Comunicação Empresarial Interna: Como desenvolver [As 4 dicas para desenvolver com sucesso]

Comunicação Empresarial Interna: Como desenvolver

A comunicação interna é uma das principais ferramentas propostas à utilização de uma empresa para que diferentes vantagens relacionadas à produtividade e crescimento sejam agregadas, com grande rigor, e principalmente, com maior verdade.

Isso acontece porque o foco da comunicação interna são as pessoas que constituem a organização, desde grandes chefias e colaboradores de setores não tão movimentados, mas nem por isso, menos importantes que os tomadores de decisões.

Todo esse trabalho acontece de forma simultânea e bem formada, trazendo consigo uma maior formação da cultura da empresa para todos, além de uma transparência quase que impecável e uma forte presença de satisfação dentre todos.

Para uma empresa de espaco comercial compartilhado, por exemplo, utilizar a comunicação interna pode fazer com que as equipes que trabalham em home office fiquem cada vez mais unidas, integradas e trabalhando em uma mesma direção.

Essas e outras questões relacionadas à comunicação interna serão o foco do artigo a seguir, que além de trazer as principais vantagens agregadas às empresas que utilizam essa prática, também mostrará dicas em como colocar para frente essa atividade

A comunicação interna pode ser vista como um braço da comunicação e do marketing dentro da empresa, só que desta vez, como o próprio nome diz, serve para trabalhar as estratégias empresariais por meio de contatos entre trabalhadores e diretores.

De maneira geral, podemos entender que a comunicação interna é uma parte importante de uma organização.

Visto que a partir de sua prática, empresa e colaboradores podem ter uma conversa mais próxima, agregando informações e práticas essenciais.

Por exemplo, por meio da comunicação interna, uma empresa de equipamentos para cozinha industrial pode ter maior contato com seus funcionários para falar sobre novas políticas de trabalho, lançando uma campanha de conscientização.

Em outro viés, a comunicação interna pode ajudar a integrar novas equipes com aquelas antigas, por meio de canais de comunicação onde as informações sobre os novatos chegam a todos, algo que facilita a apresentação de maneira geral.

É bem comum que um canal de comunicação essencial dentro de uma empresa que promove a comunicação interna sejam boletins de notícias, tanto impressos por impressora eco solvente A3 quanto online, divulgando questões como:

  • Conquistas;
  • Entradas de novos funcionários;
  • Matérias sobre entretenimento;
  • Vida pessoal de funcionários;
  • Campanhas de arrecadação;
  • Projetos em quais funcionários se envolvem.

São muitas as possibilidades que podem ser utilizadas dentro da comunicação interna, mas todas elas têm em comum a criação de um laço entre a empresa e o colaborador ou vice e versa, algo que é essencial para que diferentes vantagens apareçam.

Veja a seguir alguns dos principais benefícios que empresas garantem ao investir suas forças em comunicação interna, o que pode evidenciar uma melhoria tanto para o lado do colaborador quanto da empresa, como um mobiliario urbano em Sao Paulo.

  1. Aumenta a produtividade

O foco da comunicação interna é informar e ao mesmo tempo abrir um espaço de conectividade entre a empresa e o funcionário, retirando qualquer tipo de distância que impeça a felicidade de trabalhar em um local, embora este tenha seus problemas.

De certa forma, sempre que essa conexão se realiza, os colaboradores tendem a trabalhar mais focados em seus propósitos como partes da empresa, conseguindo desenvolver um trabalho cada vez mais produtivo e importante para todo o contexto.

  1. Diminui a rotatividade na empresa

Por meio de canais de comunicação, por exemplo, uma empresa de adesivo carros Disney pode criar uma relação mais completa com seus funcionários.

Algo que tem, além de tudo, a transparência, favorecendo para que estes funcionários se sintam mais satisfeitos.

Sem dúvidas as satisfação e a felicidade em fazer parte do processo e entender a representação de cada etapa de trabalho dentro empresa faz com que os funcionários tendem a ficar mais tempo na corporação, o que diminui a rotatividade no local.

Essa presença constante é essencial para que se tenha um conhecimento mais duradouro, e cada vez menos interrupções dentro do local de trabalho, por exemplo, para treinar uma pessoa nova que acaba de assumir um cargo de distribuidor de flyer de divulgacao.

  1. Implementa uma cultura mais sólida

A comunicação é uma excelente ferramenta para expandir na empresa os principais desejos de uma corporação, tanto em questão de objetivos comerciais quanto no caso de atitudes e pensamentos que caracterizam a identidade da empresa em questão.

Por exemplo, dentro de uma fábrica que produz etiqueta adesiva redonda personalizada uma das principais frentes de trabalho se caracteriza pela sustentabilidade e pela conexão com o meio ambiente, ou seja, é especial para empresa que todos sigam esse estilo.

Dentro os inúmeros canais de comunicação possíveis para que uma empresa deixe em evidência sua forma de cultura, aqueles que mais se conectam com os colaboradores são os que de fato entram em seu dia a dia, como redes internas, boletins e e-mail marketing.

  1. Deixa mais clara a organização da empresa

A organização dentro das empresas, ainda mais aquelas com grandes quantidades de setores, muitas vezes pode ser difícil de ser compreendida por todas as equipes, causando uma certa não participação da forma como as partes acontecem na metodologia.

De forma prática, entendemos que, em uma empresa produtora de painel em papel alguns setores precisam ser priorizados dentro do negócio, para validar trabalhos já executados, e que o entendimento sobre esse procedimento é mais do que necessário.

Com a comunicação interna, colocar em prática essa situação é ainda mais prática, tanto por organogramas colocados dentro de boletins internos, de matérias em sites internos sobre tomadores de decisões de alguns setores, dentre outros.

  1. Melhora a integração e a comunicação

Quanto mais integradas estão as equipes, mais os trabalhos costumam ser bem feitos. 

Isso acontece porque, além de compreenderem os trabalhos que devem ser feitos em conjunto, existe uma maior aproximação e conexão dentro de atividades rotineiras.

Ao contrário do que muitos imaginam, conceder uma proximidade entre os colaboradores pode promover resultados ainda melhores, ainda mais por meio da comunicação interna, onde notícias sobre novos colaboradores podem aguçar a curiosidade e causar empatia.

Para começar a comunicação interna dentro da sua empresa, algumas questões devem ser consideradas e colocadas como base de seu trabalho, e dentre elas, antes mesmo de 

algumas estratégias a serem feitas, está o conhecimento pleno sobre sua empresa.

Esse será o ponto inicial para começar as estratégias de comunicação que sua empresa poderá utilizar para entrar em contato com o seu público. 

Veja a seguir as principais que devem ser utilizadas dentro dessa construção de conexão empresarial.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Foque na transparência

Algo que deve ser essencial dentro da concepção de comunicação interna é a total transparência que a empresa deve ter com seu funcionário por meio dos canais de contato. 

Notícias, informações, questionamentos e resolução devem ser apresentadas.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

Evidencie a humanização nos setores

Nada melhor do que colocar na comunicação fatores humanos, ou seja, que evidenciem um funcionário além da sua função em uma empresa. 

É interessante trabalhar questões pessoais, como conquistas e alegrias, que podem servir de inspiração para outros.

Faça com que os colaboradores falem

Nada melhor do que a participação de quem trabalha na empresa para que as ações de comunicação ganhem mais vida. 

Tenha o costume de pedir que pontos de vista de pessoas internas sejam cada vez mais mostrados e evidenciados nas comunicações.

É importante saber que, quanto mais uma pessoa se vê em um local de destaque, onde todas podem vê-la, na maioria dos casos, mais ela se sente feliz e representada.

Utilize os canais chaves para se comunicar

A principal questão dentro da comunicação interna é a escolha dos canais ideais para comunicação.

Sendo assim, tenha preferência por todos aqueles que são usados dentro de uma empresa e servem como fonte de informação importante do colaborador.

Por exemplo, se possível mescle a utilização da intranet, uma rede interna, com canais de comunicação privados para colaboradores, newsletter, painéis de televisores com recados e boletins contínuos, dentre outras providências comunicacionais.

A comunicação interna é uma das principais estratégias utilizadas para melhorar a percepção de identidade dentro de uma empresa.

Além de providenciar uma maior participação e entrosamento entre funcionários e seus diretores principais.

O foco, então, são os canais de comunicação acessados dentro da empresa, que levam ao colaborador notícias que de fato são interessantes dentro do local de trabalho, e que podem mudar sua concepção, em fatos de integração e cultura corporativa.

Por falar em integração, isso nos lembra de falar também sobre a comunicação externa ou o marketing direcionado ao público da empresa.

No Convidar.Net o foco são as ferramentas de marketing digital que facilitam tal comunicação.

Seja pela criação de um perfil para as informações básicas aos anúncios classificados onde a publicação de ofertas pode atingir um grande público consumidor.

De qualquer modo, vale a pena conferir nosso plano de marketing, você vai gostar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!


 

Posts organização

7 vantagens do Coworking

Conheça as 7 vantagens do Coworking

O coworking tem se provado uma solução positiva para o mercado hoje em dia. A tecnologia possibilitou uma ascensão do empreendedorismo por conta das startups, e muitas dessas empresas não têm condições de pagar um …
Leia mais

Posts diversidades


Posts produtividade