Redes Sociais: Porquê sua empresa deve construir um perfil nelas?

Redes Sociais: Porquê sua empresa deve construir um perfil nelas

Não é novidade para ninguém que as redes sociais ocupam um importante papel no dia a dia do público, tanto para aqueles que buscam apenas entretenimento quanto para empresas e pessoas que pensam em expandir sua marca e aumentar o seu alcance online.

A cada dia, é notável a evolução da tecnologia. Há alguns anos atrás, caso alguém comentasse que todos estaríamos conectados a uma rede internacional por meio de aparelhos que cabem em nossos bolsos, chamariam essa pessoa de louca.

Mas o fato é que a internet revolucionou o mundo e nos tornou cada vez mais próximos, possibilitando conversas com pessoas de outros países, recebendo mensagens de voz ou vídeos, entre outras mídias, em uma questão de instantes.

Qualquer um pode marcar presença no meio digital, seja o presidente de uma empresa até o motoboy entrega, desde que tenham algum meio de se conectar a internet. As redes sociais, desde então, têm tido um importante papel nessa aproximação de públicos.

Percebendo a incrível oportunidade que surgiu, as empresas começaram a se desenvolver e investir no meio digital, utilizando assim as redes sociais como uma ferramenta de marketing, divulgação e prospecção de novos clientes e seguidores.

Essas plataformas trazem diversos benefícios às empresas, como:

  • Maior engajamento dos seus clientes com a marca;
  • Feedback quase direto da qualidade de seus produtos;
  • Expansão do alcance da empresa;
  • Divulgação assertiva e mais barata.

Neste artigo, iremos compreender um pouco melhor o porquê sua empresa deve construir uma página forte e relevante nas redes sociais, e quais delas você pode utilizar melhor dependendo do perfil de sua organização.

Seja para vender sua roda de bicicleta aro 26 ou divulgar seu trabalho e serviços nas redes sociais, elas irão atender a sua necessidade por serem uma forma muito eficiente de marketing e canais de comunicação, trazendo diversos benefícios.

As pessoas estão conectadas nas redes sociais a todo momento, e passam muito tempo do seu dia curtindo, visualizando e compartilhando postagens, vídeos e outros afins nelas, sendo possível que um negócio crie várias estratégias para prospectar novos clientes.

Pode-se dizer que, uma empresa focada em seu crescimento, tem a obrigação de criar uma página nas redes sociais, pois o número de desvantagens em não se manter conectado são bastante numerosas, causando mais frustração e empecilhos do que o necessário.

Além de que todo tipo de empreendimento está nas redes sociais, desde escolas mostrando sua competência em ensinar crianças da educação infantil jardim 2 até churrascarias de meio de estrada. 

Basta você encontrar o seu público e saber agradá-lo com marketing de conteúdo.

Tão importante quanto criar uma página nas redes sociais é postar conteúdo atrativo e interessante nelas, buscando sempre mais engajamento por parte dos seus clientes e seguidores e, consequentemente, atingindo novos públicos e convertê-los em leads.

Para que tal estratégia renda frutos, é necessário a utilização eficiente do marketing de conteúdo, que nada mais é do que criar conteúdo de qualidade e com uma boa frequência para manter o interesse do seu público-alvo sempre elevado.

Usar um banner informativo digital pode ser uma boa estratégia para sempre despertar interesse e criar novas discussões entre seus seguidores, fazendo-os conversar mais sobre seus produtos, aumentando a relevância da marca.

Essa prática pode ser a chave tanto para criar mais conteúdo quanto para saber qual o real interesse e satisfação dos seus clientes sobre o que você está oferecendo para o mercado, pois muitas pessoas dão a sua perspectiva na sessão de comentários das postagens.

Quando falamos de criação de conteúdo, não tenha medo de perguntar o que seus seguidores gostariam de ver pela página. Interaja com eles, peça a opinião, realize enquetes. Em outras palavras, movimente a sua comunidade.

Por fim, pense que a rede social é uma espécie de perfil aberto do seu negócio, onde muitos podem decidir olhar mais de perto e conhecer aqueles que estão por trás desse crachá de empresa e começar a adquirir os serviços ou simplesmente acompanhá-lo.

Resumidamente, as redes sociais te auxiliam a estar mais próximo do público e servi-los de uma melhor forma. A criação de uma persona para alguns perfis é uma jogada interessante para aumentar ainda mais o engajamento e alcance de seu comércio.

Saber qual rede social será aplicada aos seus investimentos é uma decisão que deve ser muito bem pensada, visto que ela pode afetar e refletir tanto nos meios de divulgação quanto no resultado final, isto é, nas vendas

Logicamente que as vendas não devem ser o foco das estratégias nas redes sociais, mas sim, são consequências de uma série de ações na qual dirão a qualidade de seu produto, que logo após um certo período, será refletido nas vendas.

Mas seja para divulgar seus serviços de letra caixa iluminada ou de design gráfico, abordaremos as principais redes sociais na qual sua empresa precisa estar para se atingir um maior sucesso.

Vale lembrar que cada rede social tem sua própria linguagem e público, portanto, estude e adapte seu conteúdo para conversar com o tipo de pessoas que mais frequentam a página. 

Não adianta postar a mesma coisa em 5 redes sociais diferentes e esperar que todos gostem.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1 – Facebook

Atualmente, a maior rede social do mundo possui um valor aproximado de 2,6 bilhões de usuários. Por conter tantas pessoas, com uma variedade tão grande de gostos, ideias e vontades, não é nem preciso falar que sua empresa deve ter uma página estabelecida aqui.

Não importa se seu negócio vai vender camisetas ou adesivo lacre, o Facebook conta com diversas formas de monetização para que você tire um dinheiro extra além de vender seus produtos nela, como anúncios e propagandas.

A plataforma também oferece alguns benefícios para os que tentam vender dentro do próprio Facebook, fazendo assim com que empreendedores não paguem algumas taxas que outros precisam quando trazem sites de fora para revender dentro da plataforma.

Além de tudo isso, ele conta com tudo o que outras redes sociais já contam: postagens de imagens, vídeos, stories, canal próprio de compras e vendas, além de alguns jogos para usuários que buscam entretenimento.

______

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

2 – Instagram

Tendo crescido bastante nos últimos anos, o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários que acessam a plataforma com bastante constância e fidelidade, passando horas vendo o feed de outros amigos, conhecidos e empresas, além dos famosos stories.

Seja na divulgação de seu flyer digital com um lançamento ou promoção, a vantagem no Instagram é ele ser uma plataforma totalmente voltada para fotos, mesmo que ofereça acesso a vídeos. 

Portanto, capriche na hora de criar um perfil no Instagram e estabeleça uma comunicação visual bastante chamativa.

Os stories nada mais são do que vídeos curtos de aproximadamente quinze segundos, nos quais podem ser utilizados para compartilhar músicas, conquistas, fatos do dia a dia, propagandas, etc. 

Boa parte das empresas utilizam bastante propagandas rápidas e diretas sobre seus produtos.

3 – YouTube

A maior plataforma de vídeos já criada, com um acervo incontável de vídeos e com mais de 2 bilhões de visualizações diárias, o YouTube se tornou praticamente a nova televisão, fazendo com que muitos usuários prefiram seguir canais que gostam à assistir a TV.

Aqui é o lugar ideal para criar conteúdo voltado para o estilo audiovisual, pois pode tirar dúvidas, fazer o review sobre algum produto, ler os comentários dos vídeos, indicar outros produtos e serviços, convidar pessoas relevantes e com autoridade na área, etc.

As possibilidades são bem diversificadas, podendo ainda criar enquetes para saber os tipos de vídeo que os seus inscritos querem ver, sempre trazendo algo que seja relevante para o canal e que tenha relação com o seu tipo de negócio.

Uma boa estratégia é interligar todos os conteúdos, postando no Facebook algumas dicas sobre como criar um banner, por exemplo. Caso queiram maiores detalhes, eles podem ser direcionados para o YouTube, onde o seu vídeo ensina passo a passo.

Ao mesmo tempo, você lança um stories no Instagram divulgando o vídeo novo no seu canal do YouTube, e posta mais dicas sobre o mesmo assunto na plataforma.

A ideia é criar uma grande rede de conteúdo e manter seus clientes, seguidores e possíveis novos leads nessa sua teia de marketing, atingindo várias pessoas em diversas redes sociais, aumentando assim o alcance e expansão de sua marca.

Por fim, esperamos que essas orientações tenham sido úteis e que você tenha entendido a importância de construir um perfil nas redes sociais. Adapte seu conteúdo ao seu público-alvo e comece a engajar por meio destas plataformas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!


 

Posts redes sociais

Posts marketing de conteúdo