Webinar. Conheça esta prática e ganhe 4 vantagens competitivas

Webinar. Conheça esta prática e ganhe 4 vantagens competitivas

Você sabe o que é um webinar (ou webinário) e como ele pode ser utilizado a favor da sua empresa? A internet trouxe vários recursos importantes para o dia a dia, e esse formato de apresentação virtual se mostrou bastante interessante para vários tipos de companhias. 

Falar sobre os mais variados temas em uma apresentação virtual trouxe uma série de facilidades para as empresas, que encontraram mais uma ferramenta para tratar do seu trabalho de forma prática e eficaz. 

Assim, independentemente do segmento de atuação de uma empresa, ela pode apostar no webinar como uma ferramenta de trabalho que pode ajudar a obter resultados bastante importantes, capazes de auxiliar em diversos aspectos positivos do negócio. 

Um professor pode, tranquilamente, oferecer um webinário no qual vai falar sobre aula de canto iniciante, transmitindo um conteúdo relevante para os espectadores, que poderão se interessar ainda mais pelo serviço oferecido por ele. 

Da mesma forma, um webinar pode ser realizado para falar sobre produtos ou sobre qualquer outro tema, sendo indispensável que ele seja desenvolvido para levar conhecimentos valiosos para o público. 

Levando em consideração que os potenciais clientes de uma marca se tornam cada vez mais exigentes, encontrar meios de oferecer subsídios o suficiente para encantá-los é a melhor maneira de garantir que eles se identifiquem e gostem da empresa. 

Isso estimula não apenas um contato mais próximo da companhia com o seu público em potencial, como também ajuda na fidelização dessas pessoas futuramente, criando fãs da marca com muito mais facilidade e permanência. 

Não à toa, o webinar vem se destacando como uma prática de suma importância para as empresas, e utilizá-lo como um recurso para beneficiar o seu negócio é fundamental. 

Sendo assim, é interessante saber mais sobre o assunto, de maneira a colocá-lo em prática na sua companhia e conseguindo assim obter bons resultados com essa estratégia que vai encantar o público. 

Se você quer aprofundar nesse tema, este artigo é para você. Por isso, siga na leitura do conteúdo e saiba o que é um webinário, como ele é feito e quais as vantagens conquistadas ao utilizá-lo para promover o seu negócio. 

Ao navegar nas redes sociais, é possível que você tenha visto uma série de anúncios falando sobre a realização de uma apresentação virtual, que pode ser feita para falar de assuntos como uma instalação elétrica externa ou sobre tecnologia.

De fato, o céu é o limite com relação aos temas que podem ser tratados dentro de um webinar, e que será transmitido para uma grande quantidade de pessoas interessadas no que está sendo abordado ali. 

Para começar, é importante definir o que significa um webinar: ele se trata de um seminário virtual, que é transmitido em tempo real para os espectadores e que vai tratar de um determinado tema.

Em comparação a outras estratégias de marketing com uma finalidade mais específica, como a de um e-book para captação de leads, o webinar é avaliado como um formato mais simples e econômico de ser colocado em prática. 

O formato vem ganhando cada vez mais adeptos por vários motivos, sendo alguns deles:

  • A facilidade de se comunicar com as pessoas;
  • A praticidade de organizá-lo;
  • O alcance conquistado;
  • O compartilhamento do conteúdo posteriormente. 

O webinário é realizado em uma plataforma própria para transmissão de áudio e vídeo e, por isso, é uma maneira bastante simples de comunicação com o público, o que o torna cada vez mais interessante para as empresas.

Além disso, organizar um seminário online para falar sobre como fazer uma instalação fechadura elétrica, por exemplo, é uma atividade fácil, que pode ser feita de modo totalmente virtual e econômico, dispensando altos investimentos em divulgação. 

Outro ponto de destaque de um webinar é o seu alcance. Afinal, por ser transmitido digitalmente, ele pode ser visto por pessoas em qualquer parte do mundo, garantindo que a empresa seja vista com maior abrangência. 

Por fim, vale mencionar que o conteúdo tratado no webinar pode ser gravado, o que permite o compartilhamento do vídeo mesmo após a sua transmissão. Isso ajuda a impactar o público que não pode estar presente no momento da apresentação ao vivo. 

Devido a esses pontos, o webinar se mostra bastante vantajoso, principalmente porque facilita a publicação de materiais importantes para os leitores de um blog, uma vez que ele é produzido mais tranquilamente por audiovisual do que de forma escrita. 

Outra consideração sobre o webinar é que, a partir dele, pode-se elaborar novos formatos de materiais, como ebooks, infográficos, podcasts, posts no site ou redes sociais e até apresentações em slides .

Devido a isso, essa prática tornou-se uma ferramenta importante para as empresas, sejam elas especializadas em venda de relógio ponto digital ou sejam instituições de ensino de várias áreas de especialização. 

Mesmo que possa parecer um recurso de difícil realização, o webinar pode ser elaborado de forma prática e eficiente, mostrando o quanto ele pode ser indispensável para uma estratégia de marketing bastante positiva. 

Ele pode ser feito e idealizado de maneira prática. Para isso, é preciso seguir passos que vão auxiliar na estruturação dessa apresentação online com tranquilidade. 

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1. Defina o tema

Para começar a estruturar um webinário, é preciso definir um tema que seja do interesse do público, para que o conteúdo tenha uma pauta a ser tratada. 

Ele pode ser pensado como um meio de atrair mais pessoas para perto da sua marca, de forma que é essencial selecionar temas de interesse geral, e que possuem o potencial de atrair espectadores para a apresentação virtual. 

Um exemplo disso pode ser o de uma empresa de cosméticos que fabrica progressiva orgânica aproveitando para criar um webinar onde explica como se faz o procedimento de aplicação, ao mesmo tempo em que fala do seu produto. 

2. Convidar um profissional para participar

Um webinar depende da exposição de um participante, que ficará responsável por levar o conhecimento para o público. Sendo assim, é interessante convidar uma autoridade no assunto, para que o conteúdo seja rico em detalhes e atraia a atenção das pessoas. 

Esse convidado pode apresentar o material de forma individual ou dividir a apresentação com outro convidado, tornando o webinar mais dinâmico e animado. 

Nesse caso, um professor que dá aula de guitarra para iniciantes pode convidar um dos seus alunos já formados, enriquecendo o webinário com um depoimento do seu trabalho, por exemplo. 

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

3. Organizar o projeto

Na próxima etapa, é fundamental definir os detalhes do webinar, como a data e o horário, que devem estar de acordo com a agenda do apresentador, e finalizar partes práticas, como a plataforma que será usada para a transmissão. 

Nesse momento, também é importante escolher ferramentas que vão ajudar no processo, como um notebook novo e outros equipamentos necessários, um sistema de disparo de e-mail para avisar a lista de contatos sobre o webinar e o cenário que será usado. 

Definir previamente todos esses aspectos ajuda na organização, o que evita problemas simples que podem prejudicar a qualidade da transmissão. 

4. Definir o conteúdo e divulgar o evento

Depois de organizar os bastidores, chega o momento de definir e desenvolver o conteúdo que será passado ao público, criando uma espécie de roteiro para facilitar a apresentação do evento no dia agendado. 

É também a hora de começar a divulgar a data do webinar, avisando ao público de diversas formas quando será realizado o seminário e mencionando o link de inscrição. 

Aqui, é possível começar uma captação de leads, que será utilizado posteriormente em outras ações. 

5. Realizar o webinar

No dia do webinar, é importante disparar um e-mail para lembrar sobre o evento naquele dia, o que é essencial para que as pessoas compareçam. 

Também é necessário deixar toda a estrutura já organizada e fazer testes técnicos. No momento da transmissão, não deixe de interagir com o público, respondendo perguntas e agradecendo a participação. 

Ao seguir esses passos, empresas de entregas ou de qualquer outro segmento que desejam fazer um webinar terão sucesso no seu evento online, conseguindo assim bons resultados e retornos com a estratégia. 

Para finalizar, vale mencionar as vantagens de se fazer um webinar, para quem ainda tem dúvidas sobre o benefício que essa ferramenta pode trazer para uma empresa. 

Uma das principais é o contato mais próximo com o público, que gera um maior engajamento da parte dele. Além disso, a marca se fortalece por oferecer conteúdos de qualidade para os seus potenciais e atuais clientes. 

Outro benefício está na capacidade de captar leads, que podem ser usados para futuras ações de marketing da empresa. Por fim, a visibilidade adquirida também ajuda a empresa a ter mais destaque entre os seus concorrentes, o que a torna uma referência no setor. 

Por isso, não deixe de desenvolver webinars para a sua companhia, tendo a certeza de que eles serão usados para potencializar os negócios e trazer cada vez mais clientes para a sua marca. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!