Comunicação X Informação: Conheça diferença entre estes termos

comunicação

A solução para o desenvolvimento da sociedade é a comunicação, posto que a partir dela é possível compreender uns aos outros para construir nossa realidade.

Dentro da comunicação existe a informação, ou seja, a mensagem trocada entre os pontos de diálogo e que tem um significado para quem a recebe.

O acesso à informação é cada vez mais amplo por conta da internet.

Não é maravilhoso, que hoje em dia, as pessoas podem se informar sobre qualquer assunto em diferentes plataformas, como os sites, redes sociais, blogs, dentre outros canais?

Tudo é muito rápido e existe uma quantidade muito grande de informação para processar, mas ela não tem o mesmo significado e conceito de comunicação.

Por essa razão, é importante compreender um pouco mais sobre elas.

A comunicação é um processo essencial em qualquer tipo de ação organizada, por isso, qualquer atividade humana depende da comunicação.

A sociedade depende dela para evoluir, e sem ela não é possível transmitir uma informação.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a diferença entre comunicação e informação, qual procedimento é mais correto, além de abordar um pouco sobre a importância de cada um.

Confira!


Leia também:


Diferenças entre comunicação e informação

A comunicação nada mais é do que se comunicar e transmitir informações importantes para a estrutura de determinado grupo.

Ela envolve técnicas que ajudam a difundir a mensagem, sendo ela escrita ou audiovisual.

A informação, por sua vez, é o efeito de informar, como dar uma notícia para alguém.

Ao passo que a comunicação cria expectativas e trabalha por exigências, a informação aumenta o conhecimento e traz novidades.

Quando uma empresa de higienização automotiva informa seus clientes que funcionará normalmente na véspera de Natal, estabelece uma comunicação com eles.

Por isso, dizemos que a informação complementa a comunicação.

A informação é comunicada por meio de mensagens, promovendo relações entre as pessoas e gerando uma reação diante do conteúdo.

A principal diferença entre informação e comunicação é a resposta do interlocutor.

Quando transmitimos uma informação não precisamos de uma resposta, mas para estabelecer uma comunicação, é necessário que uma ou mais pessoas participem do diálogo. 

Além disso, a comunicação também busca modificar algumas questões, como:

  • Comportamentos;
  • Atitudes;
  • Representações;
  • Conhecimentos.

Ela também pode fazer com que os participantes façam algo, ou seja, estimula o indivíduo a tomar uma ação sobre o que foi dito, tal como uma resposta.

A informação tem como objetivo transmitir ideias necessárias para uma tomada de decisão, assim como também influencia a atitude dos envolvidos.

Quanto à comunicação, trata-se de uma ferramenta social que colabora com a interação humana, de modo a estabelecer interdependência entre diferentes elementos, como grupos, indivíduos, dentre outros.

A informação passada pelo departamento de RH de um fabricante de ferragens para construção aos colaboradores acontece por meio da comunicação.

Por isso ela também depende de outros mecanismos, como a presença de interlocutores, o tipo de comunicação, canais usados e assim por diante.

O que é o mais correto a se fazer?

Informar e comunicar são conceitos muito diferentes, visto que, com a expansão dos recursos digitais, qualquer pessoa pode se tornar um produtor de informação.

Tudo o que você quiser saber pode pesquisar no Google ou nas redes sociais.

O que queremos dizer é que informação é algo que todos têm e com muita facilidade, mas poucos sabem filtrar o que é verdadeiro e relevante.

Toda a informação que circula é verdadeira.

Por outro lado, a comunicação está além de escrever, ler, falar ou transmitir informação de qualquer outra maneira.

Trata-se de algo mais profundo e depende de outras pessoas para existir a troca de informações.

Nesse contexto, elas são analisadas, por isso mais valiosas.

Além disso, ao contrário da informação que se faz sozinha, a comunicação depende de outros aspectos.

Para que uma confecção de roupas femininas consiga se comunicar com o seu público, deve se conectar a ele e enxergar a comunicação como um processo que está muito além das palavras.

O ser humano precisa se conectar de várias maneiras para que possa aprender, evoluir e viver em sociedade. Quando se fala em comunicação, as situações referidas vão além das palavras.

Pense, por exemplo, nos deficientes auditivos que se comunicam pela língua de sinais.

As pessoas, de modo geral, também têm outras maneiras de se comunicar, como um gesto, sorrisos, sons, expressões faciais, dentre outras formas.

Todas elas comunicam uma mensagem, por isso, um lugar cheio de pessoas que não se falam ou nem mesmo se conhecem conseguem se comunicar de alguma maneira.

A comunicação acontece o tempo todo, inclusive quando nem mesmo nos damos conta.

Por exemplo, ao vermos uma dona de casa fazendo lavagem de tapetes grandes, ela comunica, de maneira involuntária, que está realizando uma atividade.

A maneira como você se senta, sua expressão facial, o tom de voz e alguns gestos com as mãos, tudo isso estabelece uma comunicação com quem está ao redor, inclusive com quem você não tenha intenção de se comunicar.

A informação não tem esse nível de complexidade, porém, faz parte do processo de comunicação.

Analisando por esse lado, é possível afirmar que se comunicar e informar são atitudes corretas, pois apesar de serem conceitos diferentes, estão relacionados.

Por que se comunicar?

A comunicação ajuda as pessoas em vários momentos da vida, tanto pessoais quanto profissionais.

Por exemplo, se um indivíduo está procurando emprego, precisa ter boas habilidades comunicativas para ser bem-sucedido em uma entrevista.

Ao passo que sua carreira progride, a comunicação vai se tornando um ponto cada vez mais importante.

O supervisor de uma equipe, por exemplo, precisa saber ouvir, falar e questionar os membros do time.

Ele também deve ser capaz de escrever de maneira concisa e objetiva as informações que deseja passar para seus subordinados por e-mail ou qualquer outro canal.

Se um profissional especializado em atendimento de psiquiatria é bastante comunicativo, vai construir um networking mais promissor e duradouro.

No que diz respeito à vida social e pessoal, a comunicação é fundamental para melhorar qualquer tipo de relacionamento.

Nos casamentos e nas famílias geralmente, muitas brigas e conflitos acontecem por falhas na comunicação.

Saber escutar e compreender o próximo é indispensável para um bom processo de comunicação.

Entretanto, o conteúdo da mensagem também exerce um peso muito importante na comunicação.

 

A importância da informação

Uma pessoa toma decisões milhares de vezes ao longo da vida, e isso pode gerar muitos impactos em vários setores.

Contudo, a sociedade pode não se dar conta da relevância da informação para tomar decisões.

Por meio dela, uma clínica de fonoaudiologia descobre o que precisa ser melhorado, seus acertos, dentre outros dados importantes para o seu crescimento.

Ter acesso à informação facilita na hora de realizar melhorias no negócio, pois muitas decisões erradas acontecem por conta de suposições e achismos.

Um exemplo disso é uma companhia que fortalece um produto ou serviço para um perfil de cliente, mas na verdade, outro tipo de público está interessado na solução.

Isso quer dizer que não basta apenas ter acesso à informação, é necessário saber usá-la para obter privilégios e benefícios.

O psicólogo, por exemplo, faz uma avaliação psicológica do candidato a uma vaga para reunir informações sobre ele, e assim determinar se possui o perfil necessário para preenchê-la.

Assim, a informação é fundamental para traçar estratégias que ajudem uma pessoa ou empresa alcançar um objetivo almejado.

Ela se antecipa às necessidades e permite que cada etapa seja bem estudada e trabalhada de maneira mais assertiva.

Buscar informações melhora a tomada de decisão e ajuda a criar novos ambientes futuros.

Ao longo desse processo, é possível evoluir e alterar as decisões, além de utilizar as informações para obter um diagnóstico de tudo o que acontece no negócio.

Pensando por esse lado, fica claro que, para uma empresa de consultoria financeira, além de obter informações, é necessário que elas tenham qualidade e sejam precisas, de modo a possibilitarem sua utilização na definição de estratégias.

Os dados por si só não são capazes de resolver uma situação, mas servem como base para as tomadas de decisão. Isso significa que as informações podem ser transformadas em ação, daí a necessidade de serem verdadeiras e confiáveis.

Considerações finais

A comunicação é parte intrínseca do ser humano, que se utiliza dela desde o momento em que nasce.

O bebê, por exemplo, chora quando está com fome.

O choro é o meio de comunicação que ele utiliza para transmitir uma informação à mãe: a fome.

Ao longo da vida, utilizamos várias maneiras de nos comunicarmos, assim como as empresas e outros personagens da sociedade.

A informação faz parte da comunicação e ajudam a humanidade a evoluir.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: