4 formas de aumentar o ticket médio da minha empresa

ticket médio

O ticket médio é um dado de desempenho importante que dá o valor médio de vendas por cliente. Para ter o cálculo, basta fazer a divisão do lucro total pelo número de vendas de determinado período, assim o valor médio é calculado. É quanto o cliente paga na compra.

Se uma empresa que faz vendas de tela de mosquito para varanda quiser analisar como anda o seu negócio, a solução é sempre fazer o cálculo de ticket médio que a tem por cliente. É uma métrica precisa para que sejam feitas as análises financeiras da empresa.

Apesar de ser negligenciado por vários segmentos, analisar os dados do seu negócio é algo essencial. É preciso, inclusive, para caso uma empresa que venda pulseira em tecido, deseje aumentar o ticket dos seus produtos.

Os dados de todos os tipos são importantes para as empresas, eles permitem que sejam realizados monitoramentos sobre os acontecimentos no seu negócio e, não só no setor financeiro da empresa, em todos os setores os dados são importantes para monitoramento.

O setor financeiro, ao realizar o cálculo do ticket médio de um negócio que vende móveis de vime sintético, pode no determinado momento, perceber se a empresa está com prejuízos. Um ticket médio muito baixo demonstra alguns problemas na precificação.

Afinal, sendo o cálculo dado pela relação entre o total de faturamento pelo volume de compras, o que vai contar é o valor individual do produto. Se o valor da mesa de buffet infantil for baixo, as chances do ticket médio ser baixo, são altas.

Percebe-se que o mercado está cada vez mais competitivo, ter um fluxo constante não é tarefa simples. Por isso, vários negócios desejam que seus clientes recorrentes gastem cada vez mais dinheiro na compra dos produtos que a empresa oferece.

Uma empresa que oferece guarda corpo de vidro para piscina como produto, também encontra um mercado muito competitivo. E fidelizar o cliente recorrente pode fazer com que o faturamento da empresa cresça muito, principalmente a longo prazo.

Afinal de contas, esta é uma maneira fácil e segura de crescer os lucros do negócio, já que clientes fidelizados e retidos são um dos pilares mais importantes que uma empresa pode ter na sua estrutura de vendas.

É um tipo de índice que pode mostrar, justamente, essa conexão entre clientes e gastos, e o lucro da sua empresa é o ticket médio. Às vezes, o negócio precisa investir em certas placas promoção supermercado para que mais vendas sejam realizadas.

Por isso, esse artigo não só mostrará com detalhes o que é essa métrica, mas também trará as melhores indicações de como elevar esse número tão importante para qualquer negócio.

Conceito de ticket médio

O ticket médio tem a responsabilidade de medir o valor médio das vendas, por cliente ou por período de vendas.

Todavia, pode-se apontar que este é um índice de desempenho, que auxilia a medir o valor de vendas da sua empresa de forma geral, podendo conhecer a média de faturamento por consumidor dentro da empresa.

Quando é feito o cálculo da média de vendas dentro de um certo período, ele dá informações fundamentais para que a empresa mexa com os resultados, bem como realizar o planejamento das próximas metas e objetivos da empresa.

Ele ainda pode ser utilizado para fazer o levantamento de certos produtos e serviços, bem como de algumas categorias. Desse modo, o ticket médio é uma métrica essencial, pois está ligada diretamente ao lucro do negócio.

Porém, necessita ser interpretado com fundamento em um histórico. O primeiro relatório não terá um grande significado como o terceiro ou quarto, por exemplo. Se uma empresa de serviço de torno e fresa fizer um relatório, terá que ter paciência para ter boas análises.

Além disso, ele deve ser analisado em conjunto com os índices de lucro e rentabilidade de uma marca. Como pode-se perceber, é um tipo de métrica que acaba sendo indispensável para os negócios, principalmente por causa do seu uso geral, se usado, pode dizer muito.

Como fazer a análise do ticket médio

Fazer a descoberta de qual é o ticket médio de uma empresa, não é uma tarefa muito difícil, nem algo que só especialistas podem conseguir.

No momento que essa métrica diz o valor dos gastos de cada consumidor, em um certo período de tempo, é só encontrar essas variáveis para ter uma conta mais exata.

Normalmente, o tempo mínimo é de um mês, mas se outro tempo fizer muito mais sentido para o negócio, por exemplo, uma medida semanal ou até diária, é possível adotar esse tipo de prática.

Desse modo, será possível conhecer quanto um cliente gasta, por compra, na sua empresa, e se esse valor é o suficiente para pagar os custos e produzir muitos lucros para o negócio.

Se o ticket médio estiver muito abaixo do esperado, pode ser um certo indicador, que se deve tomar cuidados e criar estratégias para aumentar esse valor.

Para isso, também é essencial arrumar outros indicadores do negócio, o que pode ser simplificado com um ótimo sistema de controle que dê essas métricas.

Quanto mais dados sobre a performance do negócio estiverem disponíveis, mais eficaz serão os planejamentos de ações para ajustá-los. Além disso, o cálculo do ticket médio também deve te alertar para algum problema na estratégia de precificação do seu produto.

É essencial conhecer os valores em prática no mercado, pois um ticket médio muito baixo pode mostrar alguns preços pouco competitivos.

É possível que esteja sendo cobrado um baixo preço, o que deve até produzir um bom volume de vendas, mas não é completamente suficiente para aumentar a rentabilidade de uma empresa.

5 dicas para crescer o ticket médio

Visto isso, algumas dicas importantes para que o seu negócio consiga ter um aumento no ticket médio, são:

  1. Fazer a oferta mais produtos;
  2. Investir na fidelização do cliente;
  3. Realizar promoções e descontos contínuos;
  4. Ofereça produtos semelhantes.

Essas dicas podem melhorar seu tratamento para com o cliente e, desse modo, fazer com que o ticket médio aumente.

 

1. Fazer a oferta de mais produtos

Um grande exemplo são as farmácias. Se antes as pessoas iam até elas só para adquirir medicamentos, atualmente é possível achar itens de beleza, acessórios e até mesmo coisas para se alimentar.

Quando se fala em e-commerce, enquanto os produtos centrais da sua loja proporcionam a grande parte do tráfego para o site, outros itens menos semelhantes podem auxiliar o aumento  do ticket médio.

Apresentar mais opções para o cliente é uma forma alternativa de estimular a compra, muito principalmente aquelas que são realizadas por puro impulso.

Muitas das vezes, o cliente nem vê que precisa de certo item e, ao se deparar com ele em um determinado local inesperado, deve considerar que a compra vai dar mais tempo a ele.

2. Investir na fidelização do cliente

Esse tipo de estratégia, além de crescer o ticket médio, pode trazer o aumento das vendas constantes. Dar uma experiência de compra bem marcante, é o primeiro caminho para garantir o retorno do consumidor ao seu e-commerce ou loja física.

E, além de entregar o produto dentro do prazo estabelecido, busque investir na criatividade para que as embalagens dos produtos sejam personalizadas, dê alguns brindes ou, até mesmo, certos bilhetes agradecendo pela preferência do cliente.

3. Realizar promoções e descontos contínuos

Um desconto contínuo é aquele dado quando há a compra de mais de um produto. Esse termo do atacado pode acabar funcionando muitíssimo bem no varejo.

É bem normal achar em mercados descontos do tipo “leve 4 e pague 3”, e elas normalmente causam impactos positivos nos consumidores, afinal, há uma ótima economia.

A dica é fazer as promoções primeiro, com produtos que geralmente ficam bastante tempo parados no estoque da empresa. Desse modo, a companhia aumenta o seu lucro e pode garantir a renovação desses produtos.

4. Ofereça produtos semelhantes

Esse elemento, que tem presença nas plataformas de e-commerce, apresenta ao cliente produtos semelhantes ao item que ele está vendo na página.

Certas plataformas também dão uma escolha denominada de venda cruzada. Ela é bem semelhante aos itens relacionados, mas a grande diferença é que o site mostra uma outra sugestão de item quando o cliente já adicionou um produto no carrinho.

Considerações finais

O ticket médio é um índice muito essencial do desempenho de um negócio, e o que o deixa ainda mais atrativo é a simplicidade de obtê-lo. Uma empresa que trabalhe com areia fundição pode calcular ele de maneira simples.

Isso porque uma fácil média aritmética, que é no que se fundamenta esse índice, tem a capacidade de fornecer dados preciosos para os gestores da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: