8 dicas de como desenvolver as soft skills

soft skills

Quem passa por uma entrevista de trabalho sabe perfeitamente que a grande maioria das perguntas feitas pelos recrutadores são as que pretendem identificar os soft skills de uma pessoa.  

Estar preparado para desempenhar uma função dentro de uma empresa é requisito imprescindível para que o profissional consiga lidar com colegas ou consigo mesmo diante de situações diferentes. 

As soft skills são bem diferentes das hard skills e são mais difíceis de serem mensuradas, porque têm tudo a ver com a forma que um médico vai aplicar um exame demissional particular em um ex-colaborador de uma companhia, por exemplo.  

O comportamento social do indivíduo é tão importante quanto o posicionamento que ele tem dentro de uma empresa no dia a dia de trabalho.  

O que são as soft skills? 

É um termo que se refere às habilidades que um profissional possui no que diz respeito à personalidade, como a capacidade comunicativa ou um trabalho desenvolvido em equipe.  

Essas habilidades são muito valorizadas e importantes e com base nelas o processo de contratação de um funcionário que lida com programa de prevenção de riscos ambientais materiais perfuro cortante fica mais fácil com poucas chances de dar errado.  

As soft skills caminham juntas com as hard skills, e as duas são usadas pela área de Recursos Humanos no sentido de identificar quais são as características exatas de um profissional.  

Continua depois da listagem de artigos…

Qual a diferença entre soft skills e hard skills?  

As hard skills nada mais são do que os talentos técnicos que uma pessoa apresenta para desenvolver uma função, e elas podem ser mensuradas por meio da aplicação de avaliações de desempenho de uma determinada atividade.

Em princípio, essas capacidades eram consideradas as principais e mais importantes para quem trabalhava numa loja de portões, por exemplo, mas isso tem mudado nos últimos tempos, e agora as soft skills são as mais destacadas. 

Já as soft skills se tratam das capacidades comportamentais que indivíduos têm, com relação à forma que lidam com outros; isto é, a forma como ele interage consigo mesmo ou dentro de um grupo, assim como a maneira como ele trabalha com as próprias emoções. 

As soft skills tendem a ser maiores conforme o profissional que realiza uma montagem de quadro de comando pode lidar com as situações surgidas no ambiente de trabalho e com os fatores psicológicos que o rodeiam.  

As soft skills são extremamente importantes, no entanto não são fáceis de serem mensuradas muito menos desenvolvidas, porque são habilidades subjetivas, diretamente relacionadas à personalidade individual que cada ser humano constrói ao longo da vida. 

Na verdade, elas têm tudo a ver com a experiência adquirida e com todos os aspectos que são responsáveis em moldar a conduta do indivíduo e, também, são extremamente valorizadas, porque são elas determinantes do sucesso.

A diferença mais importante entre as duas está no aprendizado. As capacidades técnicas são adquiridas em um curso portaria e controlador de acesso, na universidade ou com as experiências dentro do trabalho e, obviamente, podem ser aprendidas. 

As soft skills também podem ser ensinadas, modeladas e desenvolvidas, porém costumam ser mais demoradas, mesmo porque, por exemplo, é difícil transformar alguém com características agressivas em uma pessoa carismática e mais branda nas atitudes.

Exemplos de soft skills  

Por se tratar de habilidades relacionadas a características pessoais e individuais, pode-se dizer que existem muitas delas. Entretanto, as soft skills que mais se destacam são: a inteligência emocional, a resiliência e a comunicação assertiva. 

A inteligência emocional é voltada para a capacidade de saber reconhecer e lidar com as emoções individuais e com as das outras pessoas.  

Ela se inicia quando essas emoções são identificadas por meio dos aspectos fisiológicos, seguindo para um entendimento aprofundado sobre a reação de uma pessoa ao realizar uma limpeza de sofá, por exemplo, que nem sempre são evidentes.  

E se encerra ao lidar com os próprios sentimentos, seja de raiva, timidez, medo, insegurança ou a impaciência do indivíduo para com ele mesmo ou para com as outras pessoas.   

Quanto à resiliência ela tem tudo a ver com a capacidade de adaptação do indivíduo quando encara situações difíceis ou estressantes, principalmente no momento de tomar uma grande decisão estando sob pressão. 

Nada mais é do que ter a habilidade de lidar com dificuldades de forma assertiva e saber se adaptar facilmente a elas.  

O processo comunicativo é muito importante e com ele pode-se gerar conflitos ou apaziguá-los. Se a mensagem sobre ferro de passar industrial com caldeira não for compreendida, problemas podem aparecer nas demandas e questionamentos dos clientes. 

Então, para evitar conflitos e manter as vendas desse produto, é necessária uma comunicação assertiva e linear entre os vendedores, no sentido de todos possuírem as mesmas informações para que possam trabalhar em conjunto.  

 

Dicas de como desenvolver as soft skills  

Abaixo são elencadas, para conhecimento, 8 dicas práticas de como desenvolver as soft skills que podem ser adotadas pelo profissional na área em que atua, tais como:  

  1. Buscar sempre o autoconhecimento; 
  2. Alinhar expectativas ao cargo em que atua; 
  3. Investir no aprendizado do feedback; 
  4. Exercitar a escuta para com o outro; 
  5. Arriscar-se em novos projetos profissionais; 
  6. Ser disciplinado; 
  7. Ter paciência; 
  8. Estudar continuamente.  

Ao buscar sempre o autoconhecimento, o indivíduo consegue, indubitavelmente, identificar quais as habilidades que precisam ser desenvolvidas e aquelas que ele mais domina.  

É necessário que a pessoa saiba exatamente quem ela é e durante a noite é um ótimo período para refletir a respeito dos acontecimentos do dia e se for preciso verbalizar as sensações ao montar um toldo fixo para porta é uma boa prática:

O que passou pela cabeça neste momento? Foi agradável? Houve sensação de insegurança?  

Com essa prática, o indivíduo poderá reconhecer e controlar as próprias emoções, requisito indispensável aos momentos de pressão frente às situações.  

Com a reflexão, os objetivos profissionais podem ser definidos fazendo com que a pessoa passe a concentrar-se se realmente está na profissão que lhe agrada ou se precisa se focar na liderança, caso queira ser gerente de uma equipe de vendas, por exemplo.   

A terapia, programas de mentoria ou um coaching são métodos indicados caso surja a necessidade de mais orientação profissional para o indivíduo. 

Independentemente do cargo ocupado, é sempre bom alinhar com a gerência as expectativas com relação à função exercida.  

Ou seja: se existe ou não um plano de carreira, ou algum ponto que necessite ser aprimorado para que os resultados sejam melhores, definindo, dessa forma, a trajetória profissional dentro da empresa.   

Os feedbacks constantes sobre o desempenho dos funcionários são formas de comunicação assertiva, e neles os soft skills podem ser descobertos por meio de comentários de colegas, por exemplo.

Saber ouvir a outra pessoa é fundamental. Com isso, a comunicação entre os interlocutores é muito mais saudável e positiva. É uma maneira de mostrar interesse pelo que alguém está falando. 

Na prática, as soft skills podem ser desenvolvidas ao arriscar-se em novos projetos profissionais dentro da empresa colocando as habilidades à prova no convívio com outras pessoas. 

As soft skills não se desenvolvem da noite para o dia. É preciso ser disciplinado e ter muita paciência nesse sentido.  

É necessário estudar, sempre, por meio de cursos e aulas voltadas às habilidades comportamentais, para que as soft skills possam se desenvolver continuamente.  

Aprender e aprender a aprender são pré-requisitos para o profissional que querem se destacar no mercado e alavancar a carreira dentro da organização. 

As 10 habilidades mais requisitadas pelas empresas e que podem indicar ao recrutador qual é a maneira como o profissional lida com o dia a dia no trabalho são:  

  • Princípios éticos; 
  • Confiança; 
  • Atitude positiva; 
  • Motivação; 
  • Trabalho em equipe; 
  • Organização e gerência do tempo; 
  • Habilidade de trabalhar sob pressão; 
  • Comunicação; 
  • Flexibilidade; 
  • Segurança.

É importante ressaltar que as soft skills podem ser utilizadas em qualquer profissão ou emprego.  

Elas são avaliadas durante uma entrevista de emprego pelo recrutador por meio da aplicação de testes orais ou escritos para confirmar se uma habilidade específica é ou não verdadeira. 

Considerações finais 

Os soft skills podem determinar o futuro de um profissional dentro da empresa, e a falta de habilidades direcionadas ao comportamento acaba sendo o motivo mais corriqueiro de contratações mal sucedidas. 

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, desenvolver e aprimorar as soft skills tornou-se o principal pré-requisito solicitado pela maioria das empresas. 

Tanto as soft skills como as hard skills podem ser aprendidas, porém a primeira está estritamente ligada à personalidade e à experiência do indivíduo ao longo da vida, e a segunda é ensinada em faculdades, cursos ou treinamentos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: