Marketing pessoal: estratégias para angariar novos clientes? 

marketing pessoa

Quando se fala em marketing pessoal, a impressão que se tem é que ele está associado para quem trabalha como freelancer ou autônomo, porque existe a necessidade desses profissionais de conquistarem novos clientes constantemente. 

Mas isso não é verdade, porque as estratégias de marketing pessoal podem ser utilizadas por qualquer profissional, que vai se beneficiar com essas ações, principalmente se o objetivo for, obviamente, angariar mais clientes de laudos de insalubridade, por exemplo. 

São vários os aspectos que devem ser observados, ao se fazer o marketing pessoal, não se tratando apenas de fornecer telefones de contato ou um simples e-mail para comunicação. Vai muito além disso e a responsabilidade é muito grande por parte desse profissional.  

O que é marketing pessoal? 

Marketing pessoal é uma estratégia que fortalece a imagem e a reputação de um profissional através da própria promoção pessoal.  

É uma ferramenta poderosa e transformadora para quem a utiliza, colocando a pessoa em referência ou como uma autoridade a ponto de influenciar outras pessoas estrategicamente e com sabedoria.  

O marketing pessoal trabalha com diversos conceitos e técnicas, como produção de conteúdo e posicionamento para criar uma imagem diferente e influenciadora para que possa convencer alguém a comprar remédio homeopático para cãibras, por exemplo.  

Após o uso desse exemplo, é possível prosseguir mostrando que é necessário ter argumentos comprobatórios sobre a eficácia deste medicamento. Sendo assim, é necessário que se tenha conhecimento e autoridade no assunto tratado pelo profissional.

Para isso, o marketing pessoal tem que explorar as habilidades do profissional, as experiências adquiridas com o tempo e também a capacidade que o trabalhador tem para fazer networking. 

E, o networking nada mais é do que uma rede de contatos profissionais de outras pessoas que trabalham com decoração para datas comemorativas, por exemplo.  

Com essa rede formada, o profissional consegue delinear a forma como ele atua por meios de canais de comunicação, como a internet.  

As técnicas mais usadas nesse tipo de marketing são a criação de conteúdo, a presença constante em redes sociais, assim como a publicação de currículos e portfólios de forma online. 

O principal objetivo do marketing pessoal, ou self marketing, para o profissional é fazer com que ele construa argumentos suficientes para a própria contratação, para poder trabalhar em uma clínica de desintoxicação, a fim de provar a capacitação. 

Por isso, essa estratégia não é limitada apenas aos profissionais que atuam sozinhos, mas para todos os que pretendem conseguir um trabalho registrado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 

Um emprego CLT, além das obrigatoriedades legais pertinentes, obriga o trabalhador a não só ter um currículo com comprovação de competências e as devidas formações, como também as argumentações que vão tornar a contratação fundamentada.  

Não é à toa que em muitas entrevistas, o recrutador costuma perguntar o por que esse trabalho o torna capaz de estar nessa empresa e quais as razões que comprovam a contratação 

Podendo ser uma pergunta feita em diversas entrevistas de emprego, como uma que procura um profissional para o cargo de professor nos cursos de ferida.

Pois então, é nesse momento que o marketing pessoal entra em ação, mostrando o quanto esse profissional aprendeu a argumentar, expor as competências, comprovando a qualificação.  

Continua depois da listagem de posts…

Qual a importância do marketing pessoal? 

O marketing pessoal serve para colocar o profissional em evidência diante dos concorrentes a um mesmo cargo ou em uma nova posição oferecida pela empresa, no sentido de mostrar que ele é suficientemente capaz de conduzir os trabalhos de forma positiva. 

Isso significa que a empresa tende a crescer muito mais, já que com a grande expertise desse profissional na prescrição de exames em aves, por exemplo, não haverá necessidade de dispensá-lo, a curto prazo, economizando recursos financeiros internos.  

Cada vez mais o acesso às universidades cresce, e os novos profissionais que pretendem adentrar no mercado de trabalho, precisam, ao longo desse caminho, começar a construir o marketing pessoal, para que os tornem capazes de atuar em funções específicas.  

Quais os benefícios do marketing pessoal?

Para quem decide investir nesse processo fundamental, ele proporciona muitos benefícios profissionais, para conseguir melhores empregos, com salários mais vantajosos, tais como os abordados abaixo: 

  • Atrair a atenção no mercado de trabalho; 
  • Mostrar a forma como as competências são aplicadas; 
  • Conquistar a confiança dos clientes e empresas; 
  • Alcançar postos mais altos e significativos. 

Atrair a atenção no mercado de trabalho é mais fácil quando o profissional pode mostrar as capacidades e experiências que traz consigo de outros trabalhos anteriores, demonstrando todas as qualificações que possui e a grande maioria dos recrutadores gostam disso. 

Então, para atrair a atenção, nada melhor do que ter o currículo publicado em redes sociais ou em sites pessoais, visto que essa divulgação pode ajudar uma empresa a encontrar novas pessoas para ministrar cursos de arrais amador, baseada nas qualificações.  

Há de se tomar cuidado com aquilo que é publicado, no sentido de sempre imaginar a forma como o empregador vai ver essas postagens, para que tenha uma boa impressão e possa entrar em contato para uma possível entrevista à uma candidatura.  

Em se tratando das publicações, os portfólios são uma chance de mostrar como as competências são aplicadas. Eles não são apenas uma forma de mostrar resultados, mas também uma oportunidade de demonstrar o processo criativo de um projeto, por exemplo.  

Na verdade, a grande maioria dos recrutadores querem saber quais foram os trabalhos realizados no passado e podem conferi-los por meio desses portfólios, a fim de conhecerem melhor a forma como o profissional trabalha. 

Outro aspecto vantajoso é que quando o contratante conhece o histórico profissional, o contratado tem tempo para pensar em uma negociação salarial, antes mesmo de ser chamado para uma reunião, empresas como as casas de reabilitação fazem isso.  

Construir uma reputação própria é essencial para conquistar a confiança dos clientes e das empresas.   

Isso porque, quanto melhores forem as experiências e as qualificações, mais as empresas se sentem motivadas para investir nesses profissionais, chegando a doar dinheiro para capacitá-los ainda mais, tendo a certeza de que eles colaboram muito no trabalho.

Essa informação já é o suficiente para aumentar a taxa de confiança das empresas e dos clientes, porque dá para perceber que essa pessoa irá trabalhar da melhor forma com o dinheiro, triplicando-o no futuro. 

Sem contar o fato de que o marketing pessoal garante que as habilidades construam um melhor relacionamento com o consumidor, perfazendo ótimos resultados, caso o profissional seja contratado.  

 

Como fazer o marketing pessoal? 

Para desenvolver um plano de marketing, pessoal ou não, é preciso identificar em primeiro lugar quais são os tipos de qualificações existentes e a forma como elas podem ser utilizadas no mercado de trabalho. Algumas dicas de como fazê-lo são: 

  • Aplicar as técnicas da matriz SWOT; 
  • Praticar o autoconhecimento com a matriz SWOT; 
  • Navegar pelas redes sociais; 
  • Fazer networking
  • Operar como um consultor virtual; 
  • Desenvolver uma marca para identificação; 
  • Contar boas histórias; 
  • Argumentar a favor de si mesmo. 

Essas dicas servem para a elaboração do marketing pessoal e o empresarial, no sentido de explorar ao máximo, todas as capacidades e habilidades construídas durante a jornada profissional.  

As redes sociais, por exemplo, são comunidades nas quais as pesquisas podem ser feitas, para identificação da idoneidade do trabalhador, elas são as formas mais usadas atualmente e engana-se aquele que pensa que não é rastreado nesse ambiente.  

Por exemplo, o LinkedIn é uma rede social que foca mais no conteúdo dos currículos, onde a grande parte das empresas verificam os conteúdos publicados, além de ser uma ferramenta importante para realizar o networking.  

Investir na qualificação profissional é mais do que essencial, fazendo cursos, acompanhando as modificações do mercado de trabalho e verificando, também, as tendências salariais para que um novo trabalho ofereça uma remuneração justa.  

Considerações finais 

Fazer marketing pessoal não é uma tarefa fácil, mas as recompensas são grandes quando se investe tempo nessa área.  

Cuidar da imagem, manter uma posição coerente, saber argumentar e provar as capacidades profissionais são quesitos importantes no momento de disputar um novo cargo ou competir com outro profissional em uma oportunidade dentro da empresa. 

Cada vez mais o mercado de trabalho procura por profissionais competentes, que se diferenciam uns dos outros. 

Não apenas a empresa ganha na contratação desses trabalhadores, mas também a própria pessoa, que passa a ter um currículo muito mais apropriado. 

Tudo isso faz com que o salário possa ser mais bem negociado, além de ser uma forma bem mais assertiva de conseguir uma boa posição diante de um mercado tão competitivo. 

Sem um bom marketing pessoal é bem difícil obter destaque, chamar a atenção e conquistar um emprego melhor que, por si só, já é bastante complicado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: