Por Que Criar um Blog? Conheça 5 vantagens!
  • Save

Por Que Criar um Blog? Conheça 5 vantagens!


Você sabe como criar um blog, e o porquê dessa estratégia tão utilizada por milhões de pessoas no mundo todo?

O blog é uma plataforma que vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas para veicular conteúdos de qualidade e ricos em informação para o público. Veja as vantagens e benefícios de criar o seu!

Uma das principais estratégias de marketing digital é o marketing de conteúdo, que consiste na criação de materiais ricos e relevantes, que abordam assuntos referentes ao mercado de uma marca e que interessam aos consumidores.

É dessa forma que as companhias atraem as pessoas, resolvem os problemas e as necessidades delas e se posicionam como autoridade naquilo que fazem.

E tudo isso, por meio do blog.

O site institucional não é a plataforma mais adequada para essas publicações porque deve se voltar para o lado empresarial da marca.

No entanto, veja o exemplo de um site de coberturas para eventos que utiliza as páginas do blog para facilitar o acesso às informações sobre aluguel de coberturas transparentes para eventos.

O blog, portanto, é como se fosse uma extensão exclusiva para falar sobre outros assuntos sem foco comercial.

Mesmo assim, ele direciona os usuários para as empresas e ajuda a melhorar os resultados de marketing e vendas.

Mas, apesar de estarem em alta, não são todos os gestores e empreendedores que investem nesse canal, e por isso acabam perdendo boas oportunidades.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de blog, por que vale a pena investir nele e algumas dicas para fazer isso. 


Leia também:
O que é e como trabalhar o outbound marketing? – Confira 4 bonanças
Programas de fidelidade: estabelecendo vínculos sólidos com os clientes
Presença online: por que um bom site é fundamental para o sucesso do seu marketing?
Investindo no Marketing para Restaurante e conquistando retorno em 11 Passos


Entenda o conceito de blog

Pense numa página online, que pode ser atualizada frequentemente, funcionando como um diário pessoal, periódico ou para empresas. 

Pois é dessa forma que o blog funciona, como um meio de comunicação feito por pessoas e instituições do mundo todo.

Por meio de um blog, indivíduos podem compartilhar paixões e pensamentos, falando sobre os mais diferentes assuntos, como:

Esses e muitos outros segmentos podem ser abordados em um blog pessoal, mas um fabricante de porta comercial de enrolar pode abordar pautas que ajudam os consumidores a lidarem com seus interesses, medos e desejos.

Independentemente do segmento da empresa, essa plataforma se adapta facilmente às suas necessidades.

Dentro de um contexto educacional, pode-se afirmar que o blog atua em conjunto com páginas atualizadas constantemente e que operam junto com o site institucional.

Leia também:

Vantagens do blog para as empresas

Blog é uma excelente plataforma para fazer as pessoas se conectarem com a marca e fortalece a relação entre ela e o público-alvo e dentre as principais vantagens dessa prática estão.

1. Melhora as estratégias do negócio

Não é novidade que as companhias precisam investir em estratégias orgânicas, tais como inbound marketing, marketing de conteúdo e SEO.

Ao trabalhar com elas, o negócio consegue aumentar a consciência de marca, fazer seu tráfego orgânico crescer, gerar mais leads e aumentar as vendas pela internet.

2. Fortalece as estratégias de Inbound Marketing

Por meio de conteúdos de qualidade e relevância, uma empresa de polimento mármore consegue atrair leitores para o seu canal e mantê-los em contato com suas publicações.

As pessoas podem assinar a newsletter e assim se tornam leads que serão nutridos por meio de outras estratégias, como e-mail marketing.

Depois que a marca qualifica seus leads, de modo que eles se tornem mais propensos a fechar negócio, a equipe de vendas pode entrar em contato com eles.

3. Melhora as estratégias de Marketing de Conteúdo

Por meio do blog empresarial, a organização consegue se conectar com o público-alvo, por meio de conteúdo de qualidade que fale sobre assuntos que ela domina e do interesse da audiência, e o blog tem papel crucial nesse processo.

É nele que os consumidores vão tirar suas principais dúvidas, para conhecer um pouco mais sobre as soluções e enxergar a empresa de maneira positiva.

Só que para fazer isso, é necessário produzir materiais focados nas características da persona e divulgá-los em outras plataformas, como as redes sociais. Além de divulgarem o material, elas são muito eficientes para iniciar uma conversa.

Mas, antes de planejar o conteúdo que será escrito, é fundamental conhecer as etapas do funil de vendas e como funciona a jornada do cliente.

4. Fortalece as estratégias de SEO

Toda empresa, como um fabricante de rede para janela, precisa investir em SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de ações que têm como foco otimizar as páginas de um site ou blog, para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Só que alguns gestores e empreendedores acreditam que essa prática é extremamente técnica, e que exige conhecimentos em plugins e linguagem HTML.

Apesar de esses aspectos serem importantes, qualquer pessoa pode otimizar seus conteúdos, por meio do SEO.

É assim que o blog da empresa será bem posicionado nos resultados de pesquisa.

Entretanto, um bom planejamento é indispensável, procurando focar o conteúdo nas palavras-chave certas, além de considerar as necessidades do usuário.

5. Sua marca será encontrada

Os conteúdos produzidos aumentam a autoridade da marca em relação a determinados assuntos, e por meio do blog, ela terá mais facilidade em ser encontrada no Google.

Para potencializar esse efeito, é necessário otimizar a plataforma por meio das estratégias de SEO, além de um bom planejamento de conteúdo focado nas características da persona.

A otimização de blog permite que os materiais sejam encontrados e os buscadores terão mais facilidade em identificar os assuntos que eles abordam.

Mas, para ter acesso a todas essas vantagens, é necessário saber utilizar o blog institucional do jeito certo.

Como utilizar o blog da empresa

Fazer o blog da empresa um grande sucesso depende de algumas estratégias indispensáveis, e algumas das mais importantes são:

Planejar a produção de conteúdo

A organização precisa pensar no tipo de conteúdo que vai produzir, levando em conta 3 fatores importantes. 

Um deles é o objetivo, que pode ser educar o leitor, gerar engajamento, incentivar uma ação, dentre outras possibilidades.

Um fabricante de scanners nacional também deve considerar as características da persona, em relação às suas dúvidas, como faz pesquisas no Google, a linguagem que utiliza e o formato de conteúdo que prefere.

Por fim, considere o posicionamento que deseja conquistar, como educar o mercado, ser uma marca polêmica, assumir uma postura imparcial e assim por diante.

Para facilitar o processo, o gestor pode contar com algumas ferramentas que ajudam a documentar toda a estratégia.

Escolher uma boa plataforma

É muito importante conhecer a estrutura que vai fazer o blog funcionar, e ela é conhecida como CMS (Content Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

É como se fosse todo o trabalho realizado nos bastidores da plataforma. O programa cria páginas, torna o conteúdo navegável e gera links para facilitar o gerenciamento das publicações, comentários, entre outros.

Escolher um bom template

Uma empresa deve escolher um tema que permita adicionar toques pessoais e que combinam com a marca, como o logotipo, cores, fontes e assim por diante.

Existem muitos templates otimizados que servem para os mais diferentes tipos de uso, tanto pagos quanto gratuitos. 

A própria galeria do WordPress oferece uma série de templates interessantes para os usuários.

Não é tão difícil escolher, mas é necessário considerar alguns critérios, como no caso da adequação ao uso. 

Por exemplo, no caso de uma gráfica ou até mesmo de um fotógrafo, é interessante privilegiar imagens maiores e reduzir a quantidade de postagens.

Agora, se uma escola de culinária tem como foco a publicação de textos, como receitas, pode usar uma homepage estática.

Quanto à adequação ao uso, uma recomendação é fazer uma pequena lista com 4 ou 5 que são mais compatíveis com o negócio e considerar alguns fatores importantes.

Um deles é verificar se o template é responsivo, visto que muitas pessoas acessam a internet por meio de seus dispositivos móveis.

Caso uma das opções não seja responsiva, deve ser desconsiderada.

Veja também qual é a avaliação que esses templates receberam de outros usuários, e caso uma delas tenha muitos comentários negativos, também deve ser excluída da lista de opções.

Por fim, uma empresa de sistema de monitoramento comercial deve verificar se existe suporte para a customização que pretende fazer no blog. Caso isso não seja possível, a opção deve ser cortada da lista.

Esses critérios eliminam algumas possibilidades da sua lista, e o que restou deve ser analisado em função de preço, suporte a mídias sociais integradas ou até mesmo por uma questão de preferência.

A companhia deve estar satisfeita com o visual de seu site e se certificar de que o template escolhido corresponde às características da persona.

Se quiser se aprofundar mais no tema WordPress, confira o Curso WordPress elaborado pelo, Dicas e Tutoriais Jasa

Considerações IMPORTANTES

Criar um blog é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing da sua empresa, e como vimos, criá-lo é simples e as vantagens são muitas.

Através de um cronograma de postagens, a marca consegue atrair os usuários, convertê-los em leads para que futuramente se tornem clientes fiéis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Perguntas importantes

Como se começa um blog?

É simples, basta seguir os passos abaixo:
– Escolha o segmento que realmente te agrada.
– Escolha uma plataforma para criar seu blog.
– Escolha um serviço de hospedagem confiável.
– Escolha um nome de domínio.
– Defina e instale a plataforma do seu blog.
– Crie e publique o primeiro post.

Onde posso criar um blog

Conheça 8 melhores plataformas gratuitas para você criar
WordPress. …
Tumblr. …
Blogger. …
Weebly. …
Medium. …
Blog.com. …
LiveJournal. …
Svbtle.

Quais são os benefícios de se ter um blog?

Aumento da sua visibilidade. Quando você cria um blog, é importante que você pense na divulgação. …
Baixo custo para início do projeto. …
Aumento da cartela de clientes e de seguidores. …
Possibilidade de gerar renda. …
Relacionamento com o seu público.

Quais são os tipos de blogs que existem?

Vamos começar!
Blog profissional. É um tipo de blog criado com a intenção de promover e desenvolver uma marca profissional, fazer networking, oferecer seus serviços e muito mais. …
Blog pessoal. …
Corporativo. …
De nicho específico.

O que se escreve em um blog pessoal?

Como é uma mídia online, pode ser usado para publicar seus conhecimentos sobre qualquer assunto: culinária, moda, viagens, entretenimento, filmes, games, esportes e muito mais. Se você não sabe como começar um blog ou como transformar ideias em postagens, hoje você vai aprender a como escrever o seu.

O que fazer para começar a escrever?

O que fazer antes de começar a escrever?
Crie um ambiente propício. Cada pessoa tem um estilo de escrita diferente e um tipo de ambiente ideal para a escrita. …
Prepare playlists inspiradoras. …
Pense no objetivo do texto. …
Pesquise boas referências sobre o assunto. …
Não deixe de fazer brainstorming. …
Monte a estrutura do seu texto.

Quantos blogs existem no mundo?

Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, conforme o estudo State of Blogosphere.

Quais são os blogs mais acessados?

Nº Blog Assinantes*
1 Tecla Sap Blog 26441
2 Meio Bit 22950
3 English Experts 21684
4 Blog Oficial do Orkut 18714
5 Sonho Lilás 11549
6 Undergoogle 11060
7 Obvious 7332
8 novo-MUNDO 6959
9 Revolução etc 6689
10 Sedentário & Hiperativo 6602

Por Que Criar um Blog? Conheça 5 vantagens! via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link