Nesse post vamos falar sobre as informações pessoais, quais informações colocar em um currículo, qual a primeira informação do currículo e as informações que não podem faltar no currículo. Siga as dicas para se dar bem!

 

Este, certamente, é um post diferente da nossa linha editorial. Entretanto, é um tema que foca num aspecto importante do dia a dia das pessoas. Principalmente para quem está a procura de um emprego e tem dúvidas sobre como preencher um currículo vitae.

 

Isso por que,  é uma maneira de esclarecer dúvidas para que ninguém venha a descuidar de suas informações básicas num currículo. Afinal, mandar um currículo profissional, com bairro e telefone de contato errado, pode mudar suas chances de sucesso.

 

As informações pessoais que definem o currículo

Sobretudo, num currículo, os dados pessoais são as informações básicas para que ele funcione a contento. Entrementes, essa parte tem uma funcionalidade parecida com a de um cartão de visitas para uma empresa.

 

Telefone ou endereço errado pode fazer a empresa perder várias oportunidades de negócios. Da mesma forma, suas informações pessoais passadas de forma errônea ou incompletas, podem fazer você perder oportunidades. Assim como pode fazer você perder vagas, também.

 

Por isso, confira sempre as informações pessoais do seu currículo, mude a idade, o telefone e ou endereço, mediante cada atualização que ocorra.

 

Você sabe qual a primeira informação do currículo, ou tem dúvidas sobre as informações que não podem faltar no currículo?
Leia este post até o final, que vamos esclarecer isso.

 

Aliás, quando se fala em informações pessoais e profissionais, é muito bom ter uma página de informações detalhadas. Principalmente para aqueles que oferecem produtos e serviços para o público, ou até mesmo uma empresa para divulgar.

 

Nesse caso, imagine uma página com espaço para as informações mais importantes, além dos detalhes de contatos e redes sociais. E, se for uma página totalmente indexada junto aos buscadores da internet, tanto melhor, não é?

 

O currículo profissional de qualquer negócio ou profissão. www.perfil.convidar.net.

 

E-Book Dicas de Como Anunciar Melhor
Conquiste mais resultados de marketing e vendas com seus anúncios classificados
Receba dicas de planejamento e criatividade para criar o anúncio ideal para fazer sucesso

                                           
                                         
 
                                **SIm, eu aceito receber os conteúdos do Convidar e compreendo que posso me descadastrar a qualquer momento
                               

Após a confirmação, você receberá o link para baixar o E-book

Dados ideais para o seu currículo profissional

Mais digno de nota,  as informações pessoais devem ser as primeiras informações do currículo. Por isso, coloque-as em ordem, no início da página:

 

Primeiro de tudo, o nome. Te que ser completo, é sua identificação, nada de colocar só o primeiro nome, passa uma sensação de amadorismo.
Em seguida, as informações de contato.

 

Certamente, esta é uma parte crucial que não pode conter erros. Para garantir coloque endereço de e-mail, telefone fixo e telefone celular como parte das suas informações pessoais.

 

Dica importante sobre o e-mail. Faça um e-mail mais profissional com nome e sobrenome, nada de apelidos e afins que você utilizava no bate-papo faz muito tempo. 

 

Uma boa alternativa é criar um e-mail Gmail para isso. Caso não saiba como fazer, siga as orientações do post sobre conta gratuita de e-mail Gmail.

 

Em seguida, o endereço completo, como; rua, número, CEP, bairro e cidade. As empresas podem ter limitações de verba para transporte de funcionários, e esta informação é um fator de decisão também.

 

Assim também, estado civil e filhos, quando houverem, são informações de praxe num currículo.

 

Igualmente, nacionalidade e naturalidade, aqui você afirma que é do Brasil, ou de outra nacionalidade. E também, a cidade de nascimento, embora este não seja um dado tão relevante, mesmo fazendo parte das suas informações pessoais.

 

Endereço do seu perfil em redes profissionais, como o LinkedIn (se tiver). Evite incluir perfil de redes sociais pessoais.

 

Formação

Descreva seus cursos de graduação e pós-graduação no seu currículo profissional. Utilize os seguintes dados e use sempre a ordem do mais recente para o mais antigo:

  • Modalidade do curso
  • Título do curso
  • Instituição
  • Local do Curso
  • Período do curso (se já está concluído ou ainda em conclusão).

 

Exemplo:

Mestrado em Administração – Universidade Federal do Paraná (Curitiba/PR) – 2018 (em curso)
Graduação em Economia – Fundação Getúlio Vargas (São Paulo/SP) – 2014 a 2017.

 

Qualificações

As qualificações representam, basicamente, aquilo que você está habilitado a fazer. Por exemplo:

  • Gestão de Pessoas: seleção de novos funcionários, desenho de plano de carreira, administração de pessoas.
  • Finanças: controladoria, fluxo de caixa, folha de pagamentos, relacionamento com fornecedores.

Entretanto, uma lista muito grande é desnecessária aqui, mesmo que sejam importantes. Conseqüentemente, escolha apenas aquelas que têm a ver com a empresa onde você está concorrendo a uma vaga.

 

Acima de tudo, não escreva elogios vazios (“profissional dinâmico com muita garra para crescer nesta empresa de sucesso!”). Seja objetivo e coloque apenas um resumo das evidências que comprovam suas qualificações profissionais.

 

Experiência Profissional

Pois bem, aqui devem entrar suas experiências de trabalho mais recentes e as mais relevantes. Nas suas informações profissionais esta lista deve ter, no máximo, cinco ou seis tópicos. A ordem deve ser sempre da mais recente para a mais antiga.

 

Do mesmo modo,  num currículo ideal, os dados que devem aparecer são:

  • Nome da empresa onde trabalha ou trabalhou
  • Período em que trabalhou nesta empresa (ou se ainda está nela)
  • Uma breve descrição da empresa
  • Último cargo ocupado ou função realizada
  • Descrição das suas atividades nesta empresa

 

Objetivo Profissional

O objetivo profissional, muitas vezes relegado a segundo plano, é de suma importância para um currículo ideal.

 

Isso, sem contar ás vezes que o objetivo especificado no currículo profissional acaba sendo igual para todas as empresas e cargos.

 

Muitas pessoas escrevem um parágrafo que facilmente responderia a pergunta muito famosa das entrevistas; Onde você se imagina daqui a 5 anos? certamente, esse, não é o objetivo do currículo.

 

Enquanto alguns colocam informações demais, outros até deixam de colocar um objetivo detalhado.

 

Mas, e você?
Sabe o que exatamente colocar no campo objetivo?

 

Não escreva objetivos genéricos como “ajudar a empresa a crescer” ou “trabalhar nesta empresa de sucesso”. Precisa ser mais direto como “Analista Financeiro Pleno” ou “Assistente Administrativo”;

 

A importância de escrever o objetivo profissional

Certamente, o objetivo profissional é uma parte muito importante do currículo. Além disso, é uma informação profissional que mostra ao RH (Recursos Humanos) da empresa quais são suas intenções. Para qual vaga, em que cargo ou área você quer trabalhar.

 

Esse objetivo funciona como um filtro inicial. A empresa que tem a necessidade de contar com um profissional daquela área em específico terá mais condições de avaliar o restante do currículo.

 

Afinal, se não há objetivo como fazer a avaliação ideal do currículo?
Quais competências prestar mais atenção?
Logo o objetivo ditará toda a avaliação do currículo em si

.

Além de mostrar cuidado com seu currículo e que você realmente quer trabalhar naquela empresa. Se o objetivo torna o currículo mais fácil de analisar, pode ter certeza que candidatos com um objetivo específico terão uma análise melhor de seu currículo ficando um passo à frente dos demais.

 

Com um currículo devidamente preenchido, e da forma mais correta possível também, você acaba poupando tempo da empresa e o seu. Caso não exista uma vaga compatível com seu currículo ou com o cargo pretendido por você não haverá perda de tempo. De ambas as partes.

 

Dicas para um objetivo perfeito em seu currículo

  • Seja bem específico

O objetivo de seu currículo deve ser claro e específico. Dentre as informações que não podem faltar no currículo, esta pode fazer você ganhar ou perder sua vaga.

 

  • Quando colocar a vaga/cargo pretendido

Se você sabe que existe uma vaga aberta e está candidatando-se por causa dela, coloque esta vaga como seu objetivo

 

  • Direto ao ponto

Seja direto, não adianta escrever um parágrafo no objetivo, apenas ocupará espaço precioso em seu currículo. Se você não tem muitas informações para colocar no currículo, porque está à procura de seu primeiro emprego, deixe isso bem claro.

 

  • Um objetivo diferente para cada vaga

Faça um objetivo diferente para cada vaga que você se candidata, sempre procurando ser específico para aquele emprego.

 

  • Um currículo para cada objetivo

Faça um currículo direcionado para cada objetivo e para cada vaga que o envia. Nossa recomendação é fazer um currículo ideal para cada vaga de acordo com a descrição de vaga que você leu.

 

O que colocar no objetivo?

  • Colocar o cargo pretendido na empresa quando você sabe que uma vaga está disponível
  • Se não há um cargo específico, você pode colocar a área de atuação, exemplo: Tecnologia da informação

 

Exemplos de objetivo profissional, no currículo ideal

Certamente, você pode se candidatar para uma infinidade de trabalhos, mas para cada um deles existem dois tipos de objetivos:

  1. O primeiro deles é escrever sua área de atuação, principalmente quando o você não sabe se há uma vaga disponível.
  2. O segundo objetivo, seria o cargo, quando você sabe que tal vaga está recebendo currículos.

 

Mais digno de nota, você não deve nunca colocar objetivos pessoais ou a longo prazo.

O objetivo profissional é um filtro utilizado pelo profissional que está lendo seu currículo para saber que competências deve analisar e não o seu futuro.

 

Acima de tudo, antes de montar seu currículo, revise alguns pontos fundamentais:

  • Ter o perfil correto para a vaga pretendida é fundamental, mas isso precisa estar muito claro no CV.
  • Conheça bem a empresa onde quer trabalhar e ajuste as informações do currículo, de acordo com o perfil do lugar.
  • Jamais inclua informações ou experiências falsas.
  • Não exagere na quantidade de detalhes.
  • Preste sempre atenção aos erros de português (concordância, grafia). Erros no currículo podem causar má impressão.

 

Agora que revisou os principais pontos do seu currículo, experimente criar um currículo que pode ser acessado através das buscas do Google.

Ou quem sabe, pelo link direto de acesso as duas informações, e que você pode enviar para qualquer pessoa ou empresa.

 

Um tipo de cartão de visita online.

 

Seja qual for o motivo, crie um perfil informativo de você e use essas informações como lhe aprouver utilizar. Até mesmo como propaganda grátis das suas competências profissionais. www.painel.convidar.net

 

Modelo de Curriculum Vitae – Informações Pessoais

CURRICULUM VITAE

INFORMAÇÕES PESSOAIS

Nome: 

Data de nascimento: 

Estado Civil: 

Endereço Residencial:

CEP :

Cidade: 

Est:
Fone residencial:

Fone comercial:

Fone celular:

E-mail:
DOCUMENTAÇÃO


Carteira Profissional: série:

Cédula de Identidade:número            Órgão emissor

C.P.F.:

Título Eleitoral:                                   Seção: Zona:
ESCOLARIDADE


Área:

Escola:

Cidade:                                                Est.

Concluído em:

MBA –Especialização em:
Faculdade:
Cidade: Est: Data:

Curso:
Entidade:
Horas: Data:

Graduação em:
Entidade:
Data:

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

Empresa:
Cargo:
Período:

ATIVIDADES EXECUTADAS

Praticas Contábeis, Faturamento, Departamento Pessoal, Financeiro, Administrativo, Comercial, Atendimento ao cliente, Informática, Área médica e hospitalar, Área odontológica, Formação de preços em plano de saúde, Formação de contratos em plano de saúde, Conhecimento pleno da Lei 9656/98 Regulamentação dos planos de saúde privados, suas resoluções e medidas provisórias.
Administração hospitalar, empresas privada e filantrópica.

FONTES DE REFERÊNCIAS

Pessoa:
Cargo:
Empresa/Entidade
Fone:

ENTIDADES PERTENCENTES

Entidade:
Região:
Endereço:

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL(RESUMO)

Congresso:
Anos:

Congresso:
Mês: Ano:

Data completa

Nome completo
Cargo função pretendida


GOSTOU DESSE POST?
Assine o Blog para receber as novidades!.

No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.  Torne-se um membro ativo do nosso blog.


| Como funciona | Nossos Serviços  | Fale Conosco | Participar do Blog
| Análise gratuita de posicionamento web   | Plano de Marketing


Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

 

Aprenda como fazer marketing digital grátis

Você que busca informações de como fazer marketing digital grátis, precisa conhecer o Guia do Anúncio Gratuito. Uma estratégia de marketing eficiente, que ajuda a promover sua marca e ofertas com recursos gratuitos disponíveis na internet. Saiba mais!