Como Motivar Equipes: Os 5 Passos Para Uma Ação Eficaz

Como Motivar Equipes Os 5 Passos Para Uma Ação Eficaz

Uma das principais práticas dentro de empresas das mais diversas áreas tem sido motivar equipes. Isso porque esse incentivo, que vai desde questões profissionais até as pessoais de cada profissional, acabam impactando de forma unânime a produção interna.

Cada vez mais especialistas vêm sendo requisitados para tal serviço, como no caso de consultores e coaches, que são capacitados para incitar sentimentos e comportamentos que cada vez mais ampliam a satisfação com a companhia e com determinadas funções.

No artigo de hoje, vamos entender mais sobre a importância da motivação de equipes para as empresas, suas vantagens de um modo geral tanto para a companhia quanto para os funcionários, além de como é possível iniciar esse trabalho.

Acompanhe o conteúdo até o final e confira as dicas.!

Ainda que muitas empresas não sigam essa linha de pensamento, incentivar e motivar as equipes para que elas tenham mais motivação de trabalhar em um local se torna uma questão essencial para todo o andamento de seus negócios.

Por exemplo, em uma empresa onde se utiliza relógio ponto digital, é possível iniciar uma campanha que motive aquele funcionário a não utilizar papel de ponto, para que ele guarde os e-mails das batidas de confirmação de entrada e saída.

Quem mais conseguir guardar os comprovantes dentro de uma mês poderá ser recompensado pela empresa, com um bônus ou com brindes exclusivos que de fato tenham relevância para os funcionários e os leve a cumprir essa tarefa.

De maneira geral, ou seja, sem a utilização de novas tecnologias na companhia, incentivar funcionários a estarem em um local de trabalho, realizando suas atividades e prezando pelo bom funcionamento da equipe é considerado um ponto positivo para as empresas.

Isso por que algumas questões podem ser combatidas, como:

  • Demissões em massa;
  • Aumento de rotatividade;
  • Improdutividade;
  • Falta de comunicação.

Dessa maneira, quanto mais existir a possibilidade de um funcionário não estar bem com seus líderes ou com a empresa no geral, ele tende a trabalhar com menos foco e propósito, bem como está propenso a receber pedidos de demissão com maior frequência.

Quanto mais rotatividade existe dentro de um estabelecimento, mais torna-se cansativo e improdutivo o processo interno, ainda mais por parte de tomadores de decisões, que deverão treinar uma outra pessoa e desacelerar as produções e trabalhos diários.

A partir do momento que uma auto peças de moto ou qualquer outra empresa passa a incentivar e motivar seus funcionários, dos gestos mais simples até os mais bem pensados, com certeza os resultados passarão a chegar à empresa com maior profundidade.

Um outro ponto interessante na motivação dos funcionários é o descobrimento de lideranças, visto que, com o aumento da consideração pelo local onde se trabalha, os colaboradores passam a esbanjar maior liderança e tomadas de decisões.

Por exemplo, por meio de um novo processo de trabalho onde o funcionário passa a fazer seus relatórios diários por meio de um notebook novo e vistoriar o de seus colegas, o que mostra um perfil de liderança, mais surgem pessoas analíticas e estratégicas.

São por meio das atitudes certas que uma companhia consegue reverter o jogo que separa a motivação de uma situação de demissão ou insatisfação profissional, algo que abala diretamente na produtividade e, consequentemente, nos ganhos de uma empresa.

Para o lado do funcionário, ainda mais em tempos atuais, trabalhar com força de vontade e desejo para uma companhia vale muito mais do que estar em um lugar somente por estar. 

Pensando nisso, veja a seguir o que fazer para melhorar a motivação de forma prática:

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1. Comunicação é o primeiro passo

A comunicação com o colaborador é a primeira atitude que as equipes de motivação devem tomar ao focar na melhoria da qualidade de vida e de trabalho, priorizando o incentivo máximo do colaborador.

É essencial que ambas as partes, seja em empresas de instalação elétrica ou um escritório de contabilidade, estejam cientes de todas as problemáticas ou pontos positivos que rondam o dia a dia empresarial.

Visto que é por meio dessa forma que pode haver um relacionamento interessante entre eles.

Quanto mais a empresa ouve e deixa com que um funcionário fale sobre variados assuntos, mais esse empregado se sente mais confortável e parte daquela companhia, entendendo que esse é um ambiente onde ele poderá ser valorizado e compreendido.

Mas para que isso aconteça com a máxima força, é necessário que as próprias companhias deixem espaços próprios para conversa ou para abertura de diálogos, sendo um bom exemplo disso o uso da internet e de sistemas internos, como a intranet.

2. Foque na valorização dos colaboradores

Qualquer trabalhador se sente mais motivado a trabalhar em uma determinada companhia quando ele é valorizado, e isso só acontece quando a empresa se programa para oferecer algo além de um salário, como no caso de benefícios e possibilidades de lazer.

Um bom exemplo disso são programas internos que visam colaborar com situações que agreguem maior conforto e interesse vindos do funcionário, como um auxílio maternidade, licença paternidade prolongada, férias para recém-casados e bônus anual.

Tudo o que estiver envolvido com a satisfação do colaborador com a empresa ou com o trabalho que realiza, melhor. 

Para isso, muitas empresas, como uma de controle de bens patrimoniais, contratam assessorias para desenvolverem um projeto nessa linha.

Portanto, é importante que a opinião do colaborador também seja parte principal da escolha do melhor argumento ou da melhor ação de valorização, visto que serão estes funcionários que vão usufruir desse grande benefício.

3. Promova treinamentos

Treinamentos são ótimas maneiras de valorizar funcionários para além da empresa, trazendo grandes oportunidades para a área profissional e até mesmo pessoal desses indivíduos, causando uma sensação que vai além de uma simples contribuição.

Com treinamentos, muitas vezes os funcionários de uma empresa se sentem mais por dentro de um trabalho que está sendo ou será realizado, fazendo com que aquele profissional não se sinta por fora do projeto e do que deve ser feito.

Há casos em que os colaboradores são contratados para funções das quais não são treinados, e onde raramente recebem algum tipo de apoio com banner com ilhos informativo ou auxílio de setores estratégicos da empresa, ainda que seja essencial.

Por isso, todas as vezes que uma empresa se lembra de um colaborador e entende que muitas vezes um treinamento pode sanar as dúvidas que ele tem sobre a empresa ou um trabalho, aumenta-se a vontade de contribuir ainda mais com aquela empresa.

4. Coloque os propósitos em contato

Em alguns casos, funcionários são contratados em empresas mas nem mesmo entram em contato com os reais propósitos da companhia, algo que reflete inteiramente na posição do trabalho que está sendo realizado, ou na alta quantidade de demissões.

De certa forma, é interessante que esses indivíduos sejam previamente selecionados para que tenham pelo menos algumas características e vontades similares às dos tomadores de decisão das empresas, o que mantém a unidade no trabalho.

Entretanto, como nem sempre isso acontece, é essencial que após a contratação, as equipes sejam sempre colocadas à frente dos negócios, dos propósitos e reais visões da companhia, para que ambas as partes tenham um reconhecimento mútuo.

Por exemplo, se é uma atitude interessante para ambas as partes que encontros em sala de reunião aconteçam comumente dentro da empresa, certamente o trabalho ocorrerá com maior afinco do que em partes que conflitam em uma simples decisão como essa.

5. Dê feedbacks sempre

Ainda em um ramo da comunicação, o feedback faz parte de uma questão central envolvendo a motivação do funcionário em uma empresa visto que grande parte dos funcionários deseja saber como está se saindo e como pode melhorar.

Isso é algo que pode evitar desgastes emocionais entre equipes ou com funcionários, visto que sem uma comunicação adequada fica mais difícil entender o que pode ser melhorado e o que está sendo feito de errado.

Muitas vezes, o que um funcionário precisa é de um aconselhamento, que pode evitar tanto demissões por conta própria ou por parte da empresa, por conta de potenciais insatisfações que venham a acontecer por ambos.

Um bom exemplo são funcionários de uma empresa de locação de espaço comercial, que recebem um feedback sobre clientes certos para que sejam procurados, algo que antes estava sendo feito de forma errônea, mas que pode ser melhorado com conversa.

A motivação dentro de uma empresa é benéfica tanto para os colaboradores, quanto para empresários e tomadores de decisão, que além de melhorarem a lucratividade por meio do seguimento correto de propósitos, ajudam a construir carreiras sólidas.

Dessa maneira, entender como os colaboradores pensam e praticar atividades que incitam uma maior participação e troca comunicacional pode trazer resultados positivos para as companhias, trabalhando ainda para a melhoria do valor e da cultura corporativa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Posts controle

Posts diversidades