Qual o papel da persona em uma estratégia?

persona

Você sabe o que é persona, ou buyer persona e o papel desse personagem na sua estratégia de marketing e vendas? Este artigo foi feito para te ajudar a compreender este indivíduo tão importante.

Entender o público-alvo de uma empresa é tão importante quanto descobrir a sua persona, pois a compreensão dessa questão, nada mais é do que uma forma fácil e acessível de visualizar o cliente perfeito, impulsionando todas as ações dentro da empresa.

Para sabermos melhor como achar a persona para uma loja de trocador de calor piscina, por exemplo, é necessário entendermos primeiramente mais sobre a empresa e o cliente.

Neste sentido, é importante fazer levantamentos de dados e análise dessas informações, procurando estabelecer, dentro do melhor sentido possível, alguns pontos importantes que moldam a criação de uma pessoa, desde a sua idade até estilo de vida.

Essa busca pelo público ideal pode ter um impulso interessante nas ações de marketing de uma empresa de firma terceirizada de limpeza, trazendo os melhores resultados.

No artigo a seguir vamos entender mais sobre o que é a persona e de que forma encontrá-la, sua importância em relação às ações dentro de empresas, e de que forma ela pode influenciar positivamente o funcionamento de uma boa campanha de marketing.

O que é persona?

A persona pode ser conceituada como uma caracterização mais aprofundada de um público-alvo. 

Em outras palavras, é uma maneira de entender, por meio da elaboração de um personagem, quem é o cliente ideal de uma empresa de serviços de limpeza pós-obra, por exemplo.

Antes de adentrarmos nesse conceito, é importante trazermos um destaque ao público-alvo de um negócio, conhecido como o cliente perfeito que deve ser trabalhado pelo negócio.

O buyer persona (o comprador), ele pode ser constituído de informações básicas, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Profissão.

Isso pode ser encontrado por meio dos levantamentos feitos dentro da empresa, no caso: relatórios de vendas, levantamentos de CRM, pesquisas de mercado, entrevistas com consumidores, atualizações de pesquisas nacionais sobre setores, e até redes sociais.

Por meio dessa análise profunda de informações, um negócio de ferragens para construção melhor preço consegue entender quem é o cliente ideal da empresa, e assim, trabalhar para conquistá-lo.

No entanto, ao falarmos de persona, toda essa compreensão pode ir muito mais além. 

Por meio de uma caracterização determinada por pontos essenciais desse cliente, fica fácil construir uma espécie de personagem ideal para o consumidor de uma companhia.

Isso acontece por meio do levantamento de informações que dizem respeito à: estilo de vida, preferências por redes sociais, situação conjugal, número de filhos, quantidade de carros, classe social, adesão à tecnologias, bairro onde mora, necessidades, entre outros.

Assim, entendemos que a busca pelo cliente da empresa passa a ser primária e entra em um viés muito mais específico, de modo que se entenda mais sobre a pessoa que compra.

Para alcançar todas essas informações é preciso seguir tanto a linha da obtenção das informações iniciais, mas indo além, por meio de entrevistas focadas em um tipo de consumidor, que podem ser feitas por empresas especializadas nesses relatórios.

Outro ponto bastante utilizado pelos negócios que buscam por sua persona é o acompanhamento da experiência de um consumidor, seja dentro de uma loja ou de um e-commerce, entendendo cada ponto que determina as suas escolhas.

Qual a importância que ela tem?

Encontrar a persona de uma empresa tem uma grande importância, tendo em vista que mostra com riqueza de detalhes quem é aquele consumidor que é tão importante para os ganhos, além de ajudar a construir a maneira exata de chegar até ele com facilidade.

Por exemplo, podemos entender que a persona de uma empresa de régua de energia para rack envolve algumas características específicas de um consumidor no mercado:

Vamos a um bom exemplo de persona

É um homem, de 40 anos, casado, que trabalha com obras há mais de 20 anos, possui carro e casa própria, tende a escolher os produtos medianos no mercado e sempre opta pelo melhor trabalho de forma individual. Além disso, tem pouco contato com tecnologias.

Por meio dessa compreensão é possível visualizar de forma mais interessante o cliente ideal, e apesar de parecer uma única pessoa, este representa muitos outros.

A importância dessa determinação é que, a partir de pontos isolados de entendimento, fica fácil entender onde trabalhar para chegar até ele, ou até mesmo para trazê-lo à empresa. 

