Qual a Importância de um Layout: Os 3 passos de sucesso para o seu site

a Importância de um Layout app-development-illustration

A internet tem facilitado muito a vida de todos os cidadãos, seja de forma direta ou indireta. Todos estão nela e o seu impacto no mundo é cada vez maior. Mas você sabia qual o impacto do layout de uma página da web em um usuário?

Embora no começo do século a internet ainda caminhasse de forma bem vagarosa e muitas poucas pessoas tivessem acesso a ela, era um fato que quando este novo recurso evoluísse, as possibilidades poderiam ser infinitas, o que de fato é.

No começo, eram muito comuns alguns blogs e sites sobre diversos assuntos, desde algo mais voltado para o entretenimento até mesmo a divulgação de mobiliario urbano em sao paulo, e foram eles que popularizaram a internet na época.

Conforme os anos passaram, os sites foram ficando mais bonitos e apresentando um design mais atrativo, além de empregarem mais funcionalidades para os usuários, entregando uma experiência melhor e mais completa aos visitantes.

Porém, assim como tudo evolui com o passar do tempo, a estrutura do site e a forma de chamar um novo público também mudou. Em outras palavras, toda a forma de criar os layouts dos sites foi alterada para uma nova geração com interesses diferentes.

Seja para vender equipamentos para cozinha industrial ou promover as apresentações de um artista famoso, ter um site bem desenvolvido e atrativo faz parte das práticas do marketing digital para atrair novos clientes e se tornar mais relevante no mercado.

Portanto, neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre o que é layout, como ele impacta o meio digital, além de algumas dicas práticas que podem ser aplicadas para que você o utilize em seu próprio site de negócios ou site pessoal. Acompanhe!

Estar presente no meio digital, principalmente nos dias de hoje, deixou de ser um diferencial e se tornou uma obrigação de qualquer pessoa, organização ou empresa que pretendam expandir sua marca e alcance, já que a internet promove esse tipo de possibilidade.

O layout de conteúdo nada mais é do que a forma como as imagens, textos, bordas e outros elementos visuais se organizam dentro do site para promover uma boa experiência para o usuário, seja ele focado em impressão digital ou venda de camisetas.

Essa estratégia está completamente ligada também à identidade visual da sua marca, afinal, com ela você pretende transmitir algumas sensações para os seus leads, entre elas, uma ótima experiência durante a navegação do seu site.

Quando pensamos em benefícios dentro desse âmbito do layout e identidade visual, alguns deles podem ser destacados, como:

  • Maior identificação do público com a marca;
  • Melhor experiência do usuário;
  • Cria um diferencial dentro do mercado;
  • Maior confiabilidade.

Pensando nos pontos inseridos dentro desse contexto, o layout pode se assemelhar como um flyer de divulgação, servindo como porta de entrada do seu comércio para muitas pessoas, seja através de uma página nas redes sociais ou site oficial.

Por esse motivo, é essencial entender um pouco mais sobre a importância do layout no dia a dia de uma companhia e como ele pode impactar o negócio como um todo.

O layout está completamente ligado ao design de um produto, marca ou site, e deve-se levar em conta diversos aspectos no momento de criação do mesmo, independentemente se for criado para uma loja que venda impressora plotter roland ou outro produto.

A seguir, veja agora algumas orientações de como ele pode influenciar a sua empresa e o dia a dia em seu negócio:

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1 – Acesso a um maior número de páginas

Quanto mais tempo um usuário permanecer em seu site buscando algo que seja do seu interesse ou por qualquer outro motivo, maior também será a chance de interação com algumas outras práticas de propaganda e também com as suas redes sociais.

Caso isso venha a acontecer, a chance de compartilhamento de experiência com o produto, vídeos, publicações e outros artifícios do meio digital, mais público pode se interessar pelo seu trabalho, criando uma espécie de rede própria de contatos e seguidores.

Quando o layout do site ajuda, tais atitudes acontecem de forma mais rápida, natural e orgânica, afinal, se o próprio site não se esforça para facilitar o compartilhamento de seus produtos, por que o cliente deveria se esforçar?

2 – Maior permanência dentro do seu site

Quanto melhor for desenvolvido o seu site e o layout, mais as pessoas permanecerão nele e irão querer procurar novos serviços e produtos, diminuindo as possibilidades de algum tipo de frustração e abandonarem a página ou desistirem de sua busca.

Lembre-se que, quanto mais tempo o lead passar em seu site, maiores as probabilidades de se interessar por algum serviço ou produto que você venda.

Como consequência, maior será o seu lucro ao final da semana, quinzena, mês ou semestre, dependendo da forma que você utilizar para capitalizar os lucros.

Desde vendas de etiqueta adesiva redonda personalizada até mesmo a venda de equipamentos logísticos, um site que não é atrativo ou facilmente utilizado pelo visitante dificilmente se destacará ou trará resultados bons ao final do período de vendas.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

3 – Aumento nas vendas

Independentemente se o seu site tem como principal foco a venda de canecas personalizadas da cultura nerd ou serviços de instalacao eletrica completa, quando o layout é bem estruturado e funcional, a chance de alguém comprar algo é bem maior.

Quanto mais fácil, simples e orgânico for o processo de navegação no seu site, mais fiéis serão os seus clientes e mais público você irá atrair, e essa atitude, além de agradar e fazer com que os usuários se sintam queridos, chama atenção e se torna um diferencial.

Alguns passos são necessários para que a criação do layout seja mais assertiva, desde o momento de criação de elaboração da ideia principal até o momento da escolha de paleta de cores, por exemplo. Confira alguns passos que podem te ajudar:

Comece planejando a estrutura

Esta é a etapa onde você irá definir o que será necessário para a construção do seu layout, independentemente se ele será usado para um site que venda adesivo decorativo de parede cozinha ou venda suportes para televisores de parede.

O briefing é o conjunto de diretrizes que guiam o projeto e documentam o que será necessário para a construção de tudo, junto com as expectativas do cliente sobre o que está sendo pedido e contratado.

Nem sempre o briefing é totalmente claro e certo sobre o que o cliente quer, podendo cair sobre o colo da empresa contratada entender exatamente o que o seu cliente precisa e busca, elaborando e entregando o mais próximo possível ao que foi pensado.

Busque um design criativo

Tão importante quanto estar fazendo o que o cliente, ou no caso, você busca como identidade visual para o seu layout, é fazer uma boa junção das cores, estilos, formas de escrita, criando algo único e transpareça a imagem que a empresa ou pessoa quer passar.

Este processo é longo e pode demorar bastante tempo, afinal, para que tudo seja harmônico e pareça o mais natural possível, é necessário que busque boas referências, tenha uma fonte de inspiração bastante forte e siga algumas tendências do mercado.

A criatividade é desenvolvida através de um conjunto de elementos de vários locais diferentes que, quando juntos, criam algo único e inovador, podendo essa ser a sua identidade visual e o layout que você acredita ser o ideal.

Aplicação das ideias

Embora pareça um passo mais fácil do que os demais, o momento onde você tira do papel as ideias e começa a trabalhar sobre elas para trazer um resultado magnífico é bastante interessante e difícil, uma vez que você deve prezar pela qualidade do serviço.

Boa resolução, ideias chamativas que funcionam melhor fora do papel do que nele, textura das imagens e conteúdo adicional da empresa, todos esses elementos trabalham de forma a entregar ao usuário uma experiência única, mesmo que ele não saiba de onde vem.

Com o layout concluído, seu site já pode ir ao ar com uma aparência totalmente excepcional e um design sem igual.

Com o texto de hoje, ficou um pouco mais claro a importância de um layout e como ele pode impactar a visibilidade de sua empresa ou o seu negócio de forma tanto positiva quanto negativa, principalmente quando não é aplicado de forma correta.

Independentemente se será em sua página nas redes sociais, em um site ou plataforma de aprendizado online, o layout é importante por trazer essa ideia de organização do cliente, facilitando o fluxo das informações e o modo como são apresentadas.

Quando trazemos para a nossa realidade, quando qualquer uma dessas plataformas citadas não investe na própria imagem, dificilmente se destacarão no meio digital que está cada vez mais exigente e solicitam um mínimo de cuidado e zelo da empresa.

Agora que já ficou mais claro e você tem uma boa ideia de como aplicar e utilizar o layout, certamente seu negócio estará preparado para se destacar em meio a tantas páginas na web.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!