Como elaborar uma campanha de marketing digital?

campanha de marketing

Elaborar uma campanha de marketing é fundamental para que a empresa possa se comunicar com o mercado. Por essa razão, essas estratégias são consideradas o principal meio de comunicação e uma forma de reforçar o posicionamento da marca.

Quando as campanhas são bem elaboradas, elas ajudam a despertar um novo público e aumentar as vendas do negócio. No entanto, é importante saber elaborá-las porque precisam causar uma boa impressão.

O marketing passou por muitas mudanças com a chegada da internet. Essa evolução tem como objetivo acompanhar as tendências e entregar para os consumidores aquilo que eles desejam receber.

Também foi a internet que possibilitou que as pessoas tivessem acesso à informação a qualquer momento e sobre qualquer assunto. Ou seja, os consumidores estão mais bem informados e, por isso, muito mais exigentes.

A web se transformou no principal canal de comunicação, ultrapassando até mesmo a TV e rádio. Por conta disso, é fundamental que as empresas estejam presentes nas plataformas mais utilizadas na internet, o que envolve suas campanhas de marketing.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é uma campanha de marketing, como ela pode ser elaborada e quais são as principais ferramentas para essa estruturação. Acompanhe!

Campanha de marketing: entenda seu conceito

As campanhas de marketing são promoções que têm o objetivo de atingir uma meta específica por meio de ações com data para começar e para terminar.

É por esse motivo que é preciso definir um objetivo claro para a campanha de marketing, além de que ele também precisa ser pontual.

Quanto mais objetivo você for, maiores serão as chances de alcançar suas metas. Ser específico é essencial para que você possa encontrar as melhores táticas de marketing, economizando tempo e dinheiro.

Pensando por esse lado, podemos dizer que as campanhas de marketing bem-sucedidas de um fabricante de produtos em alumínio são aquelas que vão além de serem apenas anúncios.

São estratégias que recorrem a diferentes tipos de mídia, como sequência de mensagens em determinado período, ações que melhoram o relacionamento com o cliente e que definem o seu posicionamento.

O objetivo das campanhas de marketing também é garantir aos consumidores uma boa experiência com a marca. Com isso, pode ser mais simples atingir as metas de vendas.

São as campanhas que divulgam a marca, seus produtos e serviços, mas independentemente de qual seja o seu objetivo, é necessário saber elaborar uma boa estratégia.

Estruturando uma campanha de marketing

Desenvolver uma campanha de sucesso não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Você só precisa saber alguns passos essenciais para trabalhar com boas estratégias. São eles:

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1 – Definir os objetivos do negócio

O primeiro passo para criar uma boa campanha de marketing é determinar quais são os objetivos da ação. Uma empresa de coberturas para festas em São Paulo precisa pensar em maneiras de atingir suas metas anuais em receita e volume.

Se você quer atrair uma quantidade x de clientes, primeiramente precisa saber quantos leads vai precisar gerar. Ao encontrar esse resultado, fica mais fácil determinar as mídias que você vai utilizar e o tipo de campanha que vai criar.

É possível prospectar potenciais clientes por meio de diferentes canais, e os mais utilizados pelas empresas são:

Em vista disso, é possível afirmar que definir os objetivos da sua campanha vai orientar todas as outras decisões que vier a fazer.

2 – Unir as ideias e estratégias

Identifique as metas do negócio que precisam ser trabalhadas pela campanha de marketing. Essas ações podem ser direcionadas à captação de clientes, vendas, expansão da marca, entre outras possibilidades.

É importante avaliar as ideias e opiniões para saber quais são as práticas mais eficientes e que realmente vão permitir que você atinja o seu objetivo.

3 – Conhecer o público-alvo

Saber com quem está lidando é a chave para todas as suas campanhas de marketing. Afinal, cada empresa possui um público específico. 

Por exemplo, a audiência de uma oficina especializada em mecanica injeção eletronica é diferente da audiência de uma loja de produtos para bebês.

Quando você não conhece o seu público, investe em práticas e ações que não condizem com as características dele. Consequentemente, você não leva a sua mensagem para a pessoa certa, o que provoca um desperdício de tempo e dinheiro.

Por outro lado, se você sabe qual é a idade, localização, hábitos de consumo, desejos e necessidades da audiência, fará com que suas campanhas de marketing sejam muito mais assertivas.

Lembre-se de que o objetivo do marketing digital não é impactar o maior número de pessoas possível, mas sim, atingir a pessoa certa e no momento ideal.

Em outras palavras, você vai falar com alguém que realmente tenha perfil para ser seu cliente, transformando-se em uma oportunidade de vendas.

4 – Criar a mensagem principal da campanha

Uma empresa de sistema de monitoramento vai colocar em sua promoção apenas a mensagem principal que deseja transmitir.

Se durante uma ação de marketing você colocar muita informação, o público vai ficar sobrecarregado e talvez não dê a devida atenção à sua propaganda.

Para evitar essa situação, é fundamental ser criativo, principalmente levando em conta que o mercado atual está abarrotado de mensagens e promoções de marketing. Portanto, crie uma mensagem principal que realmente prenda a atenção do público.

5 – Determinar um orçamento

Definir o orçamento da sua campanha de marketing é fundamental para garantir que você obtenha um bom Retorno Sobre Investimentos (ROI) e invista em estratégias realmente viáveis para o seu negócio.

Para determinar o seu orçamento, analise o número de conversões que você pretende alcançar, quais são as etapas necessárias dessa conversão, a quantidade de unidades que você quer vender e o retorno estimado para a campanha.

Além de seguir esse passo a passo, é vital para qualquer empresa, como uma de instalação de fechaduras, utilizar boas ferramentas de marketing digital, que serão apresentadas mais adiante.

Principais ferramentas para turbinar suas campanhas

A eficácia de suas campanhas de marketing digital também depende das ferramentas que você vai utilizar para desenvolvê-las. Entre as melhores opções estão:

Google Optimize

Para crescer, é fundamental que o negócio esteja disposto a investir em novas abordagens, mas, para isso, é necessário contar com uma base sólida.

Por meio do Google Optimize, é possível realizar testes relacionados às campanhas, e ele informa quais ações podem ser aprimoradas e aquelas que devem ser descartadas.

Google Analytics

Esta talvez seja a ferramenta mais utilizada por diferentes tipos de empresa, como aquelas especializadas em renovação cadastro antt.

A internet possui um público muito extenso e entre essas pessoas estão aquelas que você quer atrair. Isso pode ser feito por meio de anúncios pagos, estratégias de otimização, promoções das redes sociais, entre outras possibilidades.

Só que não basta simplesmente criar uma estratégia. É necessário saber se ela está funcionando e o que pode ser aprimorado. Ou seja, precisamos avaliar algumas métricas importantes.

O Google Analytics é uma ferramenta criada pela maior plataforma de buscas. Ao inserir um código de rastreamento, a plataforma te mostra informações valiosas sobre o tráfego no seu site.

Com isso, uma empresa de serviços de apoio marítimo pode descobrir um pouco mais sobre o tempo de permanência dos visitantes em suas páginas, quais são as taxas de rejeição em seu canal e outras informações essenciais.

SEMrush

Essa ferramenta é paga e uma das mais utilizadas por empresas de diferentes tamanhos e setores, visto que possui uma grande quantidade de funcionalidades.

Com sua ajuda, a marca investiga métricas, elabora relatórios de resultados e consegue melhorar os conteúdos de seu site, com base nos principais assuntos da internet.

Por meio dela, também é possível descobrir quais são as palavras-chave mais pesquisadas em uma região, o que aumenta as chances de conquistar uma audiência maior para o site.

BuzzSumo

Por fim, uma empresa especializada em estudo de impacto de vizinhança simplificado pode utilizar essa ferramenta para encontrar influenciadores em seu mercado de atuação.

Desse modo, é possível investir em campanhas de marketing digital mais diretas e que trazem resultados mais rapidamente.

Conclusão

Sem investir em boas campanhas de marketing, pode ser difícil alcançar um bom posicionamento no mercado. 

Você mesmo, como consumidor, pode pensar em quantas marcas você conheceu por indicação e quantas teve contato por meio de propagandas.

Nós conhecemos muito mais as marcas por meio das estratégias de marketing do que de outras formas. Portanto, mesmo que você conquiste a propaganda boca a boca e seja indicado por muitas pessoas, é fundamental investir em marketing.

As estratégias pela internet vão fazer com que a sua marca chegue a um número maior de pessoas, principalmente aquelas que realmente podem se interessar pelas suas soluções.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!