Benefícios Empresariais na Área da Saúde Para Incentivar Seus Colaboradores
  • Save

Benefícios Empresariais na Área da Saúde Para Incentivar Seus Colaboradores


Cada vez mais, as empresas têm enxergado a oferta dos benefícios empresariais como uma grande vantagem, que estimula o colaborador e ainda proporciona mais qualidade de vida para os funcionários.

Ou seja, se tratam de investimentos que podem ter um retorno tanto produtivo como uma melhoria para os colaboradores. Assim, todos são beneficiados. 

Isso porque os benefícios empresariais são vantagens que uma empresa disponibiliza aos seus colaboradores com o objetivo de melhorar o bem-estar e proporcionar acesso a determinados serviços por meio de pagamentos mensais, que podem gerar retorno, como o engajamento do profissional e redução do turnover.

Dentre os benefícios empresariais mais comuns que podem ser oferecidos estão:

  • Convênios médicos;
  • Convênios odontológicos;
  • Vale alimentação;
  • Descontos em lojas.

Os benefícios concedidos pelas empresas precisam contemplar as verdadeiras necessidades dos colaboradores, mostrando que o lugar em que eles trabalham se importa com o bem-estar, qualidade de vida e seu desenvolvimento. 

Quais melhorias para empresas ao oferecer benefícios?

Primeiramente, a empresa, ao investir em benefícios além dos convencionais, como plano de saúde, adquirirá uma imagem de investir em seus funcionários, sendo mais atraente para novos talentos. 

Ou seja, os melhores e mais qualificados colaboradores irão preferir essa empresa para trabalhar, já que o retorno que eles têm é relevante, havendo mais serviços e benefícios além do salário.

Além disso, as empresas também ganharão um esforço maior por parte dos colaboradores. Afinal, ao se sentirem valorizados, eles estarão mais dispostos para trabalharem e aumentarem o nível de produção.

Tente imaginar uma empresa de adesivos automotivos que mantém sua produtividade em alta, tão somente, pelo fato de manterem convênios médicos em dia e a disposição dos seus colaboradores.

Outra vantagem para as empresas, ao investirem em benefícios como os planos odontológicos, que facilitarão tratamentos mais complexos como a extração dental, é o acompanhamento prévio e regular programado, reduzindo o número de faltas e ausências.

Além disso, é possível descontar o valor no Imposto de Renda, gerando uma maior economia. 

Inclusive, ao considerar o preço, os benefícios tendem apresentar valores mais acessíveis, principalmente porque os planos demonstram ainda mais vantagens conforme a quantidade de vidas incluídas na contratação, o que ocorre em uma empresa.

Mais ainda, ao comparar o custo com o retorno que se pode conseguir com os benefícios, com a elevação na produtividade de seus colaboradores, por exemplo, o investimento tende a se pagar.

Por último, a credibilidade da empresa sobe significativamente no meio mercadológico, principalmente em relação à competitividade.

Assim, a visão empresarial, com colaboradores qualificados e bons níveis de relacionamento, bem como os de produção, se destacam para possíveis clientes e investidores. 

Leia também:
Prospecção de clientes: qual é a técnica ideal para o seu negócio?
Ambiente Corporativo. Como Estabelecer Uma Rotina em 4 Etapas
Você Sabe o Que é Ter Espírito Empreendedor? (As 10 principais características)

Como realizar a contratação?

Apesar de não haver um manual de quais são as opções ideais para oferecer aos colaboradores, pois é necessário avaliar o público que será atendido e o orçamento do negócio, existe uma exigência de estudo para adotar os benefícios empresariais. 

Assim, como mencionado, é necessário realizar o planejamento conforme os objetivos da empresa, orçamento disponível e as necessidades do colaborador. 

Deve haver, ainda, a dedicação para avaliar, junto ao setor de comunicação e RH, quais são os indicados para aqueles colaboradores, como o plano em si ou uma parceria com academias para gympass, e para avaliar a visão de mercado.

Ou seja, benefícios empresariais não se tratam apenas de altos salários, premiações e viagens, mas de oferecer serviços essenciais, que complementam o salário para promover os cuidados com o colaborador conforme as demandas do corpo laboral.

Com o vale alimentação, plano de saúde ou odontológico, por exemplo, um colaborador não terá de arcar com novos e altos custos para o seu bem-estar. 

Inclusive, além de melhorar a qualidade de vida do colaborador e trazer a sensação de valorização, de acordo com uma pesquisa feita por uma plataforma de contratação, 40% dos profissionais valorizam a oferta de benefícios empresariais na hora de escolher alguma vaga para trabalhar. 

Ainda de acordo com a pesquisa, os benefícios empresariais mais valorizados pelos colaboradores são o plano de saúde, vale transporte e vale-refeição. 

Assim, como os benefícios voltados para a área de saúde, bem como os próprios planos, abordam diversos aspectos e demandam atenção ao contratar, atendendo o bem-estar dos colaboradores e da empresa, é importante conhecer esse benefício mais profundamente. 

