Como construir uma landing page de sucesso?Confira 6 dicas

landing page

Landing page é uma página de site que tem como foco converter visitantes em leads. Uma de suas principais características é a redução de elementos que costumam estar presentes em páginas tradicionais, uma vez que o foco é a oferta central.

Quando uma empresa investe em inbound marketing tem como intenção atrair pessoas que visitam os seus canais digitais, como blogs e sites. Além de atraí-las, é necessário fazer com que consumam cada vez mais conteúdos.

É assim que os visitantes, agora leads, atravessam o funil de vendas até comprarem algo, tornando-se clientes. Contudo, para que essa ação aconteça, é necessário investir em estratégias de conversão.

A melhor estratégia para isso é o uso de landing pages, só que é necessário saber criá-la para conquistar os resultados esperados. Mas algumas empresas falham nesse processo por não saberem diferenciar essa página das demais presentes em um site.

Quando isso acontece, toda a estratégia de conversão vai por água abaixo e fica difícil converter os visitantes.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de landing page, mostrar porque seu negócio precisa desse recurso, quais são suas vantagens e como criá-la. Confira!

O que é landing page?

A landing page é uma página focada na conversão de visitantes, por isso, também é conhecida como página de destino, captura ou aterrissagem. Possui poucos elementos e seu foco é uma chamada principal.

O CTA (Call to Action, ou Chamada Para Ação) tem como missão evitar distrações e fazer a conversão. Quando um site atrai milhares de visitantes, precisa levá-los ao próximo passo e fazer com que essas pessoas caminhem no funil de vendas.

Se o site de uma loja de cortina wave linho possui muitas visitas isto é um bom sinal, mas elas precisam ser convertidas para que o negócio obtenha bons resultados em vendas no futuro.

Esse é o objetivo da landing page, que exclui demais elementos que possam distrair a atenção do usuário, como no caso de excesso de texto, menu e outras informações.

Geralmente, a ação que transforma um visitante em lead é o preenchimento de um formulário em troca de um conteúdo valioso, como:

  • Planilhas;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Newsletter.

São materiais bons o suficiente para atrair a atenção do visitante e fazer com que ele queira fornecer algumas informações em troca deles.

No entanto, a landing page também pode contar com uma oferta, avisar sobre a conclusão de uma compra, dentre outras ações que fazem sentido para o negócio.

Por que usar uma página de destino?

Quando uma marca decide investir em anúncios, como no Facebook, sites de busca e outras plataformas, precisa direcionar os usuários para uma página específica, que no caso é a página de captura.

Por exemplo, ao clicar em um anúncio de impermeabilização piscina elevada, o usuário é levado ao site e, a partir dali, poderá ser trabalhado pelas estratégias de conversão para se tornar um potencial cliente.

Assim, o uso da landing page é importante para otimizar as conversões, gerar novos leads e aumentar o número de vendas. Com isso, podemos ter uma ideia das vantagens trazidas por essa estratégia.

Vantagens da landing page

Investir em estratégias de marketing digital também é uma maneira de trabalhar com vendas, daí a necessidade de se aprofundar em algumas ações, principalmente considerando que as empresas precisam muito de seus sites e blogs.

É nessas plataformas que a conversão acontece, e tendo em vista o aumento das compras digitais, trabalhar com ações voltadas para a conquista de novos clientes é essencial.

Como você já sabe, a landing page é uma das mais importantes e ela também traz várias vantagens para a marca.

Uma delas é a praticidade, pois enquanto o site traz informações sobre a empresa, a página de captura tem como foco uma promoção ou fala sobre qualquer acontecimento relevante para o negócio.

Sabendo que sua principal função é prospectar novos clientes, naturalmente a marca vai vender mais e melhor, além de usar um formato que realmente traz resultados.

Quanto mais bem elaborada for a estratégia de marketing, maiores serão as chances de atrair novos clientes.

Assim, se uma empresa de geotecnia quer manter seus clientes sempre bem informados, pode usar a landing page para direcioná-los ao Facebook ou qualquer outra rede social que preferir.

Essas plataformas são importantes para as organizações que querem vender seus produtos e serviços na internet, mas elas precisam de meios que otimizem os resultados e aprimorem o alcance.

A companhia tem total controle sobre o que o cliente vê e consegue direcioná-lo à compra. Do mesmo modo, é uma forma eficiente de divulgar um produto, visto que ela ajuda a construir uma marca.

O negócio estará em contato direto com o cliente porque o e-mail é uma ferramenta de comunicação que permite conversar com as pessoas sem nenhum tipo de interferência.

A página de captura ajuda a obter o e-mail dos contatos e facilita a nutrição dos leads, até que estejam prontos para comprar.

Uma empresa de pinturas industriais e prediais também tem como vantagem a possibilidade de segmentar o público, aumento da visibilidade e mais flexibilidade no investimento.

Por fim, a landing page consegue obter dados confiáveis para as suas campanhas e incentiva o público a comprar seus produtos e serviços, mas para ter acesso a todas essas vantagens, é crucial que a marca saiba desenvolver essa página.

 

Dicas para criar uma landing page

O sucesso de uma landing page depende do modo como ela foi criada, e algumas dicas para que essa página seja um sucesso são:

1. Criar títulos diretos

Os principais elementos de uma página são sempre o título e o subtítulo, mas dentro de uma página de captura eles assumem um papel essencial.

Um fabricante de cancela automática para condomínio precisa transmitir de maneira clara uma proposta de valor. Assim que o visitante chegar à página, deve enxergar a oportunidade como algo valioso e necessário.

2. Não inserir links e menus

O propósito dessa página é a conversão, nesse sentido, quanto menor for o número de opções de clique, mais eficiente será o CTA.

Se a empresa inserir links ou até mesmo uma opção como “saiba mais”, o leitor pode simplesmente ser direcionado para outro ambiente, e dificilmente vai retornar para a landing page.

A mesma situação se aplica ao menu, mesmo sendo muito importante auxiliar a navegabilidade. Todas as páginas do site institucional podem contar com o menu, exceto a página de captura, caso contrário, mais uma vez uma oportunidade pode ser perdida.

3. CTA direto ao ponto

O texto da Chamada Para Ação não deve deixar dúvidas em relação ao que vai acontecer, caso o usuário clique.

Por exemplo, um fabricante de sonda de medição pode inserir como texto do CTA frases como “receba o e-book”, “preencha o formulário”, “garanta o seu lugar”, dentre outros.

Além de ir direto ao ponto, é imprescindível entregar o que realmente promete, caso contrário, o risco de desapontar o visitante é muito grande.

4. Ser objetivo

Muitas vezes, os empreendedores sentem a necessidade de fornecer detalhes sobre a oferta, mas o que realmente importa é o design da landing page para que ela realmente conduza à conversão.

Para não perder tempo, seja objetivo e insira apenas o que realmente é necessário, lembrando que essa condição pode variar de acordo com o que está sendo oferecido.

Assim, uma empresa de limpeza em condomínio residencial precisa ter em mente que está construindo o relacionamento com seu lead e que ele ainda não chegou ao final da jornada de compra.

5. Investir em provas sociais

Muitos consumidores precisam de um reforço para se engajarem com a landing page, e as provas sociais são uma excelente estratégia nesse sentido.

Elas se resumem a uma confirmação que parte de outras pessoas que já baixaram o material e tiveram contato com os conteúdos.

A marca deve evidenciar que outros consumidores já compraram seus produtos e serviços e encontraram valor na oferta.

Portanto, uma boa estratégia nesse sentido é usar botões de compartilhamento com dados das redes sociais, depoimentos e até número de downloads.

6. Usar uma boa paleta de cores

Na hora de escolher a paleta de cores, um fabricante de banheira para berçário infantil deve levar em consideração a paleta usada na identidade visual da marca, mas sem se esquecer de que o objetivo da página é converter.

Durante a construção da landing page, a companhia pode perceber que suas cores não estão funcionando, por isso, pode optar por um contraste que realmente chame a atenção.

Considerações finais

A página de captura é fundamental para as estratégias de inbound marketing, afinal, é ela que faz o trabalho final de conversão.

Mais do que atrair visitantes, é necessário transformá-los em potenciais clientes e despertar o interesse por suas ofertas. Isso vai fazer cada investimento em marketing digital valer a pena e potencializar os resultados do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: