Blog do Convidar

Como o uso de KPI pode fazer a diferença durante a elaboração de uma estratégia de marketing?

Kpi estratégia de marketing digital

O KPI (Key Performance Indicator), também chamado de “indicador-chave de performance”, refere-se às métricas usadas para analisar o desempenho de determinadas campanhas de marketing, fornecendo dados valiosos a respeito da efetividade das estratégias.

Hoje em dia, é sabido que o marketing digital não pode ser feito por “achismos”. Até porque, o consumidor contemporâneo está cada vez mais sedento por informações personalizadas, que realmente atendam os seus interesses.

Isso quer dizer que não dá para sair por aí realizando campanhas genéricas para divulgar um hotel para cachorro idoso, por exemplo. Ao contrário, é preciso focar em um público-alvo altamente segmentado, que terá interesse no serviço.

É aí que os KPIs podem nos ajudar. Afinal de contas, eles irão fornecer as informações necessárias para que as empresas conheçam o seu público-alvo e possam avaliar como anda o desempenho de cada ação.

Em caso de resultados negativos, é possível elaborar novas campanhas, baseadas em dados verídicos, que nos ajudam a recuperar a performance e atingir a meta estabelecida.

O artigo de hoje vai mostrar como o uso de KPI pode fazer a diferença durante a elaboração de uma estratégia de marketing, além de dar dicas dos melhores indicadores para o seu planejamento. Acompanhe a leitura!

O KPI nada mais é que uma forma de medir se a sua ação, ou conjunto de ações, está realmente atendendo aos objetivos propostos pela organização.

Por exemplo, se a intenção de um planejamento de marketing é aumentar o número de acessos de um site especializado em central de monitoramento CFTV, o KPI irá mostrar o número de visitantes, após a implementação de uma determinada campanha.

Assim, se observamos um crescimento do tráfego, quer dizer que a iniciativa desencadeou resultados positivos. Caso contrário, é preciso rever a estratégia.

Atualmente, é possível encontrar milhares de indicadores para as campanhas de marketing. Isso porque o fluxo de informação é muito grande, o que é positivo, mas também pode causar muita confusão na hora de escolher o melhor KPI.

Vale ressaltar que o KPI não é só uma métrica. Quando falamos em métrica, estamos nos referindo apenas a algo que pode ser medido. 

Por outro lado, o KPI tem relação direta com o objetivo da sua empresa, ou seja, é como se fosse uma métrica relevante para o seu plano de negócios.

Por esse motivo, o ideal é sempre optar pelo indicador que melhor representa os objetivos da sua estratégia.

Vamos voltar ao ponto central: o objetivo. Não dá para escolher um KPI sem levar em conta o intuito da sua campanha. 

Por isso, se você quer aumentar o número de visitantes do seu site de curso atmosfera explosiva, o KPI escolhido é justamente o número de visitantes!

Parece meio óbvio, mas diante da grande diversidade de indicadores, é normal que aconteçam algumas confusões durante esse processo de escolha.

A seguir, separamos alguns fatores que podem te ajudar a decidir qual o melhor KPI para a sua estratégia.

Ser relevante

Um erro muito comum é optar pela análise dos indicadores de vaidade, ou seja, números que não mostram nenhum resultado, mas fazem os gestores felizes. Entre eles, destacam-se:

  • Número de seguidores;
  • Curtidas em uma publicação;
  • Compartilhamentos em redes sociais;
  • Quantidade de comentários em posts.

Isso porque nem sempre uma grande quantidade de curtidas no seu anúncio sobre painel ar condicionado irá, de fato, reverter em resultados positivos para a empresa (como o aumento das vendas, por exemplo).

Fora que não dá para desconsiderar a presença de robôs de interação nos dias de hoje, bem como os perfis falsos.

Por esse motivo, o ideal é focar no que realmente importa para a sua estratégia!

Ter periodicidade

O KPI deve ser medido com uma certa frequência, ainda mais quando há alguma mudança no mercado ou na própria estratégia de marketing.

Por exemplo, a taxa de conversão de leads (potenciais clientes), dentro de uma landing page sobre adesivação de carros, pode mudar conforme o tempo. Afinal, logo após o lançamento da página, você terá poucas conversões, que tendem a aumentar com o tempo.

Por isso, medir os KPIs periodicamente é uma forma de ter periodicidade na análise e, assim, tomar decisões mais assertivas.

Oferecer escolhas inteligentes

As informações são a base para as nossas escolhas dentro do marketing. Sendo assim, o seu indicador de performance deve te ajudar na tomada de decisão estratégica.

Afinal, de nada adianta ter em mãos uma série de dados, se eles não vão nortear nenhuma iniciativa de marketing relevante para a organização.

Agora que você já sabe como escolher os indicadores, está na hora de conhecer os KPIs mais relevantes para o marketing digital.

Lembrando que essa lista é apenas uma sugestão, já que você precisa avaliar os reais objetivos da sua empresa para determinar os melhores indicadores para a sua estratégia.

Abaixo, conheça alguns deles:

1 – Número de visitantes

Esse é um excelente indicador para verificar se o conteúdo do seu site é atrativo para os usuários, além de ajudar a ter insights sobre novos materiais.

Por exemplo, ao perceber que um blog post sobre imã de geladeira em PVC está atraindo muitos visitantes para a sua página, vale a pena apostar em mais conteúdos sobre a temática.

No entanto, ao verificar o contrário, o ideal é fazer uma busca do porquê as pessoas não estão gostando do material, avaliando a qualidade, a relevância para o público-alvo, ou até mesmo questões de arquitetura do site (navegabilidade, carregamento da página, etc.).

O ideal é que o número de visitantes do seu site esteja em constante crescimento, pois isso significa que as campanhas da sua empresa estão dando resultado!

2 – Número de leads

Os leads são os potenciais clientes do seu negócio, ou seja, são aqueles usuários que já forneceram algum tipo de contato para a sua empresa, porque se interessaram pelos produtos ou serviços oferecidos.

Quanto mais leads, melhor é a sua estratégia, pois significa que mais pessoas estão caminhando ao longo do funil de vendas, com chances de fechar uma compra.

Por exemplo, o número de leads pode ser calculado com base em quantos usuários forneceram um contato de e-mail para saber mais sobre o balcão comercial em MDF.

O número de leads está diretamente associado à taxa de conversão (transformação do usuário em potencial cliente). Dessa maneira, o estrategista pode avaliar a porcentagem de conversões em uma landing page, diante da quantidade de visitantes.

3 – Origem do tráfego

Aqui, a proposta é verificar de onde os seus visitantes estão vindo. Por exemplo, se a origem do tráfego é de uma campanha no Facebook, de uma pesquisa no Google, de um contato de e-mail, entre outros. Dessa forma, fica mais fácil decidir em qual canal investir.

Ora, se o tráfego do seu site de motoboy para farmácia é majoritariamente das redes sociais, o ideal é investir em campanhas para essas plataformas.

4 – Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é um dos indicadores mais temidos no marketing digital, pois quanto maior é essa porcentagem, pior é o desempenho da sua campanha.

Esse KPI avalia quantos usuários entraram na sua página, mas saíram logo em seguida sem realizar nenhuma interação. 

No entanto, ela pode explicar muitas coisas. Por exemplo, sites que não têm uma boa navegação mobile costumam ter um alta taxa de rejeição, justamente porque hoje em dia, grande parte do tráfego vem dos dispositivos móveis (smartphones e tablets).

5 – Taxa de Clique (CTR)

A taxa de clique (CTR) serve para verificar quantas pessoas visualizaram e clicaram no seu anúncio patrocinado. Dessa forma, dá para ter uma ideia se o público está apreciando a sua campanha, ou se foi um “dinheiro jogado fora”.

Por isso, quanto maior é a taxa de cliques, significa que você está no caminho certo na sua estratégia de marketing digital.

Não é de hoje que se ressalta a importância de uma boa análise de dados para empreender nas estratégias de marketing. Afinal de contas, basear-se em informações reais é a chave para melhorar o desempenho das suas iniciativas, sem se pautar por achismos.

Uma forma muito eficiente de fazer isso é por meio dos KPIs. Os indicadores-chave de performance são fundamentais para a elaboração de campanhas, já que eles mostram números e porcentagens que ajudam na análise de dados.

O artigo de hoje buscou trazer alguns deles e como usá-los no seu planejamento. No entanto, não se pode esquecer da importância de se nortear por um objetivo. Dessa forma, você terá todas as informações necessárias para uma campanha altamente eficaz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como o uso de KPI pode fazer a diferença durante a elaboração de uma estratégia de marketing? via @ConvidarNet
  • Save

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Publicidade Adsense

Artigos Recentes

Artigos por Categorias

Publicidade Adsense

Artigos Relacionados

Publicidade Adsense

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link