Confira a seguir alguns aspectos que envolvem esses benefícios.

Qual a cobertura dos benefícios?

Os benefícios empresariais mais convencionais envolvendo a saúde, como os de plano médico e odontológico, possuem coberturas diferentes, que podem ou não incluir o tratamento de aparelho invisível – por exemplo – de acordo com o pacote de serviço contratado.

Apesar disso, existem alguns que são gerais e estão presentes em praticamente todos os planos, inclusive, há tratamentos que são obrigatórios pela Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS), como a profilaxia.

Veja a cobertura desses planos:

Plano Médico

O plano médico atende diversos serviços sem adição de valores para os procedimentos tidos como essenciais para a saúde do colaborador, como pode ocorrer no atendimento privado.

Portanto, consultas, exames e alguns casos de internação, por exemplo, são coberturas identificadas como essenciais. Há, ainda, a valorização dos profissionais para planos que ofereçam cirurgias e aportes no parto e emergências.

Vale lembrar que as coberturas podem mudar de acordo com a operadora, mas os segmentos ambulatorial, hospitalar e obstetrícia são exigidos por lei. 

Uma atenção neste ponto é que os serviços podem ser oferecidos em redes hospitalares diferentes, podendo haver casos de hospitais específicos que oferecem o atendimento completo apenas em pacotes complementares.

Cada plano médico possui um preço e, portanto, deve ser estudado e escolhido com cautela antes de oferecer na empresa, lembrando que o valor acessível (considerando o orçamento disponível) e a boa cobertura são os pilares para a escolha de um plano.

Plano odontológico

Um plano odontológico deve cobrir tudo o que a Agência Nacional de Saúde exige, desde os procedimentos mais básicos até os de maior complexidade. São eles:

  • Serviços de emergência;
  • Consultas;
  • Limpeza;
  • Aplicação de flúor;
  • Radiologia;
  • Periodontia;
  • Odontopediatria;
  • Tratamento de canal;
  • Colocação de próteses;
  • Extração de dentes.

No entanto, alguns serviços nesses nichos podem não ser cobertos, como é o caso do aparelho estético, na ortodontia, em pacotes básicos.

Nesses casos, a colocação de aparelho fixo, móvel ou mesmo o aparelho dental invisível pode ser feito em planos premiuns – que também podem ser disponibilizados – ou com a opção de reembolso para o funcionário pela operadora, dentro de um valor específico.

No caso do reembolso, o atendimento é feito no modelo particular, mas com a garantia de ser em uma clínica já conhecida e que acompanha o quadro.

Inclusive, isso é uma vantagem para quem tem um plano odontológico. Afinal, a negociação de valores e do próprio atendimento permite que o paciente seja contemplado com os métodos mais avançados da odontologia sem comprometer o orçamento.

Esse pode ser o caso da colocação de um aparelho invisível, que permite o tratamento ortodôntico sem afetar drasticamente a estética, sendo muito desejado por muitos pacientes, mas que normalmente não é disponibilizado nos planos tradicionais.

Nesse sentido, também pode ser interessante disponibilizar pacotes de cobertura diferentes, de modo que o funcionário escolha aquela que melhor atende suas necessidades. 

Os pagamentos só serão feitos com a contratação e podem ser oferecidos com coparticipação, ou seja, pago parcialmente pelo próprio colaborador.

Realização de procedimentos cobertos e não cobertos

Situações de emergência e em que há a necessidade de extração de dente, procedimento que o plano cobre, o espaço vazio pode gerar certo incômodo no funcionário, interferindo em seu desempenho, além de facilitar o acúmulo de bactérias.

Com isso, doenças bucais e problemas no sistema cardiorrespiratório, ou mesmo no sistema digestivo, podem ocorrer com mais facilidade, devido ao fácil acesso das bactérias ao organismo.

Por isso, é necessário fazer um implante dentário e preencher o espaço deixado. Nesse caso, o tratamento pode ou não ser coberto pelo plano, demandando uma autorização com a operadora.

Para quem ainda tem dúvidas da importância do plano dentário nesse tipo de situação, é preciso ressaltar que mesmo não havendo a possibilidade de realizá-lo diretamente pelo plano, descontos podem ser oferecidos pela relação mais próxima de médico-paciente.

Do mesmo modo, geralmente há a disponibilização de reembolso por parte do convênio relacionado às empresas, permitindo uma melhor otimização do orçamento do funcionário, deixando-o mais tranquilo e satisfeito com o suporte prestado – como mencionado.

Já em relação ao valor de um implante dentário, é possível averiguar os custos dentro e fora do plano, evidenciando a economia alcançada e escolhendo a melhor forma para o tratamento.

Quanto aos procedimentos ortodônticos que são puramente estéticos, em teoria, não são cobertos pelos planos odontológicos, mas entram no mesmo critério de avaliação junto à operadora e clínica.

