Como utilizar e-mail marketing de forma eficiente

Muitas pessoas têm dúvidas de como utilizar e-mail marketing para render visitas. Uma dúvida natural levando em conta que o e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais eficiente.

Seja para o site de conteúdo, sejam vendas ou serviços. Todos querem na web ter seus sites visitados, e muitos sobrevivem melhor quando o acesso é realmente grande.

Saber como utilizar o e-mail marketing de forma eficiente potencializa o acesso ajudando na conquista de mais clientes e vendas.

 

Essa tática de publicidade funciona para apresentar e abastecer o cliente de conteúdo. Mas como?

 

De modo esporádico, o site enviará automaticamente e-mails de conteúdos que possam agradar ao usuário assinante de suas newslleters.

É assim que o e-mail marketing funciona. Por meio do e-mail, a função de um para um se restringe ainda mais. Isso agrada o consumidor, e o faz visitar o site. Afinal, aquela mensagem foi direcionada a ele.

Através da inscrição na newsletter, a pessoa estará apta a receber os e-mails, assim como também terá interesse na mesma.

Dessa forma, a comunicação fica ainda mais estabelecida, com um emissor que deseja abastecer para um receptor que deseja abastecimento.

O marketing de relacionamento é focado cada vez mais numa boa comunicação com o público. O e-mail marketing é a ferramenta de integração perfeita para isso.

Uma das melhores formas de fazer propaganda de vendas na internet com resultados é a utilização de ferramentas como o e-mail marketing.

Como utilizar e-mail marketing da maneira certa

Como utilizar e-mail marketing da maneira certa

Os métodos de utilização do e-mail marketing se pautam muito no diálogo direto com o cliente/consumidor. Assim como uma forma de estabelecer visitas constantes no site, gerando leads.

Mas como conquistar o e-mail do cliente e promover este relacionamento?

  • Jamais compre listas de e-mail*

Comprar listas de e-mail é o maior erro possível. Por mais que seu conteúdo seja bom, suas estratégias sejam engajadas, mas você ainda esteja cavando seu espaço na web, comprar listas de e-mail é uma roubada.

  • Adote formas criativas para conquistar e-mails

Dê em troca um vídeo de conteúdo, um e-book ou qualquer outro elemento de interesse ao usuário. Isso fará com que ele deixe o e-mail em troca de algo que realmente lhe interessa.

Por falar em e-book, veja na lateral desse blog se você encontra um e-book do seu interesse. É gratuito e foi feito para você.

Sendo este brinde segmentado ao conteúdo do site, o usuário acabará se agradando, e permanecerá integrado ao conteúdo disponibilizado.

O marketing online promove a reciprocidade, a troca de interesses.


Está gostando desse artigo? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores do nosso blog para receber novos conteúdos por e-mail.


  • Elabore um calendário editorial

Isso serve como forma de relacionar conteúdo e e-mail marketing. O assunto x precisa ser disparado com intenção de atrair público para o x. Nada de falar sobre x no site e aparecer y nos e-mails.

Ambos precisam estar em sintonia. Portanto, para explicar melhor, se for falar de laranjas no site, não envie bananas no e-mail, ok?

  • Os tipos de e-mail marketing

Fazendo diferentes tipos de e-mail marketing, é possível que a estratégia se intensifique. Afinal, todos podem ser utilizados, não é necessário apenas um.

  1. Promocionais: são e-mails que anunciam ofertas, mas jamais podem ser exagerados (a cada 7 ou 10 dias);
  2. Nutrição de leads: conteúdo focado para cada jornada de compra;
  3. Newsletter: as mais famosas formas de e-mail marketing. Aqui, acumulam-se notícias e novidades;

Como utilizar e-mail marketing sem importunar os usuários

E-Book Dicas de Como Anunciar Melhor
Conquiste mais resultados de marketing e vendas com seus anúncios classificados
Receba dicas de planejamento e criatividade para criar o anúncio ideal para fazer sucesso

                                           
                                         
 
                                **SIm, eu aceito receber os conteúdos do Convidar e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento
                               

Após a confirmação, você receberá o link para baixar o E-book

Como utilizar e-mail marketing sem importunar os usuários

É preciso ter cautela e calma na hora de adotar o e-mail marketing. Saber como utilizar e-mail marketing sem agredir a atenção do internauta é um fator de sucesso.

Isso se deve ao fato de que há uma linha tênue entre criação de leads e a perda de um e-mail na lista. Portanto, é preciso ter cuidado.

Saber utilizar e-mail marketing de forma eficiente também evita transtornos e dores de cabeça na hora de reconquistar clientes ofendidos.

Considerações:

Não enviar e-mails em demasia.
Busque uma linguagem que o usuário queira escutar.
Ser esporádico e contar com bom humor
Respostas rápidas ao usuário são excelentes alternativas.

Assim, essa forma fará com que ele sinta falta, e deseje por receber mais novidades da página – inclusive desejando por visitas.

Sua estratégia de marketing por e-mail estará sacramentada dessa forma. Tornando possível conquistar mais e mais pessoas para seu site.

Faça e-mail marketing sem cara de SPAM

É um dos maiores erros de quem faz e-mail marketing: esquecer que qualquer coisa estranha pode ser interpretada como spam.

Adote um e-mail com, no máximo 50 caracteres, sem caixa alta, nada de abusos nos acentos (!, ?!, ?, !!!) e, por fim, não trate e-mail marketing como promoção. Ele é conteúdo! Portanto, nada de “free, clique aqui, grátis” e demais.

 

 

* Por que não devo comprar lista de e-mails?

Porque trazer ao site pessoas que não escolheram desejar – em um primeiro momento – pode ser um grande risco à reputação do site. E também, um e-mail não identificado pelo receptor pode facilmente ser classificado como spam.

Por que preciso saber utilizar e-mail marketing?

Por que preciso saber utilizar e-mail marketing?

Primeiro serão expostos motivos funcionais que expliquem o sucesso deste recurso dentro do marketing digital.

Qualquer estratégia de sucesso terá o uso desta fórmula de propaganda. Isso por que:

  • O relacionamento com o cliente é estreito

Um e-mail é algo que pode ser definido como proximidade. Afinal, é um contato guardado do cliente. Ali será possível estabelecer um estreito relacionamento empresa-cliente.

Diferentemente do Facebook, por exemplo, onde o canal é como um ícone, no e-mail é uma linha reta. É locutor e ouvinte; emissor e receptor, ambos na mesma sintonia.

  • O público-alvo pode ser atingido diretamente

De acordo com a Radicati Group, em pesquisa realizada, cerca de 2,5 bilhões de pessoas no mundo utilizam o e-mail para comunicação. Seja comunicação pessoal ou profissional, a estatística indicada um usuário.

E, melhor do que isso, a pesquisa indicou que até 2019 cerca de 3 bilhões de pessoas terão e-mail. Um número maior do que todas as redes sociais juntas.

  • Há segmentação organizada de conteúdo

É possível guiar o conteúdo até um público específico. Nas redes sociais uma mensagem (textual ou imagética) é enviada para uma gama de pessoas.

No e-mail você pode selecionar a mensagem ideal para atingir um usuário em especial. A persona estipulada no início da campanha fica mais fácil de ser atingida.

Motivos econômicos para adotar o e-mail marketing e saber como utilizar
Motivos econômicos para adotar o e-mail marketing e saber como utilizar

“Mas é caro utilizar este recurso?” “Se ele é tão bom, deve ser caro, certo?” Calma!

  • Nutrição de leads específicos

A nutrição de leads poderá ser realizada sem necessidade de tráfego pago, por exemplo. Nesse caso, a importância de ter um canal de comunicação linear é gigantesca.

O e-mail marketing será uma forma de aviso, de abastecimento, de fornecimento de conteúdo para o cliente. Isso tudo de forma diária!

  • Métrica e resultados gratuitos

O feedback é direto. Ou gostou ou não gostou. A métrica funciona pois já é agregado no sistema utilizado no e-mail marketing.

É possível ver quem abriu o e-mail, acessou a página via mensagem e por aí vai. O controle é todo pelo sistema.

  • O custo-benefício

Por fim, seremos mais específicos. Em comparação a qualquer outra estratégia de marketing digital, o envio de e-mails é prático, eficiente e de custo acessível.

Será necessário apenas um produtor de conteúdo que saiba utilizar e-mail marketing para agendar os envios através da ferramenta de e-mail adquirida.

Mas quais seriam as melhores ferramentas de e-mail marketing para utilizar?
Mas quais seriam as melhores ferramentas de e-mail marketing para utilizar?

Bom, nesse caso, vamos esconder um pouco o jogo e sugerir num futuro texto. Com mais detalhes e de uma forma mais didática para não estender o conteúdo.

Mas nada que vá usufruir toda sua verba, certamente será algo que sua campanha agradecerá por utilizar.

 

 

Gostou desse post?
Deixe sua opinião nos comentários abaixo. Sugestões também, são muito bem vindas.

Assine o Blog do Convidar para receber as novidades!.

Saiba como vender mais e melhor

 

No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como convidar melhor, seja para um evento, um compromisso ou trabalho. Também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos. Torne-se um membro ativo do nosso blog.


Nossos Serviços | Análise gratuita de posicionamento web | Fale Conosco | Anuncie no Blog | Plano  |  Participar

Aprenda como fazer marketing digital grátis

Você que busca informações de como fazer marketing digital grátis, precisa conhecer o Guia do Anúncio Gratuito. Uma estratégia de marketing eficiente, que ajuda a promover sua marca e ofertas com recursos gratuitos disponíveis na internet. Saiba mais!