6 Incríveis Dicas de Trade Marketing de Forma Bem Aplicada

6 dicas de trade marketing de forma bem aplicada

Você sabe o que é o trade marketing e como ele pode ser aplicado em sua empresa com grande eficácia? Leia tudo o que você precisa sobre essa estratégia, nesse artigo!

O trade marketing é responsável pela atuação de profissionais que atuam na venda de um produto em sell in (ou seja, por um canal de distribuição), assim como em sell out (direcionado para promoção e comunicação acerca de um produto para o consumidor).

Basicamente, o trade marketing se refere aos produtos, clientes, campanhas e todas as etapas que englobam o processo de venda.

Dessa forma, as estratégias que são escolhidas pela equipe de marketing devem versar sobre o potencial de expor satisfatoriamente a imagem da marca e as mercadorias.

Por se tratar de um processo relativamente complexo, neste artigo falaremos sobre o que é o trade marketing e como ele pode ser aplicado em sua empresa, seja em produtoras de filmes ou escritórios contábeis.


Leia também:


O que é o trade marketing e, porque ele é importante para a empresa?

Com certeza, você já foi a um supermercado realizar uma compra e se deparou com diversas marcas. Isso ocorre não somente em supermercados, mas em lojas de roupas, sapatos e até mesmo de cosméticos.

A maioria das empresas não possuem produtos que são vinculados necessariamente à sua marca, de forma exclusiva, o que gera uma diversidade nos itens que estão dispostos nesse local.

Como muitos clientes que vão até uma loja de piso laminado colocado com rodapé preço, ou até mesmo no supermercado (que é nosso exemplo inicial), o processo de compra em relação à marca ocorre no local.

Por isso, é a oportunidade que as marcas têm – de forma específica – de serem lembradas pelo cliente.

Para que isso seja possível, algumas ações de trade marketing podem ser aplicadas, entre as quais podemos destacar:

  • Distribuição de brindes;
  • Ações de degustação;
  • Demonstração de produtos;
  • Distribuição de amostra grátis (lançamento);
  • Negociação de pontos a partir de uma compra;
  • Realização de promoções;
  • Solução ao problema do cliente;
  • Criação de embalagens atraentes;
  • Direcionamento da equipe de vendas para um determinado produto.

Ou seja, todas essas são ações que ajudam no processo de potencialização de uma marca, além de favorecer a experiência do usuário. Afinal, nada como chegar em um local e receber a degustação de um produto interessante, uma amostra grátis ou um brinde.

Um exemplo disso é chegar em um local que deseja promover a venda de uma churrasqueira pré moldada e ter produtos sendo distribuídos ao cliente, que demonstrem a eficiência e eficácia desse tipo de material.

Essa é uma ação que contribui para agregar engajamento com as pessoas, assim como atrair novos consumidores para a compra dos seus produtos ou serviços.

Outro detalhe é que esse trabalho contribui para valorizar o trabalho das pessoas que são promotoras de serviços e que atuam nesses locais, trazendo maior visibilidade ao produto em uma loja. Diante desses benefícios, é importante se lembrar de alguns detalhes.

Especificidades e ações de trade marketing

Primeiramente, ao elaborar a estratégia, é preciso considerar que existem alguns fatores que alteram a campanha de trade marketing e outros aspectos que precisam ser determinados antes de iniciar a ação.

Alguns desses aspectos que precisam ser considerados são o objetivo de uma determinada ação, o canal de atendimento que foi escolhido para lidar com o cliente, a realização de datas comemorativas (dia das mães, dia dos pais, natal, páscoa) e até mesmo uma determinada estação do ano pode influenciar no tipo de produto que merece destaque.

Dessa forma, se sua empresa realizar uma análise detalhada desses fatores de influência, ela conseguirá identificar a melhor ação a ser feita, que mais se encaixa com o público-alvo e o objetivo da marca.

Diante disso, separamos algumas dicas que são importantes no processo de planejamento de uma estratégia direcionada ao trade marketing, confira a seguir.

Passos para um planejamento de trade marketing eficiente

Trade marketing o quê fazer.

Agora que você já compreendeu o que é o trade marketing e como ele pode ser importante para sua empresa de reformas residenciais, traremos 6 dicas importantes para o planejamento dessa ação. Confira a seguir!

  1. Analise a indústria;
  2. Analise o shopper;
  3. Analise o canal;
  4. Defina os objetivos;
  5. Elabore um plano de ação;
  6. Implemente, monitore e revise.

A partir desse passo a passo, traremos os detalhes sobre o que cada ação representa, para que sua empresa comece a aplicar essas estratégias de forma positiva.

  1. Analise a indústria

A primeira ação que apontamos neste artigo é uma análise da indústria, que representa não apenas um processo de produção, mas uma investigação do cenário de mercado e da concorrência, bem como todos os processos realizados.

Você sabia que, por exemplo, uma crise econômica vivenciada no país pode afetar sua loja de conserto de equipamentos hospitalares ou de outros produtos?

Ao mesmo tempo, uma determinada situação pode promover o aumento das vendas inesperadas de um material.

Por isso é tão importante que as empresas se atentem aos elementos de influência que podem afetar ou promover a venda de um produto.

É importante lembrar de conhecer seu público-alvo, seus interesses, assim como entender como sua concorrência tem funcionado e o momento ideal para promover um produto.

  1. Analise o shopper

Para compreender o shopper é importante saber que esse conceito é diferente do consumidor.

O consumidor é quem de fato utilizará um determinado produto, sendo que o shopper é o responsável pela compra dos produtos, seja para seu uso próprio ou para outras pessoas (esposa, marido, filhos, pais, amigos).

Dessa forma, uma análise do shopper em relação ao seu público-alvo é importante para que esse público também seja atraído, já que ele é um cliente em potencial.

Um exemplo disso é a compra de um brinquedo ou de um alimento infantil, quando apenas a mãe vai ao shopping. Ou seja, ela não comprou nenhum produto de uso direto dela e sim para seu filho.

  1. Analise o canal

No desenvolvimento de uma ação de marketing, existem alguns canais que podem ser utilizados de forma separada ou integrada.

Além da própria ação física, de entregar um produto ou uma amostra ao cliente, essa ação pode ser promovida em outros meios.

Por exemplo, as redes sociais podem ser utilizadas como uma importante estratégia de promoção da marca e das ações realizadas.

Por isso, a postagem de uma foto, a realização de uma live ou ações de demonstração de suas portas corta fogo, podem ajudar a promover a empresa.

Algumas estratégias também são reforçadas por meio de panfletagem nas ruas ou nos semáforos (onde existe um grande fluxo de pessoas), podendo ser ressaltada em propagandas comerciais ou em outros meios de mídia externa.

  1. Defina os objetivos

Uma ação sem objetivos e metas não é uma ação de sucesso, afinal, sem direcionamento, está direcionada a fracassar.

É importante compreender que antes de executar uma atividade, os objetivos dessa ação devem estar bem definidos.

Mas, por que? Porque muitas vezes, a intenção principal não é ter um aumento explosivo de vendas naquele momento. Muitas vezes, estamos falando de uma marca nova no mercado, que deseja se consolidar diante do público e as ações para isso são diferentes.

Diante disso, fazer ações de degustação, distribuir amostras grátis, dentre outros, com o objetivo de se tornar conhecido, assim como de firmar uma autoridade da marca é necessário.

Ou seja, é muito importante para sua empresa de Mini robô ou de outro segmento, prestar atenção em relação aos objetivos da sua empresa, para que o planejamento seja assertivo.

  1. Elabore o plano de ação

Falando acerca do planejamento, é fundamental quando a empresa desenvolve a estratégia de planejar uma ação, pois isso representa ter organização e processos para alcançar bons resultados.

Dessa forma, é essencial que um plano de ação conte com os seguintes elementos:

  • Público-alvo;
  • Produto que será promovido;
  • Qual é o objetivo da ação;
  • Canal que ele será promovido;
  • Cronograma de atuação da equipe;
  • Quem é o responsável pela ação;
  • Logística necessária;
  • Orçamento utilizado nesta ação;
  • Formas de monitorar os resultados.

Além disso, do ponto de vista do planejamento, é fundamental que sua empresa fique atenta ao orçamento que será destinado para a atividade, assim como o tempo de duração da campanha, visto que ambos se relacionam e impactam diretamente nos resultados obtidos.

  1. Monitore e revise

Não adianta implementar uma ação e não monitorar os resultados, o desempenho da equipe e a própria venda dos produtos.

Qualquer estratégia deve trabalhar em cima de monitoramento, assim como a mensuração dos resultados.

Ou seja, se a intenção é realizar a venda de anéis de segmento é fundamental ter algumas perguntas claras, como:

  • Quem é a pessoa mais adequada para fazer essa ação?
  • Quantos anéis foram vendidos por meio dessa ação?
  • Qual a taxa de aumento?
  • Qual a conversão em relação às campanhas feitas?
  • Existem pontos de melhoria?

Resumo

Com essa análise das ações, a empresa consegue realizar uma revisão de estratégias, direcionando suas atividades para elementos que respondem melhor junto ao público, otimizando as ações e resultados.

Isso vale não somente para uma estratégia de trade marketing, mas é importante lembrar que, qualquer ação direcionada ao marketing, seja física ou digital, merece monitoramento e mensuração de resultados para resultados mais efetivos e a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: