhar uma estratégia de SEO para o seu site, e ficou com receio de não conseguir os resultados pretendidos? Constate as dicas desse artigo, e faça o que é preciso.

Referência a Search Engine Optimization, o SEO está no coração das estratégias de marketing digital. 

O conjunto de técnicas para a otimização de ferramentas de pesquisa é o primeiro passo para alcançar a visibilidade de qualquer conteúdo na web.

É por isso mesmo que exitem tantos tópicos sobre o assunto e você deve aproveitar ao máximo toda dica de SEO que encontrar.

O marketing digital é o segmento voltado para a adaptação de ações publicitárias para o cenário virtual.

Neste artigo, conheça tudo o que está por trás deste assunto tão popular. 


Leia também:


Começamos pela saga dos algoritmos

Os algoritmos são conjuntos de instruções em computação, com entradas e saídas definidas, instaladas para que a máquina exerça uma tarefa. 

Nos sites de busca, os algoritmos vasculham a web em busca de links relacionados a uma pesquisa. 

Para identificar as melhores recomendações com precisão à palavra-chave mencionada, essas plataformas implementaram atualizações no mecanismo de indexação, novos algoritmos que se somam à lista: 

  • Fred (2017); 
  • Penguin (2016); 
  • Hummingbird (2013); 
  • Panda (2015); 
  • RankBrain (2015). 

As estratégias de SEO surgiram a partir do estudo desses algoritmos, identificando o que é pontuado como positivo ou negativo e criando metodologias para otimização do conteúdo gerado e do site desenvolvido. 

Objetivos do SEO

Ao estudar os algoritmos de indexação, o SEO traduz conceitos da computação na linguagem do marketing para empresas e criadores independentes, com impactos sobre:

Posicionamento de páginas em resultados de busca

As metodologias que formam o SEO são o centro da geração de tráfego orgânico por meio do posicionamento de páginas da web no topo dos resultados de busca por um produto ou serviço, como um fornecedor de amortecedores dianteiros

Estar nos primeiros resultados de pesquisa é decisivo para a atração de visitantes em uma plataforma virtual, sendo esta a principal fonte de tráfego. 

Os sites de busca são capazes de alavancar a visualização de canais associados, como perfis em redes sociais. 

Além da maior quantidade de leitores, um fluxo intenso de acessos aumenta a frequência de compra, a autoridade da marca em seu mercado e a interação nas publicações, um processo que se retroalimenta por impactar indicadores como o Domain Authority (DA). 

A autoridade de domínio é um valor entre 1 e 100 que mensura a relevância de uma página em relação às demais, decisivo para a ordem de preferência na exibição de um link nos resultados de uma palavra-chave vinculada. 

Entre outros elementos, o DA é mais impactado pela frequência de links e usuários ligados ao site, em termos de variedade e quantidade. 

Cerca de 30% de todo o cálculo é definido por esse fator; quanto maior é a interação em uma página, maior é a diversidade de links. 

Uma fábrica de uniformes sociais para empresas pode conquistar parcerias melhores em seu nicho ao alavancar seu tráfego, mantendo a autoridade de domínio elevada, alcançando um público cada vez maior e estabelecendo seu nome no mercado. 

Qualificação de conteúdo

A produção de conteúdo depende do levantamento de informações e da definição de assuntos que sejam engajadores para sua audiência, com alto potencial de despertar a curiosidade e manter o interesse do público-alvo. 

Definir o que é interessante é um trabalho de identificação de necessidades do consumidor, da percepção de uma falta que instiga o usuário a buscar por um produto ou serviço e adquiri-lo. A existência das empresas está ancorada no conceito de demanda. 

A demanda é a necessidade percebida por algo que não se pode produzir sozinho. 

Alimentos, roupas, moradia, itens de higiene e transporte são algumas das demandas mais básicas, antigas e mensuráveis da sociedade. 

No entanto, há outras demandas mais subjetivas, que se convertem em decisões de compra sob a forma de preferências por produtos ou marcas. 

Disto surge a ideia de marca emocional, capaz de absorver esses fatores mais abstratos. 

Uma funerária 24 horas deve conhecer quem é seu público-alvo para adaptar a comunicação, definir os melhores temas e selecionar informações. O SEO permite a captação desses dados rapidamente, em custo reduzido. 

Adaptar comunicação empresarial ao mundo digital

A inserção das empresas no comércio digital já assumiu um estágio avançado, movimentando 342 milhões de pedidos entre mais de 60 milhões de usuários ativos, de acordo com o último levantamento. 

O smartphone acelerou o processo de migração para plataformas na web, já que os aplicativos mobile são mais simples de operar, ocupam menos espaço e se adequam a portabilidade do celular. 

De acordo com as estatísticas coletadas, o ticket médio no mercado nacional varia em torno dos R$300, com expectativas de crescimento futuro, com os marketplaces representando quase 40% de todas as vendas efetuadas, de alimentos a bateria 12v para moto

A aproximação das gerações mais jovens à maioridade, os chamados nativos digitais, prometem manter esses números em rota de crescimento. 

Para aproveitar um mercado tão promissor, as empresas devem adaptar a comunicação ao comportamento deste cliente. 

