O que é e como trabalhar os canais de comunicação | Os 4 principais, pelo menos

comunicação

Escolher um bom canal de comunicação é crucial para qualquer empresa que queira crescer e se destacar em meio aos concorrentes. 

Também é por meio desses canais que a marca se coloca à disposição dos clientes.

Ter essa disponibilidade em diferentes meios de comunicação é importante para transmitir as mensagens de maneira coerente e para o máximo de pessoas possível. 

Além disso, fortalece as estratégias de marketing e o relacionamento com o público.

Toda a companhia precisa investir em comunicação, tanto com os clientes quanto com os potenciais clientes, de modo a construir o engajamento da audiência.

Só que uma boa estratégia envolve conhecer as características dessas pessoas, e a partir disso, estabelecer um relacionamento mais próximo com elas.

Se a marca conhece seu público-alvo, então sabe em quais canais precisa estar presente, o tom de voz adequado, os assuntos que devem abordar, dentre outras estratégias para incrementar a comunicação.

Com a chegada da internet e todas as mudanças trazidas por ela, saber se comunicar é crucial. 

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que são canais de comunicação, como eles trabalham e mostrar os principais.


Leia também:


O que são os chamados canais de comunicação?

Canais de comunicação nada mais são do que pontos de contato entre a empresa e seu público. 

Eles estão presentes tanto dentro quanto fora da internet, e dentre os mais comuns estão:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Televisão;
  • Rádio;
  • Telefone.

Todos eles podem ser usados para estabelecer um relacionamento mais próximo, e diversificar é aumentar as chances de conversar com mais pessoas.

A evolução da tecnologia e a digitalização fez com que o público preferisse usar os canais digitais. 

Consequentemente, empresas dos mais variados setores, como a confecção de uniformes bordados, entenderam a necessidade de ser omnichannel.

A mudança no comportamento dos clientes evoluiu o modo como as companhias prestam atendimento, e essa evolução tem como principal foco a principal característica do consumidor moderno: o imediatismo.

Os canais digitais são mais rápidos, por essa razão, passaram a ser priorizados pelos usuários ao longo do tempo.

Além de oferecer respostas mais rápidas, a taxa de resolução também costuma ser mais alta, tendo em vista que várias ferramentas colaboram nesse sentido.

Um exemplo de destaque é o chatbot, que consegue operacionalizar o atendimento, classificar os chamados e direcionar o usuário para atendentes profissionais, em casos mais complexos.

Apesar de existirem vários canais de comunicação diferentes, a escolha deve se basear nas características do público-alvo.

Nesse sentido, a primeira coisa a se fazer é definir a persona do negócio, que nada mais é do que um personagem semi fictício, que representa as características do cliente ideal, como idade, gênero, profissão, estado civil, problemas, dentre outras.

Um fabricante de fardas e uniformes de trabalho pode definir sua persona de várias maneiras, como por meio de entrevistas com os seus clientes, analisar informações fornecidas por um sistema de gestão, geolocalização, entre outros recursos.

Independentemente de qual seja a metodologia usada, é fundamental chegar a uma persona ideal, pois dessa forma, a empresa descobre os canais de comunicação que essas pessoas gostam de usar.

Como os canais de comunicação trabalham?

O funcionamento dos canais de comunicação depende de seus tipos, pois existem os diretos, as plataformas de mídia social, os canais de direcionamento e os canais de publicidade.

Os canais de comunicação diretos permitem um atendimento personalizado, o que garante mais engajamento entre o público e a marca.

Podemos citar como exemplos o atendimento no ponto de venda, listas de informações pessoais; chatbots nas redes sociais, sites e blogs, mala direta em aplicativos corporativos.

Nas plataformas de mídia social, as companhias colocam em prática estratégias de marketing indispensáveis. 

Elas podem ser consideradas canais diretos de comunicação porque os usuários também estão nelas para seguir suas marcas preferidas.

É muito importante publicar conteúdo relevante nessas plataformas e trabalhar para integrá-las a outros canais, como site e blog.

Existem várias plataformas de mídia social que as empresas podem utilizar, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube, Pinterest, dentre outras.

Os canais de direcionamento não são necessariamente pontos de atendimento, no entanto, ajudam um fabricante de varal para apartamentos a ter mais visibilidade e a converter um número maior de leads.

Assim como no caso das mídias sociais, eles também ajudam a alcançar mais pessoas, a exemplo dos motores de busca, blog, rádio, revistas, jornais, conferências, dentre outros.

Por fim, os canais de publicidade são aqueles onde as organizações arcam com os custos de divulgação, tendo a intenção de aumentar o tráfego nos demais canais de comunicação.

Um hospital veterinário zona sul pode trabalhar com esses canais por meio do Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, entre outros do tipo. 

Também se encaixam os anúncios na TV, jornais, rádios, revistas e displays em lojas de varejo.

Principais canais de comunicação

Toda empresa precisa escolher um bom canal de comunicação, tanto dentro quanto fora da internet, uma vez que ser uma marca omnichannel significa aumentar a consistência das estratégias.

Mas, para escolher esses canais, é necessário avaliar a capacidade de investimento, as características da persona e o histórico de vendas, e dentre os mais utilizados estão:

 

E-mail

O e-mail é um canal amplamente usado e não é de hoje, isso se dá por conta da facilidade de envio e das múltiplas ferramentas que permitem automatizar o processo.

Esse canal é eficiente porque as mensagens só são enviadas para as pessoas que realmente têm interesse em manter contato com a empresa e saber um pouco mais sobre seus produtos e serviços.

Mas para manter o interesse dos destinatários, um fabricante de Laje treliçada h8 deve elaborar mensagens com informações úteis.

O assunto deve ser chamativo e despertar a curiosidade, uma vez que esse elemento determina se a pessoa vai ou não abrir o e-mail.

O engajamento só vai aparecer com o envio de conteúdos e temas relevantes, mesmo assim, a companhia deve enviar materiais promocionais esporadicamente. 

Ademais, as marcas devem estar abertas a receber respostas, pois isso Humaniza a estratégia.

Telefone

É de conhecimento que o ambiente digital trouxe maneiras modernas e eficientes de se comunicar, como no caso do e-mail e dos aplicativos de mensagem instantânea.

Mas eles não descartam a importância dos meios tradicionais.

Tanto é que aplicativos de mensagens como WhatsApp, Skype e Google Hangouts possuem a função de ligação.

Uma empresa de kit para sacadas pode enviar mensagens de texto, mas é o contato por ligação que transmite informações de maneira clara, resolve problemas rapidamente e ajuda na obtenção de feedbacks.

Isso porque é durante a conversa por voz que a companhia percebe o nível de satisfação do cliente e quais são os sentimentos dele em relação aos produtos e serviços.

Chatbots

Os chatbots são softwares de chat automatizados que ajudam a interagir com os usuários, por meio de comandos básicos ou o uso de soluções mais avançadas, como machine learning e inteligência artificial.

Uma empresa de serviços de guincho pode utilizá-los para conversar com vários clientes ao mesmo tempo, 24 horas por dia, a semana toda, garantindo que as pessoas obtenham respostas imediatas.

No entanto, com exceção daqueles recursos que se baseiam em inteligência artificial e machine learning, os chatbots não conseguem lidar com situações muito complexas.

Por essa razão, no caso dos pequenos negócios, eles podem ser aplicados no primeiro atendimento, além da prestação de consultas simples.

Blog

O blog é um canal de comunicação muito importante para as estratégias de Marketing de Conteúdo, pois é onde a empresa disponibiliza os conteúdos que serão trabalhados dentro do funil de vendas.

Esses materiais podem assumir diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens, gráficos, infográficos, dentre outras possibilidades.

Por meio deles, uma empresa de manutenções prediais consegue esclarecer dúvidas, falar sobre curiosidades, entregar uma solução, e qualquer outro assunto pertinente para o público.

Trabalhar com o marketing de conteúdo é muito importante porque os consumidores não se comportam da mesma maneira.

Se antes bastava uma propaganda na TV para convencê-los a comprar um produto ou serviço, hoje em dia, eles querem saber tudo antes de fechar negócio.

A era da informação transformou a relação de consumo, portanto, entregar algo de valor para o cliente antes da compra é a melhor maneira de conquistá-lo.

Conclusão

Por certo, existem inúmeros canais de comunicação, dentro e fora da internet, disponíveis para as empresas. 

A escolha depende das características do público e da realidade do negócio, e quando bem trabalhados, conseguem melhorar a imagem da marca.

Várias estratégias podem ser colocadas em prática por meio desses canais, melhorando a comunicação entre a companhia e os consumidores, e fortalecendo o relacionamento entre eles.

Como explicado acima, existem vários canais de comunicação, sendo o uso da internet a base para o uso da maioria desses canais.

Sendo assim, porquê não experimentar uma ferramenta de anúncios que pode ser o princípio da sua estratégia?

E você deve experimentar e anunciar um link grátis para ver como funciona.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: