Funil de Vendas: o que é e por onde começar | As 3 etapas mais importantes dessa estratégia

Funil de Vendas - o que é e por onde começar - As 3 etapas mais importantes

Para falar de estratégia de vendas, precisamos, primeiramente, explicar sobre o que se trata a expressão “funil de vendas”. Depois disso, sua estratégia não será a mesma. Veja por quê!

Bom, como o próprio nome já indica, o funil de vendas se baseia em uma ideia de funil, uma metáfora utilizada para representar diferentes etapas de vendas, classificadas em três: topo, meio e fundo de funil.

A ideia do funil de vendas é mostrar a jornada dos clientes durante os processos de vendas.

Para que a jornada seja completa, ele precisa passar por essas três etapas que citamos anteriormente, se transformando em leads.

O processo se inicia quando o cliente tem o primeiro contato com a empresa, seja através de um acesso ao site, ligação telefônica, conhecimento da loja digital, etc.

Isso, é o básico, mas você vai entender melhor o processo do funil de vendas na descrição abaixo.

Continue conosco!


Leia também outros artigos recentes sobre produtividade e negócios:


Por que é importante montar um funil de vendas?

Cada ano que passa as empresas precisam inovar, ou se adaptar às ideias que estão disponíveis no mercado. 

O funil de vendas é uma ideia que surgiu com o avanço das tecnologias digitais, permitindo que as empresas montassem lojas digitais para os consumidores conseguirem comprar sem precisar sair de casa.

Para ter um controle adequado dos processos de vendas, entendendo os gostos, públicos e necessidades dos consumidores, qualquer estratégia é bem vinda. 

Nesse sentido, o funil de vendas é uma das que mais se destaca, justamente por permitir um acompanhamento completo da jornada dos clientes durante esses processos.

Vale destacar alguns benefícios que o funil de vendas trás para as empresas, tais como: 

  • Previsibilidade de resultados;
  • Aumento da produtividade;
  • Controle das etapas de vendas;
  • Potencialização da gestão.

Também é importante destacar que esses processos são aprimorados com a ajuda de um crm online gratis, que permite uma organização completa das informações a respeito dos clientes.

Etapas do funil

Para entender melhor sobre o funil de vendas, é importante conhecer as 3 principais etapas do funil e como elas funcionam. Confira!

  1. Topo do funil – aprendizado

A primeira etapa do funil de vendas é o topo do funil, também conhecido como parte do aprendizado e descoberta por parte do cliente. É nessa etapa em que o cliente descobre a solução que você está oferecendo pra ele. 

Nesse caso, um crm gratis pode ser um ótimo auxiliar, visto que, consegue ajudar a armazenar dados e informações dos clientes para entender quais as melhores soluções que podem ser disponibilizadas.

Como no topo do funil o cliente não busca especificamente uma solução, mas a empresa percebe que ele viu essa possibilidade e se interessou, ela pode encontrar mecanismos para ajudá-lo a se interessar mais pela solução oferecida e continuar o processo de venda.

É nesse momento que a empresa consegue oferecer uma série de informações adicionais, materiais didáticos sobre os produtos procurados e encontrados pelos clientes. 

Dessa forma, reforça a ideia para o cliente que ele deve continuar pesquisando e que essa certamente será uma solução interessante para ele.

  1. Meio do funil – reconhecimento do problema

Nessa etapa, independente do uso de crm online free ou não, a empresa identifica que o cliente reconheceu o problema à sua frente. 

Assim, o consumidor já pesquisou, leu e entendeu as questões sobre o seu problema, é que o produto oferecido pode ser sim uma solução. 

O cliente já teve contato direto com a empresa, através do recebimento dos materiais e trocas de informações. Com isso, a empresa consegue cadastrar dados concretos a respeito do cliente, armazenando as informações em sistemas de crm gratuitos.

Claro, ainda no meio do funil o cliente, que já se tornou um lead, ainda não tem certeza de como solucionar o seu problema, mas acredita que isso pode ser resolvido mesmo através da compra de um produto e serviço.

Para que o cliente siga na próxima etapa, é importante que a empresa não pressione.

Não é interessante expressar que você quer apenas vender um produto pra ele, mas sim que você está lá para ajudá-lo a encontrar a melhor solução. Esse é um processo importante para controle de leads.  

  1. Fundo de funil – compra

Bom, a última etapa do funil de vendas é o fundo do funil, que representa a etapa em que o cliente realmente realiza a compra de um produto ou serviço, servindo como solução para a sua dificuldade.

Após analisar as possibilidades do mercado, o cliente chega à conclusão que a melhor ideia é finalizar o funil de vendas, efetivando a compra do produto que está sendo trabalhado como solução.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: