O Dia Mundial do Café, celebrado em 14 de abril, mostra a força dessa bebida em diversas culturas da nossa história. Pois o café vai muito além do efeito que desperta a mente e o corpo para um dia de trabalho. Conheça os detalhes dessa bebida maravilhosa, aqui.
Antes de Tudo…
Que tal conhecer solução de marketing ideal para o seu negócio? Um plano de publicidades que cabe no seu bolso.
O café ganhou seu próprio dia de comemoração devido a sua grande popularidade, não apenas no Brasil.
Os membros da Organização Internacional do Café (ICO, na sigla em inglês) se uniram para criar o Dia Internacional do Café, comemorado pela primeira vez no dia 1º de outubro de 2015. Existe também uma data nacional alusiva à bebida, festejada em 24 de maio. Isso porquê o dia 24 de maio é uma data importante para os amantes de café em todo o território Brasileiro, é quando se comemora o Dia Nacional do Café e o Dia do Barista.
A data foi criada, também, para dar a oportunidade aos consumidores que desejam conhecer as diversas variedades e métodos de preparo do café. De igual modo, para os produtores compartilharem suas histórias e tradições.
Leia também:
- Estilize a Sua Cozinha Com Uma Decoração Afetiva e Pessoal
- Aquário em Casa: 7 dicas de como criar um ambiente saudável para os seus peixes
- A Importância da Visibilidade Online para Negócios Locais: Exemplos de Sucesso
Dia Mundial do Café
Diferentemente do dia do café, no dia 1º de outubro a comemoração é pelo Dia Internacional do Café. Essa data também foi criada em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC) com o objetivo promover a importância e a valorização da bebida em todo o mundo.
Dia do café no brasil
No Brasil, além do Dia Mundial do café, há o Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio, a data considerada “oficial” por entidades do setor. Este dia foi instituído pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) em 2005. A escolha da data representa o início da colheita na maior parte do país e o reconhecimento ao trabalho dos baristas.
Diferenças do Dia Mundial do Café e do Dia Internacional do Café
Embora os nomes possam parecer semelhantes, o Dia Mundial do Café e o Dia Internacional do Café são comemorações distintas.
O Dia Mundial do Café, que é celebrado no dia 14 de abril, visa destacar a importância do café na economia global, celebrar seus produtores e promover a diversidade de culturas e tradições associadas à bebida.
O Dia Internacional do Café, comemorado em 1º de outubro, foi estabelecido para promover o consumo e o comércio de café de forma sustentável, além de destacar a importância dos profissionais que trabalham na cadeia produtiva do grão de café, desde os produtores até os baristas.
A História do Café
Aqui no Brasil, o café tem uma estreita relação com a construção e a expansão do Brasil como República. Foi aqui que os “barões do café” enriqueceram e construíram suas mansões, a custo de muita mão de obra escrava.
Embora a história contada assim tenha uma conotação triste, é importante lembrar que a expansão da cafeicultura em nosso país também teve seus pontos positivos, como a construção de ferrovias, portos, estradas e a expansão de cidades. Isso, sem contar as vantagens proporcionadas pelo Brasil fornecer milhões de toneladas desse grão a centenas de outros países.
Atualmente é possível encontrar o café na forma de bebidas clássicas como o capuccino e o latte machiatto em bares e cafeterias. E para quem gosta de gelados, o café também proporciona mil e uma combinações mais do que deliciosas.
Uma curiosidade que se sobressai é que no Brasil existem cerca de 3.500 cafeterias espalhadas pelo país que por mais de 150 anos continua sendo o maior produtor de café mundial.
Ideias de ações para o dia Mundial do café
- Ofereça um café gratuito: uma maneira saborosa de atrair e fidelizar novos clientes.
- Promova degustações: aproveite para apresentar novos sabores e blends.
- Disponibilize café grátis para clientes do programa de fidelidade, caso disponibilize este tipo de programa.
- Donos de supermercados, podem oferecer descontos não só na linha de cafés, mas em produtos que possa estar relacionado, como pães, bolos e biscoitos.
o marketing digital antes e depois do dia mundial do café
- Crie uma página de publicidade para sua cafeteria ou negócio e apareça no Google gratuitamente.
- Cadaste uma oferta em serviços de classificados como os Classificados Convidar
- Faça parcerias com outros estabelecimentos: uma forma de gerar mais visibilidade para sua marca.
Você sabe o que é barista?
Na gastronomia, barista é o profissional especializado em café de alta qualidade. O barista, além de ser um expert na criação de receitas levando em conta a qualidade, sabor e apresentação na hora de servir, também conhece todos os detalhes deste grão, desde a produção até a extração.
O termo “barista” tem origem italiana, lá mesmo onde nasceram as primeiras máquinas de espresso que utilizamos, sendo o “barista” o profissional que manuseava as máquinas até então.
Sabe o nome de quem degusta café?
É um nome um pouco diferente: Q-Graders: um avaliador de cafés especiais
Para o café ser considerado especial, ele precisa atingir um mínimo de 80 pontos na escala de pontuação da Metodologia de Avaliação Sensorial da SCAA (Specialty Coffee Association of America), usada no mundo todo. E aquí que entra o Q-Grader!
Benefícios do Café
Confira alguns benefícios no consumo do café:
- Ajuda a melhorar sintomas respiratórios
- Aumenta a energia
- Auxilia na digestão
- Ajuda na memória e foco
- Ajuda a queimar gordura
- Combate a fadiga e desencadeia uma sensação de bem-estar
- Contribui para a longevidade
- Faz bem para o cérebro
- Melhora o desempenho físico
- O café pode ajudar no emagrecimento
- Previne o câncer
- Promove alívio do estresse
- Reduz as chances de problemas cardiovasculares
- Reduz dores de cabeça
- Tem efeito anti-inflamatório
- Tem Efeito epigenético
diadocafe #brasil #coffee #barista #cafeteria #mundo #diainternacionaldocafe #diamundialdocafe #cafedequalidade