Estratégia de comunicação: Como elaborar uma? Confira 3 dicas

Estratégia de comunicação: Como elaborar uma. Confira 3 dicas

Você conhece as vantagens e benefícios de uma boa estratégia de comunicação no seu ambiente de negócios e porquê você deve se aprimorar nessa área? É o que vamos responder nesse artigo!

Se tratando de estratégia para alavancar um empreendimento, conquistar o mercado, atrair consumidores, há mil e uma possibilidades para isso ser feito no campo do marketing com ferramentas onlines ou softwares de última geração.

Porém, mesmo assim, a maior questão que surge é de como fazer essa comunicação de modo eficaz, e principalmente, que não apareçam problemas depois.

Primeiramente, é preciso entender qual é o conceito quando se refere a um processo de comunicação.

Podemos considerar que a comunicação de modo eficaz começou com a evolução do ser humano, a troca de ideias que resultaram nos avanços que nos trouxe até a atualidade.

A comunicação é quando se é transmitida uma mensagem, do locutor, por meio de algum meio, seja verbal ou escrito que é captada pelo receptor e assim possa ser devolvida de alguma maneira ou não.

Embora possa haver coisas que atrapalhem essa mensagem, conhecido como ruídos, a comunicação na maioria das vezes é feita de forma clara.

Aula de meditação para iniciantes, dando como hipótese, ela deve ser feita de uma maneira clara para que os métodos sejam bem entendidos, visto que os alunos não possuem a prática.

Portanto, é disso que se trata uma comunicação eficaz, sem ruídos, desentendimentos, transmitida de maneira completa e certa.


Leia também:

A importância de uma comunicação eficaz na empresa

Sendo um ambiente com vários departamentos e até mesmo, milhões de funcionários, um empreendimento de grande porte, levando-o como exemplo, deve saber como realizar uma comunicação eficaz e os benefícios que ela agrega, podendo citar:

  • Diminuição de conflitos;
  • Ótimo planejamento;
  • Melhora no clima de trabalho;
  • Engajamento com os colaboradores.

A comunicação dentro de uma empresa se torna essencial para o funcionamento dela, tal como um disco de lixa para esmerilhadeira.

comunicação 360

Técnicas de comunicação

Existem três meios de comunicação que uma empresa pode utilizar entre seus funcionários ou até mesmo com seus colaboradores, sendo elas conhecidas como 360, assertiva e a não-violenta.

A mais utilizada é a Comunicação 360, que analisa os mecanismos usados, tanto interno quanto externo, para definir estratégias melhores para transmitir uma mensagem sem ser necessariamente com um cliente. 

Mas sim, usada mais quando um empreendimento deseja passar uma mensagem sobre os seus produtos, mesmo que seja feita de forma leviana.

A Comunicação Assertiva é utilizada por gestores, na maioria das vezes, porque tem como foco principal as relações humanas do oratório, preferindo a clareza para haver redução de conflitos.

Considerada também como uma estratégia de liderança, esse modelo de comunicação é mais voltado também para o departamento de Relações Humanas de um empreendimento.

Sendo a mais empática e eficaz, a Comunicação Não-Violenta parte de que usando valores comuns podem ser construídos acordos e maneiras que otimizem o relacionamento entre as pessoas.

 Essa técnica é usada majoritariamente em empresas que atuam em outros países se adequando à cultura e costumes locais.

Dicas de como fazer uma comunicação eficaz

O receptor compreender claramente uma mensagem quando estamos expondo nossa opinião, é fundamental, tal como uma varredeira industrial quando se está trabalhando na limpeza de um ambiente.

Alguns fatores podem colaborar com a melhora de uma comunicação eficaz entre parceiros, clientes e até mesmo entre colegas de trabalho.

O primeiro deles é não ter medo de fazer perguntas.

Quando se está em uma reunião, dando como exemplo, há pontos do que foi discutido e apresentado sobre aluguel de ônibus para passeio que surgirá dúvidas ou então não ficou esclarecido.

É importante que essa dúvida, esse ruído na comunicação, seja exposta e seja ouvida para se estabelecer algo mais eficaz.

Da mesma maneira que esse ponto onde gerou dúvidas seja mais bem trabalhado para não acontecer nas próximas reuniões.

Reuniões frequentes são boas formas de manter a comunicação eficaz entre os funcionários ou com os clientes.

 

Comunicando com consumidores

Estabelecer um elo com quem consome é importante para a empresa, mas antes disto acontecer, é necessário saber qual é o posicionamento que ela ocupa no mercado.

Suas abordagens, reputações, relacionamentos e outros meios de comunicação que farão logo de cara os consumidores entenderem como funciona.

Por exemplo, um centro de adestramento cachorro filhote precisa estabelecer de como irá se posicionar no mercado por meio de pesquisas e informações coletadas, sabendo assim qual será o público-alvo.

Essa estratégia de como chegar no público-alvo é essencial para ter uma elaboração de comunicação eficaz, pois são eles que irão garantir o sucesso de um empreendimento e a forma como são abordados, pode causar diferença entre se tornar ou não fiéis ao produto.

Bateria de carro 60 amperes, dando como hipótese de situação, as marcas que fabricam devem analisar onde se encontra o público-alvo de um produto e então, planejar meios de atraí-los utilizando até mesmo, a linguagem do meio automobilístico.

Grandes negócios contam com a ajuda de digital influencers das redes sociais para trazer maior proximidade e transformar a linguagem ainda mais fácil entre o público e a marca, tanto pela popularidade da pessoa como também das plataformas de mídias sociais.

Que se tornaram um ponto de referência quando se trata de se comunicar com o consumidor.

A estratégia de comunicação deve ser planejada do mesmo modo que muitas outras de um empreendimento.

Portanto, pode ser até recomendado a montagem de um cronograma para servir como base de um direcionamento.

E com esse cronograma, é possível realizar testes do que funciona ou não funciona até que a mensagem chegue ao consumidor de forma limpa, como as instruções de instalação de porta de alumínio para banheiro.

O processo de falha de uma comunicação pode ocorrer de terem impactos negativos na empresa, tanto na sua reputação quanto nos seus serviços, o que torna ainda mais importante a presença e o incentivo de feedback.

Conhecido por ser um dos principais métodos de saber o que o consumidor acha dos produtos ou dos serviços de um comércio, o feedback deve ser analisado pois assim como uma empresa se comunica com o cliente, ele também pode se comunicar por este meio.

Pela modernidade presente no dia a dia do ser humano, essa análise pode ser feita por intermédio de softwares ou ferramentas onlines que mostram até mesmo em tempo real quando um cliente dá o seu feedback.

As vantagens de uma comunicação eficaz

Quando se trata de comunicação entre profissionais de uma mesma empresa, pode ser considerado até um pouco mais fácil e prática como a aplicação de um asfalto a frio, porém entre profissionais autônomos pode ser um pouco mais desafiador.

Por isso, é importante que o planejamento inclua táticas de abordagem e de que ouvir o cliente é significativo para ele, e para o funcionamento de um projeto.

Ao se trabalhar por conta própria, o profissional deve ser líder é saber se comunicar para fechar parcerias, convencer a contratação dos serviços e até mesmo influenciar, porém, a comunicação não pode ser rude, porque isso se torna um grave ruído.

A formação de relacionamentos é um dos pilares que o profissional autônomo deve estabelecer quando se inicia neste ramo, pois o ser humano vive em sociedade e somente com conexões com outros do seu meio que conseguem prosperar de alguma maneira.

Cursos para comunicação eficaz

Não saber se expressar bem pode ser um grande empecilho quando se trata do mercado de trabalho, pois é por meio da comunicação que se é transmitido a mensagem que deseja passar.

Existem alguns cursos, pagos ou gratuitos, que ajudam o aluno a desenvolver melhor não somente a sua oralidade como também a sua postura e até mesmo, o tom de voz para que as palavras saiam com maior eloquência.

O curso também pode ajudar a melhorar a dicção e com isso, melhora na articulação de um discurso, por exemplo. 

Boa parte dos cursos tem a meta de aumentar a eficácia da comunicação e transformar os seus alunos em profissionais líderes e referência no ramo.

Considerações finais

Foi por meio da comunicação que o ser humano conseguiu evoluir ao longo dos anos.

A troca de ideias sobre descobertas, debates e discussões em meios aos séculos que se passavam, foi o que estabeleceu a importância do ato da comunicação.

Tanto que a base para qualquer relação, seja pessoal ou profissional, se tem haver com o diálogo.

Os ruídos produzidos no meio de uma comunicação podem ser prejudiciais, seja pelo meio que ela foi feita não estar em boas condições, como o chiado de ligação ou internet baixa, como pela fala do locutor não ter sido compreendida pelo receptor.

Uma comunicação eficaz se torna ainda mais importante quando se está se falando de um empreendimento, e deixá-la de forma limpa e clara, pode garantir a credibilidade que o negócio precisa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: