O Brasil tinha um famoso comunicador de televisão que todos os dias soltava seu bordão em rede nacional: “Quem não se comunica, se trumbica!”, apesar do estilo cômico, essa frase já resume a essência do mix de comunicação hoje aplicado pelo marketing.

De fato, a comunicação é um elemento essencial da vida humana, não apenas para marcas e empresas, como também para líderes e gestores. E até mesmo para os profissionais que queiram crescer na hierarquia de uma corporação.

Mas, não basta que essa comunicação ocorra de qualquer modo, ela precisa ser pensada, racionalizada e sistematizada. 

Quanto mais suas características se aproximarem desses pilares, melhor será o resultado que podemos esperar.

No caso de um funcionário que precisa crescer na empresa, por exemplo, ao fazer uma especialização na área de cursos de inteligência emocional, logo ele aprende que a maior inteligência que há não é a da razão humana.

Ela também é importante, sem sombra de dúvida, porém o que permite que um colaborador se destaque é o tipo de postura que ele tem diante de situações desafiadoras e no trabalho sob pressão. Aí é que entra a inteligência emocional.

No caso das marcas e do mix de comunicação há um fator equivalente que é de extrema importância, que é o dos gatilhos mentais e psicológicos, que se comunicam com aspectos quase inconscientes da parte dos clientes.

O fator comunicação nos negócios

O mais famoso é o gatilho da autoridade, como quando o cliente vê uma loja cheia e outra vazia, e isso imediatamente faz ele concluir que a primeira é melhor que a segunda ou ele ouve todo mundo falando bem de algo, e vai nessa mesma onda.

Sem entender esse tipo de princípio, que nada mais é do que um preceito de comunicação, nenhuma marca chega a realmente impactar seu público-alvo de modo inesquecível, gerando experiências realmente marcantes e memoráveis.

Podemos mesmo dizer que o que faz uma empresa se destacar, é esse poder de comunicação, ao passo que as outras ficam para trás.

No fundo, a capacidade de criar valor para seu cliente, mostrando seu diferencial e os motivos pelos quais sua marca é indispensável e relevante para a vida dele, também é algo que está mais ligado à linguagem do que a produtos ou serviços.

Lembrando que a solução prestada precisa ser boa de verdade, pois não é possível enganar muitas pessoas por muito tempo.

Porém, todo mundo conhece alguma loja de bairro que tem um excelente serviço, e mesmo assim, não cresce nem sai dali.

Trata-se, como estamos explicando, do poder da narrativa, da linguagem, das palavras, e, enfim, do mix de comunicação aplicado pela empresa. 

Por isso, achamos por bem elaborar este texto detalhado sobre um assunto tão encantador e diferenciado.

Além de explicar o que é o mix de comunicação, vamos mostrar também como e por que exatamente utilizar essa medida, listando várias dicas práticas que podem ajudar qualquer um a chegar a aplicar as boas práticas da área.

Inclusive, um dos maiores benefícios de aplicar esse método é que, justamente, ele já evoluiu tanto nos últimos anos que hoje pode ajudar qualquer tipo de empresa, seja de vendas de cadeiras para escritório ou de serviços industriais nichados.

Portanto, onde houver uma marca querendo impactar seu público, afastar a concorrência e realmente fidelizar aqueles que compram dela, fazendo com que se tornem difusores e defensores da marca, o mix de comunicação poderá ajudar.

Desta maneira, se o interesse de quem nos lê, seja como empresário, gestor ou apenas estudioso, é mergulhar de cabeça em um diferencial que pode mudar a história de uma empresa, então basta seguir adiante até a última linha do texto.

Conceitos e características da comunicação

O mix de comunicação pode ser definido de várias maneiras, inclusive a ponto de gerar confusões.

Mas, há um modo mais seguro de entrar nesse assunto, que é da conceituação de comunicação, linguagem e narrativa.

No fundo, toda marca está contando uma história, então o seu mix de comunicação passa a ser algo como um estojo de ferramentas que ela abre e aplica conforme queira, sem nunca perder o horizonte maior de sua big picture.

Esse conceito pode ajudar e muito, pois sua tradução direta é a da “grande imagem”, ou seja, a visão de todo. 

Assim, uma empresa de sinalizações semafóricas pode transformar sua filosofia da marca em narrativa para o mix de comunicação.

Alguns elementos básicos que entram aí são:

  • A cultura corporativa;
  • A missão;
  • A visão;
  • Os valores;
  • A identidade verbal.

Enfim, com isso a empresa começa da melhor maneira possível, tanto que o mais indicado é que isso seja definido não apenas pelo marketing, mas também pelos próprios donos, sócios e fundadores, que levam consigo essa missão desde o começo.

Depois, o mix de comunicação começa a ganhar traços mais bem definidos. Hoje é muito comum ele incluir desde questões mais institucionais, como endomarketing e relações públicas, até vendas diretas, marketing (online e offline) e parcerias comerciais.

No caso institucional, por exemplo, a marca já começa a lançar suas raízes para que, formando equipes realmente engajadas e uma missão que todos levam a sério, ela tenha um impacto diferenciado sobre o mercado como um todo.

As relações públicas já podem incluir algumas medidas bem práticas, como quando uma empresa de recuperações de fachada manda um press kit para um jornal ou uma revista local, contando com geração de tráfego orgânico e mídia espontânea.

Até que, finalmente, as vendas, o marketing e as parcerias concluam esse esforço todo, aplicando um mix de comunicação que realmente gera resultados incríveis e que seria impensável sem toda essa elaboração e planejamento.

O que o mix não é, afinal?

Um esforço interessante nesse conteúdo é deixar claro o que o mix de comunicação não é, haja vista que ele vem sendo confundido com vários outros conceitos similares.

Coisa que, obviamente, sempre pode trazer danos graves para qualquer estratégia, inclusive no médio e longo prazo, como algo que só vai se tornar óbvio depois de muito tempo.

O maior exemplo é quando confunde o mix de comunicação com o mix de marketing, formado pelos famosos 4 Ps: 

  • Preço;
  • Produto;
  • Praça;
  • Promoção.

Na verdade, esse célebre mix pode ser considerado como parte de um mix de comunicação, a depender da estratégia da empresa. 

Mas, ele não define o todo de um mix de comunicação de modo algum, como ficou claro acima.

Afinal, a comunicação é muito mais abrangente do que um recurso específico como o mix de marketing, que pode ajudar uma empresa de distribuição cargas de modo específico, como elemento de um mapa maior e mais amplo.

Um exemplo comum que torna isso claro é o do inbound e do marketing de conteúdo, que também causa confusões. No caso, o primeiro faz parte do segundo e não o contrário.

Outros exemplos de ferramentas parecidas com a do mix de marketing que também podem ficar sob o guarda-chuva do mix de comunicação são a dos 4 As: 

  • Análise;
  • Adaptação;
  • Ativação;
  • Avaliação.

Ou ainda, a dos 4 Cs, que dizem respeito às Carências, aos Custos, à Conveniência e à Comunicação, tudo isso como dimensão necessária para impactar um cliente.

 

Entenda por que utilizar o mix

Outro aspecto fundamental desse assunto tem a ver com os motivos pelos quais é importante aplicar um bom mix de comunicação.

No fundo, tem a ver com suas vantagens de otimização, de assertividade, e claro, de custo-benefício. 

No primeiro caso, podemos dizer que o mix otimiza e como que empacota toda a narrativa da empresa sob uma estratégia única.

Naturalmente, quando uma empresa de limpeza de colchões faz isso ela ganha e muito em termos de agilidade e de efetividade. É justamente aí que se sobressai a segunda vantagem mais notável, que é a da assertividade.

Como vimos lá no começo, muitas empresas não chegam a ter um domínio estratégico e racional da sua própria narrativa, de modo que não conseguem comunicar ao público seus valores e sua filosofia de trabalho, pelo que também não enriquece sua experiência.

Já o custo-benefício diz respeito ao fato de que se fôssemos traduzir todos os efeitos que o mix de comunicação pode trazer em mero investimento publicitário, certamente a empresa investiria dez vezes mais para obter o mesmo retorno.

Sobre os primeiros passos

Por fim, quem quiser dar os passos iniciais pode começar fazendo reuniões em torno do endomarketing, das relações públicas, das vendas, do marketing e das parcerias.

Conforme aprofundado acima, são esses os pilares que englobam toda e qualquer estratégia que uma empresa de automatização de portões pode vir a aplicar, podendo incluir outras que vão desde mix de marketing até redes sociais.

Por exemplo, iniciar parcerias com influenciadores digitais do seu segmento é algo que pode agregar e muito para o mix de comunicação da firma, desde que você escolha bem o influencer e isso venha a agregar valor.

Considerações finais

Portanto, o que o mix de comunicação faz, no fundo, é potencializar a comunicação com o público e com o mercado de modo a tornar a marca bem mais eficiente, afastando a concorrência e atraindo os clientes certos.

Acima trouxemos dicas e informações essenciais para entender do que se trata, e já começar a dar os passos iniciais na direção certa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: