Como Desenvolver uma Estratégia de Marketing Digital Eficaz?

Estratégia de marketing digital eficaz

O marketing sempre foi importante para as empresas, tratando-se de um investimento voltado para os interesses delas, com foco em seu crescimento e nas vendas.

No entanto, com a popularização da internet, as marcas mudaram a maneira como fazem esse trabalho e passaram a investir nas estratégias de marketing digital.

As pessoas estão cada vez mais conectadas, principalmente por conta das facilidades trazidas pelos smartphones. Podemos acessar a internet a qualquer momento e de qualquer lugar, e em vista disso, as empresas precisaram se adaptar.

Se os consumidores estão online, então as organizações também precisam estar. Mas não basta criar um site ou um perfil nas redes sociais: é preciso saber trabalhar cada canal e lançar mão de práticas que tragam resultados.

O marketing digital tem como objetivo posicionar a empresa na web e fortificar a sua presença, para que ela seja encontrada pelo público mais facilmente. Só que para chegar a esse resultado, é necessário investir em estratégias direcionadas.

É assim que as ações digitais funcionam, então, se você tem dúvidas, está na hora de esclarecê-las. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos dar dicas para elaborar uma boa estratégia de marketing digital, explicar sua importância e mostrar alguns pontos que precisam ser analisados. Acompanhe a leitura!

Para colher bons resultados com marketing digital, é importante saber como trabalhá-lo. É dessa forma que sua marca conquista notoriedade, gera leads e ainda melhora o retorno financeiro.

Contudo, estamos falando de um processo contínuo, ou seja, que precisa ser trabalhado e repensado ao longo do tempo. De qualquer forma, uma boa estratégia de marketing digital eficaz envolve processos como:

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Deixar claro os objetivos da empresa

Antes de investir em marketing digital, uma escola de aula de piano iniciante definiu muito bem os seus objetivos. Foi assim que ela definiu quais estratégias que adotaria, como:

  • Produção de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Anúncios pagos;
  • Publicações nas redes sociais.

Independentemente de qual ação ela colocaria em prática, ao entender sua identidade e definir seus objetivos, ela soube quais eram as melhores estratégias.

Estabelecer a persona

É necessário entender quem é o seu público para saber quais canais ele usa, que tipo de conteúdo consome, dentre outras informações.  

Mais do que saber em quais práticas você deve investir, conhecer o público-alvo e suas principais características te ajuda a criar a sua persona. Esta se trata de um personagem semi fictício que representa o seu perfil de cliente ideal.

Ou seja, trata-se de um representação com características demográficas, idade, gênero, escolaridade, estado civil, interesses, necessidades, entre outras informações.

É por meio da persona que suas estratégias de marketing digital serão humanizadas e, principalmente, direcionadas. Com isso, fica mais fácil se aproximar do consumidor e interagir melhor com ele.

Definir a linha de conteúdos

As estratégias certas vão aumentar a presença online de uma empresa de higienização interna automotiva, gerar engajamento, atrair o público e aumentar as vendas.

Isso significa que o objetivo é usar as ações digitais para moldar a personalidade da marca, e uma das práticas que mais definem a personalidade do seu negócio são os materiais que você compartilha na web.

No entanto, antes de compartilhar, verifique se os conteúdos têm a ver com a sua empresa e os interesses do seu público-alvo.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

Criar uma equipe de marketing

Você já sabe quais são seus objetivos, para quem as estratégias de marketing são direcionadas e o que deve compartilhar. Agora, precisa estabelecer uma equipe de marketing bem estruturada.

Dentre os profissionais necessários temos o editor ou analista, que é o profissional responsável por criar a estratégia, supervisionar e garantir que tudo esteja alinhado aos objetivos do negócio.

Também é importante contar com um gestor de mídias sociais, que é quem vai distribuir os conteúdos aos canais.

Uma empresa de instalação predial elétrica ainda pode possuir um especialista em SEO e anúncios pagos, que será responsável por distribuir os conteúdos de mídias pagas.

Agora que você já sabe como criar uma estratégia de marketing digital, no próximo tópico, vamos explicar a sua importância.

Kpi estratégia de marketing digital

A última dica do tópico anterior sugere a criação de uma equipe de marketing para o seu negócio, mas, você sabe qual é a importância desse setor para as companhias?

Infelizmente, ainda é comum encontrarmos empreendedores abrindo um negócio e descartando as estratégias de marketing por não considerá-la essencial.

Só que isso é um problema, tendo em vista a concorrência cada vez mais acirrada no mercado. O marketing não tem como objetivo apenas vender um produto ou serviço.  

Muito mais do que isso, ele também gerencia a comunicação interna, cria ações voltadas para a satisfação dos clientes, melhorar a imagem da marca e investir em canais que garantam uma boa reputação.

Dessa forma, a companhia não perde clientes e ainda consegue gerar novas vendas e oportunidades. Também é o setor de marketing que ajuda a manter o fluxo da receita, para que ela possa sustentar a empresa por anos.

Vale mencionar ainda que é a equipe que conhece a fundo a organização e o que ela tem a oferecer, para que possa usar essas informações de modo a aprimorar as estratégias de marketing, os argumentos de venda e o processo de pós-venda.

Analisando por esse lado, podemos dizer que o setor de marketing é a base para que o seu negócio tenha expertise, visão, metas, planejamento e saiba investir em boas estratégias. Tudo isso é vital para a companhia em longo prazo.

Ao desenvolver suas estratégias de marketing, seja uma empresa que fabrica papel indicador universal ou um e-commerce de vestuário feminino precisa observar alguns pontos importantes. Dentre eles:

1 – Utilizar os canais certos

As marcas precisam investir em canais para se comunicarem com seu público. A internet é o meio de comunicação mais importante, e seus canais permitem a captação de leads e a geração de oportunidades.

Além disso, é um veículo econômico, que mesmo assim é capaz de atingir um grande número de pessoas, maior do que aquele que as mídias tradicionais conseguem atingir.

Entretanto, aquele negócio que não está na web corre o risco de perder oportunidades para os concorrentes, que são facilmente encontrados pelo público.

Sabendo disso, uma loja que vende notebook escritório pode investir em bons canais de comunicação como as redes sociais, blogs, e-mail, dentre outros.

2 – Usar ferramentas de monitoramento e testes

As ferramentas usadas para colocar as estratégias de marketing em prática precisam ser de qualidade, pois assim contribuem para o posicionamento e imagem da empresa na internet.

Existem várias ferramentas disponíveis, e a boa notícia é que uma das melhores é gratuita e produzida por uma das plataformas mais confiáveis: o Google.

Trata-se do Google Analytics, uma ferramenta perfeita para analisar e controlar o desempenho de um site. Por meio dela, é possível mensurar o número de visitas e saber de onde eles vieram.

Existem outras que uma fabricante de máquina para cortar vidro pode usar, entre pagas e gratuitas, para sempre aprimorar suas estratégias de marketing.

3 – Investir em KPIs

Os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores de desempenho que ajudam a medir o nível de eficácia de um processo dentro da organização, incluindo suas estratégias em marketing digital.

Por meio dessa ferramenta de gestão, a marca descobre se determinada ação foi bem-sucedida. Com base nas informações obtidas, uma auto peças de moto pode fazer qualquer alteração que desejar.

Uma análise profissional depende dos KPIs, que avaliam o desempenho por meio de gamas variáveis, tais como performance do site, fluxo de acesso nas redes sociais, captação de leads, conversão de vendas, dentre outras possibilidades.

4 – Dominar o ambiente digital

É importante estar presente na web, mas isso não é suficiente. Quando investimos nessa presença, precisamos dominar tudo o que diz respeito ao marketing digital e assim obter resultados positivos.

Se uma empresa com foco em locação de sala comercial pequena domina o espaço digital, então ela consegue auxiliar o negócio e definir estratégias mais eficientes. Contudo, é necessário obedecer a algumas regras.

Tais diretrizes e condutas só podem ser obedecidas por quem realmente domina assuntos relacionados à internet.

São pessoas que sabem, por exemplo, que o Google pode rebaixar um site nos resultados de pesquisa se ele não usar boas práticas em SEO.

O marketing digital veio para ficar, e até que uma tecnologia ainda mais avançada do que a internet chegue até nós (se isso for possível), é com ele que seu negócio deve trabalhar.

Por meio de estratégias simples, mas muito inteligentes, uma marca vai mais além e consegue chegar até seu público certo e angariar novas oportunidades.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o marketing digital, como elaborar uma boa estratégia e o que levar em conta. Agora, já está pronto para criar uma presença digital sólida e frutífera!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Posts marketing digital

Posts marketing