Sem dúvida, ferramentas de IA como ChatGPT, Claude e Gemini tornaram muito fácil criar conteúdos exclusivos.
Não importa se um profissional de marketing deseja escrever um texto publicitário ou um blogueiro deseja criar um artigo, esses modelos treinados pelo GPT tornaram as coisas bem simples para eles.
No entanto, assim como há prós, também há contras de tais ferramentas – que estão sendo detectadas como “geradas por IA” por detectores de IA online.
Portanto, tornou-se crucial humanizar o conteúdo escrito pelas ferramentas GPT. Mas a questão é como?
Então, para responder a esse “como”, criamos este artigo onde falamos sobre como tornar o texto gerado por IA mais humano. Certifique-se de ler este artigo até o final!
Por que o conteúdo gerado por IA é detectável
Embora o conteúdo escrito por IA possa parecer extremamente natural e profissional, há certos aspectos que ajudam as ferramentas de detecção a identificá-lo facilmente como conteúdo escrito por IA. Aqui estão alguns dos indicadores mais comuns:
Linguagem padronizada
Uma das principais indicações de que o texto foi gerado por uma IA é a estrutura repetitiva que o texto assume.
A IA pode produzir materiais na forma de scripts ou designs com base nos materiais fornecidos anteriormente. O tipo de variabilidade visto na escrita também está ausente na IA.
Isso se torna ainda mais aparente ao criar artigos mais longos, devido ao padrão rigoroso que é seguido.
Você pode conferir a imagem de exemplo abaixo, onde usamos o ChatGPT para escrever um parágrafo sobre “ Como superar o artigo ” e é assim que, em um parágrafo tão curto, ele repetiu as coisas:
Fonte: ChatGPT
Então, essa é a primeira coisa que os Detectores de IA observam no conteúdo. Quando eles encontram algo excessivo no conteúdo, eles marcam o conteúdo como “gerado por IA”.
Vocabulário repetitivo
Às vezes, os modelos de IA reutilizam palavras ou frases específicas com muita frequência. Por exemplo, eles podem usar em excesso palavras conjuntivas como ” portanto “, ” entretanto ” ou ” além disso ” repetidamente no conteúdo, resultando em um tom repetitivo. Essa falta de diversidade no vocabulário pode fazer com que o texto pareça robótico e previsível.
Você encontrará esse problema na imagem abaixo:
Fonte: ChatGPT
Falta de toque pessoal
Escrevemos com paixão, com sentimento, com sutileza — coisas que as ferramentas de IA só conseguem replicar parcialmente. O que um leitor pode obter ao ler um texto gerado por IA é que ele pode soar artificial e não ter sentimento suficiente. A IA pode fornecer os dados relevantes continuamente; no entanto, falta o ponto de vista verdadeiro e único dado pelas pessoas que enfrentaram essa situação.
Fonte: ChatGPT
Embora a IA seja muito boa em analisar a linguagem, ela pode facilmente falhar em entender o contexto. Isso pode produzir expressões estranhas, bem como outras informações que não são apenas desnecessárias, mas podem interferir no leitor.
Por exemplo, a IA pode adotar uma abordagem formal quando o conteúdo é informal ou usar uma abordagem informal quando o conteúdo é formal, dificultando assim que o leitor leia o texto de forma coerente.
Leia também:
- Como construir uma landing page de sucesso?Confira 6 dicas
- Guia Do Especialista Para A Criação De Conteúdo Eficaz
- Conheça 3 Ferramentas Essenciais na Hora de Fazer Propaganda de Livros Nas Redes Sociais
- Como os Brasileiros Podem Aprimorar Seu Conteúdo de Marketing?
- Embu das Artes: Avanços e Transformações Rumo a uma Nova História
Importância da humanização do texto da IA
Humanizar texto de IA não é apenas evitar detecção — também melhora a qualidade geral do conteúdo. Eis por que isso importa:
Melhor legibilidade
Se o conteúdo soar natural e for fluente, os leitores conseguirão entendê-lo muito melhor.
