O Que é Comunicação 360? Os 5 benefícios diretos que você precisa saber e usar
  • Save

O Que é Comunicação 360? Os 5 benefícios diretos que você precisa saber e usar


Você sabe o que é Comunicação 360 e quais os benefícios que ela pode proporcionar para a sua estratégia de negócios? Então, acompanhe-nos!

A comunicação 360 é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas, com o intuito de se comunicar com o máximo de pessoas possível, de maneira assertiva.

Hoje em dia, existem várias maneiras de se comunicar e por diferentes canais, como telefone, WhatsApp, e-mail e redes sociais

As pessoas estão conectadas o tempo todo, fazendo da comunicação algo instantâneo e constante.

As organizações devem compreender de que maneira seu público se insere nesse contexto, e assim aprimorar e personalizar o modo como se comunica com eles, melhorando o relacionamento.

A comunicação 360 foi criada com esse objetivo, pois oferece um modo integrado de estabelecer uma comunicação.

Ela recebe esse nome porque considera e abrange todos os públicos do negócio e os canais que fazem sentido para eles.

É uma estratégia integrada porque cria apenas uma campanha para todos os públicos e canais.

Portanto, a mesma mensagem e identidade estão presentes em todos os canais, para falar com funcionários, clientes, parceiros, entre outros.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, vamos falar sobre a importância da comunicação 360, os benefícios que ela traz e dar algumas dicas para desenvolver essa ferramenta.

Confira.


Importância da comunicação 360

Comunicação 360 é uma estratégia que integra diferentes canais usados por uma marca para interagir com seus públicos, tanto interno quanto externo.

O objetivo é fazer com que a mensagem chegue às pessoas, de modo que todas tenham a mesma experiência e possam interagir com a organização, por meio de diferentes canais.

Esse processo pode envolver mais de um setor dentro de uma empresa, tais como:

  • Marketing;
  • Atendimento;
  • Vendas;
  • Tecnologia da informação;
  • Recursos humanos;
  • Comunicação interna.

Operadores de contato trabalham alinhados e possibilitam respostas rápidas que tornam o atendimento mais eficiente.

Essa estratégia é importante porque une diferentes táticas e ações para se comunicar com o público, tanto no ambiente online quanto no offline.

O discurso e a identidade da marca são preservados em qualquer ponto de contato que a corporação utilize para conversar com seus clientes.

Isso ajuda a desenvolver um relacionamento promissor e duradouro com as pessoas, aumenta a satisfação e fideliza os consumidores. Consequentemente, a companhia obtém muitos retornos financeiros.

Uma comunicação eficiente torna a marca mais competitiva e constrói uma boa reputação, e nessa estratégia, as mensagens se complementam, visto que diferentes canais convergem sendo usados de maneira integrada.

As estratégias de marketing trazem excelentes resultados, gerando mais oportunidades de negócio e aumentando a receita da corporação.

Benefícios da comunicação 360 para as empresas

Ao implementar essa estratégia, um fabricante consegue se integrar ao seu público, e distribuir informações de maneira homogênea, e isso traz bons resultados para os negócios.

Contudo, a comunicação 360 traz muitas outras vantagens para os negócios, e dentre as que mais se destacam estão:

Melhora o relacionamento com o cliente

Usar diferentes canais para manter um diálogo com o público torna a marca mais aberta e próxima das pessoas.

Muito além de obter um alcance maior, cria-se um vínculo entre a marca e o consumidor, que estabelece um relacionamento forte e duradouro e melhorando a experiência do cliente.

Visão abrangente do mercado

Quando a marca consegue impactar uma quantidade maior de clientes, marketing 360 traz uma compreensão mais abrangente do mercado em que ela está inserida.

Essas informações possibilitam a criação de campanhas alinhadas com as necessidades da persona, independentemente do canal de comunicação que a corporação utiliza.

Esses dados também são fundamentais para obter feedbacks precisos, que ajudam a melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Valoriza a marca

Conhecemos o valor de uma marca pelo modo como o público a percebe, portanto, é fundamental reforçá-la em todas as oportunidades de contato.

A comunicação 360 abrange diferentes canais que a companhia usa para conversar com o consumidor, por essa razão, ajuda a fortalecer a marca.

Fideliza os clientes

Se uma empresa de frutas secas natalinas trabalha com uma comunicação integrada, consegue se posicionar de maneira estruturada e transmite segurança ao cliente, evitando que ele procure outra solução.

Fidelizar os consumidores, então, torna-se o principal benefício de investir nessa estratégia de marketing.

Destaca a empresa entre os concorrentes

Tornar os meios de comunicação mais coerentes transmite credibilidade e pode ser considerado um grande diferencial da marca.

O mercado está extremamente competitivo em qualquer segmento, e aqueles que conseguem se destacar da concorrência, aumentam as oportunidades de negócios e se tornam líderes do setor.

Só que para aproveitar todos os benefícios dessa estratégia, o fabricante de portão basculante, por exemplo, precisa saber utilizá-la.

Como desenvolver uma comunicação 360?

As empresas diferem, por isso também possuem públicos diferentes e precisam trabalhar com estratégias de comunicação adequadas.

Não existe uma fórmula mágica para conquistar o sucesso na comunicação, na verdade, é necessário considerar alguns fatores e fazer testes para alcançar um ponto de equilíbrio.

Mas, mesmo que não exista um segredo, existem algumas estratégias que podem ajudar a implementar a comunicação 360.

São elas:

Conhecer a persona do negócio

O público-alvo é um conceito muito abrangente para consumidores cada vez mais heterogêneos. 

Por essa razão, nenhuma empresa vai atingir apenas uma faixa etária, classe social ou localização.

Pensar dessa forma é perder oportunidades com potenciais clientes, o mais indicado é estabelecer a persona da marca.

A persona é um personagem semi fictício que representa o perfil de cliente ideal do negócio, reunindo informações como:

  • Idade;
  • Estado civil;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Gênero;
  • Problemas;
  • Necessidades;
  • Objetivos.

Uma loja de ar condicionado 110 volts pode ter mais de uma persona, e assim compreender com quem ela se comunica, o que essas pessoas desejam e de que maneira seus produtos e serviços podem ajudá-las.

O diálogo entre a companhia e seu público será muito mais real, o que trará resultados positivos para a comunicação e a receita da companhia.

Estar em todos os lugares

A comunicação 360 traz consigo um conceito omnichannel, uma verdadeira tendência que se baseia na integração de todos os canais usados pela marca.

Ela evita que o consumidor veja diferenças entre um ponto e outro, além de integrar lojas físicas e virtuais.

Para aplicar uma estratégia omnichannel, é necessário oferecer o melhor atendimento em todos os pontos onde a corporação deseja estar.

Isso está muito além de expandir a quantidade de pontos de contato, tanto no online quanto no offline, apenas para colocar a marca em todos os lugares e presentes a todo momento.

Em outras palavras, é necessário muito mais do que um blog, pontos de venda, telefone e redes sociais para atender bem os clientes.

A loja física precisa de reforma de estabelecimento comercial e prestar um bom atendimento em simultâneo. 

Por conta da internet, se o cliente tiver uma experiência ruim, rapidamente compartilha com amigos, conhecidos e familiares.

Só é recomendável ter várias plataformas de comunicação, se a empresa puder manter o funcionamento de todas elas com excelência.

Gerenciar os canais de comunicação

Existem muitas ferramentas e possibilidades de comunicação, o que dificulta na hora de saber onde as pessoas estão e os canais que elas usam.

Antes de acrescentar uma nova plataforma para contato, uma empresa de conserto de máquina de lavar roupa deve avaliar a eficácia daquelas que já possui, entender como produz os conteúdos para elas e compreender se a nova opção está de acordo.

É crucial conhecer mais sobre o público, o perfil detalhado da persona e como ela se comporta nesses canais, para assim alcançar os objetivos dessa estratégia de comunicação.

Às vezes, as empresas abandonam alguns pontos de contato, e vale a pena avaliar se eles ainda são viáveis e reativá-los.

Se a companhia decidir integrar esse ponto às suas novas plataformas, é fundamental planejar como será a estratégia, pensar bem sobre o conteúdo e integrar a comunicação, considerando os valores e objetivos do negócio.

Produzir conteúdo compartilhável

Por fim, se uma empresa for escrever sobre bateria de carro 60 amperes, deve garantir que esse material seja relevante para as pessoas, interativo e compartilhável.

Aliás, os conteúdos produzidos para os colaboradores também precisam seguir esse mesmo caminho. 

Além de aumentar a compreensão do material por parte do público, estimula o interesse das pessoas e sua interação.

Considerações finais

A comunicação 360 expande os canais usados pela marca e, ao mesmo tempo faz com que eles trabalhem todos juntos, transmitindo a mensagem de maneira mais assertiva e eficiente.

Atualmente, existem muitas opções de pontos de contato que as corporações podem investir, e o público gosta dessa variedade, uma vez que pode escolher a opção mais confortável para eles.

Com a comunicação 360, seu negócio trabalha todas as possibilidades e passa a se relacionar melhor com os clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O Que é Comunicação 360? Os 5 benefícios diretos que você precisa saber e usar via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link