Um exemplo disso é o trabalho dos pontos de venda do negócio, como as lojas.

Para aquele tipo de persona encontrado mais acima, seria interessante que as vendas fossem feitas de forma física, em pontos que estão distribuídos nos centros de cidades.

Além disso, a idade e a profissão da pessoa interessada faz com que o negócio passe a falar em uma linguagem muito mais específica na área, entregando a confiança que aquele consumidor parece exigir, tendo em vista que escolhe sempre pelo melhor produto.

Dessa maneira, podemos entender que descobrir a persona de uma empresa de locação de lavadoras é uma forma interessante de saber como vender para essa pessoa.

Isso inclui não apenas os pontos de venda, como dito acima, mas também algumas ferramentas de compra, espaços onde a empresa deve vender, a linguagem na qual se conecta desse consumidor, e até mesmo as escolhas de pontes que podem ser usadas.

Quando falamos nessas pontes, podemos citar o exemplo de uma personalidade que possa fazer a propaganda para a empresa, e que entregue o valor esperado pela persona.

Outro sinal da importância em descobrir a persona de um negócio é o poder de conhecimento que isso traz para os colaboradores, principalmente, em relação às ações que são feitas internamente, gerando uma produtividade no trabalho diário da empresa.

É o caso de um negócio de aluguel de impressora etiqueta zebra, onde a equipe de comunicação e marketing passa a trabalhar ações estratégicas para captação.

Com essa descoberta, tudo se torna muito mais simples, tanto em relação às formas de captação, que incluem as palavras-chaves dentro de um filtro de leads, até os principais canais de contato para a realização de conteúdos específicos de funil de vendas.

Em outro setor, dentro da mesma empresa, uma equipe de atendimento consegue trabalhar formas de convencimento em um público que de fato vai trazer resultados.

Em outros casos essa seria uma das grandes dificuldades da companhia, que estaria trabalhando baseada na escolha de clientes aleatoriamente, tendo muito mais trabalho e conseguindo menores resultados, não trazendo um bom retorno sobre investimento.

Sua influência em uma estratégia de marketing

Dentro de um setor de marketing, algumas estratégias voltadas à conquista do cliente são trabalhadas, moldando campanhas e ações que possam ajudar uma empresa de moldes para usinagem a vender mais e obter a máxima criação de relevância no mercado.

Em meio a essa situação, um dos pontos prioritários para as equipes é a utilização da persona, que acaba influenciando diferentes escolhas que possam existir.

Por exemplo, os canais de comunicação utilizados por equipes para viabilizar as campanhas de marketing são fruto indiscutível da compreensão de um personagem que simboliza o cliente perfeito, facilitando ações que trazem bons resultados.

Afinal, por meio de uma determinação de características e até mesmo estilo de vida, é possível saber se o negócio pode se comunicar no Instagram ou pelo WhatsApp.

Outra maneira que impacta profundamente a potência dessas ações é a linguagem utilizada dentro das campanhas de comunicação. 

Isso porque ela difere em cada situação, desde o meio de comunicação utilizado até o tipo de público, seja jovem, mais velho ou tecnológico.

Os pontos de conexão de um cliente e uma empresa com a utilização inteligente da persona acontecem também pelas características que determinam a criação de uma ação.

Isso trabalha com a comunicação visual, seja dentro de sites e plataformas de venda, como nos próprios conteúdos nas redes sociais, e também nas pautas abordadas, principalmente, dentro de espaços de comunicação com o cliente, como os blogs.

Por exemplo, fica possível trazer questões que tenham uma importância para o cliente naquele momento, como a explicação de uso de um produto ou em tendências do mercado.

É como se toda a estrutura da comunicação com o consumidor pudesse ser montada dentro de estratégias bem amarradas pelas equipes. 

Sem essa possibilidade, o trabalho do marketing seria muito mais difícil, com resultados que demoraram a aparecer. 

Considerações finais 

A persona de uma empresa simboliza aquele cliente ideal, que deve ser bem determinado a partir de pontos característicos muito mais profundos do que superficiais, colocando em ênfase a exatidão necessária para que a empresa possa trabalhar.

Essa questão pode ser vista com propriedade dentro das ações de marketing, nas estratégias utilizadas para criar conteúdos e alcançar o consumidor, criando uma conexão capaz de acelerar os ganhos da empresa, seja em compras quanto em fidelização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!