Business Intelligence: conheça 3 formas de implantar em uma organização
  • Save

Business Intelligence: conheça 3 formas de implantar em uma organização


Para os gestores empresariais, é crucial o conhecimento acerca dos procedimentos organizacionais internos bem como os indicadores de desempenho. Visando auxiliar neste sentido, o uso de estratégias de business intelligence é essencial.

Ao longo dos anos, a tecnologia tornou-se indispensável no plano de ação estratégico, corroborando para o aumento do dinamismo das equipes e facilitando o fluxo de trabalho das equipes e dos gestores.

Para uma empresa fabricante de portões e móveis de aço, tão importante quanto averiguar o andamento dos processos, é preciso constantemente realizar verificações acerca da qualidade dos materiais também.

Tendo em vista os impactos de aspectos como as oscilações de mercado e a alternância das relações de oferta e demanda, as empresas devem trabalhar para o melhor andamento dos negócios, aprimorando seus processos e o relacionamento com o cliente.

Aliás, se o desejo é conquistar posição de destaque diante da concorrência, empresas complementares e ainda dos consumidores, a recomendação feita por especialistas, é a inovação, seja ela dentro das estratégias e técnicas.

Em outras palavras, isso significa que questões exógenas acabam refletindo no ambiente interno organizacional. 

Embora as movimentações agreguem benefícios, em determinados momentos podem impactar de forma negativa.

Neste sentido, o investimento em inteligência comercial é necessário para garantir a expansão e saúde financeira, desde multinacionais até o escopo de atuação de pequenos negócios.

Leia também…


Entenda o que é o business intelligence

Entende-se por business intelligence, o conceito em português de inteligência comercial. São um conjunto de técnicas aplicadas para a análise de indicadores e métricas condizentes com a realidade operacional e de negócios de uma empresa.

A análise de indicadores é relevante porque confere maior visibilidade do desempenho de projetos e ações tomadas, viabilizando no atingimento assertivo das metas e objetivos planejados.

Uma empresa abarca que ao montar um plano estratégico, necessita de ferramentas que permitem averiguar os resultados ao longo do processo, facilitando assim chegar até o objetivo estipulado.

Concomitantemente ao apelo feito pelos stakeholders, isso é, principais agentes de um segmento de mercado, que neste caso refere-se às empresas, as iniciativas têm sido dispor do uso de soluções inteligentes para otimização do cotidiano.

Isto é, as iniciativas têm sido para que as empresas contem com o apoio da tecnologia para aprimorar o andamento de processos internos.

Partindo desse pressuposto, pode-se considerar as ferramentas de inteligência comercial e de negócios como recursos voltados para auxiliar a dinâmica das equipes, atuando diretamente no recolhimento de dados com a finalidade de melhorar a visibilidade.

Logo, se o intuito é aumentar as taxas de conversão de vendas, o business intelligence se apresenta como o mecanismo ideal e que possibilita inclusive a gestão descomplicada.

Como o business intelligence pode facilitar no dia a dia?

Na prática, o business intelligence atua no cruzamento de dados obtidos em concordância com o contexto empresarial, ou seja, informações que condizem com a realidade das empresas.

Assim, devem ser levantados juntamente com as equipes operacionais, informações sobre as etapas, processos e acerca da efetiva ação tomada dentro do fluxo de trabalho.

Portanto, é crucial que os dados sejam apurados juntamente com as equipes porque devido ao aumento de responsabilidades, os gestores, executivos e proprietários podem não ter o total conhecimento do dia a dia da empresa.

Aliás, é comum que isso aconteça considerando que ao longo da rotina laboral, os colaboradores desenvolvem diferentes métodos e técnicas para atender as expectativas tanto de clientes quanto de metas.

Por isso, previamente à tomada de decisão, é indispensável avaliar as métricas atualizadas dos processos. 

Esta esfera auxilia na expansão comercial e no aumento de produtividade e desempenho na fabricação de produtos.

Saiba como implementar no seu negócio

Com a finalidade de utilizar as técnicas de inteligência comercial e de negócios no aprimoramento de processos, vale ter em mente que o business intelligence exige o uso da tecnologia e soluções agregadas.

Apesar do trabalho manual ser amplamente requisitado em determinadas etapas, por ser feito inteiramente por mãos humanas, podem acabar surgindo erros operacionais e levando às empresas a tomarem decisões errôneas.

Considerando que a tecnologia faz o uso de inteligência artificial, pode-se afirmar que os resultados obtidos por intermédio desta são assertivos.

Se engana quem acredita que a inteligência artificial (IA) surge para eliminar profissões, substituindo a mão de obra humana para a digital. Conforme abarcam os especialistas, a IA foi desenvolvida para corroborar com assertividade e dinamismo.

Neste sentido, a implementação de soluções no escopo da inteligência de negócios é válida para todas as empresas que almejam o crescimento seguro. É importante frisar a característica adaptável de tais técnicas.

Sendo assim, em concordância com a própria característica da tecnologia, as soluções de business intelligence podem ser utilizadas por empresas dos mais variados segmentos e portes, sendo necessária a adaptação de acordo com alguns aspectos, como:

  • Comportamento dos consumidores;
  • Objetivos gerais;
  • Objetivos específicos;
  • Capacidade produtiva.

Esses são alguns dos dados a serem levantados antes de implementar a solução, é importante validar ainda que cada nicho de negócio possui suas exigências e particularidades.

Porquanto, para uma empresa que realiza a prestação do serviço de limpeza terceirizado, podem ser exigidos dados adicionais em relação aos citados anteriormente, com o intuito de incrementar no que tange à assertividade.

Os dados citados por sua vez conferem a visibilidade básica do contexto organizacional, entretanto, se o intuito é promover técnicas em plena concordância com o escopo, a recomendação é buscar compreender as efetivas necessidades individuais.

Vislumbrando fomentar as iniciativas empresariais com o acesso à informação e recursos, os especialistas têm desenvolvido um trabalho para desmistificar os termos de negócios que antes eram restritos somente para as grandes empresas.

Assim, as técnicas de business intelligence, que são o resultado de estudos originados no exterior, estão acessíveis e ainda como algumas dicas de como implementá-las da melhor forma. 

  1. Determine a ferramenta

Pelo fato de serem recursos presentes na pauta de tecnologia, para a implementação das técnicas de inteligência comercial e de negócios, é essencial a determinação da ferramenta ideal que melhor atende às necessidades.

Estão disponíveis no mercado ferramentas para o uso gratuito nos serviços Microsoft, o programa inclusive leva o nome de Power BI e consiste no cruzamento de informações e na exibição delas de forma mais atrativa.

Cabe enfatizar que a base de dados usada no BI deve permitir a criação de painéis de indicadores, proporcionando a melhor visibilidade e análise. 

Além disso, contar com a integração de sistemas é essencial, pois diminui o trabalho manual na elaboração.

Com isso, durante a determinação da ferramenta ideal e da base de dados, os gestores e equipes devem estar atentos para os recursos que permitem a integração com diferentes sistemas e plataformas.

  1. Gerencie os indicadores e métricas

Após a definição da ferramenta a ser utilizada juntamente com a base de dados na construção dos painéis de exibição de indicadores, é preciso a dedicação para o processo de análise.

O intuito é avaliar se as informações apuradas são o suficiente para garantir o atingimento dos objetivos, sejam eles o aumento de produtividade no envelopamento automotivo cores ou nos fechamentos de vendas.

Os indicadores-chave de desempenho (KPI), são os recursos essenciais que auxiliam neste sentido, porque permitem que o processo de análise de métricas seja efetuado em menor tempo, mas sem deixar de lado a qualidade da ação.

A indicação para melhorar o andamento dos procedimentos internos é a definição de prazos menores em função do prazo final, para disponibilizar tempo de análise e validação de dados.

Em concordância, é preciso ainda trabalhar para que, apesar do prazo final, tanto os gestores quanto as equipes, tenham tempo de observar os resultados obtidos e realizar alterações para tornar as metas mais próximas.

  1. Desenvolva o trabalho em equipe

Por fim, trabalhar em treinamentos com as equipes é essencial para garantir que todos, incluindo gestores, executivos e colaboradores estejam a par das expectativas, resultados obtidos através de indicadores e manutenções a serem feitas.

Para uma gráfica que almeja alavancar os pedidos com o uso do marketing digital, delegar treinamentos para as equipes é essencial, para ter a segurança de que todos tenham o conhecimento sobre a pauta e suas exigências.

Contextualizando com o cenário brasileiro, é válido relembrar que trata-se de um país em pleno desenvolvimento, cuja realidade dos cidadãos é a discrepância de conhecimento sobre tecnologia, recursos e principalmente de conceitos originados em inglês.

Portanto, focar no desenvolvimento das equipes além de essencial para o bom andamento da implementação das técnicas e soluções de business intelligence, é um investimento complementar na própria empresa.

Considerações finais

Ao longo dos anos a tecnologia tem conquistado posição de destaque dentro das estratégias organizacionais, contribuindo para o aumento das taxas de conversão e também para a melhoria de processos.

Por fim, as soluções de inteligência de negócios devem ser compreendidas como recursos que dispõe da tecnologia para viabilizar o gerenciamento assertivo e o atingimento de metas propostas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Business Intelligence: conheça 3 formas de implantar em uma organização via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link