Marketing de conteúdo: 7 formatos para criar conteúdos

marketing de conteúdo

O marketing digital se desenvolveu para criar novas formas de atrair a atenção da audiência e promover um produto ou serviço, e uma das maneiras mais eficientes e evidentes de promoção de uma marca é o marketing de conteúdo.

Esse método faz parte do processo de criação, publicação e promoção de conteúdo para empresas. Com essa criação, a empresa consegue criar um público frequente nos canais de contato graças a presença de uma proposta de valor eficiente. 

De forma geral, pode-se entender o marketing de conteúdo como uma estratégia que visa chamar a atenção para os meios da organização, seja o site, e-mails e redes sociais por meio de conteúdos como vídeos, textos, postagens e materiais disponibilizados. 

Quando uma empresa de cobertura de vidro passa a produzir conteúdo, ela deixa de atrair apenas consumidores e passa a ser acompanhada por pessoas interessadas nessas informações, aos poucos, o próprio conteúdo pode amadurecer uma decisão de compra. 

De forma geral a produção de conteúdo não é uma vertente do marketing digital que destaca a marca, o produto ou serviço em si, mas sim oferece em nome da empresa uma solução ou um entretenimento relacionado ao universo da empresa. 

Com o tempo de maturação do marketing digital, o marketing de conteúdo abandonou o status de novidade e tendência e passou a ser um ponto fundamental de qualquer estratégia de crescimento para as empresas no meio digital. 

Em um mundo cada vez mais conectado, a presença relevante e engajada na internet é um fator definidor do sucesso de uma empresa. 

A grande questão é que para se posicionar de forma favorável na internet é preciso criar uma conexão com o público da forma certa. 

O marketing digital com base no marketing de conteúdo é capaz de destacar uma empresa de venda de cuba esculpida com rampa diante da sua audiência e contra a sua concorrência. 

A elaboração de conteúdos também traz para a sua empresa uma valorização e um autoconhecimento sobre o seu próprio meio, a partir disso é possível estabelecer um processo educativo para que o público aprenda a consumir um determinado produto. 

O que é o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um conjunto de técnicas que compõe um planejamento de marketing focado em conectar um público interessado em determinada marca para crescer no meio digital a partir dos seus canais de venda. 

Após a atração do consumidor para o canal de contato de uma empresa, o conteúdo deve ter a capacidade de conectar, envolver e engajar a audiência, isso é garantido a partir da geração de valor. Um conteúdo que gera resultados deve ser valioso, relevante e útil. 

O marketing de conteúdo pode ser resumido em uma estratégia focada em manter uma base ativa de público por meio da oferta de um conteúdo conectado com o meio de atuação da empresa, o foco dessa estratégia é atrair público para converter em clientes. 

A origem do marketing de conteúdo está diretamente relacionada ao meio digital, a lógica desse ambiente rompeu e tornou ultrapassado os antigos métodos de divulgação de assessoria Detran inspeção veicular que antes dependiam de espaços na televisão. 

A mudança é que o consumidor, entenda, consumidor de produtos e conteúdos, deixou de ser um receptor simples e passivo de mensagens.

Isto graças às ferramentas digitais esse consumidor ganhou mais liberdade para buscar o conteúdo que supre melhor suas demandas. 

Pode parecer contra produtivo para olhares mais conservadores que empresas falem menos de seus produtos para dar dicas, educar ou entreter um público, mas o foco dessa estratégia é despertar o desejo do público a partir de uma proposta de valor coerente. 

Assim, o marketing de conteúdo se constitui em uma estratégia indireta que alimenta a base de conexões da empresa, esse planejamento trabalha em conjunto com outras técnicas para aproveitar essa rede engajada para gerar conversões de venda. 

Por mais que seja uma necessidade do mercado, não é toda empresa que já está investindo em marketing de conteúdo. Por isso, adotar essa estratégia ainda é um meio de se destacar e surpreender a audiência ativamente. 

O conteúdo que agrega um formato viral ainda pode fazer com que os canais de marketing, comunicação e vendas de uma empresa cresçam exponencialmente, potencial de compartilhamento também é uma característica fundamental do marketing de conteúdo. 

Como funciona as estratégias de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um conceito simples de ser entendido mas necessariamente complexo de ser aplicado, isso por que essa estratégia depende de um planejamento arrojado para gerar resultados práticos, reais e consistentes. 

Além da formulação do conteúdo em si, que merece atenção, afinal, é o grande chamariz que vai atrair pessoas para os seus canais de contato, mas é preciso que esse público seja recebido de forma adequada e conduzido corretamente até uma decisão de compra. 

De forma geral, é possível acompanhar casos práticos da aplicação do marketing de conteúdo para atestar que essa estratégia gera resultados, mas depende de um tempo de planejamento, produção e maturação do projeto como um todo. 

Uma empresa de rastreador de carreta pode produzir conteúdo pensado para essas estratégias a partir de uma série de formatos, essa escolha vai depender da afinidade com o público, da possibilidade de criação e facilidade de criação, algumas possibilidades são: 

  1. Vídeos;
  2. Eventos ao vivo;
  3. Livros digitais;
  4. Podcasts;
  5. Publicações ricas em redes sociais;
  6. Blogs;
  7. Newsletters. 

O processo de criação de uma estratégia de marketing de conteúdo depende de uma série de questões que vão ditar o rumo do planejamento e impactar diretamente nos resultados, de forma geral, todas essas questões devem ser respondidas com um trabalho de pesquisa.

Primeiro deve-se compreender para quem a empresa de içamento de carga vai produzir conteúdo, ou seja, qual é o seu público-alvo. 

Tendo consciência de quem consumirá o conteúdo, é preciso entender qual informação mais chamará a atenção dessa audiência. 

Conhecendo seu público e com o tema do conteúdo definido se escolhe o formato do conteúdo, vídeo texto, ou outros e em quais plataformas ele será distribuído, redes sociais, plataformas próprias ou hotsites. 

Passo a passo para desenvolver uma boa estratégia 

Em resumo, o objetivo do marketing de conteúdo é o aumento do alcance de uma marca de móvel de cozinha planejado a partir de conteúdo útil, relevante e estratégico. 

Dito isso, é preciso de muito planejamento para essa estratégia se desenvolver corretamente. 

O marketing de conteúdo se desenvolve como um grande vetor que soma para dar mais alcance às marcas, com mais pessoas próximas aos canais de venda, é possível aumentar consideravelmente as vendas totais. 

Dentro do marketing digital, são diversas as estratégias que lançam mão do conteúdo e do marketing de conteúdo em si para operar, graças a sofisticação desse planejamento é possível conquistar uma base de público ativa. 

É possível compreender o processo de formulação dessa estratégia em cinco passos que ocorrem em períodos diferentes e demandam um leque extenso de habilidades, cada item é fundamental para chegar ao resultado final coerente. 

O primeiro passo é onde todas as diretrizes desse projeto serão definidas, é durante o planejamento que uma empresa de toldo para fachada delega funções, desenvolve a estratégia e define as metas para essa ação.

Em sequência, um passo fundamental para a produção de conteúdo é a formulação e a pesquisa de uma persona, um avatar que representa o público-alvo e será a base da produção de conteúdo e da distribuição desse material. 

A criação de conteúdo utiliza toda a base de informações e planejamento das etapas anteriores e agrega junto a isso os conhecimentos de pesquisa, redação e edição das informações para oferecer essas informações da forma mais coerente possível. 

Depois de desenvolver o conteúdo é necessário uma distribuição eficiente e relacionada aos canais de contato onde o público é mais ativo. 

Ao final dessa estratégia é fundamental a mensuração dos resultados para checar a efetividade do marketing de conteúdo. 

 

Considerações finais

Sendo assim, marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais eficientes nos dias atuais. 

É a partir de um conteúdo relevante distribuído corretamente que uma empresa pode alcançar um maior número de pessoas com informações que mostre credibilidade. 

Postagens nas redes sociais, livros digitais, templates prontas, vídeos e transmissões ao vivo são ferramentas muito eficientes para promoção de uma marca, além de gerar mais visibilidade, essa estratégia pode gerar identificação e até educar a audiência. 

Um hospital veterinário 24 horas pode produzir conteúdos com dicas e outras informações para atrair o público, gerar confiança e assim, quando for necessário, a marca que ofereceu um valor previamente terá mais chance de ser escolhida. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: