8 dicas para conseguir promoção no trabalho e subir na carreira

Conseguir promoção no trabalho e subir na carreira

Subir na carreira é um objetivo que muitos profissionais perseguem, mas que só alguns realmente conseguem. Então o que distingue essas pessoas que conseguem atingir os seus objetivos na vida profissional e seguem sendo promovidas de todas as outras que não saem do lugar?

Certamente que essas pessoas que têm sucesso profissional fazem coisas que a maioria não faz e é disso que vamos falar neste artigo.

Então continue lendo…

8 dicas para conseguir promoção no trabalho e subir na carreira

Dedicar tempo ao aprimoramento de suas habilidades pode ajudá-lo a atingir objetivos pessoais de carreira, como ganhar uma promoção ou se tornar um especialista em um determinado assunto.

Se existem métodos que podem te ajudar a subir na carreira, certamente, você encontrará nessa lista.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1 – Estabeleça o objetivo de conseguir a tão desejada promoção

Bem, essa dica pode parecer óbvia mas o facto é que a maioria das pessoas não estabelecem metas para a sua vida, quer se trate de objetivos profissionais ou metas a atingir em qualquer outra área das suas vidas.

Então, se você não ambiciona ser promovido fica muito mais difícil conseguir a promoção.

Até poderá acontecer por mero acaso, mas é muito improvável.

Pessoas que definem objetivos vão estar lutando diariamente para se destacar, trabalhando duro (por vezes até sacrificando a vida pessoal / familiar) para conseguir alcançar os objetivos o mais rapidamente possível.

Por outro lado, pessoas que não têm objetivos não enfrentam essa luta, não se sacrificam e por isso também nunca chegam a lugar nenhum.

2 – Mostre para as chefias que você quer mais para a sua carreira

Ter o objetivo de conseguir a tão desejada promoção é fundamental, mas só isso não chega.

Você até pode se esforçar, desempenhar muito bem o seu cargo, ir além do que é pedido, mas se não mostrar que está disponível para arriscar e evoluir na carreira, então é provável que a promoção seja atribuída a outra pessoa que manifestou o desejo de seguir crescendo na empresa.

Então é importante que você faça com que seus superiores saibam que você deseja e está disponível para assumir mais responsabilidades dentro da empresa, aprender novas habilidades, enfrentar novos desafios.

Dessa forma, quando surgir alguma vaga ou uma nova oportunidade na empresa essas pessoas que têm poder de decisão vão lembrar de você e suas chances de conseguir a promoção serão muito maiores.

3 – Procure conhecer ao máximo a empresa onde trabalha e todo o setor de atividade

Quanto mais você souber sobre a empresa onde trabalha e o setor de atividade em que ela está inserida, melhor preparado se sentirá e mais chances terá de subir na carreira.

Quando as pessoas pensam em subir na carreira geralmente pensam em assumir um cargo mais alto e ganhar mais na empresa onde trabalham.

Contudo, se conseguir um cargo mais alto e um salário melhor numa outra empresa, isso também é subir na carreira.

Por isso, para além de se esforçar para aprender e conhecer ao máximo a empresa onde trabalha, esforce-se também por conhecer tudo o que se passa ao redor dela: os fornecedores, os clientes, os parceiros, os concorrentes, etc.

Ao fazer isso, para além de aprofundar os seus conhecimentos e know-how acerca de todo o setor de atividade irá também aumentar o seu networking, estabelecer contatos com as pessoas importantes do setor onde trabalha o que lhe poderá abrir portas no futuro para um novo cargo / uma promoção.

4 – Invista continuamente no seu desenvolvimento pessoal e formação profissional

Hoje em dia as inovações seguem acontecendo a um ritmo sem precedentes.

Novas tecnologias estão surgindo diariamente, processos e ferramentas de trabalho estão sendo melhorados continuamente, e assim sendo é fundamental estar sempre aprendendo coisas novas para conseguir acompanhar todo esse desenvolvimento.

Então a melhor forma de se manter atualizado é investir continuamente na sua formação profissional e desenvolvimento pessoal.

Participe de todas as ações de formação que a sua empresa disponibilizar e que sejam relevantes para o cargo que você desempenha dentro da empresa.

Se a empresa não disponibilizar os treinamentos que você acredita serem importantes para evoluir no seu percurso profissional então procure fora da empresa.

Atualmente existem muitas ofertas de formações gratuitas na internet, por isso é possível aprender e aprofundar conhecimentos nas mais diversas áreas sem ter que pagar nada.

Caso não encontre treinamentos gratuitos na área que você está procurando, então não tenha medo de investir o seu dinheiro e pagar por um curso que realmente melhore as suas habilidades e aumente as suas qualificações profissionais.

5 – Invista no seu marketing pessoal / imagem pessoal

Normalmente, não basta ter um bom produto para ele ser um sucesso vendas.

É preciso muito mais… É preciso apresentar o produto da forma certa para as pessoas certas — e isso é a função do marketing.

E o mesmo é válido para as pessoas (do ponto de vista profissional). Não basta ser um ótimo profissional – tem que parecer também. E isso pode ser conseguido investindo no seu marketing / imagem pessoal.

A forma como as pessoas se veem a si próprias é geralmente muito diferente da forma como os outros as veem, e isso pode funcionar contra si se você não estiver passando a mensagem (imagem) certa.

Por isso, é fundamental que você tenha consciência da imagem que você quer passar de forma a orientar o seu comportamento e as suas ações nesse sentido.

Obviamente que a imagem pessoal está relacionada com os cuidados de beleza pessoal e a forma de vestir, mas vai muito além disso. Passar a mensagem (imagem) certa também tem que ver com a forma como você comunica, com a sua postura / linguagem corporal, com a sua criatividade, com a forma como lida com os problemas, com a forma como trata as pessoas ao seu redor, entre muitas outras coisas.

6 – Desenvolva a sua inteligência emocional

No atual contexto das organizações a inteligência emocional é uma das soft skills mais valorizadas. A inteligência emocional envolve demonstrar que você sabe lidar com momentos de estresse, que está consciente de si e dos outros e que sabe como manter a calma e agir de forma a encontrar soluções eficazes para os problemas que estão sempre surgindo nas empresas.

7 – Seja proativo

Esta é uma expressão cada vez mais usada no mundo do trabalho, mas muitas pessoas não sabem o que é que isso significa ou de que forma podem ser mais proativas.

Então, o que é que significa ser proativo?

Basicamente tem que ver com agir em vez de reagir. Fazer sem que seja necessário que alguém lhe diga para fazer. Isso não quer dizer que você não deva seguir as ordens da chefia, significa antes que se você sabe que determinada coisa precisa ser feita, você não fica aguardando que alguém lhe diga para fazer – você vai e faz.

Até porque se você é o tipo de pessoa que fica sempre quieto até a chefia mandar fazer alguma coisa, o mais provável é que fique rotulado de preguiçoso ou desinteressado, e aí não tem chance de alguma vez ser promovido.

Ser proativo também significa ter capacidade para antecipar possíveis problemas, mais do que resolver problemas. Significa que você é capaz de agir de forma a evitar que o problema se torne realidade. Significa que você é capaz de resolver problemas antes mesmo do problema ser um problema.

8 – Aprenda a escutar e a trabalhar em equipe

Saber escutar os outros é uma virtude cada vez menos comum, tanto no plano pessoal como no profissional. As pessoas ouvem (se é que sequer ouvem), mas não escutam.

As pessoas gostam muito de falar mas muito pouco de escutar. A triste realidade é que se não aprenderem a escutar também não vão aprender mais nada. Quando você fala apenas está a reciclar aquilo que já sabe (e muitas vezes aquilo que não sabe), mas quando escuta de verdade você aprende.

Essa é também uma das razões que muitas vezes conduz ao falhanço do trabalho em equipe. Para uma equipe trabalhar de forma eficaz é fundamental que haja uma comunicação clara e eficaz. E para que isso aconteça a mensagem tem que ser transmitida de forma clara mas também tem que ser recebida e entendida sem confusões.

Por isso é tão importante saber escutar. Uma pessoa que sabe escutar, para além de demonstrar que está disponível para aprender, também vai de facto aprender mais e mais rapidamente do que aqueles que não sabem escutar.

No contexto atual, em que as coisas acontecem a uma velocidade nunca antes vista, parar e saber escutar é uma vantagem competitiva enorme, a qual por si só lhe pode abrir as portas da tão desejada promoção no trabalho.

Para terminar este artigo que já vai sendo um pouco longo apenas quero assegurar que se você seguir essas oito dicas irá conseguir subir na carreira de uma forma e a um ritmo que você nunca imaginou ser possível.

A grande verdade é que essas dicas são simples, mas não são propriamente fáceis de colocar em prática. Isso faz com que muitas pessoas desistam antes mesmo de começar e elimina uma boa parte da concorrência logo à partida.

Espero que você não seja uma dessas pessoas porque passando esses conselhos à prática não tem como você não se destacar do rebanho, e conseguir a tão desejada promoção muito mais rapidamente do que você sonharia ser possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do site de Cursos Formação Grátis, onde você pode encontrar centenas de cursos das mais diversas áreas de formação profissional.

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço