Planejamento de Marketing Online; 6 passos para a formatação ideal
  • Save

Planejamento de Marketing Online; 6 passos para a formatação ideal

Para uma estratégia digital eficiente, é preciso que o seu planejamento de marketing online esteja em ordem. Não há como surgir sucesso a partir da bagunça. É preciso organização, projeto e um plano adequado a se seguir.

Um plano de marketing online será sempre a estratégia-base para o sucesso de uma campanha de propaganda na internet.

Ele fomentará e irá conter tudo o necessário para alavancar a imagem da empresa na web.

É preciso, portanto, uma linha de raciocínio para fazer propagandas personalizadas; um mapa coerente.

O guia para o sucesso será o plano, e este deverá conter aspectos importantes para o sucesso da campanha. Desde o início até o fechamento, o Plano de Marketing Online servirá como um alicerce diário da equipe.

Mesmo que a etapa de planejamento da planilha do marketing online seja deveras entediante para alguns, ela é fundamental.

A teoria é a base da prática, e, para esta ter sucesso, um planejamento tem de ser formatado.

  • Mas o que deve conter neste plano?
  • O que deve abranger?
  • Como elaborar um planejamento de marketing online eficiente e de forma correta?

Para todos estes questionamentos, traremos as respostas inferidas em dicas expostas a seguir. Confira!

Formatando um planejamento de marketing online corretamente

Primeiramente, você sabe o que é planejamento de marketing de uma empresa?

O planejamento de marketing de uma empresa deve demonstrar compreensão de seus clientes-alvo, apresentar métodos inovadores que a empresa usará para alcançá-los e definir a mensagem que a empresa usará para persuadir esses clientes principais a decidir uma compra.

O desafio de um plano de marketing é composto pelas necessidades e desejos dos clientes em constante mudança e pela evolução do cenário competitivo – novos concorrentes entrando no mercado e concorrentes estabelecidos ganhando força ou participação no mercado.

Qual objetivo de um planejamento de marketing online?

Um plano de marketing é usado para “vender” as vantagens competitivas da empresa aos clientes, mas o plano só é eficaz se a empresa realmente puder demonstrar que está oferecendo algo diferente e melhor.

Em uma cidade com 20 pizzarias, por exemplo, elaborar um planejamento e marketing para a abertura do 21º restaurante é um desafio assustador.

As empresas de serviços, em particular, têm dificuldade em articular por que são diferentes.

Os clientes podem ver o serviço quase como uma mercadoria, então procuram o provedor de custo mais baixo ou mais conveniente.

Uma solução de marketing eficaz, nesse caso, é usar depoimentos de clientes existentes em sua mensagem de marketing.

O objetivo de um planejamento de marketing online, para ter clientes satisfeitos, serve para mostrar que pode ajudar a diferenciar um provedor de serviços.

Dicas para elaborar corretamente seu planejamento de marketing online
  • Save

Dicas para elaborar corretamente seu planejamento de marketing online

Apesar de ser chato, teórico e sem emoção, seu planejamento de marketing online será o esqueleto da campanha.

Ele mostrará tudo àquilo que deve ser seguido para que o sucesso esteja garantido.

A elaboração do planejamento passa necessariamente por etapas que quando seguidas facilitam o processo.

Na etapa inicial, a primeira preocupação são os custos inerentes a uma boa campanha digital.

Nesse caso indicamos um de nossos posts sobre o Marketing online e 5 ferramentas gratuitas e indispensáveis.

Quanto as dicas essenciais para um bom planejamento de marketing passo a passo…

  • Definição dos objetivos no planejamento de marketing online

É importante que os objetivos com a campanha estejam bem definidos. Ele será a entonação do que será seguido na campanha. É como se ele fosse a alavanca de partida da campanha de marketing online a ser seguida.

Bloco de notas á mão. Definir qual o objetivo da campanha: maior público e engajamento, mais vendas, maior conhecimento da marca. O planejamento de marketing e vendas.

  • Conhecimento do público

É através do trabalho de catálogo do público-alvo que a formatação da campanha terá a partida inicial. Pois, com a definição do público – e principalmente da persona – que o conteúdo será criado.

O público será o reflexo da empresa. Desde o que ela busca até mesmo a quem ela buscará atingir.

Continuando com o bloco de notas. Qual o perfil do público alvo? Onde ele está? Quais os seus interesses e onde dá pra encaixar o perfil da empresa?

  • Canais de divulgação

Os canais de divulgação serão a forma de divulgação utilizada dentro do marketingRedes sociais ou Busca Orgânica? É aí que se separará a formulação de conteúdo adequado.

Caso seja optado pelas redes sociais, por exemplo, a captação virá através da linguagem digital. Enquanto que a Busca Orgânica usufruirá de algo mais chamativo, sério e persuasivo.

Para um melhor conhecimento sobre o a boa comunicação nas redes sociais, veja nosso post sobre Marketing digital nas redes sociais.

Nessa etapa, definir o perfil de rede social adequado para o perfil da empresa. O tipo de público do Twitter, difere do público do Facebook ou Google +, e assim acontece com as demais.

  • Conteúdo dos canais

Como dito anteriormente, porém sempre bom ressaltar: para cada canal, um conteúdo específico. Quando se fala em redes sociais e afins, trata-se de algo mais informal e transparente.

Já nas buscas orgânicas, o conteúdo deverá ser atrativo e persuasivo. A captação virá por meio de uma troca de interesses entre consumidor e fornecedor.

  • Cronograma da estratégia

O cronograma de cada etapa deve sempre estar no papel. Mesmo que o curso se altere ao longo das situações, é preciso sempre registrar. Isso é organização. O planejamento proporciona alterações sempre.

Entretanto, é sempre interessante mantê-lo atualizado seguindo cada passo dado rumo ao sucesso da campanha. O planejamento de marketing online é uma forma registro do que foi feito, está sendo feito e será feito.

  • Monitoramento da campanha

Ele deve conter, por fim, cada monitoramento realizado. Esta etapa servirá para analisar aquilo que está dando certo e manter, como também aquilo que está dando errado e eliminar.

Por esse motivo a variação e alteração de cronograma sempre será possível. Afinal, ninguém sabe o que o futuro reserva para a campanha.

O planejamento de marketing online como um plano de negócios

Abre-se uma empresa sem um plano de negócios esperando sucesso? Claro que não. Numa campanha de propaganda na internet, portanto, não será diferente.

Toda e qualquer campanha de marketing digital deverá ser conduzida com organização, seguindo cada etapa com método, logística e esquematização.

O plano servirá não só para registro do que se faz, mas sim como um auto-conhecimento do que se realiza na empresa.

Até porque uma boa campanha de marketing digital visa principalmente exposição e promoção da imagem da empresa pela web.     

Postagens sem foco ou interações sem objetividade, nada traz de relevante para o perfil empresarial.

Isso significa, traçar objetivos de crescimento da imagem e popularidade do perfil nas redes sociais. Engajamento do público e interações com a imagem empresarial.

Por falar em objetivos, marketing online e planos de divulgação, falemos também sobre como fazer propaganda grátis na internet.

Um manual prático e eficiente de publicidade gratuita na internet, para pequenas empresas e profissionais iniciantes.

Vale a pena conferir!

Planejamento de Marketing Online; 6 passos para a formatação ideal via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link
Powered by Social Snap