Como atrair leads ao seu e-commerce em 7 passos muito fáceis

Como atrair leads ao seu e-commerce

Conquistar leads para o seu e-commerce requer planejamento e estratégias arrojadas, esse é o primeiro passo para conseguir conversões reais. Quer saber como fazer isso mais fácil?

Com a emergência do marketing digital, ficou palpável que é necessário preparar o cliente em potencial para fechar negócio.

Essa preparação envolve ações para nutri-lo com informações através do funil de vendas, a partir de formatos como:

  • Campanhas em redes sociais;
  • Promoções e ofertas;
  • Posts relevantes;
  • E-books.

Por isso, separamos 7 dicas que vão te ajudar a gerar leads altamente qualificados e potencializar as vendas e a fidelização do público.

Acompanhe os tópicos a seguir para saber como é possível aprimorar as estratégias de conversão prestando atenção a fatores determinantes.

Este conteúdo foi preparado para você que precisa de muitos leads para sua estratégia de marketing na internet.

1- Pesquise o público

Todo serviço ou produto deve ter um público ideal, seja as melhores marcas de progressiva para loiras ou concessionárias de veículos.

A identificação do público perfeito passa pela captação de dados quantitativos, como faturamento, volume de conversões e produtos mais comprados.

O próximo passo deve ser definir a persona do seu empreendimento. A persona é composta por informações mais abstratas a respeito dos consumidores. 

Estamos falando dos sentimentos que motivam as compras e de toda a experiência complementar ao consumo de um certo produto.

Fazer a definição da persona é importante para saber qual tom adotar nas campanhas e nas interações via redes sociais.

Além de auxiliar na escolha dos meios de comunicação usados pela distribuidora de embalagens SC, por exemplo.

Afinal de contas, proporcionar um atendimento de qualidade envolve fazer o possível consumidor se sentir representado e respeitado pela marca.

As decisões referentes à linguagem e à imagem transmitida tem tudo a ver com essa identificação.

2- Seja transparente

A compra de listas prontas de e-mails é um fenômeno comum no mundo do marketing digital, pela comodidade e praticidade.

No entanto, essa não é uma alternativa tão vantajosa. Mais contatos não significa necessariamente mais conversões.

Como indicamos no tópico acima, é preciso tratar toda compra como uma experiência proporcionada pela marca.

Imagine que um usuário acessa a caixa de entrada e se depara com vários e-mails oferecendo serviços de consultoria tributária SP sem ter procurado por eles em primeiro lugar.

Com certeza a pessoa não irá sequer abrir o e-mail e a comunicação não irá se concretizar.

Por isso, procure privilegiar contatos orgânicos e segmentações que realmente levem em consideração os interesses do público que se deseja alcançar.

Uma das características mais importantes do marketing digital é a possibilidade de trabalhar os nichos de consumo.

Aproveite essa chance e direcione seus esforços para pessoas que já tem uma certa propensão a fazer negócio com a sua marca.

3- Produza conteúdo de impacto

A realização de uma compra está diretamente ligada à quantidade de informações que uma pessoa obtém sobre o serviço ou o produto oferecido.

Quem está pesquisando sobre climatizador para mercado provavelmente tem dúvidas e anseios sobre o produto e deseja ter acesso a informações idôneas para supri-los.

Essa é a hora de investir na produção de conteúdo relevante para qualificar os leads.

A nutrição pode ser feita por meio dos formatos listados no começo deste texto desde que se observe ao menos duas coisas: a originalidade e a qualidade dos materiais.

Publicar conteúdo totalmente original é importante para garantir um bom posicionamento nos resultados de busca do Google.

A qualidade é a garantia de que as pessoas interessadas terão todas as eventuais perguntas respondidas pelos posts, e portanto, estarão preparadas para fechar negócio ao fim da jornada de compra.

Além disso, disponibilizar conteúdo exclusivo é uma forma de fazer o possível consumidor se sentir beneficiado pela marca logo de cara. 

Esse é um diferencial almejado por todas as empresas. Por fim, posts completos são maneiras de se fazer propagandas indiretas. 

Em vez de investir em campanhas de anúncios que podem parecer invasivas, prepare textos que resolvam os problemas da sua base de clientes.

Com certeza essa ação mostrará para eles que a marca realmente está preocupada com o bem estar e a qualidade do serviço oferecido.

4- Use sorteios ao seu favor

Hoje em dia, sorteios em que as marcas pedem para que cada seguidor marque pessoas nos comentários de um post para participarem são bastante comuns.

Pode parecer uma estratégia extremamente básica, mas sorteios desse tipo são ótimos para aumentar a visibilidade da marca.

É essencial trabalhar em campanhas que instigam os consumidores, além de estudar com cautela os interesses deles.

As pessoas precisam ter a certeza de que o sorteio em questão é vantajoso de verdade para, então, participar dele efetivamente.

Por isso, procure desenvolver campanhas focadas nas necessidades da base de clientes para que o diálogo aconteça.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

5- Aproveite a loja física para captar dados

Todas as dicas até o momento foram focadas no ambiente digital, mas também é possível usar as lojas físicas para potencializar a geração de leads.

Procure cadastrar cada pessoa que visita a fábrica de revestimento para rampa de garagem na base de dados para enviar e-mails posteriormente.

Outra estratégia muito indicada é incentivar o preenchimento de cupons para ganhar descontos ou participar de sorteios.

Cada informação utilizada no seu banco de dados de leads é importante para aprimorar as estratégias de conversão, então, aproveite as oportunidades que os ambientes físicos apresentam.

6- Selecione a rede social correta

Como já destacamos anteriormente, estudar o comportamento dos usuários é primordial para tomar boas decisões na área do marketing.

Por exemplo: as profissões da sua base de clientes podem indicar o tipo de rede social que eles preferem.

O público-alvo de uma fabrica de bobinas plásticas picotadas provavelmente é majoritariamente formado por donos de empresas. 

Logo, apostar em mídias sociais como o LinkedIn pode dar resultado.

A internet tem centenas de opções quando o assunto é rede social. Não pense que estar presente na maioria delas é sinônimo de sucesso.

O mais indicado é escolher aquelas que a maioria dos clientes usam diariamente, de modo a maximizar a visibilidade da marca para quem ela é feita.

O perfil da empresa deve conter uma identidade visual atraente e um feed que traga conteúdo relevante para os seguidores.

Procure monitorar todas as interações, como curtidas e compartilhamentos, e responder os comentários.

Esses elementos são métricas valiosas que a maioria das redes sociais mais populares, como Twitter e Instagram, apresentam.

A partir delas é possível começar a avaliar o impacto de um anúncio ou a taxa de engajamento dos posts.

7- Conheça as estratégias de SEO

Além da qualidade e da originalidade do conteúdo produzido, para atrair leads realmente interessados é preciso prestar atenção na legibilidade do material.

Para isso, há as estratégias de SEO ou otimização para motores de busca.

São regras relativas à estrutura e escrita do conteúdo até aos elementos do layout do site que o Google analisa na hora de definir a relevância de cada página da web.

Um link com uma pontuação de SEO alta vai aparecer nos primeiros resultados de busca. Listamos alguns elementos essenciais das estratégias de SEO:

  • Uso de palavras-chaves de alta densidade;
  • Boa legibilidade;
  • Experiência do usuário;
  • Design responsivo.

As palavras-chaves são as bases para alcançar o público que se deseja. Podem ser termos ou frases.

A legibilidade condicionada ao SEO é composta por parágrafos curtos e por textos estruturados entre títulos e subtítulos H2 e H3. A presença de listas bullet points também aumenta a pontuação.

A experiência do usuário diz respeito à boa navegabilidade das páginas do site e à velocidade de carregamento, entre outros elementos.

O design responsivo faz parte da experiência do usuário e trata-se de fazer adaptações ao layout para que ele seja funcional em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Esses são alguns dos pontos principais das estratégias de SEO.

É importante ter a noção de que não basta somente produzir conteúdo de qualidade sobre a manutenção de aquecedor komeco, mas também otimizá-la para o algoritmo do Google.

Geração de leads é garantia de sucesso no mercado virtual

A internet é um mercado altamente competitivo, onde as empresas que investem em proporcionar experiências diferenciadas se destacam.

Hoje em dia, a melhor forma de chamar a atenção de clientes em potencial é demonstrar inequivocamente os benefícios que a marca é capaz de proporcionar às pessoas.

Pensando nisso, uma empresa especializada em serviços de decapagem química deve fornecer todas as informações necessárias sobre a área de atuação.

Essa é a melhor forma de gerar e qualificar leads com alto potencial de conversão.

As 7 dicas listadas nesse texto são essenciais para o desenvolvimento de estratégias focadas no aumento da taxa de conversão de empresas dos mais variados segmentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou desse conteúdo?

Deixe a sua opinião nos comentários abaixo, ela é muito importante para nós.

Caso acredite que vale a pena, e alguém pode ser ajudado por este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!