Qual a importância da gestão comportamental? Entenda em 4 dicas!

gestão comportamental
  • Save

A gestão comportamental é um modelo que tem ganhado muito destaque no ambiente corporativo, sobretudo em equipes de vendas. Essa metodologia busca entender o comportamento dos colaboradores para identificar planos de ação.

Criada para auxiliar o time de RH, a gestão comportamental acabou se espalhando para diversos nichos e equipes, visto que ela é uma excelente ferramenta para desenvolver melhor os colaboradores de um negócio de.

Qualquer companhia depende de uma boa gestão de pessoal para seu funcionamento.

Isso ajuda a compreender os desafios para alcançar alto desempenho e melhorar a produção da empresa na totalidade.

Ao conseguir compreender tudo o que pode ser realizado por um colaborador em sua corporação, é possível fazer seus times ficarem mais estimulados e engajados, diminuindo a rotatividade e ainda retendo importantes talentos para a companhia.

Inclusive, diversos colaboradores atualmente estão insatisfeitos com seu emprego, por diversos motivos.

Alguns sentem que estão sendo desvalorizados, enquanto outros estão desmotivados para produzir ou sofrem estresse e ansiedade por conta de metas abusivas.

A gestão comportamental é uma forma de eliminar esse tipo de problema, tornando sua indústria muito mais satisfatória do ponto de vista negocial.

Afinal, ao encontrar elementos que motivem seus colaboradores, consegue evitar esses quadros.

Sua equipe então ficará motivada e estimulada, gerando um excelente clima organizacional.

Assim, você terá uma qualidade muito maior de produção para a companhia.

Logo, é importante manter a equipe valorizada se você deseja mantê-los no serviço de entrega motoboy.

Através de propostas de valorização que variam entre diversos estilos, é possível melhorar a qualidade da profissão e ainda vincular mais funcionários, melhorando seu quadro de pessoal.

Dentre os exemplos de valorização, podemos citar:

  • Programas de treinamento;
  • Desenvolvimento profissional;
  • Benefícios (vale-alimentação, transporte e outros);
  • Bônus salarial e comissões.

Independente da forma que você optar por escolher, é essencial que o colaborador sinta que está sendo visto pela liderança, que seu trabalho e sua função importam e que ele deve ser uma pessoa de estima pelo que exerce.

Desse modo, uma equipe muito mais motivada e disposta a trabalhar melhor o conteúdo que você tem a apresentar é gerada, sobretudo em questão do impacto do negócio.

Além disso, os colaboradores estarão mais conectados com a empresa e sua cultura.

Impactos como estes são fundamentais para criar um ambiente agradável e estimulante, tanto para manter seus colaboradores como para conquistar novos talentos, reduzindo drasticamente os níveis de turnover e demissões.


Leia também:


A gestão comportamental e as vendas

O agente de RH de uma empresa tem um conhecimento muito maior de como usar a gestão comportamental, inclusive para conseguir aumentar as vendas de uma empresa.

Através das estratégias desse modelo, é possível obter melhores resultados tanto dos líderes quanto dos liderados.

Para um gestor, a utilização da gestão comportamental pode ser uma excelente maneira de conhecer melhor sua equipe de vendas de baia de atendimento 4 lugares ou quaisquer que seja seu ramo de atuação.

Dessa forma, é possível realizar a elaboração de ações e estratégias muito mais qualificadas para a equipe de vendas, compreendendo melhor a comunicação com um profissional e entendendo como pode-se extrair o melhor dele.

Um time de vendas possui diversas características. Existem aqueles que se especializam em fechar negócios, sendo excelentes na hora de convencer o consumidor que ele está tomando a decisão correta.

Outros buscam um primeiro contato com o cliente, apresentando seu produto ou serviço com qualidade e identificando diversos pontos positivos que o consumidor conseguirá ao estar iniciando um relacionamento com sua empresa.

Existem ainda aqueles que ficam em um meio-termo. São ideais para manter o relacionamento com os interessados e explorar todo o potencial de uma oportunidade de negócios.

Estes são fundamentais para você conseguir aprimorar a experiência do cliente procurando por ou outros serviços.

Um bom gestor é capaz de identificar as qualidades de todo vendedor em sua equipe, traçando um perfil comportamental adequado para cada colaborador, percebendo seu potencial de trabalho.

Essas ações são essenciais para que você consiga uma relação melhor com a companhia e alcance resultados muito mais satisfatórios a longo prazo.


Últimos artigos sobre gerenciamento e organização


Embora cada organização tenha suas próprias peculiaridades, existem diversas vantagens em utilizar a gestão comportamental dentro de uma equipe de vendas. Assim, você consegue se planejar melhor e ter resultados satisfatórios.

A lista de benefícios desse tipo de ação é muito grande e os frutos acabam por afetar empresas de todos os portes, uma vez que ajudam a compreender melhor sua equipe e como vender mais.

1 – Melhora no clima organizacional

Uma boa equipe precisa estar satisfeita com o trabalho e com as opções que são oferecidas a eles.

Quando você consegue compreender melhor seus colaboradores, como eles pensam, suas necessidades e desejos, consegue uma estrutura muito melhor para trabalhar em sua empresa.

As relações entre os colaboradores, a equipe de gestão e terceirizados de sua empresa são o que formam a cultura organizacional. Uma empresa que consegue compreender os potenciais de cada colaborador terá uma cultura muito mais assertiva.

Isso porque o funcionário, em sua individualidade, terá sua função pré-definida, permitindo que você extraia seu melhor, mantendo-o motivado e estimulado a produzir e entregar resultados progressivamente melhores.

Ao identificar e priorizar os pontos fortes de cada colaborador, você ajuda o ambiente a se tornar mais integrado, com todo funcionário ajudando o outro a atingir seu máximo potencial.

Isso acaba sendo muito importante para a estrutura de uma pequena fábrica de rede de protecao quadra ou uma multinacional.

Quando um colaborador decide fazer alguma atividade, o restante da equipe irá apoiá-lo e ajudá-lo a resolver a situação da melhor forma e no menor tempo possível, o que é fundamental para uma boa estrutura de negócios.

2 – Alinhar o pensamento da gestão

Trabalhar a cultura organizacional de sua empresa é compreender como o comportamento de seus colaboradores impacta diretamente a produção. Um bom gestor consegue se integrar nesse elemento, estimulando e motivando os funcionários.

É papel dele identificar os principais elementos que serão utilizados ao explorar o potencial de cada equipe. Assim, ao entender o que falta para melhorar ainda mais suas atividades, consegue colocar em prática diversas ações.

Então, quando percebe que a equipe está pequena, pode começar a procurar novos talentos. Ao notar a desmotivação de um bom colaborador, pode verificar o que está errado, além de uma série de outros elementos.

O foco do gestor que entende o poder da gestão comportamental é conseguir identificar as necessidades e os desejos de seus funcionários, e apresentar resultados mais positivos para um bom alinhamento.

3 – Redução de turnover

Um grave problema na atualidade, o turnover se refere a rotatividade de funcionários. Esse índice é calculado em relação ao número de colaboradores que se desligam e os que são admitidos na empresa.

Embora novos talentos sejam sempre bem-vindos, é preciso pensar em uma série de elementos ao fazer uma contratação. Existe um período de adaptação, treinamento e experiência que não pode ser ignorado.

No entanto, um talento que já está em seu quadro de funcionários terá conhecimento e prática nos processos da companhia, resolvendo situações de maneira muito mais rápida e efetiva. Esse tipo de colaborador deve ser mantido sempre que possível.

Quando você faz uma boa análise do perfil comportamental de seus colaboradores, consegue identificar aqueles que estão desmotivados ou pouco interessados em manter-se na empresa, bem como os motivos que os fizeram ficar assim.

Logo, como gestor, você consegue pensar em estratégias que faça com que estes vendedores repensem suas ideias, motivando-os e valorizando-os, para que eles decidam continuar na organização.

4 – Economia de recursos

Outro ponto muito importante na estrutura de uma empresa é a redução de gastos. Esse elemento é quase tão importante quanto vender produtos ou serviços.

Ao ser capaz de explorar a produtividade de uma equipe bem posicionada e qualificada no mercado, menos gastos e desperdícios terá, uma vez que os processos serão mais ágeis.

Assim, a companhia consegue melhorar efetivamente a produtividade enquanto elimina custos de retrabalho e outros gastos desnecessários.

A gestão comportamental é uma excelente maneira de conhecer melhor uma equipe. Ao aplicar esta técnica no time de vendas, o gestor tende a criar uma unidade muito mais expressiva, com parceria e vontade de vender mais.

Entender as qualidades de cada pessoa em uma empresa está diretamente relacionada à exploração desse recurso, permitindo que cada colaborador se torne uma referência em seu nicho de trabalho, e a empresa, uma liderança no mercado.

São características dos sistemas de gestão empresarial focar inicialmente na gestão comportamental na organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual a importância da gestão comportamental? Entenda em 4 dicas! via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link