Inteligência Artificial. Saiba como ela pode ajudar sua empresa

Inteligência artificial. Saiba como ela pode ajudar sua empresa artificial intelligence

Qualquer empresa que pretende se manter ativa no mercado precisa compreender os conceitos de modernização que vem surgindo a cada dia, principalmente aqueles que atingem de maneira importante o mercado, como é o caso da IA (Inteligência Artificial).

Essa tecnologia vai muito além da automação, independente da área de atuação que esteja sendo inserida.

Isso porque, em estágios avançados, é possível encontrar até mesmo processos cognitivos dentro do maquinário, com ferramentas como o machine learning, ou aprendizado de máquinas.

Mesmo em empresas pequenas, que utilizam uma sala comercial compartilhada, a IA já tem mostrado seu potencial, afinal, basta um computador potente para conseguir utilizar as ferramentas com tranquilidade.

Então, a Inteligência Artificial encontra uma série de tecnologias, que variam entre:

  • Redes neurais;
  • Algoritmos;
  • Sistemas de aprendizado;
  • Coleta de dados.

Basicamente, a máquina torna-se capaz de simular a inteligência humana, com elementos como raciocínio, percepção do ambiente em que se encontra e até mesmo a capacidade de análise para tomar decisões.

Essas soluções tecnológicas são avançadas e procuram agir de uma forma considerada inteligente. 

A maneira como coletam dados e conseguem reescrever sua própria programação é similar a como o cérebro humano se comporta no processo de aprendizagem.

Uma mesa de escritório para duas pessoas pode servir como base para um equipamento de qualidade que servirá como base para suas operações com inteligências artificiais.

Quanto mais esses conceitos são inseridos em uma empresa, mais estão ligados ao campo científico de pesquisa da área, que busca compreender formas complexas de enxergar a automação, com elementos ligados à robótica, reconhecimentos de voz, entre outros.

Muitas pessoas se perguntam como essa tecnologia pode ser aplicada em sua empresa para gerar resultados positivos para o negócio. 

A verdade é que vários setores podem se beneficiar com o processamento rápido e inteligente da IA, tornando essa ferramenta imprescindível.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1 – Setor financeiro

Um dos principais benefícios da Inteligência Artificial é sua capacidade de processar dados. 

Por isso, ela é uma ferramenta extremamente útil para compreender os indicadores financeiros de uma empresa, auxiliando a equipe de gestão a tomar decisões mais assertivas.

Ao oferecer técnicas de automação residencial alexa, sua IA pode identificar os melhores tipos de perfil, economizando em gastos de marketing e de ações que podem não gerar resultados.

Isso porque a máquina pode oferecer diversas sugestões de ação para ser aplicada no negócio, de curto, médio e longo prazo.

É importante entender que a IA também tem grande capacidade de avaliar os processos gerenciais, automatizando cálculos diversos e trazendo relatórios de capacidade para pontos importantes da gestão.

Além disso, a IA tem uma redução muito grande de possibilidade de erro, o que acaba ajudando a empresa em elementos de prevenção a fraude, especialmente porque um serviço automatizado não consegue agir de má fé.

Em entidades financeiras, pode ser um excelente apoio para conciliar transações, principalmente as que vem em grande quantidade, como no período noturno.

Com os dados obtidos em relatório, a Inteligência Artificial é capaz de compreender de forma mais completa as demandas, desejos e vontades de seus clientes, oferecendo possibilidades adequadas para uma maior interação em questões financeiras.

2 – Recursos Humanos

Uma das principais vantagens da Inteligência Artificial é sua capacidade de realizar tarefas repetitivas, liberando os colaboradores para desempenhar tarefas de maior valor para a empresa.

Assim, você terá a capacidade mecânica que os funcionários podem oferecer livre para tarefas muito mais complexas, e não terá que perder tempo deixando alguém de sua equipe a cargo de fazer uma atividade desgastante.

Uma empresa de conserto monitor lcd pode manter uma série de ferramentas de IA para compreender melhor a necessidade de seus colaboradores.

A Inteligência Artificial também pode selecionar e separar potenciais talentos para a empresa baseado nos dados inseridos, facilitando, assim, o processo de contratação. 

Com uma boa programação, é possível usar a ferramenta também para ambientar novos profissionais.

O impacto gerado pela Inteligência Artificial é tão grande que criou-se um novo cargo em muitas empresas, o de gestor de IA. Este profissional é responsável pela implementação e a gerência de todos os processos automatizados da empresa.

Assim, a ferramenta não só auxilia o trabalho da companhia, mas ainda gera novas oportunidades profissionais para técnicos especializados.

3 – Equipe de marketing

O marketing é um dos grandes beneficiados com as ferramentas de Inteligência Artificial. 

Isso porque a IA é capaz de gerar diversos relatórios, mapeando as tendências de mercado, compreendendo o comportamento de seu público-alvo e identificando novas oportunidades.

Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial pode até mesmo auxiliar nos atendimentos. É o caso dos chatbots. Essa ferramenta simula um atendente que fala diretamente com o cliente, respondendo suas dúvidas mais básicas.

Se um cliente tiver dúvidas básicas sobre um projetor de vídeo portátil h80 full hd, existem diversas chances do chatbot eliminar sanar dúvida desse consumidor, sem que haja a necessidade de um contato humano.

Embora o chatbot não substitua a interação humana, é uma excelente forma de eliminar uma série de dúvidas básicas e repetitivas. Além disso, esses robôs têm uma capacidade de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Então, quando um cliente decide entrar em contato com sua empresa, não importa a hora do dia ou da noite, ele não ficará sem resposta. 

Neste caso, muitas pessoas se sentem mais confortáveis de esperar um tempo maior para conseguir as respostas que estavam buscando.

Com o processo de machine learning, é possível ainda que o chatbot se autoavalie em períodos determinados, atualizando suas respostas e conseguindo tirar cada vez mais dúvidas de seus consumidores.

Outro ponto importante para o marketing é a forma como uma Inteligência Artificial é capaz de avaliar como os usuários se comportam. 

Assim, é possível identificar perfis diferentes para uma boa segmentação, ajudando a compreender os detalhes necessários para cada ação.

Uma pessoa interessada em persiana sala apartamento poderá dar diversas informações para a IA simplesmente navegando em seu site, permitindo que se crie um perfil desse cliente.

Assim, você consegue recomendar produtos diferentes para perfis adequados, aumentando suas oportunidades de venda.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

4 – Setor operacional

O setor operacional tem vivido de perto a modernização. Isso porque os conceitos de Indústria 4.0 se aplicam diretamente na capacidade de produção das empresas, e a tecnologia vem cada vez mais sendo implementada para facilitar o trabalho.

Boa parte dos serviços mecânicos repetitivos vêm substituindo processos ultrapassados e lentos, sujeitos a falha humana.

Assim, boa parte da operação agora pode ser realizada constantemente, com os profissionais tornando-se analistas e técnicos, que mantêm a operação funcionando e estabilizando as IA.

Um dos principais exemplos de Inteligência Artificial aplicada à operação de uma empresa é a implementação do IoT (Internet das Coisas). 

Esse tipo de ferramenta une diversos processos físicos em um controle digital, possibilitando uma visualização muito melhor da produção.

Por exemplo, uma indústria de instalação fechadura elétrica pode automatizar boa parte de sua produção para focar em vender os produtos e serviços oferecidos.

A Inteligência Artificial também tem um forte poder de gestão no setor operacional, podendo controlar e tomar decisões importantes para o funcionamento adequado da empresa. Dessa forma, o maquinário faz simulações e melhorias automaticamente, sem intervenções.

Quanto mais for utilizado o conceito tecnológico nas operações, menores serão os custos, enquanto é possível estruturar a companhia para uma produção maior e com mais qualidade.

Existem diversos benefícios da aplicação de Inteligência Artificial em sua empresa. Ela possibilita avanços muito mais rápidos e concisos, além de criar uma série de possibilidades para desenvolvimento da empresa.

O primeiro ponto a ser levado em conta é o quanto a IA simplifica os processos de análise, principalmente de empresas que se baseiam em dados para coletar suas informações.

Isso porque elas conseguem compilar e conferir dados com muito mais rapidez que um colaborador humano, permitindo um acesso muito melhor às informações necessárias.

Mesmo o controle de um cartão de ponto digital pode passar por uma IA, que identifica padrões do colaborador e melhorias que podem ser feitas para sua qualidade de vida, além de aumentar sua produtividade.

Além disso, a IA possui uma série de procedimentos que conseguem avaliar melhores condições de mercado e aplicabilidades de suas empresas, possibilitando que você consiga encontrar as melhores opções em qualquer fluxo de trabalho.

Dessa forma, seu negócio consegue aumentar as chances de conversão de vendas, bem como elementos que favoreçam sua equipe comercial, simplesmente analisando os dados gerados pela Inteligência Artificial.

A redução de erros também é um ponto fundamental na utilização dessas ferramentas. 

Isso porque quanto menos erros e falhas ocorrerem durante o processo, menor a necessidade de aumentar os custos operacionais gerando um desgaste financeiro e de seus colaboradores.

Com a IA, as falhas são cada vez mais reduzidas, tanto pela capacidade da programação, quanto pela capacidade de encontrar falhas e gargalos no processo e organizar soluções práticas para isso.

Assim, as empresas podem se tornar muito mais próximas de criar conteúdos sem erros e com uma grande margem de lucro.

Entender os conceitos de Inteligência Artificial e seu funcionamento é de extrema importância para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado.

Afinal, os avanços tecnológicos têm feito essas ferramentas se tornarem cada vez mais necessárias no trabalho, aumentando as chances de sucesso econômico e comercial da empresa.

Por isso, se possível, aplique esse tipo de ferramenta em sua companhia para conseguir aproveitar seus benefícios e conquistar uma posição de liderança no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!


 

Execução de eventos O que é preciso event-manager-writing-on-paper-in-banquet-hall

Execução de Eventos: O que é preciso?

Organizar eventos corporativos pode ser uma tarefa bastante trabalhosa, mas, sem sombra de dúvida, é muito recompensador reunir diversas pessoas em um único local para prestigiar uma conquista ou algum outro objetivo, ou mesmo lançar …
Leia mais
guia do anuncio gratuito capa 0
Qual a Diferença Entre Anúncio B2B e B2C grupo-de-analistas-trabalhando-em-graficos

Qual a Diferença Entre Anúncio B2B e B2C?

B2B e B2C são duas técnicas de vendas que se destinam a diferentes tipos de consumidores, afinal, é sabido que vender é uma técnica que envolve uma série de fatores. Por isso, é necessário ter conceitos …
Leia mais