Por Que Investir em Publicidade nas Redes sociais?

Publicidade nas redes sociais

As redes sociais estão cada vez mais fazendo parte do nosso dia a dia, uma vez que essas plataformas mudaram completamente a maneira como as pessoas se comunicam e consomem produtos e serviços.

Antigamente, eram vistas apenas como um site onde podiam compartilhar seus pensamentos, fotos e interesses, mas recentemente isso mudou, afinal, já se tornaram um dos principais meios de comunicação.

Além disso, as redes sociais são excelentes canais para empresas interagirem com seus clientes e vender, uma vez que elas também influenciam – e muito – o comportamento dos consumidores.

Os usuários estão progressivamente mais conectados, sempre interagindo e engajando-se tanto com pessoas, quanto com marcas. 

No que diz respeito ao seu relacionamento com as empresas, as redes sociais se tornaram verdadeiros meios de avaliar produtos e serviços.

Elogios, críticas e até reclamações são corriqueiras nesses espaços, além de ser uma oportunidade de consumir conteúdos que atendem aos interesses de cada usuário.

Ademais, com a expansão dos smartphones, as pessoas acessam as redes sociais a qualquer momento e de qualquer lugar. Portanto, se os consumidores estão online, as empresas também precisam marcar sua presença, principalmente por meio da publicidade.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar como as redes sociais ajudam a alavancar as vendas, por que podem substituir os anúncios offline e o que observar antes de anunciar. Acompanhe as dicas!

As redes sociais influenciam diretamente no comportamento dos consumidores e, por isso, ajudam a aumentar as vendas. Entre as principais plataformas, temos:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • Entre diversas outras.

Além de serem líderes em números de usuários, essas redes sociais permitem que as empresas se comuniquem de maneira diferente com seu público.

Isso acontece, por exemplo, quando uma escola de aula de canto iniciante investe na produção de conteúdo rico, o que chama a atenção das pessoas.

O consumidor moderno não se interessa pelas marcas que querem apenas vender, e nas redes sociais o seu negócio tem a chance que precisa para mostrar que está interessado em resolver os problemas de um visitante.

Afinal, assim como os usuários procuram respostas no Google, eles também fazem isso nas redes sociais.

Ou seja, são plataformas que oferecem a estrutura necessária para a sua estratégia de marketing de conteúdo, com isso, as pessoas passam a confiar mais na marca e a se interessarem por ela.

Além de criarem a oportunidade perfeita de comunicação, as redes sociais também oferecem recursos necessários para que as marcas possam mostrar a sua identidade visual.

Ou seja, quando um usuário interessado em comprar um notebook novo visita o perfil de uma loja, ele saberá logo de cara quem ela é.

A identidade visual é muito importante para atrair o consumidor e conquistar a confiança dele, além de fazer com que a marca seja rapidamente reconhecida.

O aumento das vendas nessas plataformas também é explicado pelo fato de que as empresas que trabalham em cima de uma boa estratégia procuram manter a periodicidade de suas postagens.

Assim, elas conseguem estar sempre presentes no dia a dia dos consumidores e não caem no esquecimento. No entanto, além de publicar periodicamente, não se deve perder o foco na qualidade.

Vídeos, fotos, textos e infográficos estão entre os formatos mais importantes e ajudam a despertar o interesse dos consumidores. Todos esses formatos são comuns nessas plataformas, como no caso do Facebook e do Instagram, que são redes mais visuais.

Outro fator que ajuda a aumentar as vendas é a existência de grupos de pessoas que compartilham um mesmo interesse.

Se, por exemplo, uma empresa de avaliação de ativos e passivos entrar em um grupo de administradores e gestores de empresa, pode esclarecer dúvidas e participar de discussões, o que abre espaço para conquistar novos clientes.

É uma maneira de estar próximo do público-alvo e interagir com ele de maneira natural e sem custos. 

Por falar em interação, as redes sociais são os melhores canais para a sua empresa interagir com clientes e potenciais clientes.

Isso porque, a cada nova campanha ou estratégia aplicada nesses sites, a marca tem a chance de responder comentários, esclarecer dúvidas e ainda prestar um excelente atendimento por meio de recursos, como o Messenger.

Em outras palavras, as redes sociais oferecem todos os recursos e suportes necessários para aumentar as vendas, cabendo à empresa saber usá-las e cuidar bem de seus perfis.

Vamos pensar nos anúncios da TV. Há anos, eles eram o principal recurso de venda de uma marca, mas isso mudou com a chegada da internet e, principalmente, das redes sociais.

Quando uma empresa de entregas rápidas anuncia no Facebook, ela está impactando um público segmentado, ou seja, está levando a oferta de seu produto e serviço para as pessoas que possivelmente estarão interessadas no que ela oferece, no momento certo.

Além dessa condição estratégica, os custos com um anúncio nas redes sociais são muito menores do que as propagandas de TV.

Um comercial de 30 segundos, por exemplo, vai ser transmitido em determinado horário, mas não há garantias de que ele vai impactar as pessoas certas. Ele chega a uma grande quantidade de pessoas, mas pode ser que uma parte delas não tenha interesse.

Além disso, esse tipo de publicidade é muito mais cara, uma vez que envolve custos com produção, veiculação, licenças etc. Nas redes sociais não tem nada disso, além de que a mensuração dos resultados é simples e pode ser feita em tempo real.

Ainda, mensurar uma propaganda de TV é muito difícil e você ainda corre o risco de continuar investindo em algo caro e que não está trazendo bons retornos.

Os anúncios nas redes sociais podem substituir as opções offline também, afinal, uma fabricante de sinalização vertical de indicação, por exemplo, pode fazer as modificações que quiser para obter os melhores resultados.

Ou seja, a cada novo investimento em anúncios nessas plataformas, é possível alterá-los e ainda testá-los quantas vezes forem necessárias, até que ele traga os frutos esperados.

Portanto, os anúncios nas redes sociais estão dividindo o espaço com os anúncios offline, mas estes primeiros são a garantia de retorno financeiro e ajudam a evitar perdas financeiras por trabalhar com um formato que não agrade o público.

Até aqui ficou claro como anunciar nas redes sociais ajuda a aumentar o número de vendas e por que a tendência é que essa modalidade substitua as práticas offline.

Mas, para criar uma campanha eficaz, é preciso observar alguns pontos. O primeiro deles é conhecer bem o seu público-alvo, pois quem tem interesse em vinho para presente é diferente de quem está interessado em moda juvenil, por exemplo.  

Quando você conhece o seu público, sabe quais são suas preferências, comportamentos, entre outras características para compor bem um anúncio.

Além de saber quem é seu público-alvo, é importante definir bem uma meta, pois é ela que vai direcionar as ações de uma boa campanha.

Você quer divulgar seus produtos e serviços? Quer aumentar o reconhecimento da marca? Esses e outros objetivos precisam ser predefinidos antes de investir em anúncios pelas redes sociais.

Também é fundamental conhecer bem a sua concorrência, pois ela pode se tornar fonte de inspiração para criar um anúncio.

Por exemplo, uma empresa de banner informativo, ao analisar a concorrência, pode descobrir a melhor linguagem para falar com seu público, horários de postagem, entre outros pontos.

Não se esqueça de elaborar um cronograma, que vai ajudar a fazer seus anúncios circularem de modo a impactar o maior número possível de pessoas interessadas em seus produtos e serviços.

Da mesma forma, esteja atento à periodicidade das suas publicações, visto que se passar muitos dias ausente, pode acabar sendo esquecido pelas pessoas ou até mesmo fazer com que elas percam o interesse.

Também não se pode publicar ou anunciar várias vezes ao dia, pois isso pode lotar a linha do tempo dos seus seguidores e fazer com que se sintam incomodados.

Isso é válido para qualquer tipo de empresa, desde uma fabricante de flyer de festa até uma loja de artigos esportivos. Por isso, uma dica é produzir um calendário editorial de publicações.

Por fim, esteja sempre em busca de melhorar seus resultados, mensurando cada campanha e testando-as antes de veiculá-las. Ao fazer isso, além de garantir que seu investimento traga retornos, vai chegar até quem realmente importa.

As redes sociais são excelentes plataformas de comunicação que se tornaram aliadas das marcas na hora de aumentar suas vendas.

Todas as campanhas nessas páginas são feitas de maneira inteligente, sempre levando até as pessoas certas aquilo que elas realmente precisam.

Para os consumidores, é uma maneira de estarem sempre em contato com as melhores soluções, e para as empresas, é a chance de fazer muito sem precisar investir rios de dinheiro.

Agora que você já sabe por que deve investir em campanhas nas redes sociais, é hora de arregaçar as mangas e elaborar uma boa estratégia de publicidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!


 

Redes sociais
Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Redes Sociais | Como Usar a Favor da Sua Empresa

Saiba como usar as redes sociais em prol da sua empresa, elas auxiliam tanto na publicidade quanto na comunicação com o seu público alvo.
Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.