Endomarketing: conheça os benefícios desta técnica!

endomarketing

É verdade que o marketing evoluiu tanto que a quantidade de estratégias existentes é algo que já deve superar a casa de dezenas ou centenas. Mas, há as mais importantes, como é o caso do endomarketing, de que falaremos aqui.

O endomarketing, ou marketing institucional é um tipo de marketing mal compreendido.

De fato, existe hoje um erro muito comum que é o de generalizar alguns recursos, até como uma espécie de preconceito. 

Portanto, após uma tentativa de implementação que não deu certo, o que leva a pessoa a criticar aquele recurso.

O problema é que muitas vezes quando um empresário ou gestor crítica determinada estratégia, é porque ele que não conseguiu extrair daquilo os melhores resultados possíveis, o que não deve ser confundido com a estratégia em si.

Para compreender melhor uma estratégia de endomarketing, basta imaginar o caso de uma firma que pode investir em mil e uma alternativas diferentes, desde panfletagem e outdoor até e-mail marketing, motores de busca, marketplaces e demais plataformas digitais.

Esse excesso de possibilidades é o que acaba desnorteando alguns, por mais gozado que isso possa parecer. 

O mesmo vale, até certo ponto, para o endomarketing, pois muitas empresas têm tentado aplicá-lo na afobação, sem entendê-lo bem.

desvendando o endomarketing

A verdade é que não se trata de apenas mais um recurso qualquer de marketing ou de publicidade, cujo foco central estaria em vender cada vez mais de modo pragmático, ignorando o panorama geral da marca e do seu segmento.

Pelo contrário, o endomarketing só funciona realmente quando a empresa já tem maturidade suficiente para reconhecer seus pontos fortes, os fracos, além da força da concorrência e das expectativas dos clientes.

Daí que ele não seja algo facilmente replicável, mas sim uma ferramenta ou metodologia que exige o esforço personalizado de cada empresário ou gestor,  como uma verdadeira customização ou adaptação no caso a caso.

Assim, o endomarketing de uma loja que vende adesivo para vidro personalizado pode ser consideravelmente diferente do que seria aplicado à fabricante dos mesmos adesivos, haja vista que o modelo de negócio muda essencialmente

Isso quer dizer que, na prática, você precisa conhecer muito bem seu negócio e as demais variáveis que estamos citando aqui, ou nenhuma estratégia vai poder vir desde fora e fazer milagres nos resultados da sua empresa.

Isso já é verdadeiro quando falamos de recursos práticos e facilmente mensuráveis, então imagine quando falamos de algo tão sutil quanto o endomarketing, cuja promessa não está em melhorar as vendas de modo direto ou proporcional, mas indireto.

Um exemplo claro disso é a distinção que hoje se faz entre soft skills e hard skills, que é a distinção entre talentos objetivos que um funcionário tem, como seu diploma, e talentos mais subjetivos, como liderança ou comunicação.

Evidentemente, cada vez mais o mercado de trabalho tem exigido esse segundo tipo de habilidade, tendo transformado a primeira em uma espécie de exigência básica. 

O que podemos dizer é que o endomarketing se relaciona mais com soft skills, ou seja, ele remete à filosofia da marca, sua identidade verbal e visual, bem como à sua cultura corporativa ou organizacional. 

Assim, uma fábrica de tinta para quarto pode dar um salto de qualidade notável após implementar isso.

Trata-se de um nível de excelência bem alto, que é justamente o que nos faz escrever este conteúdo explicando melhor quais os benefícios e vantagens desta técnica, o que também implica explicar por que vale a pena investir nela e como fazer.

Além disso, é interessante dar exemplos práticos e concretos, de segmentos diferentes, para que fique claro como a estratégia pode e deve ser aplicada. Isso ajuda a não ficar apenas nas generalizações abstratas.

Esse erro é muito comum nas dicas de marketing que se encontram espalhadas pela internet, o que remete novamente ao que falamos no começo, sobre certo preconceito em relação a recursos que a maioria ainda não entendeu direito.

Essa é outra vantagem do endomarketing, que evoluiu tanto nos últimos anos que já pode ser aplicado a qualquer tipo de empresa, seja de vendas ou de prestação de serviços na área de facilities e afins.

Desde que haja um desejo e uma consciência sobre a necessidade de crescer de maneira sólida, séria e sustentável, dando aos colaboradores e ao público o valor que eles merecem, o endomarketing já poderá ajudar e muito.

Deste modo, quem tem o interesse de mergulhar de cabeça em uma estratégia ou técnica relativamente simples, descobrindo modos de impactar mais os clientes, aumentar as vendas e fortalecer a marca, basta que siga adiante na leitura.

O que é endomarketing?

O prefixo etimológico dessa palavra (“endo”) significa interno ou interior. Por exemplo, fazer uma endoscopia é fazer um exame que visualiza o interior do nosso estômago.

No caso do universo corporativo, é claro que o conceito não chega a ser tão intimista, haja vista que algumas empresas contam com milhares de funcionários, o que torna a estratégia ainda mais desafiadora e dá a ela um tom coletivo.

Ainda assim, é algo que não se volta diretamente para o mercado, mas para dentro, embora o foco sempre seja, evidentemente, fortalecer-se perante o mercado.

Assim, uma empresa que faz adesivo vinil personalizado precisa aplicar o endomarketing como um conjunto de princípios que vão nortear todo mundo, da recepção até a diretoria.

Isso também é o que se convencionou chamar de pilares da missão, da visão e dos valores da empresa. 

O que pode incluir os seguintes preceitos:

  • Sonhar grande;
  • Sempre otimizar gastos;
  • Valorizar honestidade;
  • Ter planos de carreira;
  • Bonificar os melhores;
  • Pontuar os erros;
  • Investir em liderança;
  • Estimular a criatividade.

Enfim, na prática trata-se de fazer com que os funcionários acabem comprando aquela marca em que trabalham bem antes do mercado fazer isso.

Portanto, quando eles estiverem 100% satisfeitos, isso dará um norte sobre como as estratégias de marketing tradicionais poderão agir dali para frente.

Realmente, não é difícil compreender como tudo isso é importante. Imagine se uma pessoa trabalha em uma empresa, mas nunca se sentiria confortável de indicar aquele produto ou serviço que está comercializado.

Ora, isso seria terrível, e podemos dizer que infelizmente ocorre muitas vezes. Sendo que, se um negócio se deixa cair nesse tipo de erro grosseiro, certamente está caminhando para algo insustentável e que só trará dor de cabeça.

Os benefícios e vantagens

A percepção que as grandes marcas e players do mercado têm atualmente é bem curiosa. 

Para eles a grande riqueza de uma firma não está no cofre ou nos bancos, mas sim na folha de pagamento, entre os melhores colaboradores.

De fato, em tempos tão corridos, concorridos e competitivos como os atuais, toda marca precisa de funcionários satisfeitos, dedicados e criativos.

Somente essa criatividade é capaz de fazer com que as estratégias sejam pensadas e repensadas, como quando uma equipe vai desenvolver o desenho preliminar de uma fachada de loja infantil.

Ora, o que está em jogo ali é sobretudo o fator humano, o soft skill de que falamos lá no começo. 

Isto é, as habilidades intangíveis, que não podem ser comprovadas tal como um diploma ou certificação, mas apenas na prática.

Portanto, ter gente satisfeita na equipe é algo que pode mudar não apenas o futuro da empresa e da marca, como também a rotina dos líderes, gestores, tutores e afins. Até a rotatividade de funcionários cai, pois eles aderem à missão da marca.

 

Qualidade e bem-estar

Outro aspecto interessantíssimo sobre por que investir em endomarketing é o da qualidade de vida e do bem-estar de todas as pessoas envolvidas.

Quem nunca ouviu falar sobre um ambiente tóxico? Realmente, muitas empresas têm caído nisso, às vezes culpando o lado errado da história.

No fundo, se você está na área de tratamento para TOC, cabe a você contratar bem e manter sempre a melhor qualidade possível de comunicação.

Quando o ambiente não é assim, a culpa acaba sendo dos líderes, por isso, mesmo é que o endomarketing pode ajudá-los a gerar um bem-estar maior e uma qualidade incomparável.

As dicas para criar o seu 

Por fim, precisamos lembrar que um dos pontos mais vantajosos do ser humano é a fala, essa capacidade incrível que temos de transmitir e absorver as ideias de outros.

Por isso, um passo indispensável que os líderes da firma precisam dar é o de fazer reuniões constantemente, tanto coletivas quanto individuais, para feedbacks valiosos.

Essa é a melhor dica para uma empresa ou de qualquer outro segmento aplicar o seu endomarketing.

O modo de criá-lo vai na mesma linha, pois exige apenas que os donos, sócios, diretores e líderes se juntem para determinar qual será a linha-mestra da estratégia toda.

Considerações finais

Portanto, muita gente ainda não compreendeu a fundo o papel real do endomarketing, bem como a sinergia que ele tem com outros conceitos.

Com os conceitos básicos e conselhos práticos que trouxemos acima, fica ainda mais fácil entender quais são os benefícios dessa técnica, e o que esperar no curto e longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: