Fidelização de clientes: o que é e como fazer? Confira 4 dicas!

Fidelização de clientes: o que é e como fazer

A fidelização de clientes tem sido uma das principais preocupações dentro de empresas, que vem escolhendo essa estratégia para minar as possibilidades de perder seus fregueses para a concorrência, algo cada vez mais comum dentro de mercados competitivos.

Apesar de ser uma prática interessante e altamente potente, muitas vezes acaba sendo deixada de lado por empresas, que pouco sabem como começar as estratégias certas.

Em primeiro lugar, quando falamos de fidelização, a primeira preocupação é a proximidade da relação entre marca e cliente, fazendo então com que ambos se conectem por pontos em comum, mas que sigam dentro de um mesmo ambiente por um objetivo.

Por exemplo, clientes fiéis de uma empresa de iluminacao a LED industrial estão ali não apenas pelo produto, mas também pelo excelente atendimento feito pelos vendedores.

Já dentro da empresa, tanto por parte dos vendedores quanto da própria equipe diretiva, existe um desejo ainda maior de estar atendendo aquele cliente, providenciando exatamente o que ele precisa e melhorando, sempre que possível, os produtos e serviços.

Assim, podemos dizer que com toda essa estratégia de fidelização, a empresa só tem a ganhar, deixando de sempre estar em uma corrida constante, em busca de mais clientes, e passando a ter mais cuidado com aqueles que fecharam um compra e podem voltar.

Portanto, a seguir, vamos saber mais sobre o que consta dentro da manutenção contínua dos clientes, quais as vantagens de focar nisso e como de fato colocar em prática.

Manutenção contínua dos clientes

Quando falamos em manutenção de clientes o principal ponto de análise é a saída da empresa de um espaço de cuidado com a entrada de novos compradores.

Fazendo tudo isso sem nenhum tipo de estratégia, e focando de fato no público certo que ela já tem.

Por exemplo, ao trabalhar na venda de um aparelho de radiografia digital medico uma empresa de automação foca em ter uma constante comunicação com clientes antigos.

Para o negócio vale mais fazer uma constante manutenção daquela relação, trabalhando a aproximação e principalmente a fidelização, do que estar sempre em uma corrida para encontrar novos compradores, não tendo de fato um foco ou um direcionamento.

O primeiro ponto de atenção dentro dessa estratégia é a forma como essa empresa está focando no que já é algo garantido.

Portanto, em como o público comprador pode continuar favorecendo aquela marca, ainda que já tenha feito uma compra de anel folheado a ouro feminino.

Isso porque, sempre que temos uma boa relação com a empresa onde fomos consumidores, temos a tendência a voltar e até mesmo indicar o serviço para outros.

É nesse ponto que de fato está o diferencial, em comparação com uma estratégia onde, após a venda, todas as comunicações e cuidados com aquele cliente se encerram, já que o objetivo de oferecer algo e receber um pagamento em troca já foi concluído.

Hoje em dia, em mercados cada vez mais cheios, principalmente em relação aos concorrentes diretos, trabalhar a manutenção do cliente pode ser uma forma de sobreviver.

Isso porque, ao invés de entrar na concorrência e lutar pelo máximo de clientes que sua empresa de instalacao eletrica em galpoes puder ter, existe uma preocupação em garantir aqueles que já são da empresa, já tem uma compra certa com aquele lugar.

O que é importante, ainda, para manter esses clientes longe de uma possível concorrência, já que, sem conexões no pós-venda, um cliente acaba consumindo em outro lugar.

Quais as vantagens em focar na fidelização?

Como vimos acima, a fidelização garante a proximidade com o cliente após uma compra, mas também faz com que.

Além da empresa não perder aquele consumidor para a concorrência, ele pode ter a garantia de compras certas posteriormente.

Ainda assim, podemos ver muitas outras vantagens para os negócios que preferem investir na fidelização. Uma delas podemos dizer que é o conhecimento sobre o cliente.

Isso acontece porque muitas vezes acabamos não tendo um retorno importante, necessário para a manutenção de nosso negócio. 

É o caso de um serviço de blindagem do cabelo em um salão, que acaba sendo melhorado depois do feedback de clientes antigas.

O programa de fidelização de clientes, nesse caso, foi reforçado pelo retorno positivo da própria clientela.

Sem esse tipo de troca fica muito mais difícil da empresa evoluir, e retirar do meio do caminho erros que podem ser cruciais até mesmo para outros clientes e contextos.

Dessa maneira, a empresa acaba construindo produtos e serviços cada vez mais alinhados com o que aquele público-alvo deseja, o que torna o valor daquela venda muito mais interessante, em comparação com aquilo que é feito por um concorrente, por exemplo.

A fidelização de clientes é legal por que foca no item principal que afeta a saúde dos negócios, a mola propulsora, o cliente.

Além disso, existe muito mais chances de trazer mais clientes, sem que a empresa faça nenhuma ação para isso. Afinal, um cliente satisfeito geralmente propaga o serviço.

Podemos ver isso em uma loja de automóveis que vende adesivo para carro personalizado

Por meio do trabalho de fidelização feito com clientes antigos da empresa, mais clientes foram alcançados, desejando a compra do produto que tanto é falado.

Essas pessoas acabaram sendo trazidas pela indicação de clientes fiéis, que foram impactados e tornam a empresa ainda mais popular dentre seus conhecidos.

Dessa forma, podemos ver que focar na manutenção constante de clientes pode trazer muito mais do que ganhos com aquela pessoa com quem se está trabalhando, mas indo além, conseguindo cada vez mais clientes e formando maiores carteiras de fiéis.

Formas de alcançar essa conexão com o cliente

Com todas as vantagens e importância sobre a fidelização entendidas, o ideal é que possamos saber como colocar em prática as técnicas que vão tornar seus clientes consumidores longínquos da sua marca, além de divulgadores da mesma.

Portanto, a seguir, vamos mostrar tudo o que você deve fazer para melhorar ainda mais popularizada da sua marca de caderno personalizado A4 dentre seus consumidores:

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Excelente atendimento

O atendimento feito pelos seus funcionários é que vai de fato ditar aquilo que deve ser considerado no momento da fidelização. 

Saber disso vai fazer com que um treinamento e uma cultura de conexão com o cliente seja firmada dentro da sua empresa, antes de tudo.

Sendo assim, para entendermos melhor sobre isso, basta notarmos a maneira como nos comportamos e nos sentimos em relação a uma empresa quando somos mal atendidos por vendedores.

Certamente essa péssima experiência é definitiva para não voltarmos ao local e até mesmo evitarmos que amigos e conhecidos tenham esse mesmo atendimento. 

Por isso, saber conversar e principalmente escutar seu cliente é a essência de uma boa atenção.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

Contatos contínuos

Muitas empresas, assim que fazem um serviço com seus clientes, acabam não se importando em firmar um contato contínuo, perdendo então uma boa oportunidade de saber como de fato aquele cliente continuou após ter uma ação realizada pela empresa.

Essa é uma estratégia que jamais deve acontecer dentro de um processo de fidelização. Pode parecer incômodo para o cliente, mas certamente ele vai querer atenção da empresa.

Isso permite não apenas uma acompanhamento contínuo, ainda que depois de uma ação firmada.

Além da possibilidade de entender mais sobre o que ele acha da empresa, ajudando então a melhorar os serviços prestados, como uma Oficina mecânica completa.

Bonificação e promoção

Nada melhor para o cliente do que ter sempre um bônus esperando por ele em uma empresa. 

Cada vez mais se torna essencial presentear e mostrar algum tipo de vantagem e facilidade para que aquele consumidor continue dentro do ciclo de compras.

Sem essa preocupação certamente se torna ainda mais difícil que aquela pessoa volte, por isso, pense sempre em formas de tomar aquela atenção com:

  • Promoções;
  • Cupons de desconto;
  • Cartão fidelidade;
  • Venda personalizada.

Tudo isso vai fazer com que a compra naquele momento seja ainda mais garantida, mas melhor ainda, que aquele consumidor saiba que, ao voltar na empresa, ele poderá ter novamente a mesma experiência de compra que teve.

Consultoria e aproximação

A aproximação constante entre empresa e cliente se faz necessária para que haja um interesse no que o cliente tem a dizer, ainda que este ache que não tem a contribuir.

Um bom exemplo disso são pesquisas, principalmente aquelas que falam diretamente sobre produtos e serviços. 

O melhor disso tudo são as modificações da empresa, que devem sempre ser apresentadas como fruto de uma consultoria e opinião do cliente.

Considerações finais

Fidelizar clientes é uma prática necessária em qualquer estágio de um negócio.

Portanto, a fidelização é, sem dúvidas, a estratégia mais interessante para uma empresa continuar em contato com clientes que efetuaram uma compra, e ao mesmo tempo trazê-los de volta juntamente com aquelas pessoas que esses consumidores atingiram.

Dessa maneira, ao invés de pensar sempre em quantidade, nas pessoas que devem entrar na empresa, o negócio se preocupa mais em trabalhar a qualidade das que já efetuaram uma compra, agregando vantagens mais interessantes ainda.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!