Contudo, cabe ressaltar que alguns procedimentos que influenciam diretamente na saúde mental, como de clareamento dental, podem sim ser realizados. 

Assim, devem ser consultados junto ao plano odontológico e os profissionais que atuam na clínica em que os profissionais fazem o acompanhamento para avaliação e declaração sobre o impacto na saúde mental.

Já os procedimentos entendidos como puramente estéticos como botox, bichectomia, entre outros, não são cobertos pelos planos tradicionais. Opções premiuns podem ou não ofertá-los.

Outra variante é quanto aos procedimentos estéticos que também possuem a função de melhorar a funcionalidade da arcada, porque podem ser negociados com as operadoras com complementos dos valores pagos pelo plano mensalmente.

Esse é o caso do tratamento com lente de contato dental ou mesmo do implante dentário, que preenchem os espaços dos dentes e alinham o sorriso, melhorando a aparência, mastigação e até na fala do paciente. 

Procedimentos estéticos da odontologia

Em caso de curiosidade, para quem tem um plano odontológico empresarial, ou mesmo particular, a odontologia vem avançando consideravelmente conforme a tecnologia da área.

Com isso, para realizar tratamentos mais tecnológicos e estéticos, é interessante verificar junto à operadora antes da contratação do plano quais os avanços disponibilizados, seja de tratamentos tradicionais ou mesmo os estéticos.

Do mesmo modo, o contato junto ao convênio deve ser disponibilizado aos colaboradores, para que possam sanar dúvidas existentes ou para suportes necessários em tratamentos realizados.

Com relação à estética, atualmente, várias mudanças na aparência dos dentes podem ser realizadas de forma prática e, em alguns casos, ágil. 

Assim, antes de contratar o plano para a empresa, conhecer a funcionalidade de alguns procedimentos, principalmente os vistos como mais novos e que estão entre as tendências, pode ser interessante para avaliar a disponibilidade dos pacotes ofertados.

O clareamento dental, por exemplo, pode ser feito tanto no consultório odontológico quanto em casa (com supervisão do dentista). 

O clareamento a laser é feito pelo dentista e, com cerca de uma hora de procedimento, pode recuperar a coloração dos dentes.

Já o clareamento feito por meio de moldeira, pode utilizar uma estrutura impressa em 3D com géis clareadores de baixa intensidade. Nesse caso, o acompanhamento deve ser feito semanalmente com o dentista, avaliando a progressão do quadro.

Por fim, a lente de contato dental melhora significativamente o sorriso, deixando-o alinhado e mais claro com poucas sessões, geralmente apenas na consulta para colagem.

Mais uma vez, esse procedimento pode ser negociado com a empresa fornecedora do serviço para quem possui um plano, podendo pagar um valor para fazê-lo, o que se torna uma vantagem. 

Para isso, basta pesquisar quanto custa a lente de contato dental junto à clínica e opções para realizá-lo, o que evidencia a economia que se tem com o convênio.

Como você pôde perceber, um bom convênio é, por certo, um dos benefícios empresariais que mais agregam valor a saúde dos colaboradores.

Outros benefícios

Sabe-se que não é apenas o plano médico e odontológico que cobrem a questão “saúde” e que podem ser ampliados/melhorados e ofertados pela empresa ao funcionário. 

O trabalho terapêutico com ginástica, academia, meditação e yoga também trabalham com a saúde física e emocional, sendo importante para qualquer funcionário desenvolver as atividades com mais eficiência durante o expediente.

Além disso, algumas práticas, como a ginástica laboral, além de trazer o relaxamento para o corpo, promove um ambiente de descontração e contribui para uma postura correta, evitando lesões relacionadas ao tempo que os colaboradores podem passar sentados ou em frente ao computador.

A saúde emocional também afeta o corpo e funcionamento do organismo. Portanto, há outros modos de auxiliar a saúde do colaborador de maneira ainda mais criativa e com maior vantagem para garantir a produtividade. 

Afinal, cada vez mais têm-se a percepção de que a forma para manter a saúde em dia, não é só estar em forma, mas equilibrar as diversas esferas da vida, como saúde mental, momentos de lazer, relações pessoais e profissionais.

Assim, dentes os serviços que podem ser ofertados estão:

  • Plano de saúde e/ou odontológico;
  • Ginástica laboral;
  • Gympass;
  • Parceria com clínicas para premiações sazonais.

Além disso, como em maior tempo do dia o colaborador está no ambiente de trabalho, tornar esse local um lugar em que ele se sente valorizado e até descontraído, auxilia na retenção e produtividade desse funcionário, retornando o valor investido.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Benefícios Empresariais na Área da Saúde Para Incentivar Seus Colaboradores via @ConvidarNet
  • Save

Comentários

Uma resposta para “Benefícios Empresariais na Área da Saúde Para Incentivar Seus Colaboradores”

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link