As interações na rede apresentam diferenças significativas quando comparadas ao mundo offline, onde as plataformas virtuais tem sua dinâmica regida por algoritmos que destacam, escondem, organizam e anexam publicações diversas na tela do usuário. 

Ferramentas mais comuns

As ferramentas de SEO são numerosas e podem ser adaptadas a qualquer empreendimento. Abaixo são listadas o grupo de técnicas e recursos mais importantes e utilizados:

Palavras-chave

As palavras-chave são o motor que movimentam a pesquisa por assunto e a indexação de links relacionados para o usuário. 

Em uma estratégia de SEO, estão presentes no planejamento estratégico, na produção de conteúdo e no desenvolvimento de software

Em uma corretora que negocia aluguel de sala privativa, as palavras-chave devem estar relacionadas ao produto que vende e à proposta da empresa. 

São alguns exemplos de usos das palavras-chave: 

  • Notificações ao algoritmo no código-fonte; 
  • Marcação de sessões no site; 
  • Criação de títulos persuasivos; 
  • Incorporação de links. 

As principais marcas que oferecem motores de busca também disponibilizam plataformas que permitem a análise de qualquer palavra-chave digitada, em qualquer lugar. 

Softwares especializados em SEO exibem valores de relevância e competitividade do termo. 

Esses valores podem ser números ou apresentados em uma escala de “baixo” a “alto”, onde o criador de conteúdo pode optar pelas palavras mais ou menos concorridas, ou mesmo montar uma estratégia que mescle as categorias. 

A comercialização de um pin broche personalizado pode ter palavras-chave associadas ao tipo de cliente e circunstância de uso do produto, como formaturas, casamentos e outros eventos de grande porte, aumentando as possibilidades de atuação da estratégia. 

Para conhecer melhor o assunto baixe o e-book gratuito O Poder das Palavras-Chave.

Tags HTML

Todo site é considerado, no compartilhamento de dados entre máquinas-cliente e servidores, como um arquivo HTML. 

A linguagem de marcação de hipertexto (Hypertext Markup Language) é a base de tudo o que é exibido na tela. 

Por meio de tags, a linguagem permite a organização de elementos de design, funcionalidades projetadas pela programação front-end e todos os recursos que fazem parte de uma página na internet. 

Uma dessas funcionalidades são instruções aos algoritmos de indexação aos resultados de busca. 

Localizados na parte mais superior do código, essas instruções são especificadas em meta tags, que assumem as funções: 

  • Definição de uma descrição para a página; 
  • Especificação de localização geográfica; 
  • Desvincular ou vincular links mencionados; 
  • Marcação de palavras-chave.

Algumas dessas tags recebem como complemento os atributos “description”, “property” ou “content”, com modelos disponíveis na rede. 

Ao inseri-los no código-fonte, o gestor melhora o ranqueamento da página ao facilitar a leitura dos algoritmos.  

Menção de links

A associação de links externos e internos a uma página corresponde a uma prática chamada de link building. 

Suas técnicas se focam no que foi definido pelo PageRank para medição da relevância de um site em relação a um assunto. 

Ao vincular o link de outro site na publicação de um blog, o produtor de conteúdo está fazendo uma recomendação. 

Nesta recomendação, parte da autoridade de domínio é compartilhada entre as páginas envolvidas, o que deve aumentar o DA de ambas. 

Uma loja de bateria de caminhão pode investir em práticas onpage e offpage na menção de links. 

Na abordagem onpage, é construída uma rede intrincada e lógica de recomendações internas, onde uma publicação recomenda outra similar. 

Essa prática, além de conectar todas as partes de um site, é muito benéfica para a experiência do usuário, pois torna a navegação intuitiva, mantendo o visitante por mais tempo no site e distribuindo o tráfego harmonicamente. 

As práticas offpage, por outro lado, aumentam a autoridade do link diante de seu nicho, uma vez que a página passa a ser referenciada e referenciar outra por meio de parcerias. 

Não apenas a estrutura, como as informações são enriquecidas. 

Chamadas para a ação (CTA)

As chamadas para a ação são frases de efeito, com verbos no infinitivo, que visam persuadir o usuário a tomar uma decisão. 

Estão presentes em campanhas publicitárias, títulos de artigos ou botões estilizados em landing pages e aplicativos. 

Diferente de outros recursos de redação, as chamadas para ação devem ser sucintas, uma vez que seu objetivo é mais claro. 

São ideais em situações onde o número de caracteres é limitado e se comportam bem diante do curto attention span do usuário. 

Alguns exemplos de CTA são comuns na comunicação comercial, como nos termos “inscreva-se”, “assine agora”, “confira”, “acesse”, entre outras. As chamadas para a ação são recursos que também podem ajudar em projetos de UX Design.

Considerações finais

As estratégias de SEO são o foco de muitas abordagens de marketing digital, diante da importância da adequação aos algoritmos de busca para a saúde de um site. 

Com ferramentas que tocam vários pontos, a abordagem SEO é um mapa da internet. 

Investir nas métricas e técnicas corretas é essencial para iniciar um ciclo de crescimento que se estende no longo prazo, permitindo o desenvolvimento de outras ações de marketing, como a prospecção e qualificação da audiência. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

SEO: Como elaborar uma estratégia com os 4 objetivos mais comuns? via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link