É muito mais fácil ler um texto humanizado, e os leitores não ficam entediados do começo ao fim do texto.
Isso ocorre porque o conteúdo é mais agradável ao público quanto mais humano for o texto lido.
Detecção de IA reduzida
As ferramentas de detecção de IA estão melhorando, mas é muito mais difícil para elas alertarem sobre conteúdo humanizado.
Sempre que a escrita é vista como natural e única, as chances do texto ser sinalizado por conteúdo gerado por IA diminuem, tornando mais seguro usar IA para tais textos.
Melhor envolvimento do público
O público tende a se relacionar com materiais que parecem ser feitos por indivíduos em vez de grandes corporações. A escrita de IA tem tudo a ver com usar texto justificável, por meio do qual você pode realmente sentir e desencadear o interesse das pessoas. Isso, por sua vez, leva a maiores taxas de engajamento e até mesmo melhor retenção da mensagem que você passa para seu público.
Métodos para humanizar conteúdo gerado por IA
Então, como fazemos o texto gerado por IA soar mais humano? Vamos explorar alguns métodos eficazes:
Método 1: Humanização manual de texto de IA
Embora a IA possa fornecer uma base sólida, um toque manual pode melhorar significativamente o resultado final.
Aqui estão algumas técnicas:
Editar para fluxo natural
Ferramentas de IA são conhecidas por terem problemas com geração de frases, que podem não ter um fluxo natural de ideias. Uma das abordagens mais importantes para humanizar o conteúdo de IA envolve reordenar os parágrafos e frases no conteúdo.
Isso pode incluir atividades como evitar construções complexas sempre que possível, dividir grandes seções quando necessário e verificar a continuidade.
Adicione emoção e personalidade
Uma coisa com a qual a IA luta é a emoção. Para humanizar o conteúdo da IA, polvilhe insights emocionais, humor ou anedotas pessoais onde for relevante. Por exemplo, em vez de dizer:
“Este sabonete facial é útil.”
Você poderia dizer:
“Eu pessoalmente descobri que esse sabonete facial é uma virada de jogo!”
Esses pequenos ajustes acrescentam calor e identificação ao conteúdo.
Varie a estrutura da frase
A IA tende a gerar frases com uma estrutura repetitiva. Para corrigir isso, diversifique os tamanhos e tipos de frases. Misture frases curtas e impactantes com outras mais longas e descritivas. Essa variação imita a escrita humana natural e mantém o leitor engajado.
Use um tom de conversa
Ao escrever, imagine que você está falando diretamente com seu leitor. Use pronomes pessoais como “você” e “nós” para promover um estilo de conversação. Essa abordagem torna o conteúdo mais acessível e relacionável, criando uma conexão mais forte com o público.
Usando a ferramenta de humanizador de IA para automação
Se a edição manual parecer muito demorada, há ferramentas de IA projetadas especificamente para humanizar o texto de IA. Essas ferramentas, chamadas humanizador de texto, podem ajustar automaticamente o tom, o estilo e o fluxo do conteúdo gerado por IA para fazê-lo soar mais humano.
Um humanizador de texto online usa algoritmos avançados de Aprendizado de máquina e PNL para refinar e melhorar a qualidade do texto gerado por máquina. Ele pode reformular frases, ajustar tons e até mesmo inserir emoção para fazer o conteúdo parecer mais autêntico.
Uma ferramenta on-line como essa pode economizar uma quantidade significativa de tempo e esforço e, ao mesmo tempo, produzir conteúdo semelhante ao humano.
Vamos humanizar o conteúdo gerado pelo GPT com o humanizador de texto:
Para melhor compreensão, vamos testar uma ferramenta de humanizador de texto usando um site chamado Humanizar Texto e ver se ela é capaz de transformar conteúdo gerado pelo GPT em conteúdo escrito por humanos.
Usaremos um dos parágrafos acima (gerado pelo ChatGPT), mas primeiro vamos verificar a porcentagem de IA por meio do Copyleaks e do ZeroGPT.
ZeroGPT:
Na imagem acima, você pode ver que o ZeroGPT destacou o conteúdo como escrito por IA, mostrando 92%.
Vazamentos de cópias:
Da mesma forma, o Copyleaks Detector de IA também marcou esse conteúdo como “Conteúdo de IA detectado”.
Agora é hora de humanizar o mesmo conteúdo usando Humanizar-texto.net
Resultados do Humanizar Texto:
Então, depois de executarmos o conteúdo gerado pelo GPT através do site Humanizar Texto, usamos seu modo normal de humanização e obtivemos o seguinte resultado:
Então, agora é hora de verificar o conteúdo dos resultados através dos mesmos detectores.
ZeroGPT:
Totalmente humanizado e 0% de detecção de IA. Isso é incrível, e levou apenas uma tentativa para tornar o conteúdo gerado pelo GPT escrito por humanos.
Vazamentos de cópias:
Como você pode ver na imagem acima, o Copyleaks também mostrou “Escrito por humanos”. Então, está claro que o Humanizar-texto.net é muito bom para transformar texto gerado por IA em texto escrito por humanos.
Benefícios da Humanização Automática
- A humanização manual de um texto consome tempo e exige habilidades especiais, enquanto os humanizadores de IA fornecem uma solução mais eficaz.
- Eles permitem que você produza muito material ainda fluente, e é por isso que são eficazes de usar.
- Humanizador de texto pode entender rapidamente o texto de entrada e humanizar o conteúdo, assim como os humanos fazem.
Talvez você goste:
- Tendências de Marketing que Definirão 2025O ano de 2025 promete ser transformador para o mundo do marketing, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças nas expectativas dos consumidores. Marcas que desejam se destacar precisarão se adaptar rapidamente a esse cenário em constante evolução.
- Melhores Práticas Para Criar Uma Boa Impressão e Fidelizar ClientesMedidas simples podem fazer com que a fidelização aconteça de forma espontânea e natural
- Como Usar Inteligência Artificial em Marketing: 6 estratégias eficazesA inteligência artificial está transformando o cenário do marketing, oferecendo às empresas novas maneiras de interagir com os clientes e otimizar campanhas. Ao aproveitar o poder da IA, os profissionais de marketing podem oferecer experiências personalizadas, prever o comportamento do cliente e automatizar diversas tarefas, resultando em estratégias de marketing mais eficazes e eficientes.
Armadilhas comuns a evitar
Ao humanizando gerado de texto por IA, há alguns erros comuns que podem prejudicar a qualidade do conteúdo. Tenha em mente o seguinte:
Edição excessiva
Para tentar tornar o conteúdo mais compreensível, é possível exagerar e tornar o texto excessivamente complicado ou cheio de palavras desnecessárias.
Certifique-se também de manter as frases simples e não complexas ou sobrecarregadas com muitos detalhes técnicos ou formalidades.
Negligenciando o público
Lembre-se do seu público o tempo todo ao editar. Certifique-se de que o tom e o estilo do conteúdo sejam com o que eles querem ler. Por exemplo, a linguagem usada no post do blog não deve ser tão formal quanto a de um relatório profissional.
Confiando apenas em ferramentas de IA
No entanto, sempre há necessidade de editar a linguagem, mesmo depois de usar humanizadores de IA. Máquinas podem ser usadas para realmente fazer isso, mas elas não podem substituir uma sensação humana e a essência emocional que um editor usa em seu trabalho.
Considerações finais
O foco na escrita de IA é importante para melhorar a maneira e a frequência da leitura e evitar identificações como IA pelo seu público.
Ao estar ciente das deficiências da IA — repetição, uso limitado de vocabulários e tom impessoal — você pode fazer algo para tornar o conteúdo mais natural.
Seja por meio de edição manual ou humanizadores de IA, a combinação de ambas as abordagens garante os melhores resultados: um texto para a web que parece fácil de ler e que traz personalidade a ele.