7 etapas principais na criação de uma estratégia de marketing digital de sucesso

7 etapas principais na criação de uma estratégia de marketing digital de sucesso

Você quer que sua empresa anuncie com uma abordagem interessante, fora do padrão e ousada? A criação de uma estratégia de marketing digital de sucesso pode resolver isso.

Entretanto, para chegar a este ponto áureo, você tem que percorrer um caminho longo, bem pensado e calculado.

Mas como você cria uma estratégia de marketing digital de sucesso e quais etapas devem ser seguidas em sua implementação?

É o que pretendemos mostrar ao longo desse artigo.

Você vai notar que em cada etapa, passos específicos são mostrados para que você posa prosseguir.

São dicas de marketing comprovadas para uma abordagem metódica e que farão a diferença para você.

Confira!

O que é uma estratégia de marketing digital?

Estratégia de marketing digital é um plano que ajuda sua empresa a atingir objetivos numéricos específicos.

Feito por meio de canais de marketing on-line cuidadosamente selecionados em mídia paga (publicidade em mídia social, conteúdo anunciado em rádio e televisão, materiais impressos, etc.).

Nisso inclusos, mídia ganha (artigos, publicações comerciais) e mídia própria (qualquer conteúdo próprio no site e nas redes sociais – artigos, vídeos, imagens, etc.).

Sua arma, nesse caso, é o conteúdo que você cria para seu produto ou serviço.

Aconselhamos você a não usar as 3 mídias isoladamente, mas combiná-las como parte de sua estratégia de Inbound marketing para atrair clientes.

Todos esses esforços direcionados apoiarão a transformação digital e o crescimento de sua empresa.

Mas por onde começar se você deseja desenvolver uma estratégia de marketing digital?

Esse ainda é um desafio comum para a maioria das empresas.

Portanto, é importante começar desenvolvendo um plano integrado para o engajamento e o crescimento efetivo do público.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1. Auditoria de mídia social e ativos

Auditoria de mídia social é o processo de revisar o que funciona, o que não funciona e o que pode ser melhorado em todas as suas mídias sociais.

Explicado resumidamente – um estudo das mídias sociais atuais.

Não vamos esquecer que a base do marketing está enraizada em boas pesquisas e análises.

Logo, aconselhamos que utilize uma tabela na qual introduza os resultados encontrados, de forma a não perder informações valiosas e a partilhar facilmente os dados com a sua equipa.

Você pode incluir na tabela:

•  Análise de público – quem você alcança com seu público e onde ele está.

  • Auditoria interna – quais canais você usa e quais os resultados que eles fornecem (site, redes sociais, e-mail marketing, SEO, conteúdo próprio e anúncios PPC).
  • Análise dos concorrentes – qual é a sua atividade nas redes sociais e qual delas funciona bem para eles.

As conclusões que você tirará desses dados descreverão bem o valor que você dá aos seus clientes, o que o ajudará a projetar o valor que deseja entregar a eles no futuro.

2. Definição de metas

Mudamos da mídia social para os objetivos de negócios de sua estratégia.

Antes de começar a criar estratégias, você precisa se perguntar o que espera alcançar com sua estratégia de marketing digital.

Esta etapa requer que você crie um conjunto de metas muito detalhado e específico.

Seus objetivos de marketing digital devem estar sempre ligados aos objetivos principais do seu negócio.

Pense cuidadosamente sobre suas campanhas e atividades de marketing e alinhe-as com objetivos gerais maiores.

Isso ajudará sua empresa a perceber o que pode ser alcançado com base nos recursos disponíveis.

Para fazer isso, use a definição de metas SMART para sua campanha de marketing digital.

A SMART é uma ferramenta de definição de metas muito útil e frequentemente preferida pela maioria das empresas.

As metas SMART ajudam a esclarecer as ideias em torno de sua campanha de marketing digital; concentrar os esforços de toda a equipe para usar seu tempo e recursos de forma produtiva e ajudar a aumentar as chances de alcançar o resultado desejado.

A SMART oferece os seguintes critérios de definição de metas:

  • Específico – Objetivos bem e claramente definidos. Você precisa ser específico ao definir seus objetivos e garantir que todos estejam cientes de sua natureza.
  • Mensuráveis – em outras palavras, quais KPIs (indicadores-chave de desempenho) o ajudarão a entender se você atingiu seus objetivos ou não. Isso é importante porque, com essas métricas, você poderá descobrir se seus esforços estão realmente valendo a pena e como eles estão se transformando em receita.
  • Atingível – Ser realista em relação ao orçamento e ao mercado que se estabelece. Ao definir seus objetivos de marketing digital, pergunte-se se eles podem realmente ser alcançados ou são muito altos e inatingíveis.
  • Relevante – Sobre a empresa e o campo em que sua organização está localizada. Ou como suas metas de marketing digital o ajudarão a atingir suas metas de negócios.
  • Prazos – definir um prazo claro para suas metas informa quando medir seus resultados e compará-los com campanhas de publicidade anteriores. Esta é outra prática extremamente importante, pois ajuda você a entender como otimizar suas estratégias e metas futuras para obter melhores resultados a cada nova campanha.

Exemplo: conquistar mais novos usuários em seu site não é uma meta da SMART.

Gerar 10% a mais de tráfego para seu site por meio de anúncios de mídia social nos próximos dois meses é uma meta da SMART.

Sua estratégia é o que você delineará como as etapas exatas que você executará para atingir essa meta.

3. Pesquisa de mercado, público e conteúdo atual

Assim que os objetivos de uma estratégia digital forem claros, chegará o momento em que você precisará desenvolver a abordagem a ser adotada.

Pesquisa de mercado e público-alvo

A pesquisa de mercado oferece a oportunidade de obter informações importantes que podem ajudá-lo a planejar a estratégia certa.

Na verdade, a pesquisa de mercado o ajudará a encontrar maneiras de comercializar de forma mais eficaz.

Uma das vantagens do marketing digital é atingir um público mais amplo do que o marketing tradicional.

Tente imaginar um depósito de materiais de construção acostumado com o boca a boca, o público é limitado a região em que está localizado.

Entretanto, ao adicionar na sua estratégia de vendas um site comercial, seu alcance de público deixa de ser apenas local e torna-se mais abrangente.

Uma extensa pesquisa de mercado o ajudará a identificar melhor seu público-alvo.

Isso permite que você reúna e aprenda os detalhes necessários sobre eles, como informações demográficas, suas preferências, expectativas, necessidades, desejos e comportamento de compra – tudo isso pode ajudá-lo a entender e criar o visual certo para suas campanhas de marketing digital.

Se sua empresa for uma startup, comece construindo uma buyer persona .

No entanto, antes de tentar alcançá-los com sucesso, você precisa saber quem é o seu público.

7 etapas principais na criação de uma estratégia de marketing digital de sucesso

Dados de atividades anteriores

Esta etapa o ajudará a descobrir em que se concentrar para atingir seus objetivos atuais.

Portanto, faça uma lista do seu próprio conteúdo existente e classifique cada item de acordo com o desempenho anterior em relação aos seus objetivos atuais (por exemplo, uma postagem de blog, e-book ou página do site).

Esta etapa é descobrir o que está funcionando agora e o que não é, para que você possa otimizar suas atividades ao planejar o conteúdo futuro.

Informações sobre canais online

A pesquisa de mercado não só permite que você entenda como seu público reage à sua marca, mas também revela onde eles falam sobre ela.

É importante ressaltar que cerca de 42% das pessoas no mundo todo usam as mídias sociais de alguma forma , o que indica que o marketing digital por meio das mídias sociais não deve ser ignorado.

Depois de identificar quais mídias sociais ou plataformas digitais seu público-alvo normalmente usa, você pode otimizar ainda mais seus esforços de marketing e publicidade e atingir com mais eficácia as pessoas que deseja.

4. Definição de canais

Avaliar suas atividades anteriores em relação a seus objetivos atuais pode ajudá-lo a ter uma ideia de para onde ir ou o que aumentar, manter ou adicionar / interromper.

Não há como negar que muitos canais online são uma questão de tentativa e erro.

Monitorar o desempenho de campanhas online anteriores e em tempo real permitirá que você construa uma estratégia de marketing digital estável.

Se sua meta é direcionar mais tráfego para seu site, recomendamos que você primeiro analise de onde seu tráfego e leads vêm.

Depois disso, classifique cada fonte de mídia que você ganha da mais eficaz à menos eficaz (site, mídia social, marketing por e-mail , marketing de conteúdo / SEO, publicidade PPC).

Por exemplo, você pode encontrar um artigo específico que trouxe bom tráfego para seu site e estimulou suas conversões.

Ou você pode descobrir que mais pessoas compartilham seu conteúdo no LinkedIn e notar que esse canal atrai mais tráfego para seu site.

A ideia é construir uma ideia de quais tipos de canais irão ajudá-lo a atingir seus objetivos (e quais – não), com base nos dados existentes, após a auditoria de mídia social, definir metas e realizar pesquisas de mercado e público.

No entanto, se você encontrar um novo canal com o qual deseja experimentar, não o desligue só porque nunca foi feito antes, mas adicione-o.

5. Planejamento de orçamento

Depois de definir metas para sua estratégia de marketing digital e ter uma ideia clara de seu público, mercado e canais online, existem algumas áreas nas quais se concentrar ao planejar seu orçamento.

A maioria das empresas concentra-se em investimentos de curto prazo, pois apresentam resultados mais visíveis e mais rápidos, enquanto as de longo prazo apresentam maior receio de investir devido à falta de retorno direto e à complexidade de implementação de seu próprio conteúdo.

Investimento de curto prazo

  • Publicações individuais
  • Publicidade / patrocínio
  • Ativações e promoções
  • Investimento de longo prazo
  • Conteúdo próprio
  • Gestão da comunidade
  • Imagem e avaliação da marca

6. Crie uma mensagem-chave

Antes de chegarmos a ele, você precisa se perguntar: como deseja que seu público descreva sua marca?

Criar uma personalidade de marca é uma forma de personalizar sua marca usando características humanas.

A identificação adequada dessas características permite que seu público se conecte pessoalmente com sua empresa.

Aqui, pense na conexão mais emocional que você deseja criar com seu público.

Você conhece bem o seu público e seus interesses – use essa vantagem.

Defina as características de sua marca e pense em seu tom de voz , que falará de forma mais direta e clara com seu principal cliente.

A mensagem principal de sua estratégia deve ser dirigida a esse cliente ideal.

Em outras palavras, TOV é a forma como sua marca se comunica e influencia o público.

A maneira como você se comunica com seu público, combinada com seus interesses, criará seu conteúdo exclusivo.

7 etapas principais na criação de uma estratégia de marketing digital de sucesso - Planejamento de conteúdo

7. Planejamento de conteúdo

Depois de tudo pesquisado e analisado, você precisa ter uma boa visão dos elementos que irão compor sua estratégia de marketing digital.

Neste ponto, você precisa ter todas as informações de que precisa para começar a planejar seu conteúdo.

Sua estratégia de conteúdo consistirá em uma série de ações que atendem a objetivos específicos e terá um cronograma específico para que as ações possam ter cronogramas mensuráveis.

Algumas dessas ações podem ser:

  • Desenvolver uma estratégia de palavras-chave – identifique palavras-chave importantes para melhorar o SEO.
  • Criar um calendário para o conteúdo planejado – Isso permitirá que você tenha objetivos de longo prazo e facilmente rastreáveis.
  • Publicação em mídia social – Use sua pesquisa para determinar que tipo de conteúdo você deve postar em quais canais de mídia social e com que frequência você deve fazê-lo.
  • Usar CTA – É fundamental que você inclua o CTA em seu conteúdo para sua estratégia para que os clientes possam se comunicar facilmente com você e seus produtos.
  • Ferramentas de automação de marketing – depois de finalizar sua estratégia de conteúdo, essas ferramentas são uma ótima maneira de economizar tempo e ser eficaz.

Conclusão

A criação de uma estratégia de marketing digital de maneira minuciosa e com foco nos detalhes é sinônimo de resultados.

Claro, que cada um têm afinidade por este ou aquele método.

No entanto, o que apresentamos neste artigo são estratégias que quando bem realizadas promovem o crescimento constante.

Quando muito, alguns pequenos ajustes e você poderá conferir os resultados.

Não deixe de conferir novos artigos, que postamos aqui pensando em como podemos ajudá-lo(a).

Deixe seu comentário ou sugestões, isso nos ajuda a fazer melhor.

Aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais.

Até a próxima!

Não deixe de conferir: O Segredo de fazer propaganda de negócios e anunciar vendas 2 X melhor



Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas…
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço