Growth Hacker: como usar essa técnica em meu negócio? Conheça 9 técnicas!

growth hacker

Desde o início de um negócio seu objetivo principal é sempre crescer, seja em vendas, alcance, valor de marca ou qualquer outro quesito. No universo de marketing foram criados um conjunto de ferramentas que aceleram o crescimento, esse conjunto é o Growth Hacker.

O conceito de growth hacking pode ser entendido como um conjunto de táticas e estratégias aplicadas com a finalidade de gerar crescimento para um determinado negócio, as bases desse tipo de estratégia estão na criatividade e na capacidade de planejamento analítico.

O termo em inglês pode fazer o growth hacking parecer uma questão complexa, na tradução é possível entender esse conceito como o ato de hackear o crescimento.

Esse mecanismo foi muito utilizado por grandes empresas do ramo de tecnologia e das redes sociais.

Muitas vezes as empresas, desde sites de lojas virtuais até um empreendimento de aplicação de enzimas no braço usam o growth hacking e só são percebidas por uma fatia menos atenta do mercado quando já multiplicaram o seu tamanho.

Utilizando de forma inteligente todos os recursos que as ferramentas tecnológicas oferecem dentro do marketing digital e outros mecanismos é possível crescer uma marca dentro do seu mercado sem utilizar os meios tradicionais consolidados de marketing.

Muitos gestores de empresas que poderiam crescer através de estratégias de growth hacking podem deixar de lado essa tática por não conhecer o conceito de forma profunda e associar ao entendimento negativo que a palavra hacking tem para a maioria das pessoas.

Mas, aprofundando o tema é preciso compreender o ranqueamento de crescimento como um processo de busca e fidelização dos consumidores por meio de uma estratégia inovadora, criativa e normalmente fora do padrão.

Parte fundamental desse mecanismo é a utilização de recursos no nível máximo da sua eficiência, a capacidade de coletar, organizar e gerir dados ao longo do processo e um trabalho complexo de desenvolvimento integral de produtos e serviços.

O que é growth hacker?

O nome em língua estrangeira e todo o estereótipo que a palavra hacker carrega dentro de si faz muitas pessoas entenderem esse processo como a contratação de um gênio da computação que vai utilizar de qualquer meio digital para favorecer a empresa.

Passando essa barreira dos preconceitos, o que se encontra é um conjunto de técnicas, conceitos e práticas capazes de fazer uma empresa de acessórios para cachorro macho crescer de forma acelerada, segura e consistente, sem mágica ou truques digitais.

O growth hacking é um conjunto de estratégias de marketing ao qual profissionais e estudiosos dessa área de conhecimento dedicaram tempo e energia para estudar, aprimorar e validar a estratégia na prática.

Essa tática tem sido adotada por cada vez mais empresas por que além dela ser cada vez mais conhecida, com mais informações disponíveis ela permite que as empresas alcancem o máximo de resultados através do menor gasto possível ao longo do tempo.

Em geral as estratégias englobadas dentro das táticas de growth hacking para uma empresa de fantasia de índio feminina envolvem uma combinação de estratégias de marketing digital, marketing criativo e um bom conhecimento de programação com análise de dados.

As estratégias de mobile marketing reúnem uma boa base de capacidade de raciocínio analítico com um bom repertório criativo. Ao conectar uma boa capacidade de inventividade com a gestão de lógica as empresas tendem a garantir mais crescimento.

O growth hacking é uma técnica de crescimento rápido para empresas tanto no quesito de aumento das vendas quanto no alcance da marca ao lado dos seus consumidores. Esse crescimento é oferecido por uma geração de ideias inovadoras e bem aplicadas.

Se o marketing tradicional é caro, demorado e pouco rastreável, as empresas apostam em growth hacking como uma forma de garantir seus resultados de forma rápida, eficiente e com plena capacidade de gestão de recursos e análise de resultados.

Como aplicar a estratégia de growth hacker no seu negócio

O growth hacking pode parecer um conceito complexo e um pouco distante do dia a dia de uma empresa de motoboy para entrega, acontece por que esse conceito é razoavelmente novo mas feito a partir de mecanismos mais presentes no cotidiano das empresas.

Entre essas estratégias é possível listar opções como:

  • Inbound marketing e marketing de conteúdo;
  • Criação de conteúdos com potencial de viralização;
  • Investimento em SEO e email marketing;
  • Conteúdo colaborativo;
  • Anúncios e tráfego pago;
  • Gestão de comunidades;
  • Presença online e offline;
  • Relações públicas;
  • Presença em eventos.

Estratégias como o inbound marketing estão diretamente relacionadas ao conceito de growth hacker. Essa conexão acontece porque essa estratégia é capaz de oferecer conteúdos de qualidade e gerar uma conexão com a sua audiência de forma mais eficiente.

Falando em crescimento acelerado, logo de cara se lembra de personalidades e empresas que conseguiram desenvolver uma comunicação que tomou conta do imaginário, vocabulário e do dia a dia das pessoas por meio de um conteúdo viral.

Ao conseguir esse patamar de criação de conteúdo, uma empresa de andaime para pintura multiplicou seus resultados exponencialmente fazendo com que a marca alcance cada vez mais pessoas em um curto intervalo de tempo, fazendo sua marca e suas vendas crescerem.

É importante ressaltar que as táticas de growth hacking não podem ser reconhecidas apenas como uma questão comunicacional e criativa, por trás das lógicas que geram crescimento para as empresas existem diversas questões técnicas que exigem a expertise adequada.

Por que aplicar a estratégia de growth hacker no seu negócio?

O growth hacking é um conjunto de estratégias empresariais e de marketing que cada vez mais é procurado por diferentes tipos de empresa, desde uma instaladora de fachada para restaurante da área de tecnologia e ou de comunicação.

Um dos motivos que mais faz as diferentes empresas buscarem as estratégias de growth hacker é a capacidade dessa tática de garantir maiores resultados com um comprometimento menor de custos e um tempo de retorno também reduzido.

O growth hacking surge em um contexto onde as redes sociais nasceram, se popularizaram e se profissionalizaram para permitir que as empresas encontrem o seu público-alvo de maneira mais acessível. Essa frente é mais acessível e dinâmica para qualquer empresa investir.

Por meio das redes sociais uma empresa de envelopamento de fiorino é capaz de falar diretamente com o seu público e criar nesse público uma motivação para um consumo e o desejo de compra imediato ou ao longo do tempo, isso com custos razoavelmente baixos.

Toda base de criação e gestão de um negócio baseado em growth hacking permite que uma empresa faça mais que apenas aparecer para esse público, mas sim coletar informações relevantes sobre a audiência e aprimorar os seus processos de marketing.

Para entender as vantagens do growth hacking é preciso entender de forma mais clara o que é o crescimento de uma empresa. Isso vai além da capacidade e da demanda das empresas de atender cada vez mais pessoas.

Crescer significa expandir os horizontes das empresas, o mesmo que dizer que não basta vender mais, mas sim se conectar com mais pessoas, criar novos produtos, entrar em outros mercados e produzir tudo que estiver ao alcance e gere resultados consistentes.

Para crescer e ganhar mais mercado é fundamental que a empresa deixe a inovação tomar o centro do seu processo produtivo, quanto mais se inova, maiores são as chances dessa organização crescer e se tornar uma referência do seu mercado.

Considerações finais

Portanto, em um universo em que o marketing digital deixou de ser um diferencial e passou a ser quase que uma necessidade para empresas que vendem estante de gesso vazada ou qualquer outro produto é necessário investir em outras ações essenciais.

Praticamente todas as ações de marketing digital tem um único objetivo final, o crescimento da empresa, nesse contexto o growth hacker é um conjunto de técnicas que visam acelerar esse crescimento nos meios digitais.

Um dos valores mais importantes que o growth hacking adiciona para o leque de estratégias do marketing digital é a compreensão mais global de todos os hábitos, comportamentos e tendências do dia a dia dos seus consumidores.

O growth hacking depende da criação de mensagens persuasivas, nessa lógica a empresa se posiciona de forma mais natural dentro dos ambientes digitais como os feeds de redes sociais. Todos os canais de contato que uma empresa utiliza podem ser utilizados.

De forma geral, é possível descrever as estratégias de growth hacking como uma forma de ação ao longo dos processos de marketing que visa a aderência aos melhores processos com base em testes rápidos e muita experimentação.

Quando uma empresa inicia este ciclo de construção de inovações e define como fixas as ações mais eficientes, o resultado final sempre será um resultado positivo relevante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: