Networking: 7 passos para criar conexões para seu negócios

Networking

Com a internet se popularizando cada dia mais e os desafios de socialização se tornando cada vez mais desafiadores, o networking se tornou ainda mais relevante do que já era.

Até porque preservar boas conexões ajuda a alcançar novas oportunidades de trabalho, desde um novo emprego a um novo projeto, parceria ou demandas da empresa.

Portanto, se você não conta com essa estratégia, seja no ramo de produção de textos para marketing digital ou de pintura de fachada, chegou a hora de começar a usá-la.

Ao longo deste artigo explicaremos o que é o networking, a sua importância e daremos algumas dicas de como ele deve ser feito.

Entenda o que é networking

Networking (rede) nada mais é do que o ato de formar e manter uma rede de contatos sempre em movimento, fazendo troca de informações e mostrando seu valor para as pessoas.

Mesmo que essa dinâmica exija continuidade, na maioria das vezes ela é colocada em prática com ações simples e rápidas que juntas podem destacar seus pontos fortes e a sua carreira em evidência.

Isso quer dizer que o networking pode ajudar um profissional do ramo de lavagem de estofados de carros a seco a destacar cada vez mais seus pontos positivos sem ter que fazer a sua autopromoção de um jeito forçado.

Aliás, mesmo que muitos não tenham notado, já fizeram algumas vezes networking, seja em uma conversa durante um evento, uma troca de cartões ou um comentário sobre um projeto que esteja trabalhando.

Esse raciocínio também vale para quando essa pessoa pergunta sobre a ocupação de outra, pede indicações ou enviar um e-mail para saber se a outra pessoa está bem.

A estratégia de networking integra essas e outras ações menores, alavancado a carreira, a equipe, o projeto ou até mesmo o negócio de laços para pet shop atacado.

Importância do networking

O networking se mostra cada dia mais importante para o mundo, por trazer uma série de vantagens tanto para um profissional quanto para um negócio. Algumas delas são:

  • Aumento da influência;
  • Surgimento de novas oportunidades;
  • Mudança de percepção;
  • Parcerias profissionais melhores.

Seja em um evento ou qualquer outro contato feito com a intenção de realizar o networking, é possível achar referências de profissionais da área de engenharia do meio ambiente e os clientes ideias para esse ramo.

Quando um profissional vai falar sobre os seus empreendimentos ele pode criar referências para destacar a qualidade dos produtos e serviços. 

Fazendo isso ele aumenta a sua influência no ramo em pode aumentar também ainda mais a sua rede de contatos, mas para isso, uma apresentação bem elaborada deve ser feita antes de ir a eventos com esse intuito.

Domine o assunto que irá abordar e garanta tenha todas as respostas de dúvidas possíveis na ponta da língua. Sempre demonstrando segurança, para ajudar a mostrar confiança nos seus projetos.

A consequência de adquirir novos contatos é ter várias novas oportunidades, assim como novas ideias que podem se enquadrar nesse benefício.

Entretanto, é necessário tomar cuidado, não é apenas estudar a ideia que deu certo em outro negócio e usá-la, é necessário pegar os pontos que ajudarão o seu tipo de estratégia.

Para isso, é importante fazer análises e garantir que tudo o que pode ser aproveitado está sendo aproveitado e que não existem estratégias irrelevantes sendo implementadas.

Se atualizar é algo muito importante para um profissional de fotografia de ensaio gestante que está sempre buscando crescer na sua área.

E o networking ajuda a ter novas percepções sobre o mundo, o mercado e os negócios, até porque alguém que tem a rotina corrida dificilmente terá tempo para ir atrás das tendências do mercado.

Por isso, o network é importante para ajudar a estar a par do que ocorre no mercado, novos hábitos do público e as novidades que o empreendedor pode adotar.

Por último, o que mostra a importância do networking é a sua capacidade de ajudar a fechar boas parcerias, pois ele permite que alguém que esteja sozinho seja ajudado por colegas.

Parcerias de sucesso ajudam a aumentar a renda do profissional, a dar mais visibilidade a ambos no mercado de trabalho e a alcançarem suas metas juntos e mais rápido.

Como fazer um bom networking

Mesmo que alguém esteja totalmente focado em trabalhar a sua rede, às vezes pode acontecer de esbarrar em seu perfil tímido, rotina corrida ou até falta de vontade de falar com pessoas.

Se o dono de uma fábrica de divisória em vidro temperado se encontra encontra algum desses problemas, tudo o que ele deve fazer é um bom planejamento.

Esse simples ato de criar um bom plano pode aproximá-lo de pessoas que poderão ajudá-lo, e no final de tudo será possível ver que o networking naturalmente virá parte do seu dia.

Para ajudar nisso, trouxemos algumas dicas que ajudarão você a começar a planejar melhor o seu networking da maneira correta.

 

1. Defina o objetivo

Toda atitude tomada deve ser em prol de um objetivo, se isso não for feito será impossível saber se ela teve um retorno pelo qual você esperava.

Existem tanto objetivos mais subjetivos, quanto mais urgentes e claros como ter uma recolocação, colocação ou primeiro emprego na área.

O segredo para um bom plano de rede é saber observar e identificar alguns alvos para torná-los tangíveis, como conhecer sua área de atuação, conseguir se aperfeiçoar e prospectar clientes para o negócio.

2. Reforce sua marca pessoal

A marca pessoal de alguém se forma pela maneira que ela é conhecida e a relação com as pessoas, combinando tudo o que ela tem de conteúdo e sua imagem.

Seu conteúdo é a essência somada às suas vivências, habilidades, conhecimentos e formações profissionais, seja em cursos ou trabalhos na prática.

E a imagem é essa essência somada a sua postura, aparência, apresentação, linguagem, entre outras coisas, que podem ser no mundo virtual ou físico.

Os profissionais de uma empresa de terceirização de limpeza e conservação, por exemplo, não costumam usar terno e gravata em uma entrevista, assim como um advogado mais vai a uma audiência de jeans e regata.

Por isso, a marca pessoal é como a pessoa se adequa ao universo do seu nicho, existem algumas obrigatoriedades em alguns que precisam ser respeitadas.

3. Selecione os meios de contato

Use tanto canais online quanto os offline, pois eles podem ser usados para manter contato com a rede e lembre sempre de escolher as pessoas mais alinhadas ao seu objetivo.

Se o foco é uma recolocação na rua área, por exemplo, de mais atenção a eventos sobre esse nicho, siga profissionais em redes sociais como o LinkedIn, entre outras 

4. Mapeie sua rede

Um coach feminino de relacionamento deve conhecer muito bem o seu público-alvo, quem são eles, o que eles fazem, suas necessidades e as suas maiores preferências.

Uma dica que ajuda nisso é dividir as pessoas da sua rede em três grupos distintos, grupo 1 de pessoas da sua rede que podem ajudar no seu objetivo, grupo 2 de pessoas da sua rede que conhecem pessoas para ajudar no seu objetivo.

Por último, grupo 3 de pessoas que ainda não estão na sua rede de contato direto mas que podem ajudar você a atingir os seus objetivos.

5. Estabeleça sua principal mensagem

Escolha a mensagem ideal para que a sua marca pessoal tenha um tema ou um conteúdo interessante para se falar no seu networking.

Use as informações que adquiriu no mapeamento para falar de assuntos que podem ajudar a estreitar os laços com as pessoas.

Mas, sempre considerando o nível de proximidade e não tendo medo de compartilhar aquilo que você sabe com as pessoas.

6. Monte um plano de execução

Se seguir as dicas anteriores ao chegar nessa será a hora de montar uma espécie de calendário de networking, ele pode ser feito em um site, em um caderno ou em ferramentas como o Excel.

O que importa é listar os prazos e datas para a realização das ações, como eventos, cafés entre outros lugares de socialização que irá participar.

Responder questões como essa ajuda a montar um plano que poderá ser adaptado conforme o networking for dando retorno sobre as ações.

7. Controle investimento e resultados

Saiba que é possível investir tanto em tempo quanto em dinheiro para ter um movimento eficiente da sua rede de contatos.

Por isso, use instrumentos de mensuração de resultados e elimine o que não funciona para fortalecer as suas boas táticas.

Não precisa ser algo complicado, comece elegendo 3 níveis de resultados, satisfatórios, médios e não satisfatórios, além de definir as situações que se enquadram em cada um deles.

Considerações finais

Sendo assim , depois de entender o que é networking ficou mais fácil saber porque essa estratégia é importante para qualquer profissional que deseja expandir sua rede de contatos.

Um bom networking pode trazer vantagens infinitas e o indicado é se aprimorar de boas dicas para superar desafios e criar planejamentos que garantem o sucesso dos objetivos profissionais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: