O Que São Vagas Confidenciais?

Vagas confidenciais - Andrea Piacquadio

As vagas confidenciais fazem parte de um estilo de seleção em que a empresa oculta seu nome e, em alguns casos, os cargos exatos, fazendo então a busca de um profissional considerada “às cegas”, mas que traz grandes resultados.

Ao longo deste artigo, entenda melhor sobre como essas vagas podem ser interessantes para diferentes situações em uma companhia, e quais são as melhores maneiras para profissionais ou consultorias especializadas colocá-las em prática.

O‌ ‌que‌ ‌são‌ ‌vagas‌ ‌confidenciais?‌

Alguma vez você certamente ‌‌já enviou currículos em busca de um novo emprego e deve ter reparado que em alguns anúncios a vaga apresentava uma descrição, mas não mostrava qual era a empresa que estava desejando a contratação.

Se por um lado essa forma de anúncio parece, à primeira vista, suspeita, por outro, é possível que uma grande oportunidade esteja por trás daquela seleção, já que é comum que as empresas utilizem essa vagas, conhecidas como confidenciais.

Basicamente, essas vagas confidenciais, apresentam amplas informações sobre o serviço que será prestado dentro da empresa contratante, bem como o perfil esperado pelo profissional, que deve ter experiências específicas para ser selecionado.

Esse tipo de anúncio é comum, muitas vezes, quando empresas passam a trabalhar em processos de contratação para cargos de funcionários que ainda não saíram da empresa, o que requer o máximo de sigilo e discrição.

Por exemplo, uma empresa de monitoramento de câmeras acaba de conversar com uma empresa de Recursos Humanos para que seja feita a seleção de uma vaga para a área de gestão de negócios, que atualmente é ocupada por uma pessoa que será desligada.

Se a vaga não fosse confidencial, seria possível que este colaborador a ser demitido, ou até mesmo colegas dela dentro da empresa entendessem que aquela poderia ser seleção para ocupar o lugar desta pessoa, criando então uma sensação de desconforto generalizada.

Essa é apenas uma das diversas razões pela qual empresas utilizam vagas confidenciais, algo que quase sempre envolve alguma questão que deve ser mantida em anonimato até o momento da contratação, o que pode ser entendida como uma estratégia de negócio.

Em uma outra exemplificação, uma empresa multinacional e amplamente conhecida estará sendo desfeita, algo que ainda não virou notícia no mercado. Por isso, a contratação de uma pessoa para o cargo dessa nova corporação deve ser mantida em sigilo.

Dessa maneira, fica difícil até mesmo utilizar em uma seleção papel timbrado empresa, pois seria rapidamente reconhecido por qualquer candidato bem informado.

Como‌ ‌‌essas vagas são pensadas? 

As vagas confidenciais, diferente das vagas comuns, onde grande parte das informações sobre o cargo e sobre a empresa são divulgadas, passam por uma forte determinação de fases e tarefas a serem cumpridas por profissionais do setor responsável.

De início, é preciso estar ciente que o processo deve ser sempre privado, já que uma informação vazada acaba gerando complicações internas, algo que, embora não pareça, é uma das principais motivações para a falta ou perda de produtividade.

É preciso saber, no começo da idealização da vaga, tudo o que o novo profissional deverá exercer dentro da companhia, entendendo quais serão as principais demandas no cargo, as habilidades que ele deve ter e também o perfil que é desejado pelos superiores.

Por exemplo, o gestor de uma multinacional de refrigerantes deseja procurar um substituto que tenha um perfil amigável em uma sala comercial compartilhada, mas que mantenha a força e empenho em ser rígido nas decisões estratégicas da companhia.

Com base nessas informações, é preciso elaborar uma descrição de vaga que incorpore a identidade da empresa sem falar sobre ela, unindo aquilo que será necessário no cargo de forma clara e objetiva, já que o candidato não saberá onde irá trabalhar.

Se possível, coloque o ramo de atuação, ou aqueles lugares onde o selecionado deverá ter tido experiências, por exemplo, um trabalho anterior na área de conserto de câmbio automático, que será essencial para o trabalho diário.

O  profissional responsável pela seleção deverá pensar ainda para onde será direcionado o currículo, já que, provavelmente, um e-mail diferenciado deverá ser criado, deixando reservado para cada vaga uma caixa de entrada distinta.

‌As vantagens ‌dessa forma de seleção

Por se tratar da divulgação de uma vaga que não explica de forma aberta o nome da empresa onde o candidato irá trabalhar, é possível que nem todas as pessoas aceitem enviar seus currículos ou até mesmo dar continuidade às seleções.

Isso pode até mesmo diminuir o número de participantes interessados. Entretanto, aqueles que escolherem a participação no processo e tiverem interesse na vaga, ainda que confidencial, com certeza serão pessoas mais interessadas na vaga e na empresa.

Por isso, a principal vantagem das empresas que trabalham com estes tipos de vagas é a possibilidade de encontrar profissionais valiosos, que realmente façam jus ao trabalho para o qual foram contratados, e que poderão abraçar de forma mais verdadeira a companhia.

Muitas vezes, os selecionados em vagas confidenciais nem esperavam o trabalho em grandes corporações, conhecidas em todo o país, algo que engrandece sua participação e anima esses profissionais quando são selecionados com convites personalizados.

Principalmente pelo fato de que não se importam com o nome, mas sim, com o trabalho.

Uma outra vantagem das vagas confidenciais, desta vez para empresas de consultoria e de seleção, é a possibilidade de montar bancos de currículos com candidatos exemplares, para o caso de surgir um novo trabalho com empresas contratantes.

Por exemplo, antes mesmo de fechar um contrato de trabalho com uma empresa de iluminação de palco para show, uma consultoria de RH já tem em seu sistema uma série de concorrentes para vagas relacionadas a um evento da empresa contratante.

Essa é uma excelente estratégia até mesmo na hora de negociar um novo cliente para uma empresa de consultoria, já que pode ser mencionado que o contratante já terá em mãos, no momento da efetivação do contrato, o serviço que procura.

Para além do relacionamento com o cliente, essas empresas especializadas em seleção podem fazer parcerias com sites específicos de vagas para que essa divulgação aconteça apenas para assinantes, criando então uma outra forma de relacionamento.

Como desenvolver o processo?

Começar a desenvolver uma vaga confidencial não é uma dificuldade se a empresa ou o profissional de seleção já tiver em mãos as seguintes informações:

  • Descrição da vaga;
  • Perfil do candidato;
  • Idealizações da empresa;
  • Testes necessários.

A partir daí, um processo deve ser estudado e incorporado à seleção da vaga, já que, por serem vagas confidenciais, uma série de fases devem ser elaboradas para provar a eficiência dos profissionais em completo sigilo.

Um cronograma se torna ainda mais necessário no caso de conversas com gestores da empresa que está contratando o novo funcionário, pessoas que muitas vezes precisam conversar com os candidatos para ter uma opinião durante a aprovação.

Uma outra questão fundamental no desenvolvimento de um processo seletivo confidencial é a importância em ter um relacionamento com profissionais de headhunter que sejam confiáveis, para que as informações da empresa não vazem.

Os headhunters são pessoas que identificam talentos, fazendo uma procura similar à uma caça, que pode ser tanto presencial como virtual, sempre com base em relacionamentos com outros profissionais e empresas.

Em um processo de seleção para uma grande loja que comercializa sistema de exaustão, por exemplo, a ajuda de headhunters pode ajudar a localizar profissionais ideais com a maior rapidez e sigilo, o que se torna indispensável para consultorias.

Além disso, uma excelente prática dentro da divulgação de vagas confidenciais é a incorporação da seleção em um ambiente digital, algo que facilita para os dois lados, tanto para candidato, como para a empresa.

Por meio de alguns sites na rede, é possível encontrar profissionais que dispõem das características ideais procuradas pela corporação contratante, dados estes dispostos em banner impressão que podem ser filtrados e bem trabalhados. 

Em uma seleção focada em profissionais para uma grande empresa de televisão, por exemplo, nem sempre os melhores candidatos para o cargo irão se interessar em participar da seleção, algo que faz com que os perfis online sirvam para verificação de habilidades.

É por ali, no ambiente virtual, que as primeiras tratativas entre a empresa e um futuro colaborador começam, seguindo todo o sigilo e discrição exigida pela companhia contratante.

______

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

Conclusão

Vagas confidenciais nem sempre são sinônimo de más oportunidades. Pelo contrário, diversas empresas utilizam essa tática para diferentes contextos e situações, que quase sempre envolvem uma estratégia de gestão e controle de informações.

Essa prática vem sendo uma das melhores formas de recrutamento, e quase sempre encontra candidatos preparados e interessados no negócio, mesmo sem saber onde irão atuar inicialmente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!


 

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Posts diversidades

7 vantagens do Coworking

Conheça as 7 vantagens do Coworking

O coworking tem se provado uma solução positiva para o mercado hoje em dia. A tecnologia possibilitou uma ascensão do empreendedorismo por conta das startups, e muitas dessas empresas não têm condições de pagar um…
Leia mais