Marketing digital:Como alavancar o seu negócio? Conheça 7 ferramentas

marketing digital

O marketing digital é uma ferramenta essencial para o mundo corporativo e para empreendedores que desejam alavancar os seus negócios com o auxílio da internet e dos diversos canais de comunicação, como as mídias digitais.

A crescente evolução de recursos presentes nesse ambiente cibernético tem substituído o investimento na mídia tradicional, como a televisão e o rádio, por exemplo, que auxiliavam na promoção de determinados produtos e serviços.

De acordo com dados da Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil de 2019, que reuniu grandes empresas da área, 94% das empresas utilizam o marketing digital como estratégia de crescimento.

Além disso, as informações coletadas dos entrevistados ainda mostram que apenas 5,5% das organizações costumam divulgar sua marca por meio de ações publicitárias tradicionais e eventos.

Diante desse cenário do mercado empresarial, investir no conhecimento a respeito das diversas estratégias de marketing digital, que podem ser usadas para alavancar a popularidade e lucratividade de um negócio, é essencial.

Uma forte presença no universo digital e o uso adequado de todos os seus mecanismos também auxilia na captação de novos clientes e na manutenção e fortalecimento do relacionamento com o público já existente nas organizações.

A segmentação assertiva de campanhas e público-alvo também pode ser um dos benefícios conquistados pela utilização do marketing digital direcionado aos negócios de uma certa marca.

Todos os resultados dessas técnicas aplicadas podem ser facilmente medidos pelos mecanismos de monitoramento de métricas. Dessa forma, é muito mais fácil mensurar a eficácia de campanhas, anúncios e táticas.

Há muitos motivos para investir no marketing digital para alavancar vendas, o número de novos clientes e, consequentemente, a lucratividade organizacional. Entre eles, os principais são:

  • Ótimo custo-benefício;
  • Maior abrangência;
  • Melhor posicionamento;
  • Segmentação assertiva;
  • Aproximação do público;
  • Monitoramento de resultados.

Para que seja possível conquistar esses e vários outros benefícios do uso da internet como impulsionadora para um negócio de rolo carpete forração, é essencial conhecer quais são as ferramentas que podem ajudar nesse processo.

Em cada mídia existe uma técnica específica para promover o sucesso das vendas, da popularidade, expansão, fidelização de antigos e captação de novos clientes. Portanto, é imprescindível que as empresas estejam atentas a todas elas. 


Leia também:


Quais ferramentas do marketing digital ajudam um negócio?

Há muitas ferramentas do marketing digital que podem ser usadas para impulsionar uma empresa, seja ele de venda de algum produto ou a prestação de serviços. Existem mecanismos ideais para cada situação e segmento empresarial ou varejista.

Desde a aplicação de estratégias até o monitoramento de seus resultados, podem ser observados pelos profissionais de marketing de alguma organização ou por empreendedores. Para isso, basta apostar nas seguintes alternativas digitais:

1 – Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é capaz de auxiliar no processo de atrair pessoas, persuadi-las de forma natural e convencê-las a realizar a compra de um produto ou aquisição de um serviço por meio da criação e distribuição de informações relevantes.

Assim, uma lavanderia de vestido de noiva pode investir em um marketing de conteúdo muito interessante, que toque até mesmo no emocional das noivas e possíveis interessadas, que acessem alguma de suas mídias.

Falar da importância de preservar uma ação marcante na vida de uma mulher, ou até mesmo das vantagens de alugar e lavar um vestido, ao invés de comprar outro, pode ser alguns dos temas estratégicos para atrair clientes para o estabelecimento.

2 – E-mail marketing

O e-mail pode ser uma plataforma subestimada por muitos, porém, ele pode ser usado para colocar estratégias de marketing muito interessantes em prática. Apesar de ser mais focado em vendas, o recurso também ajuda no relacionamento com o cliente.

Um laboratório especializado em exame bioquímico veterinário pode utilizar o e-mail para captar novos leads e acompanhar a saúde dos animais, por meio de diálogos e envio de informações aos tutores de pets.  

Além disso, é possível utilizar a ferramenta como um estímulo para a contratação de novos serviços e pagamento de novos exames para os animais. Afinal, um bom fluxo de e-mail, com textos criativos e informais, é primordial para criar uma proximidade.

 

3 – Search Engine Optimization

Também conhecida como SEO, essa técnica é responsável por ajudar o site de alguma empresa ou loja de produtos específicos, como as que vendem bateria 60 hp, a conquistarem um melhor posicionamento nas plataformas de pesquisa da internet.

Com a presença de milhares de páginas e anúncios publicados no Google ou em outras ferramentas de busca, é importante para uma marca conquistar destaque e um espaço privilegiado nesse ambiente.

Por meio de ajuste de dados sobre a empresa, arquitetura e layout do site, construção de URLs, uso de palavras-chave relacionadas aos produtos e serviços, além de uma série de outros elementos, o SEO pode alavancar qualquer negócio. 

3 – Landing pages

Ao acessar um e-commerce de decoração doméstica e se interessar por uma persiana romana double vision, é comum que os internautas cliquem no produto ou mesmo em um anúncio relacionado a uma possível oferta dele.

Essas páginas que estimulam o clique e o acesso dos visitantes de um site são chamadas de landing pages, ou “páginas de destino”. Elas são responsáveis pela captura de novos leads e conversão dentro do funil de vendas.

O principal objetivo desse recurso é direcionar uma pessoa a efetivar a compra de um ou mais produtos oferecidos por um negócio. Para isso, elas precisam ser atrativas e gerar interesse imediato no público que as visualizar.

4 – Automação de marketing

Nem sempre uma equipe de marketing ou um empreendedor tem tempo suficiente para controlar a gestão de leads, do funil de vendas, a criação e disparo de e-mail marketing e segmentação de uma ou mais listas de contatos.

As ferramentas de automação podem ser muito úteis para automatizar esses processos e facilitar a rotina de muitos profissionais. Além de garantir uma maior assertividade, elas aumentam a produtividade de outras atividades.

Por deixarem essas funções serem controladas por automação de marketing, os colaboradores de uma empresa ou vendedores de qualquer produto, até mesmo de fresadoras cnc, podem se concentrar na elaboração de estratégias mais complexas.

5 – Google Analytics

Essa ferramenta é essencial para transformar os acessos de um site em um compilado de dados e informações relacionadas aos visitantes, que podem ser úteis para a realização de futuras vendas e para a compreensão do perfil do público-alvo.

Assim, ao acessar a página de um e-commerce, um usuário pode ter toda a sua trajetória monitorada e transformada em um relatório sobre o seu comportamento online.

Quanto tempo ele permaneceu em um anúncio, quantas telas ele visualizou e quantos produtos colocou em seu carrinho são algumas das informações coletadas pelo Analytics, que ajuda no monitoramento detalhado dos sites e do marketing digital aplicado.

6 – Google Ads

Esse recurso é ideal para negócios que desejam criar e veicular publicidades no ambiente digital. Por meio de anúncios direcionados a um público específico e patrocinados por um usuário, o Google Ads ajuda nas campanhas das empresas.

Uma loja de móveis pode apostar em anúncios pagos de um certo produto, como uma divisória de vidro com porta de correr, e direcioná-los a pessoas de uma região, idade e gênero exclusivos, selecionados manualmente.

Com o direcionamento de publicidades aos prospects de uma marca, as chances de venda podem ser muito maiores, considerando que esse grupo de possíveis clientes já possui um certo interesse em ao menos uma de suas ofertas.

7 – Hubspot 

Focada na automação de estratégias voltadas às negociações, essa ferramenta pode ser uma grande aliada de empresas que desejam criar um CRM, Customer Relationship Management, que detalhe o status de cada cliente dentro do funil de vendas.

O Hubspot pode auxiliar empresas como uma prestadora de serviço de limpeza a seco de colchão a criar uma base de dados do público mais segmentada e específica para potencializar as estratégias de atendimento.  

Além disso, esse recurso do marketing digital ainda pode produzir fluxos automatizados de comunicação, criação de landing pages, pop-ups, formulários e muitos outros processos essenciais para uma empresa.

Considerações finais

O ambiente digital pode ser o cenário perfeito para as empresas e empreendedores que desejam alavancar suas vendas, crescer e conquistar um bom posicionamento online, sem se preocupar com altos custos e dificuldades na execução de tarefas.

A economia, otimização de tempo e assertividade são alguns dos diversos benefícios que as ferramentas de marketing digital podem oferecer aos negócios. Com elas, é possível alcançar resultados palpáveis nas vendas e na popularidade organizacional.

Diferente das mídias tradicionais, que exigiam um alto custo e não possibilitavam uma segmentação específica do público e não garantia alcance de resultados, os recursos digitais vão em direção contrária e ajudam no crescimento real de empresas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: