O Que São Táticas e Estratégias no Mundo do Marketing

Táticas e Estratégias no Mundo do Marketing team-work-and-huge-megaphone-with-media-icons-marketing-and-branding-billboard-and-ad-
  • Save

Não é à toa que o marketing vem crescendo tanto no decorrer dos últimos anos, afinal, diversas estratégias e táticas são aprimoradas de forma recorrente, sempre trazendo algo novo para o mercado e sendo adotado por boa parte das empresas.

Com o avanço da tecnologia e da internet, se tornou comum que o meio digital se expandisse em uma velocidade bastante assustadora.

Tanto é que, hoje em dia, é praticamente impossível viver sem utilizar nenhum aparelho tecnológico ou estar conectado à rede.

Pode-se dizer então que o marketing é um estudo que tem de se reinventar todos os dias, sempre pensando em formas novas e cada vez mais criativas para trazer um novo frescor ao negócio e promover ações.

Portanto, qualquer empresa que se preze e tenha um mínimo de conhecimento sobre como as estratégias funcionam nesse mundo moderno sabe que a importância de um marketing forte e eficiente, é essencial para o seu desenvolvimento.

Para isso, cada dia mais as estratégias e táticas do marketing são utilizadas para atrair o público, e promover ainda mais o negócio.

Isso, além de continuar sendo relevante para o mercado e para as pessoas.

Mas a pergunta que fica é: qual a real diferença entre estratégia e tática?

Como elas podem se encaixar quando pensamos em um planejamento de marketing?

Essas e outras perguntas serão respondidas no tópico no decorrer do texto, por isso, siga a leitura.

Conheça as 18 Táticas de Marketing Online Para Pequenas Empresas

As 6 características do autêntico Marketing viral – Como criar e começar

Saiba a diferença entre estratégia e tática

Esses são dois conceitos essenciais para qualquer pessoa que seja um profissional de marketing e, mesmo assim, pode ser muito confundido.

Embora sejam termos utilizados com bastante frequência, não são todos que sabem diferenciá-los.

De maneira resumida, estratégia é o caminho que será traçado para se alcançar um objetivo.

Em outras palavras, se a sua empresa quer ser a melhor no ramo de entrega de encomendas com motoboy, ela traçará uma estratégia para que suas ações levem a esse fim.

Ou ainda, estratégia é algo bastante abrangente que necessita de um planejamento para ser bem executada.

Normalmente, é pautada em algum conhecimento específico e segue uma linha de raciocínio.

Já as táticas são meios que utilizamos para alcançar pequenas metas para que essa mesma estratégia funcione.

Ou seja, é como os recursos que temos são utilizados para se atingir um determinado lugar, podendo ser flexível e mutável.

A verdade é que ambos esses conceitos, independentemente se são empregados em uma assistencia tecnica da weg ou em um seguradora, são como unha e carne e sempre estão juntos para que tudo funcione conforme o previsto.

Porém, para que suas estratégias funcionem, as táticas de marketing digital devem estar muito bem alinhadas.

O conjunto de ações deve conter alguns elementos-chave para se atingir o sucesso, sendo:

  • Planejamento;
  • Pretexto;
  • Padronização;
  • Posição;
  • Perspectiva.

Conhecidos também como os 5 P’s das estratégias, quando esses critérios são seguidos, existe uma maior probabilidade de que o objetivo seja alcançado com sucesso e que menos imprevistos aconteçam no caminho.

Com o Planejamento, é necessário entender que as ações devem ser pensadas com antecedência e devem ser pautadas em fatos, argumentos sólidos, e principalmente dados, nada de achismos.

Seja o objetivo instalar uma nova porta de aço de enrolar ou aumentar a produção de ferragens para construção.

O Pretexto já se concentra em maneiras de tentar confundir os adversários, fazendo com que a sua concorrência não saiba como agir.

Já a Padronização prega que é necessário ter uma constância no fluxo de trabalho, aumentando a chance de alcançar resultados.

A Posição lida com a forma que o seu negócio utiliza os recursos para interagir estrategicamente com o ambiente.

Lembrando assim da Perspectiva, que nada mais é do que a maneira que a sua empresa atua para alcançar o objetivo.

Agora que os 5 P’s da estratégia foram melhor conceituados a você, é interessante entender algumas formas de se realizar um planejamento de marketing eficiente e que seja, de fato, um bom avanço para o seu negócio.

Todas as ações da companhia têm de ser pensadas e elaboradas com o intuito de se chegar ao objetivo, desde comprar lanterna decorativa artesanal até a contratação de mais funcionários para um determinado setor, visando melhorar a produtividade.

Portanto, confira no tópico a seguir uma maneira de realizar um excelente planejamento e começar agora mesmo a implantar esse conhecimento em seu comércio.


Leia também:


Dicas para fazer um bom planejamento de marketing?

Além de tudo que já foi abordado até o momento neste artigo, existem mais alguns elementos que serão melhor elencados para que você consiga construir o seu próprio planejamento e consiga alcançar os seus objetivos dentro do mercado de trabalho.

1 – A análise de mercado é essencial

De nada adianta planejar e saber exatamente onde você quer chegar com o traçar de sua estratégia se falta o conhecimento atual do mercado. 

Afinal, não adianta oferecer um serviço de conserto de cadeiras quando o seu público precisa de uma cobertura de festa.

Entenda quem é a sua empresa e o que ela oferece, faça uma pesquisa de como anda o mercado de trabalho desse ramo, se as pessoas estão comprando, o que estão comprando, quais as suas preferências e o quanto estão dispostas a gastar pelo produto ou serviço.

Avalie a sua concorrência, entenda o que ela fornece, os seus pontos fortes e fracos e como você pode fazer para ser competitivo.

Saiba qual o diferencial do seu produto e como ele pode ajudar as pessoas que buscam por ele.

Todas essas reflexões ajudam a entender a situação atual do mercado e como seu negócio de tela de aco para alvenaria pode ser mais efetivo em suas táticas, planejamentos e tomadas de decisão.

2 – Entenda qual seu tipo de negócio

Entender o concorrente é essencial para desenvolver um produto que seja tão bom ou melhor que o dele, porém, mais importante do que isso, é a necessidade da sua empresa entender quem ela é e qual a sua posição perante o mercado.

Qual é o objetivo, as missões, visões e valores dela, como ela se destaca das demais, porque as pessoas devem escolher você e não os seus concorrentes, entre outras reflexões que são necessárias para criar a identidade da sua organização.

É muito mais fácil saber para onde você quer ir quando já nos conhecemos e não abrimos mão de nossos valores e daquilo que é importante para nós, e com uma companhia, a lógica é a mesma.

Tenha isso em mente quando for realizar o seu planejamento.

3 – Saiba quem é o seu público-alvo

Para que a sua estratégia seja eficaz, e que as táticas utilizadas para se alcançar o objetivo seja igualmente funcionais, é necessário um conhecimento vasto sobre o seu público-alvo, bem como você pode continuar sendo interessante para ele.

Qual é a faixa de idade que deseja atingir, qual o sexo, qual território deve ser o foco, qual a renda mínima, entre outros elementos que são essenciais para as suas campanhas.

É muito mais fácil direcionar o foco de trabalho quando se sabe quem é o público-alvo.

Tão importante quanto saber quem são eles, é a criação de uma ou mais personas que representem o seu cliente ideal e quem te ajude a criar estratégias e atendimentos mais personalizados e humanos. 

Dessa forma, a empresa terá um conhecimento profundo sobre quem é o seu cliente e como atraí-lo.

4 – Utilize os canais de comunicação

Por fim, mas não menos importante, deve estar em seu planejamento de marketing qual a forma utilizada para chamar a atenção do seu cliente e se comunicar com ele, ou seja, como você irá interagir com as pessoas.

Utilizar as redes sociais se tornou, praticamente, obrigatório no mundo digital.

Elas são o epicentro onde tudo acontece e onde todos estão conectados, sendo um lugar perfeito para que o seu negócio consiga diversos dados e entenda o que os leads desejam.

Investir em marketing de conteúdo é uma alternativa assertiva e eficiente que, embora seja trabalhosa e necessite de disciplina da organização, sempre renderá bons frutos e irá dar munição para continuar recebendo respostas e feedbacks diretos do público.

Considerações finais

No artigo de hoje, entendemos um pouco melhor sobre o que são estratégias e táticas do mundo do marketing, além de saber como diferenciá-las, a sua importância no meio digital e alguns passos importantes para que você crie o seu próprio planejamento de marketing.

Embora todas as informações disponibilizadas sejam de imensa importância, somente você conhece a sua empresa como ninguém, portanto, adapte o que achar que seja melhor para a sua empresa de forma a tirar o máximo de proveito possível.

Agora que você sabe as melhores estratégias e táticas, comece desde já a fazer o seu próprio planejamento e a se destacar no seu ramo de atuação, se tornando referência no mercado de trabalho e expandindo o alcance de sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O Que São Táticas e Estratégias no Mundo do Marketing via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link