O que é release? Confira 6 principais tipos de uso desse material informativo

release
release

Talvez pouca gente já tenha ouvido falar na palavra release assim, de modo direto, mas ele se trata de algo que todo empresário, gestor e até funcionário deveria entender melhor como exatamente funciona.

De fato, já foi mais comum utilizar esse recurso como marketing e como parte da comunicação de grandes corporações, porém, na época da mídia impressa, na qual o foco era impactar jornalistas e articulistas.

Hoje é comum pensar, de modo automático, que o release já não faz sentido, justamente por causa dessa origem em tempos antigos da grande mídia. 

Contudo, se fôssemos pensar assim em tudo, o marketing também não faria mais sentido.

Afinal, ele começou na primeira metade do século XX, mas obviamente o mais correto seria lembrar que ele se adapta, em vez de precisar sumir.

Assim, uma empresa de zeladoria e portaria faz, além de panfletagem, anúncio no Google.

Essa é a verdadeira evolução, que abrange o antigo e o novo de modo orgânico.

No caso dos releases, basta considerar que hoje as grandes autoridades já não são apenas os jornalistas e articulistas, mas também os digital influencers.

Logo, começa a ficar mais claro o que é o release, que do inglês significa algo como “liberar” ou “anunciar”. 

Na prática, também é comum ouvir falar em press release, o que aliás é até mais claro, por querer dizer “comunicado de imprensa”.

Lembrando sempre que essa imprensa não precisa se limitar a veículos antigos como o jornal ou revista do bairro, mas que precisa levar isso em conta e ir subindo nos níveis de abrangência, até atingir a esfera online.

Até porque, realmente a imprensa não deixou de existir, já que ela é um dos principais traços dos países democráticos. 

O que ocorre é que ela se ampliou, como quando comparamos a grande mídia com a social mídia, como feito anteriormente.

Assim, uma empresa de pão de queijo recheado congelado pode começar a compreender melhor como funciona a dinâmica da comunicação, da imprensa e do marketing hoje em dia, o que vai ajudá-la a crescer.

Realmente, dominar esses veículos e essas relações equivale a dar um salto de maturidade rumo ao sucesso, pois é assim que as grandes marcas fazem para marcarem seu espaço e entrarem na cabeça dos clientes.

Por isso, deliberamos sobre a importância de elaborar este artigo, descrevendo em detalhes não apenas o que é o release ou press release, mas também os motivos por que utilizar esse recurso e as dicas de boas práticas da área.

Desse modo, além de já começar a compreender melhor o mercado e os veículos de mídia, você também pode dar os primeiros passos no caminho certo, fazendo algo em vez de se perder em abstrações e teorias muito vagas.

Também por isso, trazemos exemplos muito práticos, que ajudam a ilustrar o que está sendo dito.

O melhor modo de fazer isso, inclusive, é citar segmentos e nichos reais de empresas que atuam no mercado.

Inclusive, esse é um dos pontos bacanas deste assunto, que é o fato de que hoje os releases se adaptaram tanto que já podem ajudar qualquer modelo de negócio, sejam empresas de venda ou de serviços como pintura de parede externa.

De tal modo que, onde quer que haja empresários e gestores engajados em crescer de modo sério, sólido e sustentável, essa estratégia aqui apresentada poderá ajudar a implementar os planos e consolidar os resultados.

Dito isto, quem tem esse desejo sincero e até urgente de mergulhar de cabeça em uma compreensão mais profunda de como o press release pode agregar valor a uma marca qualquer, então basta ler com atenção até a última linha deste texto.


Leia também:


Características e conceitos do Release

Se nosso interesse passa a ser o de definir o release, podemos passar pela caracterização já feita acima, de que ele é um comunicado de imprensa, mas é preciso ir além.

Uma característica fundamental, por exemplo, é a de que se trata de um documento, ou seja, algo que precisa ser criado do zero com uma estrutura pré-formulada de começo, meio e fim, com base em aspectos que são fundamentais.

O que é fazer um release?

Assim como uma redação ou um relatório são documentos que seguem um mesmo formato predeterminado. 

No caso do release, trata-se de uma espécie de declaração feita por parte de uma marca a vários setores da sociedade e do mercado em geral.

Adiante veremos um pouco mais dessa estrutura e alguns elementos realmente imprescindíveis. 

Aqui, falando ainda da caracterização e da conceituação, precisamos lembrar que além do documento, o release se apoia em um acontecimento.

É muito comum confundir esse acontecimento com um evento, porém este é apenas um dos motivos pelos quais um release pode ser escrito. 

Isto é, quando uma empresa de descarte de epi hospitalar, por exemplo, faz um evento convidando seus clientes em potencial.

Contudo, há diversos outros motivos, entre os quais:

  • Feira;
  • Exposição;
  • Produto;
  • Lançamento;
  • Serviço;
  • Estreia.

Enfim, embora o evento seja o que tem mais sinergia perante a mídia tradicional, é importante lembrar que hoje em dia o release foca também o universo digital.

Portanto, ao elaborar um release é preciso ser mais abrangente e inclusivo desde o começo.

É o caso das próprias feiras e exposições, bem parecidas em proposta, embora foquem apenas no universo presencial, ao passo que o evento abrange o digital.

A não ser em sentido revisitado, em que pode ocorrer uma exposição online.

Já lançamento e estreia competem entre si, como proposta em que uma marca de serviço de limpeza, por exemplo, pode anunciar uma nova solução criada na véspera, que até então não estava no portfólio ou mix de opções da empresa.

Também é neste sentido que os releases podem anunciar produtos e serviços propriamente ditos.

Como no caso da empresa de limpeza, que pode trazer algo como um novo alvejante com solução diferente em roupas brancas.

No tocante ao serviço, pode ser uma modalidade opcional de contratar determinada prestação laboral, as quais vão além do que imaginamos.

Um cartão de crédito ou uma operadora de celular, por exemplo, prestam serviços.

Finalmente, o produto segue na mesma linha e também pode contar com releases, sobretudo quando estamos falando de algo como uma startup.

De igual modo, qualquer outro negócio inovador que atraia naturalmente a mídia e o público.

Por que utilizar a estratégia do release?

Já vimos que hoje em dia os releases podem ser tão assertivos quanto eram cinquenta anos atrás. 

Sendo assim, se antes conseguir a atenção de um jornalista era algo incrível, hoje o mesmo vale para um influencer digital.

Assim, um dos grandes motivos para aplicar esse recurso é justamente o de sua proposta central, que traz um custo-benefício incrível para qualquer empresa.

Em termos de benefícios, o fato de chamar os holofotes para si, pois quando algum veículo de mídia morder a isca o resultado será praticamente garantido.

Ao passo que o custo de criação de um release é baixíssimo, ou mesmo perto de zero em alguns casos.

Afinal, só o que uma empresa de portão deslizante 3 folhas gasta para implementar o recurso do release e colocá-lo para girar no seu devido meio, é o tempo de trabalho.

No máximo, podemos calcular a hora trabalhada de cada funcionário que ajudou a materializar o release. 

Contudo, geralmente esse tempo sai da própria carga de trabalho corrente, então o valor permanece pequeno ou perto de zero.

Além disso, outro benefício tremendo é que ele ajuda você a organizar ideias sobre sua marca, junto aumentando a credibilidade do seu negócio.

Basicamente, você desfruta de modo indireto da autoridade de outros veículos, encurtando sua jornada rumo ao sucesso da sua empresa.

O formato e o lead jornalístico

Duas dicas de ouro para produzir o documento do release de modo assertivo e conseguir o que queria são essas, a começar pelo formato, que deve ser bem estruturado, enxuto e muito claro.

Para não perder isso de vista, foque em responder o famoso lead jornalístico, isto é: o quê, quem, quando, onde, como e porque. 

Dessa forma, uma fábrica de cortina wave consegue deixar bastante claro do que se trata sua comunicação.

Portanto, respondendo essas questões, nessa ordem, você chama atenção por meio da clareza das ideias, podendo sair na frente caso seu alvo receba vários leads por dia.

 

O título e os diferenciais

Por fim, podemos ser ainda mais práticos na hora de ajudar sua empresa a estruturar um release realmente matador, que se diferencia no mercado.

Um exemplo é prestar atenção no título, que precisa ser chamativo por si mesmo, ou a contraparte pode desistir ali mesmo. 

Uma dica de ouro é fazer com que ele contenha ao menos três aspectos da lead jornalística acima, coisa que pouca gente faz.

Por exemplo, “Empresa X conscientiza, em palestra Y, a importância do enterro de animais”, ou seja, você informou quem, onde e o quê, tudo em um único título.

Outras dicas incluem prestar atenção no tamanho do documento, que não deve passar de uma lauda. 

Além das frases que devem ser curtas e dos parágrafos que não devem passar de três linhas, para serem agradáveis de ler.

Considerações finais

Sendo assim, várias tendências ou estratégias antigas foram simplesmente repaginadas para funcionarem também na realidade digital, como no caso do release.

Acima trouxemos dicas e informações que deixam bem mais claro o que exatamente é o release, bem como os passos iniciais e as boas práticas da área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: