O Que é Call To Action (CTA):Entenda o Que é CTA e Como Usar Bem

O Que é Call To Action (CTA) Entenda o Que é CTA e Como Usar Bem

O CTA (Call to Action) é uma ferramenta de marketing usada para chamar a atenção do usuário para uma determinada ação, direcionando-o para uma atividade específica, como a compra, visita a um site, engajamento com o conteúdo, entre outras.

Quem trabalha com marketing digital certamente já ouviu falar sobre o CTA. Afinal de contas, ele aparece em quase todas as campanhas, sendo um recurso que ajuda a convencer os usuários e aproximá-los da compra.

No entanto, vale dizer que o CTA não se restringe ao marketing digital. Ele pode aparecer em um banner para academia, por exemplo, convidando o público a conhecer o espaço e fazer uma semana de treino gratuita.

No entanto, foi na internet que o CTA pode se expandir, ganhando novos formatos e colaborando para as estratégias que envolvem o funil de vendas (jornada de compra).

No artigo de hoje, entenda o que é CTA, saiba como aplicá-lo nas suas campanhas e quais as vantagens do recurso. Acompanhe a leitura.

MAS, AFINAL, O QUE É CTA?

O CTA consiste em qualquer chamada, seja ela visual ou textual, que leve o usuário a realizar alguma ação.

Por esse motivo, é uma das ferramentas mais importantes para a geração de leads (potenciais clientes).

É importante saber qual CTA escolher, já que uma chamada em flyers odontologia, por exemplo, é bem diferente de uma chamada em redes sociais.

Há diversos tipos de CTAs, como hiperlinks para outras páginas, oferta de material rico, redirecionamento para landing page

Por isso, é importante saber qual o objetivo da sua estratégia de marketing, antes de aplicar a chamada.

Como vimos, o CTA pode aparecer de várias formas. Até mesmo uma simples chamada de texto, como “Clique aqui e garanta seu desconto em serviço de pinturas ou um botão com inúmeros atrativos visuais.

No entanto, como escolher o melhor CTA para a sua estratégia de marketing digital? Abaixo, separamos algumas dicas.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1 – Conheça o estágio do funil de vendas

Em primeiro lugar, é importante entender em qual estágio do funil de vendas está inserida a sua campanha. 

Afinal de contas, não dá para oferecer o mesmo conteúdo para alguém que acabou de conhecer o seu site e para um usuário que já está próximo da compra.

Por exemplo, para um visitante inicial, é interessante oferecer um material rico para que ele conheça mais sobre o seu produto ou serviço.

Nesse sentido, você pode incluir uma chamada para o download de um e-book com dicas de automação de casa, após um artigo do blog.

Por isso, acompanhe frequentemente a jornada de compra de cada um dos consumidores, para saber como elaborar o CTA certo que irá aproximar os usuários da compra.

2 – Saiba quem é a persona

A persona é a representação do cliente ideal, com base em características do público. 

Para conhecer esse personagem, é preciso criar uma imagem representativa, incluindo algumas especificações, como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Profissão;
  • Local onde mora;
  • Escolaridade;
  • Estado civil.

Quanto mais informações, melhor. Assim, você irá saber exatamente como direcionar o seu conteúdo e, além disso, qual é o CTA mais apropriado.

Inclusive, é importante saber o nível de conhecimento da persona. Por exemplo, você não vai oferecer um mesmo conteúdo sobre um sistema de exaustão para alguém que conhece com profundidade esse equipamento e para outra pessoa que nunca ouviu falar.

O mesmo vale para o CTA, pois a chamada utiliza uma linguagem específica, que deve convencer o público, oferecendo algo que realmente faça sentido e seja relevante aos usuários.

3 – Escolha o melhor formato do CTA

Você pode escolher uma diversidade de formatos de CTA. Porém, é importante realizar testes A/B para analisar a eficácia de cada um e perceber qual deles chama mais atenção do público.

Por vezes, uma simples frase em um cartão de visita pessoal tem muito mais efeito do que um botão. No entanto, dependendo da campanha, é necessário incluir um recurso visual para atrair os usuários.

Mas, lembre-se: se optar por recursos visuais, use cores chamativas, mas que não cansam a vista dos leitores. 

Além disso, é importante respeitar a identidade visual da marca, para gerar um sentimento de aproximação com a audiência.

______

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

O CTA pode ter vários objetivos, no entanto, o principal deles é a conversão, ou seja, a ideia é convencer o usuário a caminhar mais para o fundo do funil de vendas, convencendo-o a realizar uma compra e manter contato com a marca.

Isso vale até mesmo para chamadas em painel de LED outdoor. É comum vermos em mídias offline um chamamento para conhecer mais a empresa ou entrar em contato.

No marketing digital, entre os objetivos mais comuns de um CTA, encontram-se:

Ir para outro artigo

Quando produzimos um artigo para blog, é comum inserirmos links para outras páginas do nosso próprio site, para manter o usuário interessado e ativo na página.

Assim, você pode incluir CTA que chame os leitores para novos artigos. Fora que é uma maneira de melhorar a classificação nos mecanismos de busca, pois faz parte das técnicas de SEO On Page.

Inscrições em newsletters

As newsletters são boletins informativos enviados periodicamente por e-mail, para uma lista de usuários previamente cadastrados.

Dessa forma, é possível receber notícias do seu espaço de coworking, por exemplo, mas também conteúdos relativos a uma marca específica.

Normalmente, os CTA são aplicados para chamar os usuários a se inscreverem na newsletter, pois esse cadastro marca a passagem do topo para o meio do funil.

Sendo assim, significa que a pessoa tem interesse no seu produto ou serviço.

Fazer um download

Os usuários que estão no meio e no fundo do funil podem ter um conhecimento mais aprofundado sobre a sua marca, por isso, vale a pena oferecer um conteúdo exclusivo e personalizado.

Os CTA podem recomendar o download de e-books, apresentações, infográficos ou até mesmo de cupons de desconto.

Veja, por exemplo, nossa página de e-books, onde você pode fazer o download gratuito de e-books sobre o marketing digital.

Interação com as postagens

Esse tipo de CTA é muito comum nas postagens em redes sociais. A intenção é melhorar o engajamento do conteúdo, incentivando o compartilhamento, curtidas e comentários.

Além disso, você pode chamar o público para seguir a marca nas redes sociais.

Participação em eventos

A promoção de eventos é uma estratégia muito usada por grande parte das empresas. 

Sendo assim, para atrair participantes, vale a pena inserir um CTA que chame os usuários para a ocasião.

O CTA pode disponibilizar um hiperlink para a página de inscrições, por exemplo, ou levar o usuário para a compra de convites.

A forma mais efetiva de avaliar os resultados do seu CTA é fazendo uma análise dos dados de campanhas. 

Contudo, existe uma fórmula simples que identifica se a chamada está sendo efetiva: o teste de 5 segundos.

A ideia é simples. Chame alguém que não conheça o seu site e peça para a pessoa olhar na página por 5 segundo. 

Ao final, feche o navegador e faça algumas perguntas sobre quais elementos foram mais atrativos.

Se a pessoa identificar o CTA e perceber que lá havia uma chamada para alguma ação, quer dizer que o elemento está realmente chamando a atenção do público.

Além disso, vale a pena olhar com um pouco mais de cuidado para alguns elementos do CTA, entre os quais:

  • O tamanho do CTA em relação aos demais elementos;
  • A posição da chamada;
  • A composição das cores;
  • As imagens usadas.

Também vale a pena dar uma atenção maior nas palavras escolhidas para compor o CTA. 

Em geral, recomenda-se usar frases no imperativo, pois elas colaboram com o processo de convencimento dos usuários.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados, uma vez que essas frases podem soar muito agressivas e afastar o seu público.

Portanto, a dica é focar sempre em mostrar que você está oferecendo algo de valor. Isso fará com que o usuário tenha curiosidade e interesse no conteúdo.

O CTA é um dos elementos mais importantes no marketing digital. Por meio dele, é possível orientar o público, convencendo os usuários a caminharem até o fundo do funil de vendas.

Embora o CTA pareça simples, nem sempre é fácil aplicá-lo da maneira correta na sua campanha de marketing. 

Por isso, a realização de testes é imprescindível para a verificação do sucesso da sua chamada.

O artigo de hoje deu algumas dicas de como aplicar o CTA de modo efetivo, mostrando quais os principais objetivos do recurso. Assim, fica mais fácil escolher o elemento adequado para a sua campanha.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!


 

Como Desenvolver Campanhas B2B

Como Desenvolver Campanhas B2B

Você sabe como desenvolver campanhas B2B e direcionar para o seu público alvo, de maneira mais assertiva? É isso que vamos tratar nesse post. Campanhas “Business-to-Business” (ou B2B, como são mais conhecidas), impõem uma maior…
Leia mais

Aprenda como fazer marketing digital grátis

Você que busca informações de como fazer marketing digital grátis, precisa conhecer o Guia do Anúncio Gratuito. Uma estratégia de marketing eficiente, que ajuda a promover sua marca e ofertas com recursos gratuitos disponíveis na internet. Saiba mais!

7 vantagens do Coworking

Conheça as 7 vantagens do Coworking

O coworking tem se provado uma solução positiva para o mercado hoje em dia. A tecnologia possibilitou uma ascensão do empreendedorismo por conta das startups, e muitas dessas empresas não têm condições de pagar um…
Leia mais