Atendimento ao cliente: como trabalhar esta técnica em 5 passos

atendimento
  • Save

O atendimento ao cliente é um dos setores mais importantes de uma empresa e se você quer alcançar um diferencial para o seu negócio, precisa saber trabalhar bem esse setor. Veja nesse artigo, o que temos para você!

O consumidor moderno busca muito mais do que qualidade e preço baixo, pois querem encontrar uma empresa em quem possam confiar e contar nos momentos de necessidade. 

Portanto, seus clientes buscam muito mais do que um produto ou serviço.

Os consumidores assumiram uma posição mais ativa na relação de consumo, e isso acontece porque eles têm acesso à informação de maneira facilitada em maior controle em relação às decisões de compra.

Ao contrário do que acontecia antigamente, não conseguimos mais convencer uma pessoa a comprar apenas com uma propaganda na TV ou no rádio. 

As organizações precisam oferecer uma experiência completa e serem capazes de atender às demandas instantaneamente.

É necessário ter em mente que os consumidores procuram uma parceria confiável e querem se relacionar com as marcas. 

E um dos canais mais importantes nesse relacionamento é o setor de atendimento ao cliente.

Pensando nisso, abordaremos o conceito de atendimento ao cliente, como as organizações podem oferecer um bom atendimento e as vantagens de investir nesse setor.


Leia também:


Entenda o conceito de atendimento ao cliente

Chamamos de atendimento ao cliente o suporte oferecido pelas organizações para esclarecer dúvidas ou até mesmo ajudar a utilizar algum produto ou serviço. 

Portanto, é um trabalho que deve ser realizado antes, durante ou depois da compra.

Para definir o conceito de atendimento ao cliente, um fabricante de coifas em inox precisa ir muito além de um simples significado, visto que se trata de um setor importante para os consumidores e que garante o sucesso da companhia.

Independentemente do objetivo da marca, é fundamental prestar um atendimento de qualidade e ele deve estar alinhado aos valores que a organização deseja transmitir, sejam eles:

  • Preocupação com meio ambiente;
  • Potencial de crescimento;
  • Capacitação dos jovens;
  • Visões da companhia. 

É dessa forma que ela cria oportunidade de estar sempre em contato com seu público-alvo.

Também não podemos nos esquecer do fato de que esse setor também ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente e a humanizar a marca.

Só que para prestar um atendimento de qualidade, é muito importante saber como trabalhar com essa área, e existem algumas estratégias simples para isso.

Saiba: Como Otimizar os Resultados de Marketing e Vendas

Como implantar um bom atendimento ao cliente

Para implantar um bom atendimento ao cliente e oferecer todo o suporte necessário para essas pessoas, existem algumas práticas que qualquer negócio precisa adotar.

Ser transparente com o cliente

A organização precisa ser transparente com os seus consumidores durante qualquer tipo de interação que as pessoas tiverem com sua marca.

Nesse sentido, é importante deixar claro que você pode ou não fazer por essas pessoas. 

Isso evita que elas criem expectativas que não podem ser alcançadas, o que no final pode resultar em decepção e frustração para o cliente.

Investir em atendimento humanizado

O atendimento humanizado é importante porque o consumidor entende que está falando com uma empresa que possui pessoas reais trabalhando, e isso cria a oportunidade de conexão entre ela e seu cliente.

Para isso, uma empresa de manutenção de exaustor deve apostar em uma linguagem clara e que demonstre empatia pela situação do contato. 

Embora pareça algo simples, isso faz toda a diferença para elevar a qualidade do atendimento.

Esse setor, quando humanizado, cria uma conexão entre a organização e os consumidores e possibilita que a companhia compreenda melhor o que essas pessoas têm a dizer, independentemente de ser algo positivo ou negativo.

Registrar o histórico de atendimento

É muito importante manter um registro de todas as informações passadas pelos clientes durante o atendimento e de que maneira as interações aconteceram.

É uma forma de organizar o setor de atendimento, o que facilita a vida do profissional e deixa o consumidor mais satisfeito. 

O cliente também percebe que a corporação teve atenção a todos os detalhes e que pode obter todo o suporte necessário.

Limitar a solicitações dos clientes

Um fabricante de baterias automotivas faz tudo o que é necessário para satisfazer as necessidades de seus clientes, mesmo assim, é importante saber colocar limites.

Lembrando que o cliente costuma ter razão, principalmente quando está insatisfeito, mas isso não significa que a companhia deve atender a solicitações exageradas.

Como organização, é muito importante garantir os direitos do consumidor, mas isso não significa fazer algo que seja oneroso e traga prejuízos para o negócio. 

Se for um direito dele, você pode atender, mas se não for, é necessário ser honesto e dizer a verdade.

Investir em boas ferramentas tecnológicas

Hoje em dia, a tecnologia precisa estar presente em diferentes processos organizacionais, o que inclui o setor de atendimento ao cliente.

Uma empresa especialista em persianas, por exemplo, precisa de ferramentas que agilizem o atendimento, como o CRM, que ajuda a gerenciar o relacionamento e armazena todas as informações do contato.

Outro recurso que pode valorizar ainda mais esse setor são os chatbots em outros recursos que automatizam um departamento. 

Por meio deles, é possível atender os consumidores de maneira mais rápida, o que faz o seu negócio crescer.

Todos esses esforços melhoram consideravelmente o atendimento ao cliente de uma corporação, e quando isso acontece, a empresa passa a usufruir de várias vantagens.

Conheça as 18 Táticas de Marketing Online Para Pequenas Empresas

Vantagens de ter o atendimento ao cliente

Criar um departamento exclusivo para atender os seus clientes pode trazer muitas vantagens para o seu negócio, e dentre as que mais se destacam podemos mencionar:

Melhora da experiência

Toda vez que o cliente entrar em contato com o seu negócio ele precisa ser bem atendido. Também é importante esclarecer todas as suas dúvidas e necessidades, pois é dessa forma que ele vai se sentir satisfeito.

Para conseguir isso, uma empresa especializada em plano de manutenção de ar condicionado coloca seus clientes como foco total deste trabalho, sendo mais importantes até mesmo do que seus produtos e serviços.

O objetivo desse setor não é oferecer uma solução inovadora, mas garantir que cada contato tenha uma experiência agradável e que supere até mesmo suas expectativas.

Melhora o ticket médio

Se você fizer uma análise do ticket médio do seu negócio, vai descobrir, em média, o quanto os seus clientes gastam cada vez que compram com a sua marca. 

Quanto maior for essa métrica, maiores são as indicações de que seus clientes estão satisfeitos.

Isso nos leva a crer que as ações praticadas pela organização estão no caminho certo.

Mas, assim como reforçamos atitudes positivas, também encontramos brechas que podem prejudicar as vendas e o sucesso do negócio.

Dessa forma, uma empresa especializada em automação pneumática industrial vai trabalhar melhor suas estratégias de marketing e vendas.

Clientes mais satisfeitos

Se você oferece um atendimento que melhora consideravelmente a experiência do cliente, é capaz de compreender suas necessidades, carências e expectativas. 

A organização então pode desenvolver estratégias que correspondam a essas dores.

Lembre-se de que é muito importante entender por qual razão uma pessoa compra com você, aliás, é necessário fazer com que essa prática seja constante.

Isso porque precisamos manter o padrão de qualidade a cada novo contato.

Para alcançar esse nível, é papel da companhia criar uma conexão com seus clientes e desvendar suas expectativas e necessidades. 

São informações que servem como base para a criação de estratégias precisas e que aproximam o público.

Clientes mais fiéis

Toda empresa, como uma especialista em espelhamento de pintura, quer fidelizar os seus clientes, pois além de ser um processo muito mais em conta do que conquistar um cliente novo, ajuda a melhorar as receitas da organização.

A fidelização reduz os custos com estratégias voltadas para o público e ajuda a promover a marca, uma vez que um cliente fiel pode indicar o seu negócio para pessoas que fazem parte do seu círculo social.

A propaganda boca a boca, como essa prática é conhecida, é muito poderosa e vale muito mais do que qualquer outra campanha de marketing

Além disso, aumenta a confiança e a segurança na hora de fechar negócio.

Conclusão

Portanto, independentemente do tipo de produto ou serviço que uma pessoa esteja procurando, além de encontrar uma solução de qualidade, deseja ser bem atendida e ter suas expectativas superadas.

A partir disso, o consumidor se sente mais confiante para iniciar o relacionamento promissor com a organização. 

O atendimento ao cliente também deve ser visto como uma parte importante da argumentação de vendas, já que ele mostra que a empresa tem condições de oferecer o melhor.

Muito mais do que uma simples conversa ou esclarecer as dúvidas do consumidor, esse trabalho constrói a imagem da corporação e faz com que ela se torne mais humana perante seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou dessa matéria?

Compartilhe nas suas redes sociais, isso nos ajuda a divulgar conteúdos de interesse das pessoas.

Aproveite para deixar um comentário.

Atendimento ao cliente: como trabalhar esta técnica em 5 passos via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link