Como criar um conteúdo atrativo para sua marca? Confira 3 passos!

como criar conteúdo para uma empresa

O avanço da tecnologia e a chegada da internet permitiram diversas possibilidades tanto para as pessoas comuns quanto para as empresas, e a criação de conteúdo de qualidade é uma das peças fundamentais para o crescimento do seu negócio.

Por isso, o texto de hoje irá abordar algumas maneiras de como criar um conteúdo atrativo para a sua marca.

Além de como fazer isso, porque a sua empresa precisa investir nessa prática de mercado e algumas dicas e orientações de como realizar essa ação de forma efetiva.

As empresas tiveram de se reinventar para continuarem sendo relevantes no mercado de trabalho, principalmente, com a migração da grande maioria dos ramos de atuação para o meio digital, seja o mercado de blindagem do cabelo ou de tecnologia

Não só a forma como tudo é criado e realizado mudou, mas o público também. 

Os seus interesses mudaram e, nos dias de hoje, além de ser difícil manter a atenção do cliente, é ainda mais difícil fidelizá-lo.

Com tantas empresas tentando ferozmente ganhar o seu espaço nos mais variados ramos do mercado de trabalho, foi necessário criar diversas estratégias e práticas de mercado que fizessem o interesse do cliente permanecer constante.

Portanto, a criação de conteúdo tem sido certeira com esse ideal, fazendo as empresas que vendem celular até as que comercializam alimentacao escolar coletiva tivessem que investir em equipes especializadas em criar conteúdo de qualidade para nutrir os leads.

Mas, como a grande maioria das coisas no mundo, quando estamos no campo teórico, no ambiente das ideias, tudo é muito mais fácil. 

Portanto, como fazer para colocar tais ideias em prática e começar a se destacar no meio digital e no mercado de trabalho?

A resposta para essas e muitas outras perguntas serão abordadas nos tópicos a seguir. 

Portanto, confira agora a importância da sua assistencia tecnica de lavadora industrial investir na criação de conteúdo.

O conceito da criação de conteúdo

Antes de mais nada, é importante entender o impacto que a falta de conteúdo de qualidade nas plataformas da sua empresa podem causar ao seu negócio, principalmente, agora que vivemos nessa era digital.

Pois bem, dificilmente alguém compra algo na internet hoje em dia sem indicações, informação ou até mesmo conhecer o produto ou empresa que está oferecendo o que é buscado. A informação está a apenas alguns minutos de distância.

Supondo que o cliente X queira comprar uma janela de vidro grande, ele não irá investir o seu dinheiro na primeira empresa que oferecer o produto a ele. 

Ele irá pesquisar, entender os prós e contras de adquirir o produto e quem são os gigantes no mercado que o comercializam.

Não disponibilizar informações de qualidade e que instiguem a curiosidade de seus leads e clientes nos dias de hoje é a mesma coisa que assinar a sua sentença. 

Portanto, o trabalho com o marketing de conteúdo de qualidade é mais do que o necessário.

Para que isso aconteça de forma efetiva e funcional, é necessário realizar uma pesquisa de mercado e colocar em prática alguns elementos que citaremos abaixo, independentemente se serão utilizados em um centro automotivo 4×4 ou em uma empresa de logística.

  • Entendimento de quem é o seu público-alvo;
  • Quais os hábitos de compra dos consumidores;
  • Quais os pontos fortes e fracos de sua organização;
  • Quem são os seus concorrentes;
  • Qual é o seu diferencial;
  • Conhecer e entender o seu produto ou serviço.

Obviamente que é possível destacar mais alguns elementos que afetam diretamente a sua marca.

Entretanto, a grande maioria dos problemas que as empresas enfrentam estão relacionados a falta de conhecimento ou aplicação da tecnologia em suas decisões.

Boa parte do trabalho do seu negócio será adaptar as suas peculiaridades, visão, missão, ideais e forma de negociar ao produto e ao público-alvo do conteúdo, mesmo que o serviço prestado seja analise de contaminacao do solo.

Porém, não é apenas fazer por fazer, é necessário imprimir a sua essência e mostrar a que veio a sua marca. 

Uma marca precisa ser irresistível, seja na forma como atende os clientes, na qualidade dos produtos ou na eficiência de produção.

Sendo assim, a melhor forma de mostrar isso aos clientes é oferecendo um conteúdo de qualidade, gratuito e que mostre a eles o quão benéfico pode ser para a vida dele adquirir os seus serviços e produtos. 

Em outras palavras, a criação de conteúdo fala muito sobre a personalidade do seu negócio, e se feita de qualquer jeito ou de forma que não mostre os objetivos reais do negócio, mesmo um aluguel de barra de ancoragem 3 4 pode não ser tão atraente.

Como criar o conteúdo ideal?

É bom deixar bastante claro que você pode não acertar de primeira e a criação de conteúdo pode passar por vários ajustes ao longo do tempo, mas o ideal mesmo é você encontrar uma forma de harmonizar tudo que foi descrito ao longo do texto.

Porém, para orientar e dar um norte de como fazer isso de forma eficiente, confira os tópicos a seguir.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


01 – Conheça o seu público 

Conhecer muito bem o seu público é o primeiro grande passo para a criação de um conteúdo atrativo para o seu negócio.

Afinal, eles irão consumi-lo, então, é importante saber dos seus gostos, hábitos e vontades e implementá-los no que será divulgado.

A criação de uma persona, ou seja, a personificação do seu cliente com gostos, vontades, nome, história, rotina de trabalho, local onde mora e renda mensal pode te ajudar a ter uma boa ideia de como guiar a sua criação.

O conteúdo criado para o cliente que se interessa por construcao de deck em madeira é totalmente diferente de um público mais adolescente que se interessa por tecnologia. 

Portanto, ter esse tato é essencial para ser bastante assertivo.

02 – Conheça a sua concorrência

Parte do processo de estudo de mercado é entender quem são os seus concorrentes e o que os faz serem, de fato, seus adversários no mercado. 

Cabe a você a sua empresa analisarem para que assim criem um conteúdo que supere o deles.

Talvez seja a qualidade do produto que eles comercializam, talvez a tecnologia que eles investem, ou pode ser também no atendimento personalizado ao cliente, e se pensarmos um pouco mais, podemos chegar também a possibilidade na efetividade das entregas.

São várias as possibilidades e você e seu negócio devem saber o que é exatamente por diversos motivos. 

O primeiro é que, ao saber onde eles acertam, você pode aprimorar os próprios processos internos para ser tão bom quanto.

Pode pensar que também, com o estudo e análise de mercado correto, você também conseguirá descobrir onde o seu concorrente não desempenha um papel tão bom assim, usando disso para melhorar o seu próprio conteúdo e acertar onde eles erram.

03 – Saiba onde coletar informações

A criação de conteúdo é um trabalho constante e que requer bastante sensibilidade por parte da equipe que a desenvolve, tanto por causa da periodicidade quanto pela constante coleta de informações.

Postagens devem ser feitas com certa regularidade para que ocorra a nutrição de leads e as pessoas voltem para a sua página nas redes sociais, blog, plataforma ou site atrás de mais informações que condizem com o conteúdo que você trabalha.

Faça entrevistas e enquetes perguntando qual o assunto que o seu público mais gostaria de ver, estimule discussões e conversas sobre a qualidade e o assunto abordado no vídeo da semana, por exemplo, e verifique o comentário das pessoas.

Por meio de formulários, comentários, críticas e sugestões, é possível recolher informações ótimas para continuar criando um conteúdo que chame a atenção dos clientes e que melhore o seu produto, beneficiando e muito a sua empresa.

Considerações finais

O texto de hoje abordou como criar um conteúdo atrativo e de qualidade para a sua marca, mostrando a importância que a criação tem para o seu negócio, como fazer isso de forma funcional e algumas dicas e orientações da melhor forma de conduzir o processo inteiro.

Claro que tudo dependerá muito do ramo de atuação que a sua empresa está e da forma que ela enxerga a própria marca.

Afinal, cada empresa possui sua própria visão, valores, ideais e formas de negociar e manter a organização em funcionamento.

Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto e adapte-as à realidade da sua empresa, buscando sempre explorar os seus pontos fortes e fortificar os que necessitam de melhoria e desenvolvimento.

Sendo assim, resta agora sentar com os seus sócios e planejar como e quando começará a investir mais na criação de conteúdo por parte da sua marca, aumentando em muito tanto o alcance quanto a sua relevância dentro do seu ramo de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.