O Que é Marketing: Conheça 8 exemplos de estratégias

O que é marketing equipe-de-marketing-digital-construindo-landing-page-ou-home-page

O marketing é um ponto importante e quase essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. Neste post você entenderá o que é, com exemplos de estratégias. Continue conosco e ao final, deixe o seu comentário.

Fazer uso das estratégias de marketing é de suma importância para dar visibilidade ao negócio, atrair mais clientes e reconhecimento como autoridade no nicho em que atua.

Mas não é apenas isso.

Afinal, independente daquilo que está sendo vendido, é preciso trabalhar a forma como seus clientes vão entender essa solução e se interessar em comprá-la.

Por isso, podemos dizer que o marketing anda de braços dados com as ideias inovadores de empreendimentos, conseguindo ainda descobrir quais as principais vantagens de lançar um produto e até mesmo descobrir as preferências do público em relação às demandas.

No texto a seguir vamos entender mais sobre como o marketing ocorre na prática, pontuando o que ele significa, quais seus pontos de estudo e algumas estratégias.

O marketing é conhecido como uma forma eficiente de comunicação com o público, não apenas em um sentido de conexão, mas também como uma maneira de trazer movimentação para uma empresa, destacando sua importância e suas criações.

São eles:

  • Produto;
  • Preço;
  • Promoção;
  • Praça.

O produto é a principal das preocupações dos profissionais que trabalham nesta área, evidenciando tudo o que diz respeito à produção da empresa, encontrando sua inovação, sua importância e também os formatos em que ele se apresenta.

O preço, como sugere, relaciona a importância e tudo o que compõe o produto à precificação. 

A promoção faz então a comunicação necessária para evidenciar aquele produto da melhor maneira possível, trazendo uma ênfase para seus clientes.

Por fim, a praça procura estudar e viabilizar melhores lugares para a venda, seja por um meio físico, como lojas, quanto por um viés digital, sendo principalmente estudado as redes sociais e potenciais lugares de venda, como e-commerce.

Por meio de 4P, um profissional de marketing consegue fazer um reconhecimento de pontos importantes para a evidência de uma empresa e o sucesso de suas ações.

De certa forma podemos entender que o marketing sempre foi utilizado pelas empresas, desde uma divulgação em um panfleto até uma campanha publicitária em uma emissora de televisão. Porém, tudo se intensificou com a chegada do digital.

Com isso, tanto as ferramentas de comunicação com o público quanto a conectividade com dados e informações relevantes passaram a agregar pontos de importância para as empresas, sendo então um grande diferencial nas estratégias de marketing.

Abaixo vamos conhecer ou relembrar algumas das estratégias de marketing mais utilizadas hoje em dia.

Sendo uma das principais dentro do trabalho diário de profissionais que buscam se comunicar com um público ao mesmo tempo que evidenciam seus serviços.

  1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, como o próprio nome sugere, envolve a produção de comunicações constantes para que a empresa possa ter uma proximidade maior com seu público, seja para vender, para criar autoridade, relevância ou nome no mercado atuante.

A base da concepção dessa estratégia é a produção planejada e bem estratégica de comunicações que gerem uma conexão imediata com um determinado público, apreciando suas características e entendendo seus comportamentos como base dessa criação.

Por meio disso, uma marca de automacao pneumatica hidraulica pode trazer seus clientes para mais próximo da empresa, mostrando de que formas é possível entender que aquele produto ou serviço é essencial para ele e para o ramo de atuação específico.

  1. Endomarketing

No endomarketing podemos dizer que os objetivos são parecidos ou até mesmo similares aos do marketing de conteúdo

A única diferenciação nesse quesito é o público, sendo o endomarketing uma forma de comunicação com os funcionários de uma empresa.

Essa técnica é altamente utilizada para que negócios criem uma proximidade com aqueles que fazem com que os produtos ou serviços venham à tona para clientes, trazendo benefícios como diminuição da rotatividade, produtividade e fidelização do colaborador.

Nessa estratégia é imprescindível fazer o uso de pesquisas e entrevistas com pessoas que trabalham na empresa, procurando eventuais falhas, soluções para estas e principalmente a opinião dos funcionários sobre as formas como a empresa vem trabalhando no setor.

  1. SEO e otimização

Com o Search Engine Optimization (SEO), marcas conseguem estruturar sua presença online por meio de otimizações focadas em entregar tudo aquilo que pessoas e potenciais clientes pesquisam nos principais buscadores da internet, como o caso do Google.

Nesse formato de estratégia ocorre a pesquisa sobre palavras-chaves que possam unificar uma dúvida a uma solução, que no caso é a divulgação dos serviços ou produtos de uma empresa de caderno personalizado aniversario em sua página de divulgação na internet.

O interessante dessa prática é que a produção de conteúdo também é necessária, trazendo à tona formas de evidenciar uma importância e uma resolução de problema, mas se atentando ao que o público decide procurar quando precisa de algo do gênero.

  1. Trabalho nas redes sociais

As redes sociais são, atualmente, uma das principais plataformas e meios de comunicação entre uma empresa e seus clientes, sendo então a base para a produção de conteúdos e conexões que engajam esse objetivo de forma natural e altamente estratégica.

Por ali, é importante que a empresa trace um plano de ação voltado especialmente para a interação, algo essencial para que algum tipo de identificação seja criada, mantendo sempre a empresa como uma acao de marketing promocional em evidência.

Para isso, nada melhor do que o investimento em profissionais de social media, que estão amplamente por dentro do que se passa na rede e saberão fazer com que as conversas e as comunicações evidenciam uma identidade junto com a cultura do ambiente.

  1. Blogs

Os blogs são formatos de comunicação que se tornaram altamente populares nos últimos anos, apresentando uma maneira descontraída e altamente informativa de conversa entre empresas e consumidores, até mesmo com profissionais do setor de materiais de construção.

Nesse espaço, é possível produzir conteúdos que tenham ligação com a empresa diretamente, como no caso de postagens que evidenciem a importância de um produto, a utilização do mesmo e benefícios que clientes têm com um possível investimento.

Ainda assim, é possível colocar em pauta assuntos que nem sempre são conversados pelas formas tradicionais ou populares de comunicação, como as redes sociais, apresentando um viés educacional que vai além de uma venda direta de um produto.

  1. E-mail marketing

O e-mail marketing utiliza a caixa de mensagens via e-mail como forma ampla de comunicação focada em vendas.

Visto que pela proximidade do contato, acaba chegando principalmente aos tomadores de decisões das empresas, agregando uma proximidade.

O foco principal desse tipo de estratégia é a identificação geral da empresa com o cliente, trazendo um âmbito cada vez mais participativo e influente sobre as decisões, apenas pela divulgação interessante de produtos e serviços como instalação de tachão de sinalização.

Essa comunicação também exibe uma máxima de experiência na parte da própria comunicação, atrelando as mensagens a um bom contexto visual e escrito, solicitando muitas vezes a compreensão de usabilidade e experiência dos profissionais da área.

  1. Anúncios pagos

Os anúncios pagos se tornaram uma revolução no sentido de fazer a publicidade de uma empresa, trazendo uma oportunidade para que as marcas pudessem elaborar formas interessantes de comunicação visual, guiando seus clientes à compra imediata.

O mais interessante dessa estratégia foi a potencialidade que ela trouxe em questão da economia.

Visto que antes muitas empresas gastavam muito fazendo anúncios em lugares onde não havia uma certeza das pessoas que haviam visualizado aquela comunicação.

Além disso, existe uma compreensão maior sobre os dados dos anúncios e das campanhas feitas, pois mostram informações relevantes a serem utilizadas pelas empresas de aluguel caçamba de lixo como número de cliques e incidência de consumidores em uma região.

  1. Parcerias

As parcerias entre empresas não são uma novidade dentro do marketing, mas nos dias de hoje, e especialmente no âmbito digital, essa vem sendo uma força interessante para a união de marcas que sozinhas não conseguem atingir seus objetivos principais.

Hoje em dia, por exemplo, uma loja de loja de pneus carros antigos pode colocar em prática uma publicidade junto com uma parceira, seja na elaboração de um produto ou de uma promoção juntas, agregando visibilidade e trazendo movimentação para as marcas. 

Dessa forma, existe muito mais possibilidade de chegar aos públicos desejados, tendo sempre em mente o companheirismo e a utilização das armas de ambas, algo que podemos ver, por exemplo, em um anúncio de lojas de conserto cambio dualogic.

Por meio das estratégias certas sua empresa pode potencializar a forma de comunicação com o público, entender bem o que o consumidor deseja e fazer com que a venda seja um dos pontos de importância dentro da melhoria da autoridade e reconhecimento da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!