Por que desenvolver um podcast segmentado?

podcast

O podcast é um formato de mídia que faz muito sucesso atualmente, no Brasil, as pessoas estão, cada vez mais, optando por consumir conteúdo em formato de áudio.

Por meio dele, podemos ter acesso a informações dos mais variados tipos, como notícias, arte, meditação, música, dentre outros.

Para se ter uma ideia da popularidade do podcast no Brasil, nosso país é o segundo maior consumidor desse formato de mídia no mundo, tendo cerca de 40% da população impactada por ele.

Em outras palavras, cerca de 50 milhões de brasileiros já ouviram, pelo menos uma vez, um podcast. De acordo com uma pesquisa realizada, os ouvintes costumam ser do sexo masculino (72%).

Geralmente, as mídias em formato de áudio são consumidas por pessoas com idade entre 28 anos, e que preferem assuntos sobre ciência, humor, cultura pop, história e política.

Além disso, em 2018, houve um aumento de 8% na procura por podcasts que abordam assuntos relacionados ao feminismo.

Pelo fato de podermos falar sobre qualquer assunto, os conteúdos em áudio passaram a interessar para as empresas.

Portanto, neste artigo, vamos explicar o seu conceito, as vantagens de criar um podcast segmentado e dar algumas dicas para produzi-lo.

O que é podcast?

Podemos dizer que o podcast é um programa de rádio que pode ser ouvido pela internet, por meio de dispositivos conectados, como computadores e celulares, a qualquer momento.

Eles possuem temas e durações variadas, e os usuários podem acessar conteúdos de áudio, com diversos temas, para estudar, se informar ou se divertir.

Uma empresa pode criar um podcast sobre treinamento NR 18 integração para seus colaboradores.

Assim como qualquer pessoa pode criar conteúdos de áudio sobre diversos assuntos, como:

  • Notícias;
  • Matérias de cursos;
  • Entretenimento;
  • Dicas de saúde;
  • Informações sobre um segmento.

Podemos trabalhar em cima de diferentes assuntos, tendo em vista que esse tipo de mídia é muito semelhante ao rádio, mas se distingue em relação aos ouvintes, que são pessoas com acesso à internet.

Mesmo com essas semelhanças, o podcast não surgiu para substituir o rádio, pois a internet abre espaço para todo tipo de conteúdo.

Esse formato de mídia surgiu em 2004, por meio da junção de duas tecnologias, sendo a distribuição de arquivos sonoros na rede e a distribuição de informações em tempo real, MP3 e RSS respectivamente.

Com isso podemos agregar vários áudios em um único lugar, o que abriu o caminho para a criação no podcast.

Agora que você já sabe qual é o conceito desse formato de mídia, no próximo tópico, vamos mostrar as vantagens de criar um podcast segmentado.

Vantagens do podcast segmentado

Como falamos, podemos criar esse tipo de áudio para falar sobre qualquer assunto, inclusive sobre criação de sites rápidos, mas trabalhar com o formato segmentado pode ser muito vantajoso.

Quando fazemos isso, atingimos com precisão o público e conquistamos seu engajamento, algo muito importante para as estratégias de marketing e comunicação. 

Outras vantagens do podcast segmentados são:

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Aumento da autoridade

Esse tipo de conteúdo é muito valioso para as estratégias de inbound marketing, mas também pode ser considerado uma estratégia de co-marketing.

Isso acontece porque ele consegue reunir empresas em um mesmo programa, o que ajuda a conquistar credibilidade e a posicionar a marca como uma especialista em seu mercado.

O podcast segmentado entrega conteúdo de interesse para os ouvintes e possibilita que as organizações falem sobre os mais diversos assuntos relacionados ao seu setor.

Conteúdos de nicho

As organizações podem utilizar aplicativos que geram métricas e aprimorarem o planejamento de seus programas. 

Com isso, elas melhoram a experiência dos usuários, tendo como base os dados gerados pelos ouvintes.

O Spotify é um exemplo de aplicativo que fornece informações sobre os usuários, como localidade, idade e gênero.

Conteúdo voltado para o público

Uma empresa especializada em lavagem de tapetes persas, ao criar um podcast segmentado, atende às necessidades de seu público-alvo.

Todas as estratégias de marketing digital precisam ser embasadas nas necessidades e interesses do público de uma organização.

É dessa forma que você atrai a atenção das pessoas e conquista o engajamento delas.

Transmitir informação de qualidade

Uma das principais estratégias de marketing digital é o marketing de conteúdo.

Seu objetivo é transmitir informação de qualidade, por meio de materiais ricos e que falem de assuntos do interesse do público.

Dentre as suas características está o fato de que as empresas podem criar materiais de diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens e áudios.

Pelo fato de serem conteúdos mais extensos e detalhados, o podcast se encaixa perfeitamente nessa estratégia.

O dia a dia das pessoas está cada vez mais corrido, portanto, elas já não têm mais tempo de parar para ler um texto ou assistir um vídeo.

Por outro lado, se uma seguradora de veículos lança um podcast para falar sobre reboque de carros e outros assuntos pertinentes, além de entregar um material rico, vai atender às necessidades do dia a dia das pessoas.

Elas podem consumir o conteúdo enquanto realizam outras atividades, como trabalhar, dirigir, limpar a casa e assim por diante.

Só que para ter acesso a todas essas vantagens, é necessário saber como produzir um bom podcast, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Dicas para produzir um bom podcast

Para produzir um bom podcast para o seu público, é necessário que você invista em algumas práticas indispensáveis. 

Planejar o conteúdo

O primeiro passo é planejar o conteúdo que você vai gravar em áudio. É nessa etapa que você vai definir o objetivo do seu podcast e outras características dele como o público.

Se um fabricante de equipamentos de ponto digital marcação sabe quem é o público-alvo do seu conteúdo de áudio, saberá qual linguagem deve utilizar, o melhor vocabulário para o material, dentre outras informações do tipo.

Também é nessa fase que você vai analisar a sua concorrência, ouvindo os podcasts criados por ela. 

No entanto, não se engane acreditando que copiar o modelo de seus concorrentes vai agradar o seu público.

Você pode se basear nos conteúdos gerados pelos seus concorrentes, mas deve criar uma personalidade própria para o seu podcast, de modo que ele carregue a essência do seu negócio.

Defina qual será o tema do áudio, que pode ser uma entrevista, um debate, um bate-papo, um conteúdo educativo, dentre outras possibilidades.

Feito isso, é um momento de escolher qual será o conteúdo, ou seja, o tema que você vai abordar no podcast.

Iniciar a gravação

Um fabricante de conexões hidráulicas alta pressão, ao finalizar o planejamento do podcast, pode iniciar a etapa da gravação.

Para isso é necessário que você esteja em um ambiente confortável e silencioso, de preferência em uma sala com boa acústica, para garantir a qualidade do áudio.

Você também precisa de um bom microfone, e caso ele seja um headset, procure deixá-lo acima ou abaixo da boca, para minimizar os ruídos de sopros durante a gravação.

Quanto ao ambiente, é importante que ele tenha um bom isolamento acústico, portanto, prefira fazer suas gravações em um estúdio.

Editar o podcast

Editar um arquivo de áudio pode ser um pouco complicado para quem não tem experiência no assunto, entretanto, a etapa da edição é fundamental.

Uma empresa de locação de box, por exemplo, deve se certificar de ter guardado um backup do arquivo de áudio com a gravação original, para que possa utilizar em caso de algum problema.

Existem diferentes softwares para edição de podcast disponíveis na internet, e durante a edição, é possível incluir vinhetas e efeitos, para que o conteúdo tenha um aspecto ainda mais profissional.

Publicar o material

A publicação do podcast depende de um local de hospedagem e um Feed RSS que deverá ser lido pelos aplicativos.

Existem plataformas completas que contam com ferramentas de estatísticas, permitem comentários e a criação de um perfil para seguir e ser seguido.

Esses sistemas são ótimos para os iniciantes, e alguns oferecem a opção de armazenamento gratuito de uma quantidade de áudio, antes da aquisição de um plano.

Conclusão

Portanto, as pessoas procuram informações na internet sobre os mais variados assuntos, desde notícias até curiosidades sobre como é feito o controle de ponto digital.

Podemos encontrar materiais dos mais variados tipos, dentre eles o podcast, que vem conquistando adeptos cada dia mais.

Esses conteúdos em formato de áudio oferecem materiais enriquecedores e que ajudam a promover a marca, seus produtos e serviços.

As organizações precisam acompanhar as tendências do mercado, e frente a uma rotina cada vez mais apertada, nada melhor do que se adequar à realidade da sua audiência e manter a comunicação com as pessoas.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o conceito de podcast e quais são as melhores práticas para trabalhar com ele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!