Como criar um plano de comunicação em 6 passos

plano de comunicação

Ter um bom plano de comunicação é fundamental para qualquer empresa, uma vez que a internet inseriu a humanidade na era da comunicação. Tudo acontece muito rápido, e as pessoas têm acesso à informação de maneira dinâmica e constante.

O marketing digital abriu as portas para negócios de todos os tamanhos e setores, mas, enquanto democratizou suas estratégias, também aumentou a competitividade.

O mercado está muito competitivo e os consumidores estão muito exigentes, e quem não sabe se comunicar, acaba perdendo espaço para a concorrência.

Além de saber falar com os consumidores, as companhias também precisam transmitir seus valores e estabelecer uma estratégia que facilite o alcance dos objetivos.

É necessário conhecer o público-alvo, o conteúdo da mensagem e o tom de voz que será aplicado durante o processo.

O plano de comunicação abrange todos esses pontos, portanto, ele é indispensável para o sucesso das estratégias.

Os empreendedores que estão entrando agora no mercado se sentem um pouco perdidos em relação a isso, mesmo porque até os gestores mais experientes podem ter dúvidas.

Neste artigo, vamos explicar o que é um plano de comunicação, como desenvolvê-lo e o que não pode faltar nessa estratégia.

Acompanhe!


Leia também:


O que é plano de comunicação?

Chama-se plano de comunicação um roteiro que determina de que maneira a marca vai se comunicar com o seu público e quando essa comunicação acontece.

É um documento onde os objetivos são claramente estabelecidos, além de orientar quanto à ordem das tarefas e tudo o que precisa ser realizado.

Um fabricante de persianas horizontais pode usar dois tipos de plano de comunicação.

Um deles é a comunicação interna, voltada para os colaboradores e cujo objetivo é implementar ações para transmitir informação e conhecimento.

É uma estratégia de comunicação com os funcionários que ajuda a criar um ambiente organizacional favorável e que melhora a relação entre a organização e os profissionais que atuam nela.

Também existe a comunicação externa, voltada para os consumidores, e cuja finalidade é melhorar a imagem da empresa como marca.

De modo geral, favorece os stakeholders do negócio, como:

  • Acionistas;
  • Fornecedores;
  • Parceiros;
  • Público em geral.

Inclusive, uma boa comunicação interna ajuda a alcançar os objetivos da comunicação externa, afinal, os colaboradores também são divulgadores da marca.

Para falar com os consumidores, o ambiente externo precisa ser tão bem trabalhado quanto o ambiente interno.

É dessa forma que a empresa atrai e fideliza seus clientes.

Hoje em dia, é possível trabalhar com diferentes canais, classificados entre online e offline.

Os canais online são aqueles presentes na internet, como sites, blogs, redes sociais, e-mail, entre outros.

No meio offline, por sua vez, existem os canais tradicionais, como televisão, rádio, jornais e revistas.

Apesar de (diferir), um fabricante de ração para cachorros pode utilizá-los como complementares.

Desenvolvendo um bom plano de comunicação

Para ser assertivo, um plano de comunicação tanto interno quanto externo, é fundamental para que a empresa conquiste notoriedade no mercado, se posicione como líder, introduza uma nova linha de produtos ou serviços, dentre outras possibilidades.

Mas antes de colocar qualquer estratégia em prática, é fundamental fazer o planejamento, seguindo este passo a passo:

1 – Conhecer o mercado

As estratégias de comunicação são uma jornada e, por essa razão, ela é feita de um ponto de partida e um ponto de chegada.

Alcançar os objetivos depende do momento em que o negócio se encontra.

Então, faça uma análise do que acontece com a organização no momento, levando em conta os canais de comunicação que utiliza, com quem ela se relaciona, as mensagens que transmite e a imagem que constrói para o seu público.

Uma pesquisa de recepção ajuda bastante, assim como a análise SWOT, consulta de dados secundários sobre o mercado e a compreensão de onde a empresa se encontra no momento, considerando um cenário amplo.

 

2 – Saber quais são as metas e objetivos

Uma empresa de aquecimento de piscinas deve estabelecer suas metas e objetivos de maneira estratégica.

Os objetivos costumam ser gerais e específicos, podendo ser encarados como pontos de chegada dentro do planejamento.

As metas, por sua vez, mostram o caminho que a companhia vai percorrer para conquistar o que deseja.

Para ser realista e ter sucesso no plano de comunicação, recomenda-se o uso da técnica SMART (specific, measurable, attainable, relevant e time-based). 

Por meio dela, os objetivos são específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais, que consistem em sua tradução para o português, respectivamente, possuem um tempo estipulado.

Isso vai garantir que a organização possa monitorar e avaliar os resultados que alcançar, depois de colocar o plano de comunicação em ação.

3 – Conhecer o público-alvo

A maneira de segmentar o público mudou muito nos últimos anos.

Por essa razão, os dados demográficos já não são informações suficientes para conhecer o público como se deve.

Se uma empresa de aluguel de máquina de lavar piso realmente quer ter sucesso em suas estratégias de comunicação, precisa saber quem é seu público.

Isso tem a ver com os seus valores, dores e o que ela pode fazer para ajudar essas pessoas, por meio de uma comunicação eficiente.

4 – Definir o orçamento

As ações de comunicação também demandam investimentos, mas antes de desembolsar uma quantia, é crucial saber o quanto vai precisar e o quanto a companhia está disposta a investir.

Delimitar o orçamento ajuda a distribuir melhor a verba e a estabelecer o retorno sobre os investimentos (ROI) que a companhia pretende alcançar em cada ação.

5 – Criar um cronograma

O cronograma mostra quando as ações devem ser realizadas, e cada etapa deve complementar sua anterior, pois isso faz com que o plano cresça de modo complexo.

Com essa prática, uma chapa de polipropileno reforça sua imagem junto ao público e otimiza o uso dos recursos.

Isso também facilita na hora de corrigir rapidamente as ações que não ajudam a conquistar os objetivos.

6 – Fazer testes

Antes de colocar uma campanha de comunicação no ar, é muito importante fazer alguns testes para saber se a mensagem está sendo bem interpretada pelos receptores.

É a melhor maneira de evitar um mal-entendido e estratégias que possam prejudicar a imagem e a reputação do negócio.

Estratégias essenciais de comunicação

Os principais itens para fazer uma boa comunicação são os canais que a marca vai utilizar para falar com o seu público, tanto interno quanto externo.

As principais ferramentas são:

SMS marketing

O celular está presente em nossas vidas o tempo todo, o que significa que as organizações podem usá-lo como canal de comunicação direto com o cliente.

O smartphone é um dos primeiros itens que olhamos ao acordar, que nos acompanha durante o dia todo e é a última coisa que visualizamos antes de dormir.

Ao investir em uma estratégia de SMS marketing, um escritório de arquitetura especialista em projeto fachada residencial consegue manter o seu público-alvo engajado e informado.

Além de impactar as pessoas certas, essa estratégia é de baixo investimento e consegue chegar a uma quantidade muito maior de destinatários.

E-mail marketing

O e-mail continua sendo um canal de comunicação forte, afinal, qualquer indivíduo que use a internet possui um e-mail. Nesse sentido, ele se torna fundamental para qualquer marca que queira se aproximar de seus clientes.

É possível enviar promoções, mensagens personalizadas, ofertas, dentre outras possibilidades.

Mas para que essa ação seja assertiva, uma empresa de monitoramento veicular deve criar um título atraente.

O design da mensagem deve ser impecável, sem excesso de informações e com um layout responsivo, que permita a leitura do e-mail em qualquer tipo de dispositivo.

Contudo, é muito importante enviar e-mails apenas para as pessoas que autorizaram esse tipo de contato, o que significa que comprar listas prontas não é uma boa ideia.

Redes sociais

As redes sociais fazem parte do nosso dia a dia e são usadas por bilhões de pessoas no mundo todo. São plataformas excelentes para aprimorar o relacionamento com o cliente e se aproximar dos consumidores em geral.

Existem diferentes plataformas e não é necessário estar presente em todas elas.

Pelo contrário, assim como uma retífica de virabrequim, seu negócio deve estar presente apenas nas redes sociais usadas pelo público-alvo.

É uma forma de se dedicar melhor aos perfis da marca e respeitar o cronograma das campanhas de comunicação que você estipulou.

As publicações precisam ser relevantes e abordar assuntos que são do interesse das pessoas, além, claro, de investir em anúncios.

Considerações finais

Uma boa comunicação é essencial para que a empresa consiga conversar com sua audiência, que pode ser formada tanto pelos consumidores quanto pelos colaboradores.

Esses dois públicos precisam conhecer bem o negócio e compreender o valor de seus produtos e serviços.

É dessa forma que eles vão se interessar pelas soluções, se identificar com a marca e procurá-la sempre que houver necessidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: